quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Alstom Série 9000

Projeto de como poderá ser o novo Alstom série 9000 da CPTM
Por Diego Silva

Há algum tempo atrás, revelamos como seria o novo Alstom série 9000 da CPTM, que irá correr pelas linhas do Expresso Leste. O novo trem, ainda a ser construído, deverá seguir os padrões da frota CAF 7000/7500/8000, estabelecidos há algum tempo na CPTM. Em caixas de aço inox, passagem gangway e amplo espaço interno, os novos trens irão chegar para dar suporte à linha mais movimentada da companhia, com fluxo médio de 551 mil usuários por dia. Quando chegarem, a ideia é colocar o Expresso Leste entre Palmeiras-Barra Funda e Suzano. Para isso, obras já estão em andamento, como as melhorias da via, reconstrução das estações Ferraz de Vasconcelos e Suzano, e revisão da frota série 2000 (que permanecerá prestando serviços). Com esse aditivo, mais a frota de trens série 2000 fase II (caso seja mesmo realocada), o Expresso Leste estará pronto para suprir toda a demanda necessária. O Novo Alstom série 9000 deverá ser idêntico ao CAF 7000/7500, tanto em tamanhos como estruturas.

Provável interior do novo Alstom série 9000
De acordo com o contrato, serão 9 unidades dessa nova frota, todos com ar-condicionado, assentos anatômicos, detectores de incêndio, câmeras de vigilância, passagem open-gangway, caixa em aço inox, truques articulados (ainda a se confirmar), e padronização CPTM. A companhia, por sua vez, pretende reduzir o intervalo da Linha 11, dos atuais cinco para três minutos, oferecendo o tão falado sistema de Metrô de superfície. O Blog CPTM em Foco antecipa-se mais uma vez, e mostra para você mais essa novidade.

17 comentários:

  1. Nossa Diego em vários sites e blogs que já entrei, todos dizem a mesma coisa: O QO2 foi baixado e não terá mais recuperação, não entendo o por que, já que você falou que ele será reformado em breve...

    ResponderExcluir
  2. Não vejo a hora de todos esses trens (7500, 8000 e 9000) para os 7000 retornarem para as suas linhas de origem...
    Não gostei da ampliação do Expresso Leste até Barra Funda, já foi ruim terem tirado a linha 7 do Brás para dar lugar ao "Expresso Leste", não gostei...
    Diego, então aqueles seis 7000 que estão no Expresso Leste é como se tivessem no lugar dos seis 2070, certo?

    ResponderExcluir
  3. É um trem bonito mas o que não entendo é porque a Alstom faz poucos trens?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque os trens serie 2070 tbm irão incorporar a linha 11 (acho que são +/- 10 trens) e junto com os 2000 da CAF, a linha fica completa. Fora que a CPTM está estudando colocar mais exemplares do 8000 nas outras linhas da CPTM (Excluindo-se os 36 que serão somente da Linha 8)

      Excluir
  4. Ah Diego uma pergunta: você sabe por que o trem da linha 9 (7501/7502/7503/7504) não está rodando???

    ResponderExcluir
  5. Bom Wagner, eu passo pelo Q02 todos os dias, dentro do abrigo da Lapa, e ninguém mexeu nele até agora. Em contrapartida, o 1716/1715/1718/1717 está praticamente pronto para voltar.
    A notícia que eu recebi, é que a CPTM está apenas fechando uma licitação de manutenção de algumas frotas, e assim sendo, esse contrato fechado, o consórcio responsável irá reparar os danos causados no acidente, e não apenas o Q02, mas também o Q07 e o Q01, que encontram-se fora de operação.

    ResponderExcluir
  6. Celso, a Alstom não vem oferecendo bons valores para as empresas brasileiras, no que se diz em aquisição de frotas. Por isso, acaba não ganhando as licitações, e consequentemente, não fabrica trens. Os esforços maiores atualmente estão em reformar os trens da Linha 3 do Metrô de São Paulo, além de reformar algumas unidades da série 700 da Supervia. A CAF tem ganhado grande parte das licitações, por estar num melhor momento.

    ResponderExcluir
  7. Wagner, já tem algum tempo que eu não vou na Linha 9-Esmeralda, mas o Ricardo Guimarães (do Blog Diário da CPTM), esteve nesta linha e disse que o R01 (7501/7504) estava em circulação já. Ainda não conferi in loco tal situação, mas assim que eu for para lá (isso deverá ser em breve, talvez ainda essa semana), realizarei alguns cliques e faço matéria para postar aqui...

    ResponderExcluir
  8. Ok, Diego obrigado por tirar minhas dúvidas....

    ResponderExcluir
  9. Disponha, Wagner. Obrigado pelas visitas e comentários.

    ResponderExcluir
  10. Esse trem será mais um alstom na cptm.Estrutura de caf,gangway.É a nova cptm.Diego,quando o expresso leste será ampliado até Suzano.E o R01,está operando sim,vi ele ontem.E outra coisa,quando serão entregues as estações Mendez e Varginha da linha 9-Esmeralda?
    Boa noite!!

    ResponderExcluir
  11. Diego, boa noite! Esse será um trem Alstom, mas com padrão CAF, na verdade, um novo padrão CPTM de ser, baseado nos 7000/7500/8000. O Expresso Leste será ampliado até Barra Funda/Suzano em 2014. As estações Mendes e Varginha ainda serão construídas, sequer saíram do papel. Não tenho datas para informar ainda.

    ResponderExcluir
  12. Diego, é verdade que os trens com sistema eletrônico dão mais problema que os trens com sistema pneumático? Sobre a série 8000 ela não rodará na linha 9 - esmeralda, certo? Percebi que a linha 9 só está operando com a série 7000 e 7500. Obrigado.

    ResponderExcluir
  13. Obrigado pelas informações Diego,e boa noite para você também!

    ResponderExcluir
  14. Oi Allef. Não sei te dizer ao certo sobre sistemas eletrônicos ou pneumáticos. Sou meio leigo nesse tipo de assunto.
    A frota CAF 8000, a princípio, está escalada para a Linha 8-Diamante.

    ResponderExcluir
  15. Brigadão Diego e sucesso com o Blog!

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores