segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Desativada, estação de Ferraz de Vasconcelos será reconstruída

Estação Ferraz de Vasconcelos, em seu último dia de operação comercial

Por Diego Silva
Referência e imagens: Estações Ferroviárias

Foi inaugurada em 1926 no subúrbio de Romanópolis, que estava para abrir duas tecelagens na época. A construção da estação foi custeada pela Fazenda Santa Branca, proprietária da empresa Romanópolis e oferecida à Central do Brasil. O nome era uma homenagem a José Ferraz de Vasconcellos, chefe do 2º distrito de tráfego morto em outubro de 1924, "no exercício da função na ferrovia". O núcleo cresceu e se tornou município. Em 1944, teria sido construído o prédio que, reformado, originou o prédio atual, entregue em 27/08/1984. (Estações Ferroviárias)

Estação Ferraz de Vasconcelos, em 1928
No último sábado, chegou ao fim a vida da estação Ferraz de Vasconcelos. Como citado acima, foi inaugurada em 1926, pela então Estrada de Ferro Central do Brasil. Suas instalações eram um tanto simples, acanhadas diga-se de passagem. Com duas plataformas laterais, não possuía muito espaço físico, contando com plataformas estreitas e praticamente nenhum item de acessibilidade. No seu último dia de operação, a rotina de sempre de seus usuários. Todos já sabiam do fim de sua utilização, mas pouco se importavam com seu futuro, afinal, como todos os usuários, é apenas mais uma estação. Essa estação tem uma história curta para se contar, e ao mesmo tempo, nenhum fato de grande importância que possa lembrá-la. Claro que haverá algo especial na vida de alguém que tenha acontecido ali, mas de fato, sua participação não foi das mais efetivas. A cidade de Ferraz pode ter sido desenvolvida ao redor dos trilhos, como em diversos outros casos... Agora, a CPTM irá reconstruir uma nova estação, muito maior e moderna, para dar mais conforto e segurança para seus usuários. Enquanto isso, os usuários irão utilizar uma estação provisória, localizada metros a frente da estação atual.

Estação Ferraz de Vasconcelos, em seu último dia de operação
Projeto da nova estação Ferraz de Vasconcelos

15 comentários:

  1. Gostaria de saber Caro Diego Silva, quando è que vai Começar a Construção a nova estação de Francisco morato, pois a cerca de 10 meses esta desativada e Não entendo o Por que da demora Para o inicio das obras?

    ResponderExcluir
  2. sobre o comentarioa abaixo:
    se não me engano não está parada, eles relocaram todos funcionarios para franco da rocha que está com o prazo estourando, quando concluida franco da rocha, reinicia francisco morato.

    ResponderExcluir
  3. Arquiteto e Wagner;
    Não tenho datas corretas sobre Francisco Morato. Sabe-se que Franco da Rocha está mais adiantada, e que deverá sair primeiro (mesmo tendo começado depois). As obras da Linha 7 estão com atrasos, vide Franco, Morato e Vila Aurora.

    ResponderExcluir
  4. Meu Deus por que a linha 7 é tão desprezada? Só por que o número de usuários permaneceu estável?

    ResponderExcluir
  5. Vila Aurora e os 20 novos trens 7000 eram para o ano passado...

    ResponderExcluir
  6. Wagner,os 20 novos trens já chegaram,só que não operam todos na linha 7-Rubi,mas alguns(a grande maioria) roda na linha 9-Esmeralda,o que é na minha opinião uma injustiça,e Vila Aurora,também é um descaso.Mas sei como vocês,usuários da linha 7-Rubi se sentem,assim como nos,usuários da linha 8-Diamante,a mais ou menos 1 ano,as reformas estavam atrazadas,a extensão um lixo verdadeiro(A. Bueno á Itapevi),só a estação de Carapicuíba,Jandira e Itapevi estavão em obras e o resto...a extrutura estava pronta mas as obras nem tinham começado.Mas não perca a fá Wager,a linha 7 voltará a seus melhores dias,basta saber quando.Boa noite á todos!!

    ResponderExcluir
  7. Wagner, não sei dizer ao certo, mas a Linha 7 está com dificuldades técnicas e operacionais há algum tempo. A CPTM trata as prioridades na frente, e se os trens estão rodando e as estações suportam a demanda, creio que não haverá pressa para completar essas obras.

    ResponderExcluir
  8. O ano passado, lembro que li uma noticia de que a sinalização estava queimada (se não me engano) em um trecho da Linha 7 Rubi da CPTM

    ResponderExcluir
  9. Queria que a linha 7 fosse uma das "meninas dos olhos verdes da cptm" assim como você fala, mas está muito longe disso acontecer...

    ResponderExcluir
  10. Olá meus caros,

    Referente a Nova Estação de Ferraz de Vazconcelos;
    Gostaria de saber pra quando está previsto o inicio das obras e sua entrega final.

    Alem disso gostaria de fazer uma pequena critica a estação provisória, vendo - se que foi uma estação "feita nas coxas", ao meu ver não existiu nem se quer um croqui quem dirá um projetinho ou estudo para tal, a estação está ha alguns centimetros acima do nivel de um corrego que não necessita de muita chuva para encher, a estação tem alguns dias de funcionamento e ja esta cheia de tábuas soltas, a impressão que dá é que vai desmoronar a qualquer momento de tanto que balança,e pela primeira vez na vida subi uma escada de "Espeho de 30cm e piso de 25cm. Assim ficou por alguns dias, agora iniciarão uma nova intervenção pra refazer a escada com a estação em funcionamento.

    Guilherme Nascimento

    ResponderExcluir
  11. Wagner, o que você disse é verdade: um trecho de sinalização da Linha 7 estava "às escuras", e estavam realizando o tráfego via rádio. Mas já foi consertado, e operam ok.

    ResponderExcluir
  12. Olá Guilherme!
    O início das obras deverá ser até o fim do ano, segundo o que eu sei. Também me falaram sobre os problemas das escadas e da estrutura, inclusive do córrego. Ainda não tive tempo de ir ver o que acontece por lá, mas assim que puder, irei dar uma verificada e fotografar a estação provisória também. Obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  13. Vendo o projeto da nova Estação Ferraz de Vasconcelos não é possível saber em que posição ficará a passarela que dará acesso a ela e que ligará as duas partes do centro da cidade. Se considerarmos que a posição da Estação projetada está com vista à sentido Poá ,entende-se que a passarela deverá ficar no sentido oposto a passarela atual. Alguém sabe dizer se realmente a passsarela da nova Estação ficará no lado oposto ao da atual?

    ResponderExcluir
  14. Com relação à Estação provisória, de fato, a acessibilidade é precária e o córrego que a margeia , sobretudo em dias mais secos cheira muito mal e os minutos que ficamos na plataforma esperando uma composição parecem uma eternidade. A propósito, não dá prá entender porque ações simples e de baixo custo como limpeza da margem e um trabalho de paisagismo (plantio de grama às margens do córrego e vegetação própria para neutralizar o mal odor) .

    ResponderExcluir
  15. Deveria acelerar mais a construcao de obra muito devagar a cptm ganha gaanha tanto dinheiro nao fas porque nao quer e tente melhor que ta uma porcaria porque nao fas manutencao a noite igual metro pence nisto/

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores