sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Linha 9-Esmeralda deverá ganhar 21 novos trens

Trem série 7500 já está rodando na Linha 9: Mais trens novos a caminho
Por Diego Silva

A CPTM continua sua renovação de frota, e essa semana foi anunciado o financiamento de 21 novos trens, para a Linha 9-Esmeralda. Com essa nova aquisição, muito provavelmente os trens da série 7000, que estão circulando 'emprestados' no trecho Osasco x Grajaú, deverão ser devolvidos para suas linhas de origem (Linha 7-Rubi e Linha 12-Safira). Confirmada a chegada dessa nova série, ainda sem denominação ou construtora específica, a Linha 9-Esmeralda contará com 29 trens (21 novos + 8 série 7500), além de ganhar três novas estações (João Mendes, Mendes e Varginha). O plano de entrega desses novos trens deverá ser para o biênio 2014/2015, enquanto que as novas estações deverão ser construídas até 2014.

33 comentários:

  1. Caro Diego, vou ser franco e direto. Esta devagar, quase parando a entrega de trens, segundo informacoes posteriores que tive, os trens da serie 7000 deveriam estar totalmene entregures na linha rubi ate o final de 2012, e pelo que estou vendo isso so ocorrera em 2015, ou seja, os trens ja estaram bem usados ate lá, o que eu acho um insulto, para os usuarios da linha 7, sendo que algumas unidades ja terao quase cinco anos de uso. E claro que algumas ja estarao com pontos de vandalismo, Bancos ja riscados, janelas idem, ou seja a linha sete so fica com os semi novos, e talves sem revisao.

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  2. Vai demorar demais, isso é uma injustiça, por que eles não colocam os trens velhos na L9, assim os 7000 estariam em suas linhas de verdade... Por que sempre a linha 9 tem que ficar com trens novos e não velhos... Concordo com você Arquiteto, isso é um desrespeito tanto com a linha 7 quanto a linha 12... O prometido seriam 20 trens para as linhas 7 e 12 e não trens usados por quatro, cinco anos...

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  3. Coloca os 8000 na linha 9 Esmeralda, já que a linha 8 tem tantos... E aposto que nem rodará 36 trens antes da instalação do sistema de sinalização e modernização das linhas...

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  4. Aquestão é a seguinte, a Linha 9 Esmeralda é metrô de superfície tanto é que o metrô é quem opera ela junto com a CPTM. A linha 7 está sendo aos poucos convertida para esse padrão junto á linha 12 que formarão outras linhas de metrô de superfície, mas provavelmente será revisto isso.

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  5. Não, isto é uma puta falta de sacanagem né, a linha 9 vai ganhar mais trens novos, o que é isso, ela linha esta gerando estresse nas pessoas, nunca vi o privilégio, seria mais viável deixa-la padronizada com os 7000!!! Aff

    E outra pelo que sei o Alstom Siemens Série 3000, só consegue rodar nas linha 8 e 9, se ele não vai mais rodar em nenhuma das duas, em qual ele irá, pois nas linha 11 e 12 não da certo ele pelo que sei!!!

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  6. olha, eu uso a linha 9 esmeralda e estou sentindo muita falta dos alemães, desde a chegada do 7500 eles tiraram o ultimo que tinha, era super veloz e não parava no meio do caminho ou ficava lento...
    era tudo de bom, esses trens novos são bonitos, porem dão muitos problemas.
    acho que eles estão investindo mais na linha 9 esmeralda por ser metro de superficie, fica numa região nobre e os passageiros embarcados não tantos custos a cptm já que fazem poucas ou nenhuma trasferencia(s) e só corrigindo:

    alem das 3 estações do "fundão" a linha 9 esmeralda ganhara a estação "joão dias" que ficará entre santo amaro e granja julieta, além disso haverá a extenção até a lapa (provavelmente por meio de loop).

    ou seja, serão 4 estações novas

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  7. É o que sempre digo:"Os filés para o patrão e os restos para o gato".A injustiça continua a cptm.21 novos trens para a Linha 9-Esmeralda por que?
    Sendo que poderia muito bem os 5000 irem para a linha 9,com 6 carros,assim 10 composições se tornariam 20.Wagner,é isso que deixa-nos com raiva,a linha 9 ter trens novos só por que é a mais rica, enquanto que as linhas 7,8,9,10,11 e 12 ficam com os restos.Até 2015 os restos para as linhas 7 e 12.Seja como for sou a favor de 5000 de 6 carros na linha 9.Boa noite!!

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  8. Desculpa o desabafo Diego, nada contra você e seu blog, mas já que a CPTM da visualiza o site, ela tem que cair em si... Não é porque a linha 9 esmeralda está situada em "área nobre" que merece mais conforto, trens, estações.... A verdade é que a CPTM pensa assin: Vamos colocar tudo de bom na linha 9, e as outras linhas que se danem... E a verdade é essa: a linha 9 fica com tudo de bom e as outras linhas com os restos da linha 9... Todos são usuários e se os usuários da linha 9 tem esse luxo, privilégio todos das outras linhas também merecem... A CPTM ou o Governo do Estado, deve pensar em todos (social), não importa se está em área pobre ou rica...
    Outra se não pode cumprir o que promete é melhor nem prometer, por que eu realmente achei que essas duas linhas iam receber esses tão falados "Trens novos" (40)e isso não é o que se vê...
    E por fim é tudo uma mentira que qualquer trem da "CPTM" pode rodar em qualquer linha do sistema, já que é assim porque não colocam trens antigos (1100, 1400, 1600) e até o 5000 que um dia já operou por lá, em vez de tirarem trens dessas duas linha que são (na minha opinião) merecedora desses 40 trens operando nas linhas em que prometeram... Assim seria bem melhor visto que as linhas teriam o mesmo tratamento e não uma ser melhor que a outra...

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  9. É Wagner,é verdade isso mesmo repito:"Os filés para o patrão e os restos para o gato".

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  10. Agora vamos analisar os novos trens 7000 da linha 7 Rubi:
    Trens entregues para a L7: Q02 (imobilizado temporariamente, Q07 (coitado desse, deu uma raspada em um 1100 e permanece imobilizado) Q10 (Foi a linha 9 Esmeralda) Q12, Q24, Q33, Q34 e Q38 (rodando atualmente na linha 7 Rubi, por um milagre não foram para a L9). O Q39 (rodou apenas 2 semanas na L7 e foi para L9) e o Q40 que ia ser entregue para a L7, sequer rodou nesta e foi pra onde???... L9)
    E ainda tem mais: acreditam que queriam enviar os 3000 (vandalizados) para a L7 Rubi, em troca dos 7000 que nela estão??? Mas felizmente essa desgraça não aconteceu...
    E agora uma pergunta: a L9 vai rodar com 21 novos trens + 8 7500 (em 2015) e o que será dos 3000????

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  11. Arquiteto, o plano inicial era entregar os trens da série 7000 alternados, ou seja, um para a Rubi, outro para a Safira. O terceiro já foi direto para a Coral, então, bagunçou tudo. A demora na entrega de trens se dá por conta da falta de espaço, não tem mais nem onde estacionar trem. A CPTM tinha um problema sério: faltava trem. Agora falta espaço.

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  12. Wagner, a compra desses trens para a Linha 9 será basicamente para devolver os 7000 para suas linhas. Uma coisa que me disseram, apesar de eu não concordar muito: os trens não tem linha certa para rodar, eles tem que atender a demanda onde esta estiver carente. Em todo caso, a demanda da L9 aumentou muito! Mas não condiz em tirar trens prometidos de uma linha e jogar lá. Essa nova frota deverá fazer as coisas voltarem a normalidade.

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  13. Bruno, a Linha 9 irá receber novos trens, para ocorrer a devolução dos CAF 7000 para as linhas 7 e 12. Quanto ao Siemens, deverá ficar na Linha 8 mesmo, ou servir de frota reserva na Linha 9 (o plano era ele rodar na Linha 7, mas não sei se consegue vencer as rampas).

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  14. Você está certo, Wagner. Há planos da Linha 9 'virar à direita', e ir para em Imperatriz Leopoldina, Lapa ou Água Branca. Isso está sendo definido ainda, e espero que, com 29 trens (21 novos + 8 7500) seja possível. Do contrário, que voltem 2070 e 3000 para dar apoio.
    Quanto as estações, serão 3 mesmo (João Dias, Mendes e Varginha). A Nova Lapa ainda está no papel.

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  15. Diego Fernando, como citei acima: 21 novos trens para devolver os CAF 7000 às suas linhas. Pelo menos assim penso que seja. Não sei se você sabe, mas na criação do trem metropolitano da FEPASA, quem corria pelo ramal Jurubatuba (hoje Linha 9), eram os 5000, com seis carros. Alcançavam até 140 km/h (Entre Pinheiros e Santo Amaro não havia nenhuma estação). Não acho que funcione assim, da Linha 9 ser a mais rica. Claro que passa por região nobre, mas entre as citadas, eu acredito que a Linha 8 é a mais prejudicada. Os trens série 5000 estão no limite. Na Linha 7, os 1100 e 1700 deram conta do recado até hoje, e irão aguentar por muito tempo ainda (assim espero!). Na Linha 10, estou muito contente com os trens série 2100, agora reformados e prontos para prestarem seus excelentes serviços; Linha 11 está bem servida (até demais). Linha 12 o povo não quer saber: quer trem e ponto.

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  16. Wagner e Diego, vamos colocar as coisas no lugar: vocês comprariam uma ferrari para rodar numa estrada de pedra? Não, certo? É a mesma coisa de você colocar um 7000 para rodar na 7/12 hoje em dia. Primeiro, vamos arrumar a via, deixar toda certinha e trocar a sinalização. Depois de tudo ok, joga tudo quanto é trem novo lá. Daí, a Ferrari vai rodar num circuito de asfalto, durar muito mais, e mostrar sua verdadeira funcionalidade.

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  17. serão 4 estações mesmo!!
    joão dias (entre granja e santo amaro, no terreno da brookfield)
    icaraí (perto da ubs/ama)
    mendes (nem sei)
    varginha (no terminal varginha)

    se a estação varginha ficar tão lotada quando a grajaú (+ de 100mil embarcados) ai a linha 9 vai precisar de trem a rodo, só lembrando que no fundão ainda tem muita demanda de carro em ruas como teotonio vilela e belmira marinho, acho que deveria haver ao menos corredores de onibus para levar o povo as estações.

    moro no campo limpo, onde tem 2 corredores (campo limpo-rebouças e santo amaro-joão dias) e duas estações de metro (vila das belezas e campo limpo), acreditem esse lugar tem transito até em fins de semana. a zona sul em geral precisa de muito mais trens/metros mas não justifica tirarem de outras linhas para colocarem aqui.

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  18. Eu não estou sabendo de Icaraí. Pelos projetos ao qual tenho acesso na CPTM, essa estação não virá, a não ser que mudaram de ideia...

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  19. Diego pelo que fiquei sabendo no blog Diario da CPTM vai voltar 3 7000 para linha 7 Rubi... Você sabe quais são (se são Q10, Q39 e Q40)???

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  20. Diego mas você há de concordar que ouve muito tempo para modernizar essas duas linhas desde o início do Expansão São Paulo, mas não aproveitaram esse tempo...

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  21. acho q a linha q precisa ser modernizada urgentemente é a linha 8... não só ela, mas todo seu entorno

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  22. Wagner,nem tanto.Corrija-me se estiver errado,mas a Linha 8-Diamante está um tapete!
    Até os 5000 não estão balançando tanto,estão mais confortáveis,o intervalo no trem de estação para estação só aumenta com obras,do contrário é rápido.Em fim,a linha 8 não é a que mais precisa,a linha 7 ou a 12 talvez.Outra coisa são as novas estações que estão lindas,por isso digo que a linha 8 não é a que mais precisa de reforma.Boa noite a todos!!

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  23. É verdade não é a linha 8 que precisa tanto assim... E sim a L7 em quase tudo e a L12 que tem muitas restrições...

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  24. A melhor opção para uma rápida entrega desses trens seria através de uma PPP, visto que a PPP da L8 saiu o ano passado e este ano já começaram a fabricar os trens correspondentes (8000)...

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  25. Wagner, não sei quais 7000 irão retornar. O fato de ter entrado em operação a frota 7500 não significa exatamente que os 7000 retornem.

    O Expansão SP foi algo muito rápido, e em dois anos, não dava tempo para administrar quase 300 km de trilhos, ampliar e comprar trem.

    A Linha 8 precisa de uma atenção especial, pois ela tem toda a cara de metrô. Estações próximas e muita demanda. Isso deve ser observado pela empresa também.

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  26. Mas o diário entrevistou um homem que trabalha na CPTM, não me recordo do nome e disse que voltariam 3 trens da linha 8 para a L7... Disse também que três 8000 começariam a operar esse ano na L8, que a cada chegada de um trem novo nesta linha ia retornar um 7000 pra L7, e por fim disse que a série 8000 só poderá e rodará somente da linha 8 Diamante

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  27. Certo, eu que faço parte da CPTM não estou sabendo dessas coisas.

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  28. Ok Diego, mas está no site do Diário, o video da entrevista, sendo Jurandir Fernandes o entrevistado... Agora se o Estado ou uma pessoa diz uma coisa e a CPTM diz ou faz outra, fica difícil saber quem está falando a verdade... Apesar de eu acreditar mais em você, visto que é mais confiável (já que a CPTM comanda e você tem mais contato)...

    Mas você está trabalhando de maquinista?? Se sim, em qual linha??

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  29. Wagner, o pessoal da STM muda os planos como mudamos de trens em uma integração. Não podemos esperar uma coisa, porque ela pode ter sido modificada cinco minutos depois. Temos é que esperar para ver, senão...

    Não sou maquinista (ainda). Sou Aluno Aprendiz, Senai da Lapa.

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  30. Caro Diego, pelo que percebi, voce deve estar fazendo um curso para maquinista? CORRETO? Bem se for o caso Ha um assunto que me intriga com relacao ao condutores de trens; Andando nos trens da serie 7000 percebi um comportamento diferente de cada maquinista, uns ao chegarem nas plataformas, estacionam de maneira suave e sem trancos, ja outros fazem trancos horriveis, e no comeco achei que fosse o trem que era assim mesmo, mas com o tempo percebi que variava de maquinista para maquinista, agora pergunto: Por que alguns maquinistas mostram tanta impericia e outros não. Afirmo isso pois aqui onde moro há um maquinista da cptm, e ele disse que os trancos ao estacionar depende do maquinista, e que os mais antigos não passavam por cursos de aprendizado prolongados e isso de dar trancos é um vicio.

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  31. Prezado Arquiteto, estou fazendo um curso para técnico de manutenção, mas tenho treinado para maquinista de vez em quando. Inclusive, andei treinando no CAF 7000, e de fato, é vício dar trancos. Os mais antigos estão atualizando o curso só agora. O trem é dotado de um freio muito bom, o que faz com que cada maquinista aplique de um jeito. Durante meu treinamento, aprendi a frear e a sair com o trem de maneira tranquila, sem trancos.

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  32. Muito bom...espero que seja bem sucedido, e gostaria que voce postasse uma materia sobre esse assunto, para que a cptm possa ler e tomar providencias contra estes maquinistas horriveis, pois para eles tanto faz como tanto fez, e quem sofre são os usuarios principalmente os mais idosos, que não possuem a mesma força que os mais jovens para se segurar durants os malditos trancos. Por favor se voce vier a participar de alguma reuniao com a cptm , comunique isto a eles, e que possam tomar providencias, que alias não custara absolutamente nada, e fara um bem muito grande aos usuarios.

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  33. Agora sim tá explicado mas o que vai acontecer então com o Siemens 3000?

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