sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Extensão de linha ligará Lapa até Berrini

Trem série 3000 - Linha 9-Esmeralda vem recebendo investimentos altos
Fonte: Revista Ferroviária

A linha de trem que beira a marginal Pinheiros será estendida em 7,5 km a partir da estação Ceasa e permitirá uma viagem direta, sem baldeação, entre as regiões de Lapa (zona oeste) e Berrini (zona sul) em 21 minutos. A ideia foi inserida nos projetos da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) no governo Alckmin. Hoje esse trajeto demora 31 minutos, com transferência entre duas linhas de trem.
A nova proposta abrange um prolongamento da linha 9-esmeralda (Osasco-Grajaú) em direção a Lapa e Água Branca, aproveitando uma área existente, paralela aos trilhos da linha 8-diamante.
Prazos e custos só serão definidos depois da conclusão dos projetos. Mas a proposta já estará contemplada numa licitação da CPTM neste mês. Ela contratará os projetos de mais de 40 estações que serão reformadas até 2014 ou 2015, por R$ 2,3 bilhões.
Dentre elas estão as estações Lapa e Água Branca, que já ganharão área de plataforma para os trens da linha 9.
"As obras já vão prever essa implantação", afirma Silvestre Eduardo Ribeiro, diretor de planejamento da CPTM.
O prolongamento da linha 9, diz, pode ser simultâneo ao trem expresso entre Pinheiros e Barueri, com obras previstas a partir de 2013.


3 comentários:

  1. Legal a iniciativa da cptm,e acho que poderiam ter mais extensões desse tipo e até prolongação da linha,como por exemplo a Linha 2-Verde do metrô até pinheiros,extensão da linha 7 de caieras até Santana de Parnaíba,passando por: Cajamar,Anhanguera,Polvilho,Pirapora,Payol e Santana de parnaíba.Outro desse tipo seria a extensão de Franco da Rocha até mairiporã,até mesmo da linha 8 até sorocaba sou a favor de construir vias novas junto com as de trem de carga(a final,onde cabem 2,cabem 4)e reformar estações velhas para receber esse trem,e sem esquecer de Campinas,cláro que também sou a favor,linha 4-Amarela até guarulhos,e algumas linhas novas para o interior como antigamente e Linha 10-Turquesa até paranapiacába(em extensão operacional) e quem sabe,VLT até santos,e lá algum metrô leve na baixada santista,e também,quem sabe uma prolongação da Linha 1-Azul do metrô nos dois sentidos,no sentido Tucuruvi até Jaçanã,passando por: Mandaqui,Cachoeirinha e Tremenbé.E no sentido Jabaquara até São Bernardo,passando por: Piraporinha,Ferrazópolis,Diadema e finalmente em SBC.Outra coisa em minha opinião seria a Linha 3-Vermelha até Imperatriz Leopoldina. e antes que me esqueça alguma linha nova que saísse de Pinheiros e passasem pelos municípios do sul Paulista e do Sudoeste também como:Cotia,Taboão,Embu das aretes,Embu-Guaçu,etc.E assim finalmente cinsiguiriamos deixar nosso transporte coletivo sensacionalmente bom.Bom dia a todos.

    ResponderExcluir
  2. isso não é um prolongamento da linha...
    seria se desativasse a osasco e presidente altino e seguisse de ceasa até a lapa...

    essa explicação tah muito ruim, como pode um trem q vai da berrini ate a lapa "iniciar sem baldeação" em ceasa??.


    pra mim se fosse fazer lgo tipo devia ser uma das duas formas abaixo:

    1. a partir de villa lobos-jaguaré ir para imperatriz leopoldina e finalizar na barra funda.

    2. linha paralela expressa iniciada em santo amaro ou grajaú, nesse ultimo caso ela faria paradas em sto amaro, pinheiros, osasco e finalizar na barra funda, se viavel poderia ir até o bras com parada na luz, seria como "expresso integração CPTM" ligando todas linhas do sistema e com as linha 5, 4, 3 e 1 do metrô(e provalvelmente na linha 6 futuramente).

    só não sei se fariam isso até pelo fato de que acham q a cptm só serve para "operar metros de superficie sucateados e com menos gente". exemplo disso é a linha 4 amarela que no dia 15 irá superar todas as linhas da cptm... muito triste mesmo

    ResponderExcluir
  3. Wagner,suas ideias são boas,mas dá para fazer da Lapa até Berrini por uma ponte e te acompanho no último comentário,acham que a cptm é um lixo e o metrô é uma maravilha.Wagner você já escutou gente reclamando sobre o metrô estar lotado?Ms sobre a cptm já,e a cptm aínda terá números maiores de lotação do que o metrô,pois a final o metrô tem cerca de 4 milhões de usuários e a cptm 6 milhões.Boa noite a todos!!

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores