domingo, 18 de setembro de 2011

Divulgado interior do novo CAF 8000

Interior gangway do novo trem série 8000 da CPTM
O interior do novo trem série 8000 da CPTM enfim foi divulgado. Após expectativa por parte de todos que acompanham o dia-a-dia da empresa, eis que aí está o tão falado 'gangway' do novo trem. Um projeto muito bonito e moderno, que deverá fazer sucesso e tendência nos trilhos paulistas. A CAF, fabricante do trem série 8000, irá entregar 36 unidades nesse padrão, para a Linha 8-Diamante. A primeira unidade deverá ser entregue ainda este mês, segundo informações locais.

26 comentários:

  1. Ele é bem bonito mesmo!E ainda esse mês o primeiro 8000 irá chegar?E outra coisa,na foto pareceu que os bancos eram apenas laterais,são assim mesmo ou é só impressão mesmo?E por fim,quando chegarem será a inauguração na linha 8 mesmo?
    Bom dia e bom domingo a todos!!

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  2. Diego, segundo informações extra-oficiais, o trem chega ainda esse mês, no mais tardar começo de outubro. Eu observei essa questão dos assentos laterais também, achei estranho, pois não é o que havia sido informado. Ele será da Linha 8 mesmo.

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  3. Obrigado pelas informações Diego,e só outra pergunta:
    Todos terão esses assentos laterais ou só algumas unidades?(Pergunto isso,por que no 5000 as primeiras unidades vieram com bancos frente a frente e as últimas de outro jeito)
    Isso me desagrada um pouco,esses assentos laterais são ruins por que não se observa a paisagem,mas em fim tomara que seja assim só em poucas unidades como no francorali.Boa tarde!!

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  4. De acordo com a planta de fabricação, essa frota deverá ter layout de assentos similar ao trem série 7500.

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  5. Mias são todos os acentos de lados já tinha visto esta foto andes da sua postagem, o ricardo tinha me mostrado, fiquei mó doido quando vi os acentos todos de lados, apesar que ficou bem mais bonito que no layout dos 7500, e nos ferros perto dos bancos ficaram bem mais bonitos!!! :D... Só achei que como é com bancos de lado poderia ser oito acentos e ter mais ferros nos teto e ferros no cento do salão como os Rotem da Via Quatro, ficaria bem melhor!!! :D... Putra coisa bacana nesta foto é que o trem ficou azul clarinho; kkkk mais ficou lindo!!! Sei que é braco gelo como os demais irmãos, mais esse é bem bacana!!! ;)

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  6. Diego ele vai chegar esse mês certo?? Mas ainda vai passar por testes em Presidente Altino??? Porque em Hortolândia parece que ele já estava em testes...

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  7. nossa que horrivel!!!
    odeio esse tipo de assento! (lateral)
    tem gente que ocupa o banco todo e no caminho voce fica "se esfregando" na pessoal, muito desconfortável, se não me engano o 7000 tem 52 bancos, o 7500 tem 40 esse aí deve ter 20, no pior formato que existe!
    cptm sempre pisando na bola com os usuários
    ainda bem que isso ai deve ficar bem longe da linha 9 esmeralda

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  8. Também não gosto desses assentos laterais Wagner... E para não nos confundirmos, já que você deve ser novo no blog vou colocar sempre meu comentários e no final WRF e alterar o nome ...

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  9. Diego, não tem mais fotos do interior dos 8000 sem esses papéis em cima dos bancos, ou melhor não tem fotos do 8001 (que já deve estar pronto)

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  10. Não gostei, não passa de um 7000 com algumas alterações, a única coisa boa dessa serie são as portas mais largas. Esses longos bancos laterais são desconfortáveis, como já disse em outro post, o uso desse tipo de banco só é justificável quando o trem é estreito e que não caso dos trens da CPTM, se é pra caber mais gente, tira logo todos os bancos que ai cabe mais gente e deixa o trem mais democrático.

    Pelo menos essa passagem livre entre os vagões vai facilitar a vida dos vendedores ambulantes e dos que pedem esmolas.

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  11. Wagner, provavelmente chegue ainda esse mês, e como todo trem, passará por testes finais antes de entrar em operação.

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  12. Mas vai demorar tanto quanto o 7500???

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  13. Minha nossa... todos os assentos sao laterais? que horror, isso e pra la de desconfortavel, todos lado a lado um apetando o outro, o da esquerda apertado a direita, o da direita apertando o da esquerda, enfim um erro gravissimo, pois pelo que vi anteriormente o layout seria diferente, com alguns assentos em L. Confesso que fiquei triste, e cada vez mais percebo que a opiniao da população não vale nada mesmo, e que o governo so faz aquilo que bem entende.

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  14. So mais uma obervacao. Esse tal de gangway e uma porcaria, so vai facilitar o a vai e vem de marreteiros, e pedintes que ao mu ver não vai acabar nunca, e tambem vai estimular os arrastoes, do qual ja sofri duas vezes, sendo que o tal gangway não existe no serie 5000 e para o bandido tempo e fundamental, e sem o gangway ele so poderia agir em um unico vagao entre uma estacao e outra e logo descia e fugia com o produto do roubo, mas agora ele tera mais possibilidades de acão, pois agora o acesso e livre, e assim o lucro sera maior.

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  15. Bom Arquiteto, pela questão dos pedintes e vendedores, isto já mais irá acabar pois nos vendedores todo mundo compra não há quem que nunca comprou uma coisa eu mesmo já comprei várias, a questão dos pedintes aqui na Linha 7 não tem mais nem antigamente como era chamada de Linha A não tinha tinha mais só no METRO-SP e na Linha 10/D, pela questão de arrastão ainda nuca sofri isto desde pequeno nunca, tomara que nunca me aconteça, mais aqui na Linha 7/A não tem isto não, o único problemas graves que aqui tem seria os vendedores e as pedradas que os Marg. jogam nos trens por graça que pode matar alguém!!! hun.

    A questão do Gangway acho que desde da compra do 2070 deveria ter, os 7000 e 7500 também, pois tais práticas nunca vai acabar mesmo, e o gangway é pra ajudar os usuários!!!

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  16. Só informando que o Gangway será tendência daqui para frente. É necessário pensar no conforto dos usuários, e poder trocar de carro já será uma grande vantagem. Ambulantes e pedintes irão se beneficiar disso, lógico, mas a maioria é quem deve ser lembrada.

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  17. Concordo caro Diego, e hoje por mera casualidade conclui um estudo de ordem particular, que venho fazendo a cerca de 4 meses, e segundo calculos que fiz neste periodo, em horarios de pico, conclui que a diminuicao de intervalo para 3 minutos causara uma melhora na ordem de cerca de 25% no volume de passageiros em cada trem, tudo isso levando em consideração o fato dos novos trens terem apenas oito carros, confesso que achei pouco, e ja tinha uma ideia disso, so lembrando que estes calculos são feitos sem nenhum apoio ou pedido de orgaos especializados nisso, é só pura curiosidade de minha parte, e como sou fã do transporte ferroviario, desejo muito as melhorias, mas não sei se isso a longo prazo se confirmara, mas vamos ver.

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  18. Arquiteto, uma das maiores questões da aquisição do 8000 seria sobre sua viabilidade. Eles irão entrar em uma linha muito adensada no que se diz a demanda, ou seja, trens de 12 carros não dão conta direito de todo o pessoal. São 17 unidades rodando, com apoio de outros trens de oito carros, mas não dão conta. Creio eu que, com pelo menos 30 trens rodando (e outros seis na reserva, ou menos até), esse problema seja ligeiramente resolvido. Mas para isso, haveria de trocar a sinalização (o que já está em curso), e todavia, melhorar as condições de determinadas estações. Mas seu estudo mostra uma realidade: se diminuir o intervalo, a oferta aumenta. Maior frequencia = menos lotação = usuário satisfeito e viajando com conforto.

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  19. Caro Diego, hoje segundo dados ha 28 trens circulando na linha 8,sendo 17 seire 5000 , 6 serie 2070 e 5 serie 3000, ou seja 292 carros a disposicao, 30 trens serie 8000 seria 240 carros a disposicao, meus calculos para a tal melhora da lotacao leva em conta os 12 trens reformados da serie 5000, que junto com os 240 daria uma oferta de 364 carros. se vier apenas os 30 trens d serie 8000 teremos problemas.

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  20. Bom, existe uma certa incógnita sobre o série 8000. Segundo comentários, lá em Hortolândia já haveriam umas 4 unidades esperando para embarcar. No caso do série 7500 tivemos muitos problemas aqui na oficina de Presidente Altino, por conta dessas unidades chegarem faltando muitos componentes. Comenta-se que ultrapassou 700 itens. Tomara que o 8000 venha completinho e não fique 3, 4 meses aqui como seus antecessores. A CPTM está comprando muitos trens. Já possui uma grande frota, alguns muito velhinhos, mas que com uma boa reforma podem prestar serviços de qualidade, mas está deixando de investir em oficinas e pátios. Todos os pátios existentes estão superlotados e pedindo socorro. Abraço!

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  21. Arquiteto, não tive certeza de números totais de frota (apesar de ter acesso a isso), mas seus números são bastante lógicos. Eu acho que, se a Linha 8 ficar somente com os trens série 8000, o intervalo seria menor. Haveria problemas, claro, mas trens mais rápidos compensariam.

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  22. Olá Paulinho! De fato, eu soube que tem alguns trens prontos lá em Hortolândia, e que não vieram ainda por falta de espaço nos pátios. Também soube desse negócio do trem vir com uma lista pendente de equipamentos, o que acho muito errado. Mas eu espero que os 8000 venham praticamente prontos para rodar. Um abraço!

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  23. Olá, deixa eu ajudar um pouco aqui, o layout dos bancos do 8000 não são todos laterais, segue o mesmo padrao dos 7500, de um lado bancos laterais e do outro bancos transversais, alternando a cada vão de portas.

    Arquiteto,

    quanto ao numero de trens da linha 8, voce está certo, porém, o 3000 sempre tem um trem em revisão, sobrando 4 para circulacao, são 6 2070, e 17 5000. No entando, a circulação é feita com no máximo 21 trens, sendo o máximo possível de 5000, e trens curtos para completar esse número. Geralmente estão circulando 15 trens longos e 6 curtos. Tudo isso devido a falta de liberação dos 5000 pela manutenção da Ctrens(terceirizada), a menor mobilidade dos trens 5000 em relação aos 3000/2070, e a sinalização que ainda está sendo readequada. Estes tres fatores impedem que se rode com mais de 21 trens na linha 8.

    Com a chegada dos 8000, deverão rodar 32 trens, ficando com 4 na reserva. Vamos fazer as contas:

    Hoje: 15 5000 x 12 = 180 carros
    6 curtos x 8 = 48 carros
    Total = 228 carros

    Com os 32 8000 x 8 = 256 carros

    Com menores intervalos, maior velocidade, menor tempo de percurso, esse numero de carros será capaz de transportar por hora um número muito maior de usuários, sem contar o open gangway que vai dar mais conforto.

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