quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Trem expresso entre SP e Jundiaí ficará pronto em 2015

Trem série 1600 - Estação Jundiaí (Linha 7-Rubi)
Fonte: O Estado de São Paulo

O trem expresso que ligará a cidade de São Paulo a Jundiaí, trajeto de 47 km que deverá ser percorrido em 25 minutos, deve ser concluído até 2015. A afirmação foi feita hoje pelo diretor de Planejamento da Companhia Paulista Trens Metropolitanas (CPTM), Silvestre Eduardo Rocha Ribeiro, que participou da 17ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, em São Paulo. "Esse é o trecho que está mais adiantado. Já está em andamento o estudo da viabilidade técnica, operacional e ambiental para alternativas do traçado", afirmou.

Segundo Ribeiro, só depois de concluído esse estudo é que o governo terá condições de avaliar se o projeto será repassado, por meio do sistema de concessão, à iniciativa privada ou não. "Não temos ainda como avaliar a viabilidade financeira." De acordo com Ribeiro, o estudo já está em fase final e deve ser concluído ainda este mês.

Outro projeto de trem regional em estudo é entre a capital paulista e a cidade de Sorocaba. A previsão é que o trajeto, de 90 km, seja feito em 40 minutos com o trem. Segundo o executivo da CPTM, os estudos foram contratados em junho e devem ser finalizados em abril de 2012. Já o projeto do trem que ligará São Paulo a Santos está em fase final de contratação da empresa responsável pelo estudo técnico. "Até novembro devemos finalizar esse processo", afirmou.







2 comentários:

  1. Leonardo, a ida até Campinas é muito difícil, graças a enorme distância desta cidade até Campinas. A ideia atual da STM é levar um trem expresso até Jundiaí, por fora da malha atual. Já seria uma grande ajuda. Mas se a CPTM chegar em Campinas, será mais uma grande vitória.

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores