quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Depois de muita espera, CAF 8000 enfim chega à Presidente Altino

Primeiro trem da série 8000, ainda nas carretas, em Presidente Altino
Por Diego Silva

Caros leitores, após duas postagens 'falsas', graças a notícias que não procediam, agora noticiamos: o CAF 8000 chegou! Recebemos a informação que havia chegado mais um CAF em Presidente Altino, e só haviam quatro carretas, com um carro cabine. A lógica: quatro carros e uma cabine igual a meio 8000. Mais que depressa, corri para Presidente Altino, e comprovei: era o novo trem! Segundo notícias ainda não confirmadas, a outra metade do trem deverá chegar pela madrugada, e durante o dia de amanhã, o trem será montado e alinhado no pátio de Presidente Altino. Usuários da Linha 8-Diamante, a mudança está começando a chegar!
Em breve, maiores detalhes do novo trem, com fotos e especificações. Até o final desta semana, estaremos no pátio para conhecer de perto o novo orgulho da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.

Trem Série 8000 - Fábrica CAF, em Hortolândia, SP
Gangway do trem série 8000: Revolução na CPTM


25 comentários:

  1. Que ótimo saber disso.
    Em breve, novidades para a linha 8.

    Mas, duas perguntas Diego:

    1-)É verdade mesmo que alguns trens da série 8000 poderão circular na linha 9? Pois você disse num dos comentários do post sobre os trens série 1700 que isso poderia acontecer.

    2-)Os trens 2070 e 3000 estão tendo sucesso na linha 8? Pois ultimamente tem sido difícil de eu ver um desses 2 trens circulando por lá.
    Até mais ou menos a 1ª semana de agosto, era mais frequente de ver os 3000 e 2070 andarem pela linha. Agora, só dá mesmo o 5000.
    Enfim, eu só ando nessa linha de domingo ou feriado e vai ver que a CPTM opta por colocar os trens mais antigos para circulatem lá em dias de menos movimento.

    ResponderExcluir
  2. Espero que a PPP seja cumprida integralmente, ou seja, os novos trens da CAF série 8000 pertencem a linha 8 Diamante da CPTM e não podem circular em outras linhas. Será que existe alguma possibilidade de não ser cumprida?

    ResponderExcluir
  3. os trens serie 3000 e 2070 tem sido muito uteis para linha 8 mas confesso os da serie 3000 ja estao bem vadalizados, e os assentos sao talvez os piores entre os trens da cptm, por serem nuito curtos entre encosto e assento, o que torna meio dificil se segura sem escorregar.

    ResponderExcluir
  4. Legal Diego a iniciativa de ir para verificar in loco.... isso é um furo de reportagem!!!!

    ResponderExcluir
  5. Daniel,os 2070 e 3000 tem grande frequencia na linha 8-Diamante e os acentos não acho ruins,mas bem confortáveis.O 3000 está vandalizado dês de os tempos da linha 9.E Daniel,os 3000 e 2070 rodam bastante,é que você costuma andar de trem aos domingos,cujo os 3000 e os 2070 são mais raros.Grande reportagem Diego,tomara que venha logo!
    Boa tarde a todos!!

    ResponderExcluir
  6. Então Diego, eu já imaginava mesmo de que esses trens 3000 e 2070 circulavam pela linha 8 mais em dias de semana.

    Claro que também passou pela minha cabeça de que eles não estavam circulando tanto por lá, porquê os trens não se comportaram muito bem, como no caso dos eletrocarros.

    Quanto aos bancos dos 3000, eu só os achos confortáveis quando sento ao lado da janela. Agora quando eu senti nos bancos que ficam em posição lateral, já acho eles incômodo. Aliás, um dia que peguei esse 3000 que estava cheio, algumas pessoas reclamavam dos bancos e preferiam ir de pé do que sentados.

    ResponderExcluir
  7. Ótima notícia! Tentarei dar uma passada na oficina amanhã para ver o 8000!

    Quanto aos 2070 e 3000 na linha 8, estão dando certo sim, porém aos sábados, domingos e feriados, como o intervalo entre trens fica maior, temos preferência em utilizar os 5000 já que acumula mais usuários nas plataformas.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Daniel,tenho que admitir que só andei no 3000 no banco da janela,pois tive sorte.Mas esses trens (3000,2070) são ótimos na linha 8-Diamante,melhor até que o 5500.Os usuários preferem viajar em pé não sei por que...São boas almofadas,mas na próxima vez que viajar no 3000 vou sentar no banco do corredor.Felipe está certo são ótimos os "novos trens"!

    Boa noite para todos!!

    ResponderExcluir
  9. são trens otimos os 3000 e 2070 sinto falta deles na linha 9 esmeralda, mas é como eu digo, até o ultimo que saiu corria feito F1, os 7000/7500 são ótimos tambem, mas o sistema elétrico da linha 9 não suporta, eles ficam parando, as luzes se apagam e mais um monte de coisa acontece, dizem que vão mudar o sistema elétrico mas eu não acredito.

    ResponderExcluir
  10. eu ando na linha 8 diamante e tambem percebo que fora dos horarios de pico eles não colocam os 3000 e 2070, acho que é para não precisar dar aviso ao publico e para não gerar um desconforto desnecessario, os trens antigos dão conta.
    galera que está preocupada com a vandalização dos 7000 pode ficar despreocupada, os trens estão um brilho na linha 9 e as janelas não apresentam riscos, talvez um ou outro em meio a tantas janelas, mas os trens estão ótimos.

    acho que o futuro da linha 9 serão os 7500, 8000 e os alstom 9000, a cptm não demonstra que comprará mais 7000, apesar de terem mais bancos e de os bancos serem mais confortáveis por não ter tantos bancos laterais

    ResponderExcluir
  11. Boa noite Wagner, os trens das séries 8000 e 9000 não rodarão na linha 9. Os 8000 serão exclusivos da linha 8, pois na realidade é uma frota de responsabilidade da CAF que é a concessionária da frota apenas da "linha 8". Os 9000 serão fabricados para a linha 11 Expresso. E devem rodar só lá mesmo. Ambas as séries utilizarão o sistema CBTC que está sendo instalado nas linhas 11 e 8(quase finalizado). Já a linha 9 utilizará o sistema de ATO. Apesar de os primeiros 8000 possuirem o sistema de ATC, não devem rodar em outra linha além da 8.

    ResponderExcluir
  12. Boa Noite Felipe, Deus queira que voce esteja certo, esses acentos de ladinho são horriveis. Mas eu ainda acho que comprar mais 7000 será considerado um retrocesso, eles não fariam isso

    ResponderExcluir
  13. Olá Felipe. Agradeço pela sua resposta.
    Agora deu para entender porque ultimamente tem sido raro ver algum 2070 ou 3000 circulando pela L8 em dias de pouco movimento.

    ResponderExcluir
  14. Que ótima notícia essa Wagner, dos 7000 estarem impecáveis na L9, pois eu também fiquei preocupado com isso de vandalismo nos novos trens, já que os 3000 e até mesmo os 2070 estão com as janelas rabiscadas.

    ResponderExcluir
  15. Os 7000 não estão tão impecáveis não,alguns tem janelas riscadas,só se concertaram agora e se bem que faz um mês que andei nele,mas em fim,se o 8000 ficar na Linha 8-Diamante vai ser uma beleza!
    Se bem que não desconfio de nada,alguns 8000 podem ir para a Linha 9,mas tomara que não.Bom dia para todos!!

    ResponderExcluir
  16. Olá Daniel! A princípio, disseram que existia a possibilidade de 16 unidades da série 8000 circularem na Linha 9. Em visualização de algumas fotos, vimos que os trens vieram com o mapa da Linha 8 somente. Não tiro a possibilidade, mas por enquanto, são da L8 mesmo.

    Os trens da série 2070 estão se dando muito bem na Linha 8. Além de muito conforto, são muito eficientes. A frota 3000 também tem bom desempenho nessa linha, mesmo não sendo utilizada à exaustão. Eles circulam o dia inteiro durante a semana, dando apoio essencial ao horário de pico. Vejo ambas as frotas todos os dias. Nos finais de semana, em especial no domingo, acredito que a CPTM recolhe eles para dar um 'descanso'.

    ResponderExcluir
  17. LEISOMMG, a PPP deverá ser cumprida na íntegra. A CPTM deu um passo para trás na questão da extensão da Linha 8 somente, mas até agora, está certo desses trens rodarem somente na Linha 8.

    ResponderExcluir
  18. Arquiteto, os trens da série 3000 não passaram por revisão ainda, mesmo que alguns já tenho ultrapassado o limite para isso (a unidade 3018 já está com 1,4 milhão de quilômetros rodados). Quando comecei a observar mais a CPTM, notava os 3000 mais cuidados na Linha 9, antes da chegada dos 2070. Com a chegada destes, os 3000 passaram a sofrer vandalismos, inclusive após a chegada da L9 no Grajaú. Os assentos são meio estranhos mesmo, isso tenho que concordar.

    ResponderExcluir
  19. Prezado Paulo, depois de duas notícias que não eram verídicas, dei preferência em ir conferir de perto, para não dar mais uma bola fora. A credibilidade do blog está em jogo nessa hora. Não chegou a ser um furo de reportagem, apenas noticiamos que chegou mesmo... Furo de reportagem fizeram outras pessoas, que já entraram no trem e noticiaram as coisas antes do blog pensar em ir conferir. Mas isso não vem ao caso.

    ResponderExcluir
  20. Não posso deixar de registrar aqui que achei interessante a troca de informações entre vocês, leitores! Fico contente em ver que todos se entendem, trocam informações e auxiliam uns aos outros. Parabéns para todos vocês!

    ResponderExcluir
  21. Realmente ele chegou, estive em Altino hoje. E já chegou metade do segundo 8000 também. Ate o final de outubro devemos ter 4 entregues. Se tudo correr bem iniciaremos os testes nas próximas semanas.

    ResponderExcluir
  22. diego, tirando alguma sujeirinha, os 7000 da "LINHA 9" estão muito bem conservados, riscos nas janelas praticamente não existem. pode conferir se quiser, como eu disse, talvez um ou outro vidro, mas no geral estão excelentes

    ResponderExcluir
  23. Wagner,foi o que disse eu vi um risco em uma janela,não generalizando mas o 7000 não está vandalizado em praticamente nenhuma linha.

    ResponderExcluir
  24. Quando os trens caf 8000 circularem alguns 7000 ou 7500 irão operar na linha 10? e porq eles nao colocam os 7000 na linha 10 ate agora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os trens CAF 7000 e 7500 não são para a Linha 10-Turquesa. Como são trens com oito carros, em algumas estações essas frotas não cabem, sobrando as vezes um carro quase inteiro. Quando os CAF 8000 circularem na Linha 8, esperamos que os Cofesbras (2070) circulem no Expresso Leste, e os CAF 7000 sigam para as linhas 7-Rubi e 12-Safira.

      Excluir

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores