quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Ainda em estudo, Linha 10 deverá ficar definitivamente no Brás

Trem série 2100 - Unidade 2145
Por Diego Silva

Essa, os usuários da Linha 10-Turquesa irão adorar: segundo informações do planejamento, a CPTM pretende manter em definitivo a Linha 10-Turquesa na estação Brás. Segundo um dos homens fortes do planejamento da empresa, a operação (que a princípio foi criticada pelo blog, mas depois foi vista como boa alternativa) aplicada provisoriamente, durante as obras para troca de trilhos, lastro e amv's na região da estaão Luz, está muito bem estabelecida, e não existiria motivos óbvios para levar o trem novamente para a estação Luz, visto que a demanda da Linha 10 que desembarca lá foi bem absorvida pelo Expresso Leste.
Mas temos um porém nessa história toda: a confusão na hora de voltar ao Brás. Usuários se matam (literalmente) no embarque da Linha 11, na estação Luz, e nesse ponto, seria mais que necessário o retorno da Linha 10 para a estação central da CPTM.
Um outro fator que pesa violentamente é a questão da unificação. Dias atrás, houve um problema grave na circulação das Linhas 11 e 12, travando todo o sistema entre Luz e Tatuapé. A Linha 10 operou normalmente, ou seja, se estivesse chegando na Luz, teria distribuído melhor os usuários, evitando principalmente o acesso dos mesmos à via, conforme ocorreu. Estivemos acompanhando ao vivo toda a movimentação daquele dia, e noticiamos no sábado último o que havia acontecido no sistema.
Eu não discordo, caros leitores, que a operação da Linha 10 na estação Brás esteja boa. Na hora de embarcar sentido Rio Grande da Serra, não existe confusão como na Linha 11 ou 12, e o principal: eliminando uma estação, você reduz o tempo de viagem. Os trens estão voltando da reforma, e logo, teremos a frota completa outra vez. Mas a minha opinião aqui, nesse caso, não tem peso algum. Estamos falando de uma demanda de quase 400 mil usuários por dia só nessa linha, quer dizer, é muita gente que quer o trem de volta para a Estação Luz.

31 comentários:

  1. Caro Diego,

    Já enviei várias reclamações para a CPTM nos ultimos dois meses, referente a demora na entrega da estação Luz para a Linha 10 - Turquesa.

    Realmente, a Linha 11 "absorveu" os usuários da Linha 10, porém essa "absorção" deve ocorrer depois das 10h00min e antes da 16h00min, porque dificilmente pego a linha 11 sem estar completamente apertado no meio da muvuca que se forma na plataforma 3 as 8h30min da manhã na estação Brás, desembarcar na Luz e pegar outro trem para ir até a Água Branca.

    Na volta para casa é outro problema, dessa vez extramente perigoso. Sempre, SEMPRE, a plataforma da Linha 11 está cheia na estação da Luz no horário das 17h00min as 19h00min (não sei como está depois) e SEMPRE existe empurra-empurra, pessoa sendo roubada no meio da confusão ou brigas constantes.

    Nesses dois meses não teve um só dia que não ocorreu algum tipo de confusão.

    O espaço entre o trem e a plataforma na Linha 11 é um absurdo também, só não consegue ser maior que o da Linha 8, chamar aquilo de "vão entre entre a plataforma" só pode ser brincadeira.

    O escoamento dos usuários no Brás é outra questão. As pessoas NÃO deixam o lado esquerdo da escada rolante livre para o trafego de pessoas que seguirão viagem para a plataforma da Linha 10. Pelo menos 5 vezes, vi trens "vazios" saindo da plataforma e muitos usuários não conseguiram embarcar, devido a folga de outros usuários parados na escada rolante (isso quando a escada não está parada) e para ajudar não há funcionários da CPTM articulando essa movimentação.

    Se, e eu disse SE, existissem mais linhas com capacidade de chegar até a Luz ou até mesmo a Barra Funda a situação talvez estivesse melhor. No caso de chegar até a Barra Funda acredito que seria melhor, pelo fato de a estação possuir estrutura para isso, diferentemente da Luz que foi atualizada.

    Quanto a eliminar uma ou mais estações para reduzir tempo de viagem, discordo. Aumentando a velocidade do trem, qualidade do serviço prestado e agilizando o embarque e desembarque é o que diminui o tempo de viagem.

    Não adianta nada reduzir seja lá quantas estações forem e o trem demorar 10 minutos para chegar a plataforma e não ter passagem para o usuário conseguir seguir viagem em outra composição.

    Óbviamente, necessita-se de equilibrio nesses pontos, caso contrário ocorrerá a mesma coisa que ocorre na integração entre a Consolação e Paulista do Metro.

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  2. Rizzo tem razão, Luz nunca pode deixar de fazer parte da Linha 10-Turquesa, é muito desconforto, confusão, etc. Fora que o Expresso já é sobrecarregado por natureza, e essa sobrecarga aumenta muito mais por ter que transportar grande parte dos usuários da Linha 10-Turquesa. A Linha 10, precisa e muito da estação Luz.

    A Linha 10 tem a necessidade da estação Luz, que é a Luz da qualidade da Linha 10-Turquesa, e digo mais, em Barra Funda, temos muitas plataformas e condições para receber novas Linhas, como a Linha 11, que já tem seu lugar confirmado, e a Linha 10-Turquesa também deveria ir a Barra Funda, pois, a final, uma boa parte das pessoas necessitam em pegar a Linha 7-Rubi, ou Linha 4 e Linha 3. Com a Linha 10 em BFU, teríamos mais qualidade e integração, o que a CPTM e o Metrô precisam.

    Boa tarde para todos!!

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  3. Então se isso acontecer, as plataformas 1 e 2 da estação da Luz ficarão para os trens da linha 7 Rubi???

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  4. Caro Rizzo, sou usuário das linhas 7,10 e 11 diariamente, e concordo absolutamente com sua visão. Achei sua postagem muito bem explicativa, e acredito que esteja melhor do que qualquer explicação que eu tente dar por aqui.

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  5. Diego, o plano da CPTM é tornar Luz uma estação paradora, não uma estação terminal. A demanda dessa estação é enorme (400 mil/dia passam por ali, é a mais movimentada da CPTM). Agora, não sabemos dizer como as coisas serão daqui para frente.

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  6. Wagner, caso a Linha 10-Turquesa fique no Brás, os trens da Linha 7-Rubi poderão usar as plataformas 1 e 2, como você citou. Mas vale lembrar o seguinte: O Expresso ABC vem aí, e o terminal dele será na Luz.

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  7. Bom é bom para os usuários da L7 que poderam desembarcar em uma Plataforma e embarcar em outra, mais isso não condiz ao fato principal, a L11 carrega 600 mil (grande maioria vai para Luz) aí tem as pessoas da L12 e agora da L10, aí não está certo!!!!, bom a Expresso ABC, eu acho que vai demorar muito para ficar pronto, pois em muitos trechos da L10 só tem três vias, e alguns que tem quatro vias uma não tem eletrificação.

    Ultimamente está mais fácil das pessoas que usam a L10 e L12, que desejam chegar na Estação Barra Funda ir de METRÔ, pois acaba sendo mais rápido e menos transtorno!!!


    PS- Eo casa da L7 poder duas plataformas, isso é muito bom, pois os usuários em geral dela tem uma educação que vale "OURO"...

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  8. Menos transtorno? É simplesmente impossível pegar o Metrô no Brás no horário de pico. Ultimamente estou pegando o Metrô em Tamanduateí, vou até a Consolação para pegar a linha 4, vou ate a República e ai sim, consigo descer na Santa Cecília. Disseram que com a linha 4, a demanda iria se reduzir em 20%, mas não foi isso que observei. Pelo contrário, a demanda aumentou. O embarque só não é pior graças a reorganização dos acessos. Na minha opinião, enquanto o Expresso ABC não estiver pronto, a linha 10 deve permanecer na luz. O ideal seria a linha 10 nunca sair de lá, mas entendo que as circunstâncias não permitem isso - não há nem espaço físico.

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  9. A tendência é mesmo de aumentar a demanda, João. Por mais que se tente fazer alternativas para aliviar as lotações, com a demora das obras, o que seria solução vira um novo problema.

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  10. Isso é vdd. Se planeja algo para aliviar as linhas saturadas, mas a demora na implantação faz essas soluções já nascerem igualmente saturadas.

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  11. eu ainda sou a favor de levar a linha 10 para a barra funda (passando pelo bras e pela luz), assim como a linha 11 e 12, levar a linha 8 a té o brás, poderia extender tambem a linha 9, mas eu ficaria feliz se fosse pelo menos até a barra funda, porque a super lapa vai demorar para sair...

    com tudo isso a cptm iria desafogar estações e aumentar a demanda, já que as pessoas achariam mais comodo usar apenas uma linha...

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  12. Sou totalmente contra qualquer tipo de desintegração, ainda mais nesse caso. Utilizo a L10 todos os dias e até agora não entendi como o expresso "absorveu bem" os usuários... isso pra mim é regredir no tempo, um planejamento ridículo ao meu ver. Se pelo menos fosse temporário como andam dizendo todos os dias estaria tudo bem, pois a volta em Luz ficaria muito mais facil e rapida.

    O ideal seria levar para a barra funda mesmo, junto com a L11. Todos sabemos que novas obras, ainda mais no centro de SP, são extremamente complicadas, mas acho que nesse caso deveriam ser levadas em consideração no lugar de simplesmente retirar uma estação da operação de uma linha.

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  13. Nenhuma referência. Nenhuma estatística numérica. Nenhuma fonte. Eu também quero o acesso direto a estação da Luz, mas com um texto assim, não há como discutir com as autoridades. Ele (o texto) não prova nada. Fica apenas no disse que me disse e um monte de choramingação. Desculpe a crítica, mas se vc se prontificou a fazer, gaste um pouco mais de tempo e valide todo ele.

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  14. Emerson, veja, o texto é bom, mas se acha que não faça um e pronto. Choramingação, claro não é você que utiliza a Linha 10-Turquesa todos os dias e tem que baldear com o Expresso Leste cheio de tumultos, empurra-empurra e etc. Antes de dizer que é frescura, experimente acordar 6 da manhã e faça esse trajeto...Quero ver se vai continuar com a mesma opinião egoísta e autocrática.

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  15. Wagner, a nova Lapa, integrando as linhas 7/8/9 deverá sair já em 2014! Eu sou contra levar a Linha 10 para Palmeiras-Barra Funda, porque 24 trens não dariam conta desse percurso, com intervalos mais reduzidos. Mas aí o amigo leitor diria: ''basta comprar mais trens''. Se comprar mais trens, eles virão mais potentes que o CAF 2100, então, seria um novo problema.

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  16. Caro Emerson, por questões de ética, eu não cito referências, números ou fontes. Sou funcionário da empresa, e algumas informações não podem sair na mídia. O texto pode não provar nada, mas são coisas que muitos comentam dentro da CPTM. Uma coisa que todos leem, mas não percebem: no título está ''ainda em estudo''. Não citei que estava decidido.
    Agradeço sua crítica, e como toda crítica é sempre bem-vinda, desde que construtiva, irei dar a qualidade solicitada aos próximos textos.

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  17. Wagner, isso seria perfeito! O problema é o espaço físico. Na Luz há apenas 4 vias, e não há possibilidade de aumento, a menos que o audacioso projeto da nova Luz saia do papel. Mas faz tanto tempo que não ouço falar sobre ele, que acho que já foi descartado - se é que um dia existiu, acho que eram apenas boatos. E sobre a aquisição de novos trens, seria simples: basta mandar os 2100 pro expresso ABC, e os novos entrariam na linha paradora. Isso seria possível sem uma PPP - eu acho.

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  18. Se não for possivel levar a linha 10 até a Barra Funda, então o ideal seria voltar para a Luz mesmo, pois ficando no Brás ela vai contra a proposta de integração da linha Amarela do Metro, a Linha Amarela veio para facilitar, mas se os usuarios da Linha 10 precisar fazer baldeação com o Expresso Leste, então fica completamente inviável e sem proposito a nova linha inaugurada, sem falar que muitos do ABC trabalham na Regiao proxima a estação da Luz, o na região da Zona Norte utilizando a linha Azul, ou proximo a Lapa utilizando a Linha Rubi

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  19. As Linhas 10 e 11 até a Barra Funda, é inviável, porque, a linha 10 teria de usar mais uma plataforma na Luz no caso a 2, e a linha 7 pra onde iria?

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  20. O mais correto, Nil e Zocateli, seriam as linhas 7 e 10 fazerem terminal em Luz; Linhas 8 e 11 em Palmeiras-Barra Funda. Seria muito mais fácil para todos.

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  21. Entao seria assim a distribuição: na plataforma 3 da Luz parariam para desembarque o Expresso Leste e a Linha Turqueza (teria uma fila para desembarque - mas seria rápido), o Expresso Leste seguiria para Barra Funda, depois retorna para Luz na Plataforma 4 (como já esta), a Linha Turqueza faria a mamobra na Luz mesmo retornando para a plataforma 1 (para pegar passageiros para o ABC) e a Linha Rubi faria o embarque e desembarque na linha 2 (como está), e a linha 8 faria ponto final na Barra Funda, nas duasplataformas que já são destinadas para ela, bom as mamobras que mencionei na Luz não sei se seria possivel para a Linha Turqueza, vir pela 3 e retornar na 1, nao atrapalhando a linha Rubi da plataforma 2, mas acrdito que seria uma boa alternativa...comente Diego, seria mesmo possivel????

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  22. Nil, sua sugestão é bastante geniosa, mas não daria certo. O que seria melhor de fazer, na minha opinião: Expresso ABC na plataforma 1, Linha 7-Rubi na Plataforma 2, Expresso Leste vira 3/4. Não dá para tentar mudar isso, pq o expresso leste precisa da sua linha 3/4. Não daria para virar junto com o ABC. Já a Rubi, pode virar na plataforma 2 mesmo.

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  23. Até daria para continuar do jeito que está, desde que a linha 11 fosse ate a barra funda e a linha 8 comecasse a partir do final da linha 10 no bras.Isso ajudaria milhares e milhares de usuarios e o transtorno seria bem absorvido

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  24. Linha 11 em Palmeiras-Barra Funda já está em pauta, deverá chegar em 2012. A Linha 8 deverá ficar em Palmeiras-Barra Funda também.

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  25. ta devagar essa obra de expansao, cortaram a ponte no ipiranga no ano passado e todo mundo achava que era para passar o trilho do expresso abc. que nada so enrolacao. encheram toda a malha de trilhos. dormentes etc. so pra enganar. com relacao a linha 8 se nao tirar da movimentada estacao julio prestes que quando chega na estacao da barra funda 11 carros com 11 pessoas ao todo. que façam uma passagem da luz a estacao fantasma de julio prestes. isso economizaria ter que esperar aquela multidao na barra funda subir escada e voce ver o trem chegar, estar atrasado como sempre e ficar impotente no meio da multidao sem poder fazer nada. isso e incompetencia operacional ou proposital para rir da cara do povao. A estacao julio prestes tem que virar museu e muito legal o espaco e sem estar ligado a nada e sem integracao vai continuar aquele marasmo. Deve ir para o bras porque a estacao da luz e uma piada com 2 plataformas duplas. Indo para a barra funda nao resolve nada porque a muvuca da leste e abc e no bras e la com a linha 8 e 7 organizaria em muito o sistema. A cptm sabe disso mas como tem costas quentes do governo nao ta nem ai com o povao. Chega de ser tratado como um imbecil.

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  26. Quero ver quando esse transtorno terá fim....
    Ninguém merece enfrentar todo dia a linha 11.

    Precisamos de melhorias no transporte público e não falta de organização e super lotação.

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  27. Concordo plenamente, Suelen. Já passou da hora da administração acordar e ver a real situação da operação e circulação dos trens.

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  28. Não Concordo com os trens parando no Bras...
    COmplica muito a vida de todos
    No Bras pra pegar no Metro que é uma opção de quem não quer esperar o Trem da linha 11,é um grande problema muito desrrespeito e super lotação.
    Alem de que o empura-empura na hora de pegar a linha 10 é inesplicavel ainda exite pego lá todos os dias e quase sou pisotiada.

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  29. Sabrina, também sou usuário da Linha 10 e passo pelos mesmos problemas. Estamos esperando um posicionamento da CPTM em relação a quando os trens voltarão para a estação Luz, pois o índice de reclamações é alto o suficiente para realizarmos um abaixo-assinado.

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  30. joao andrade disse e lamentavel o que estao fazendo com o usuario do abc , essa chefia incompetente usando o usuario como cobaia para ficar fazendo teste de final de estaçoes , voceis precisam lembrar que certos usuarios tem pavil curto ,voceis se lembram quando os trens viviam super lotados e atrazados quando quebraram a estaçao de maua por volta do ano de 1976 era santos a jundia , pois bem trate o povo num transporte mais digno vejam bem a estrutura que tem na estaçao barra funda ela pode ser a estaçao principal da cptm para as linhas 10,7,8,11 a espasso para todos e metro.

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  31. joao andrade disse e lamentavel o que estao fazendo com o usuario do abc , essa chefia incompetente usando o usuario como cobaia para ficar fazendo teste de final de estaçoes , voceis precisam lembrar que certos usuarios tem pavil curto ,voceis se lembram quando os trens viviam super lotados e atrazados quando quebraram a estaçao de maua por volta do ano de 1976 era santos a jundia , pois bem trate o povo num transporte mais digno vejam bem a estrutura que tem na estaçao barra funda ela pode ser a estaçao principal da cptm para as linhas 10,7,8,11 a espasso para todos e metro.

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