quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Senai CPTM: Formando profissionais ferroviários

Senai CPTM oferece formação ferroviária. Maiores informações: http://www.sp.senai.br/ferrovia
Fonte: Site oficial Senai CPTM


O Centro de Formação Profissional “Engº James C. Stewart” - CPTM/SENAI é um estabelecimento de ensino profissionalizante, que forma profissionais para a indústria ferroviária. É mantido pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, por meio TERMO DE COOPERAÇÃO firmado com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI.


HISTÓRICO DA ESCOLA
A Formação Profissional Ferroviária teve seu início em 1943, nas oficinas da SPR (São Paulo Railway), com número reduzido de alunos.
Em 25/01/1951, com instalações apropriadas, foi transformada na Escola Profissional Ferroviária de Paranapiacaba.
Em 01/02/1954, mais uma escola iniciou suas atividades, recebendo o nome de Escola Profissional Ferroviária da Lapa. Com a criação da Rede Ferroviária Federal (RFFSA), e, em 1961, com o evento do Acordo Rede/SENAI, o nome dessas escolas passou para Escola SENAIFerroviária de Paranapiacaba e Escola SENAIFerroviária da Lapa.
Com o objetivo de unificar as duas escolas num único Centro de Aprendizagem, em 1972, foi fundado o Centro de Formação Profissional de São Paulo, que mais tarde, em 1975, com novas instalações, recebeu o nome de Centro de Formação Profissional “Engº James C. Stewart”.
Seu nome foi escolhido carinhosamente nos assentamentos da Rede Ferroviária Federal.

JAMES CLEGHORN STEWART nasceu em Edimburgo, Escócia, em 23/11/1890. Estudou engenharia em Londres, encerrando seus estudos em 1910.
Contratado em Londres para trabalhar na antiga São Paulo Railway – SPR, veio para o Brasil em 1913, destacando-se, profissionalmente, por sua capacidade e dedicação. Atingiu postos de destaque na Empresa e faleceu em 04/08/1973 ainda em atividade.
 
Centro de Formação Profissional é mantido, desde 1994, pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM – por meio CONVÊNIO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA, firmado com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI. A escola está situada na Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, 1000, Vila Anastácio, São Paulo.
O Curso de Aprendizagem Industrial desenvolvido ao longo dos anos, no Centro de Formação Profissional, demonstrou eficácia e eficiência na formação de profissionais que atuaram e atuam, na ferrovia.
Todavia, novas tendências, transformações políticas e econômicas impulsionaram mudanças e a Aprendizagem Industrial passou a ser foco de atenção e preocupação de nossa parte.
Em 1994, quando a CPTM assumiu os Sistemas de Trens da Região Metropolitana, tendo como objetivos: recuperar, concluir, otimizar e expandir o sistema de transporte de passageiros sobre trilho, promovendo a remodelação e a modernização do sistema, tornou-se imperiosa a reformulação do sistema de Formação Profissional desta Escola.
Seria então necessário contribuir para a concretização dos objetivos da empresa, preparando profissionais com formação específica em transporte sobre trilhos, pois o mercado não oferece essa mão-de-obra com características tão próprias.
 
Como ingressar na escola

O Centro de Formação Profissional – CPTM atende a Lei do Aprendiz, para ingressar nesta Unidade é necessário prestar um Concurso Público para Aprendiz, promovido pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM através de uma empresa contratada para esse fim (MAKIYAMA). As inscrições são feitas pela Internet através do site http://www.makiyama.com.br/.
 
Os interessados deverão observar os pré requisitos dos Cursos no edital:
 
  • Técnico em Sistemas Eletroeletrônicos de Transporte sobre Trilhos – Ensino Médio Completo.
  • Técnico em Sistemas Mecânicos de Transporte sobre Trilhos – Ensino Médio Completo.
  • Técnico em Transporte sobre Trilhos - Ensino Médio Completo.
  • Eletricista de Manutenção de Sistemas de Transporte sobre Trilhos – Ensino Fundamental Completo.
  • Mecânico de Manutenção de Sistemas de Transporte sobre Trilhos – Ensino Fundamental Completo.
  • Agente Operacional- Ensino Fundamental Completo.
  • Assistente Administrativo – Ensino Médio Completo (Novo).

Os cursos são gratuitos neste Centro Formação Profissional “Engº James C. Stewart” – CPTM e as aulas são em horário integral, para os Cursos Técnicos em Sistemas Eletroeletrônicos de Transporte sobre Trilhos, Técnicos em Sistemas Mecânicos de Transporte sobre Trilhos, Técnicos em Transporte sobre Trilhos, Eletricista de Manutenção de Sistemas de Transporte sobre Trilhos, Mecânico de Manutenção de Sistemas de Transporte sobre Trilhos e Agente Operacional das 7h às 16h de 2ª a 6ªfeira e para o Curso de Assistente Administrativo das 8h às 17h de 2ª a 6ª feira.
 
São condições para a matrícula:
  • habilitação no Concurso Público;
  • comprovação de idade e escolaridade conforme edital;
  • estar acompanhado do pai ou responsável, de concordância com os dispositivos do Regimento Interno (menor de idade).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores