sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Trem série 3000 circulando na Linha 8-Diamante

Por: Diego Silva

A Linha 8-Diamante tem sido o foco dos fãs da CPTM e ferrovias metropolitanas de São Paulo. De um ano para cá, a linha é cercada de surpresas, recebendo estações reformadas e principalmente, alteração de sua frota. O blog vem acompanhando essas mudanças de perto e mostrando para vocês, leitores. A primeira grande novidade foi a reconstrução de algumas estações desta linha (no caso: Itapevi, Jandira, Engenheiro Cardoso, Barueri e Osasco). Pouco depois, a notícia mais lida do blog CPTM em Foco estava acontecendo: circulação do trem série 5500 'Eletrocarro', dando um reforço para a frota 5000. Não deu muito certo, e a Linha 8 recebeu a frota 7000, novinha em folha. Em maio desse ano, a frota série 2000 fase II também apareceu para dar suporte, e agora, a frota série 3000 também desfila por essa linha.


A frota série 3000, de construção Siemens, foi adquirida no final de 1998, entregue à população em 1999, e inicialmente, circulava no 'Integração Centro', ligando o Brás à Barra Funda. Depois dessa operação, as dez unidades de quatro carros cada foram deslocadas para a Linha C (atual Linha 9-Esmeralda), onde permaneceram até os dias atuais (ainda tem pelo menos uma unidade rodando nessa linha). Essa frota é uma das mais confortáveis da CPTM, dotados de ar-condicionado e espaço interno. Apenas seus assentos não são bem avaliados pelos usuários, por não serem anatômicos ou ergométricos. Um detalhe curioso desse trem é seu motor de arranque: lembra muito algum instrumento musical. Esse detalhe é peculiar desse trem, e para quem nunca viajou nele, arranca um sorriso do rosto.


A estratégia da CPTM, pelo menos assim o blog acredita, é acostumar os usuários da Linha 8, para receberm os novos trens da série 8000, sendo que estes terão oito carros, contra os doze da atual frota série 5000. Os trens das séries 2070 e 3000 também possuem oito carros, e fazem a prestação de serviços de maneira fenomenal. Porém, a disposição dessas frotas ainda não é suficiente para atender toda a demanda da Linha 8. O primeiro trem da série 8000 já está pronto, e deverá chegar em Osasco nos próximos dias, para ser testado e receber os últimos componentes. Enquanto isso, as frotas Siemens e Alstom vão desfilando pela linha 8-Diamante, oferecendo um serviço diferenciado para seus usuários.

17 comentários:

  1. Gooooooooooooooooolll,de pelé.que beleza,que maravilha,outro dia estava indo ao mercado,no centro de barueri,quando vi o 3000 parado em barueri,e depois partindo,quase não acreditei mas é verdade ele esta lá grande 3000,agora na linha 8,é a cptm transformando a pior linha da cptm,na melhor da cptm e o que eu acho que vai ocorrer é o seguinte,o 7000 na linha 8 é bem confortável,opinião minha mas muita gente acha o 2070 mais confortavel,que de fato é,e já que o 8000 é quase igual ao 7000 acho que algumas unidades do 8000 para a linha 9 e ira deixar as antigas frotas da linha 9 na linha 8 diamante,é o que acho.bom dia a todos!!

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  2. No domingo passado, eu andei num desses 3000 e gostei bastante. Uma pena dos vândalos já terem rabiscado as janelas.
    Ao estar nele, deu a sensação de andar dentro dos trens de metrô de São Paulo que foi fabricado no final dos anos 70.
    Quanto aos bancos, eu não vi nada de mal nele não. achei confortável aquelas almofadas.

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  3. Eu já andei no Siemens 3000 na linha 9 Esmeralda em 2003 e em 2010 esse trem é fenomenal o que eu mais gostei foi do barulho de arranque dele é musica pros nossos ouvidos e é um trem com marca de aparelho de Telefone e materiais elétricos.

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  4. URGENTE: caos em Barueri!!
    Hoje sexta feira,apos ler aquela matéria do 3000,fis algumas coisas e as 3 da tarde,fui andar de trem,e enquanto estava comprando a passagem para um 5000 na plataforma 2,derrepente todos saem do fepasão a estação fica parecendo o brás de tão lotada,com destino a itapevi e depois chega mais um fepasão,sai de lá parecendo o expresso leste ou uma lata de sardinhas depois chega um outro fepasão,ele para e todos descem de novo e na plataforma 2,apos 4 minutos passou um grande siemens 3000,abri um sorriso tão grande que dava para ver até de costas e aí escuto o aviso:
    "A composição estacionada na plataforma 2 NÃO PRESTARÁ MAIS SERVIÇOS",então a estação ficou pareçendo um formigueiro e eu desesperado,quase tinindo de ráiva e o fepasão sai e entra o 2070 e denovo a mensagem,que a composição não prestaria mais serviços,quando eu perdi a paciencia e fui embora,mas do terminal deu para ver um 7000 saíndo pareçendo um formigueiro.diego silva por que será que ao invés da cptm colocar mais trens os diminui?
    Boa noite para todos!!

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    1. achei uma trapassa deste governo retirar trens de 12 carros e diminuir para 8 e dizer que isto é investir em conforto a série 7000 da caf não está dando conta do recado em horário de pico o correto seria a frota ser toda da siemens ou da alston mas como este caipira pão duro só pensa em economia ai está o resultado a linha 8 está uma porcaria !

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  5. Esse último domingo eu não vi nem 3000 e nem 2000 circulando na linha 8(Diferente do domingo passado). Só dava Fepasão.
    Espero que a CPTM não tenha inventado de retirar os trens mais novos desta linha.

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  6. Graças a Deus não inventou nada não Daniel,hoje vi um 2070 e um 7000,mas nada de 3000 só espero que não tenham tirado,a pior linha virando a melhor linha não pode regressar!!

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  7. Vai ver então que foi uma coincidência de eu ter visto só 5000 circulando.
    Nossa que engraçado de você ter visto um 7000, pois o autor do blog tinha comentado que eles não estavam mais circulando na linha 8.
    Vai ver que cada dia a CPTM define quais trens que vão circular e os que não vão em cada linha e aconteceu de no domingo passado a maioria deles na linha 8 ter sido 5000.

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  8. Verdade Daniel,no domingo não avistei nada de 2070,3000 e nem 7000 só fepasão.é como disse ao autor que tinha visto um 7000 e ele disse que isso ia do CCO,por isso a cada dia eles decidem que trem vai circular e em que linha.como por exemplo no sábado,na linha 11 a maioria era 7000,os 2000 também estavam lá,só que menos em dom bosco e no brás tomei os 7000,assim como na linha 7 a maioria era de 1100,queria tomar um 1700 e para isso tive que esperar 5 trens na luz,até que consegui,mas é isso um dia é uma coisa,outro dia é outra coisa,graças á CCO,boa noite!!

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  9. É exatamente sobre isso que eu tinha pensado, ou seja, que cada dia o pessoal da CPTM decide quais os trens que circularão em cada linha.
    Espero que da próxima vez que eu for ter que pegar trem na linha 8, seja esses mais novos.

    Eu também não sei se os usuários estão recebendo bem essas composições mais modernas ou se estão preferindo os fepasões, já que estes tem mais vagões e portanto o número de lugares é maior.

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  10. Os usuários preferem os trens série 5000, Daniel, justamente pelos seus 12 carros. Quando aparece um trem de oito carros, mais da metade dos usuários acabam ficando na estação.

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  11. Diego Silva, muita gente prefere os 2070,por que são mais confortáveis e os carros são mais longos,claro que na volta de um dia cansativo de trabalho a pessoa prefere vir no de mais carros e mais lugares,só que essas novidades são bem aceitas pelo povo,é o tal negócio o trem que vier primeiro o povo pega.bom dia a todos!!

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  12. Nem sempre é assim Diego... Os usuários da linha 8 ainda idolatram o 5000, por ser o trem de sempre... Não ouvi reclamações inerentes ao 3000, mas claro que os 2070 prestam ótimos serviços. De manhã, ninguém escolhe... pega o que vier.

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  13. vou dar minha opinião como usuário diário da Linha 8-Diamante da CPTM: Fique conosco, Série 5000!!! No horário que volto da faculdade (por volta das 23h), a plataforma da estação Barra Funda fica abarrotada de pessoas... E justamente nessa hora a CPTM "manda" um 2070 ou um 3000... Aff! Não há condições de entrar no trem, tamanha a confusão! Nessas horas, prefiro esperar pelo meu "velho companheiro", o série 5000! Esse sim, apesar de ser antigo e ser uma sauna no verão, quando chega nas estações "faz a limpa"...

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  14. De fato, Erick. Muitas pessoas estão com você, e preferem o Francorail 5000. Mas infelizmente ele não ficará... Claro, será de grande utilidade, mas os CAF 8000 vem aí, e chegará a hora do adeus à essa tão sofrida frota de trens.

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  15. oqwe sera feito com o Francorail ??
    será vendio ou vai para corte ??

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  16. Edimilson, não sabemos o que será feito com o Francorail. Alguns dizem que irá para reforma, outros falam em baixa/corte. Temos que esperar para ver.

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