quarta-feira, 19 de outubro de 2011

CAF 8000 deverá demorar para entrar em operação

Trem série 8000 - Novo trem da CPTM pode demorar para circular
Por Diego Silva

O novo trem da CPTM, da série 8000, poderá ter seu início de operações retardado por conta de um detalhe de fabricação. Os novos trens vieram somente com o novo sistema de sinalização CBTC instalados, ou seja, o atual sistema (ATC) não permitiria que esse novo trem circulasse com os demais, pois não iria identificar o mesmo no trecho. Os 36 novos trens deverão chegar até o fim de 2012, de acordo com informações, e sua liberação para circulação deverá ser na mesma época, ou seja, segundo semestre do ano que vem.
A CPTM está instalando os novos sistemas de sinalização na Linha 8-Diamante desde o fim de 2010, quando anunciou a migração dos sistema ATC (Automatic Train Control) para o sistema CBTC (Control Based Train Command), mais moderno e eficaz, que promete reduzir as distâncias entre trens, oferecendo redução nos intervalos e viagens mais rápidas. Além da Linha 8-Diamante, as linhas 12-Safira e 10-Turquesa também deverão receber o sistema CBTC, enquanto que as linhas 7-Rubi, 9-Esmeralda e 11-Coral recebam o sistema ATO (Automatic Train Operation).

25 comentários:

  1. Com relacao a entrada destes novos trens na linha 8, acho mais prudente que todos os trens ja estejam prontos , ou seja que todos 36 trens estejam ja fabricados, para que possam entrar em circulacao gradativamente de forma uniforme, com um periodo medio ja estabelecido, sem aquelas bobagens, de sempre que a cptm insiste em fazer.No meu modo de ver estes novos trens teriam que entrar em circulacao um cada semana, claro apos testes de uma primeira unidade por pelo um mes, e dai em diante neste cronograma semanal.E com tudo isso os intervalo possa chegar aos 3 minutos e meio como de fato tem que ser, alguns dizem cinco minutos, mas com a formacao de de 8 carros, 5 minutos deixaria a lotacao praticamente igual ao hoje.

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  2. Qual o motivo de ser instalados 2 sistemas diferentes? Não seria melhor haver um padrão?

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  3. E eu achando que ainda no mês de novembro deste ano, alguns 8000 já iriam circular pela linha 8.

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  4. Pois é, o jeito é esperar. Os trens vão ficar aqui na Linha 8-Diamante ainda por muito tempo. É impressionante, era só na hora da encomenda, encomendar os trens da Linha 8-Diamante (8000) com ATC e CBTC. Pronto, estava resolvido o problema, e agora estaremos travados até 2012...

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  5. Em relação à sinalização que receberá as linha 11 e 12, não houve uma inversão? A 11 não seria CBTC e a 12 ATO?

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  6. Perfeita descrição, Arquiteto! Entrar todos os trens prontos é uma perfeita ideia. Soube que hoje chegou mais um trem 8000, deve ser o terceiro já. Mas vamos esperar para ver.

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  7. Eduardo, a Linha 8-Diamante atualmente conta com o sistema ATC. A CPTM resolveu trocar toda a sinalização de suas linhas, para reduzir os intervalos e aproximar os trens. No caso dessa linha, foi escolhido o CBTC, que também será usado no Metrô. Mas a instalação é um pouco demorada, e isso faz com que essa nova frota fique aguardando para poder circular, já que só está dotada de circular com CBTC. Circular em modo manual poderia colocar a vida dos usuários e o sistema em risco.

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  8. Daniel, não descarte a possibilidade de ver um 8000 rodando. Mesmo que seja em testes, em modo manual de condução. Mas eu duvido muito.

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  9. Thiago, pelo que eu soube, a Linha 11 seria ATO e a 12 CBTC. Mas eu ouvi comentários sobre essa inversão, portanto... eu irei confirmar essa possibilidade.

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  10. Agradeço Diego seu comentario, e saiba que seu blog esta cada dia melhor e mais atual.

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  11. Este comentário foi removido pelo autor.

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  12. A inversão a que me referia é no texto, mas sempre o que esteve em implantação era CBTC na 11 e ATO na 12. Você é funcionário, não? Basta olhar na intranet em "Engenharia e Obras" pra confirmar.

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  13. Não é certeza, mas estão instalando ATC em alguns 8000, tornando-s "flex". Outra história ainda não confirmada é de que os 5000 irão fazer os testes de CBTC, quando estes estiverem concluídos. E até faz sentido, se o 8000 não operou na L8, ele não está devidamente ajustado para tal teste na linha, envolvendo trem e sinalização nova.

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  14. Amigos, boa noite

    Realmente chegou mais um série 8000, o segundo. Tem um quadrado (12 carros) do série 5000 que recebeu o sistema CBTC, creio que para testes. Agora, como é que a CPTM vai fazer para acomodar esses trens série 8000 até concluir toda a mudança na sinalização? Não seria mais fácil ter os dois sistemas ou um sistema "flex", como mencionou o Vitor? O pátio de Presidente Altino está lotado e pedindo socorro por não ter mais espaço. Vai virar um caos desse jeito. Abraços.

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  15. Sim Diego Silva eu entendo a situação. O q eu quis dizer foi o seguinte: estão sendo adquiridos 2 sistemas (ATO e CBTC). Existe alguma razão para ser adquiridos 2 sistemas diferentes ao invés de instalar um unico sistema em todas as linhas?

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  16. Amigos, fiquei sabendo de uma notícia nessa madrugada, no mínimo estranha. A CPTM estaria retirando o ATC dos trens série 7000 e 7500 (das cabines do meio) para colocar no série 8000.

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  17. Anuncio sem fonte oficial é só radio peão. Não sabemos exatamente o que a CPTM está fazendo, e como vai ficar...o que eu sei por um técnico que trabalha lá em Altino, é que os primeiros 8000 terão que ser flex para não ter que esperar a nova sinalização estar pronta para poder rodar.

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  18. Amigo Renato

    Não acho adequado dizer que é 'rádio-peão'. Trabalho na oficina de altino e lido diretamente com os técnicos e engenheiros das linhas 8 e 9. Quem me passou tal informação foi um dos fiscais da oficina. Segundo ele, seria uma forma de colocar o trem para operar antes do término da troca de sinalização.
    Ao meu ver seriam apenas algumas unidades que receberiam tal sistema.
    Abraços.

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  19. Diego acho que a linha 11 é CBTC porque ele já vem sendo instalado lá e a 12 é ATO...

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  20. Opa, os 8000, pelo menos os primeiros, receberão o ATC sim, para poder rodar antes do término da implantação do CBTC na linha. O Primeiro 8000 já recebeu o ATC, de onde veio é outra história, mas provavelmente das cabines intermediárias dos 7000, como disse nosso colega(e o redundante do ATC? como fica?). Realmente o quadrado 5012-40-65-71(acho que é essa a formação) recebeu o CBTC, e será utilizado para testar a sinalização da via, como já é feito na oficina de altino na linha de testes(eu mesmo já fiz testes com esse trem). A linha 11 receberá o sistema CBTC, instalado pela dimetronic, mesma empresa instalando na linha 8.

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  21. Pessoal uma pergunta e as linhas que usarão o ATO como está o progresso delas?? E quando essas linhas deverão estar rodando com o mesmo???

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  22. Prezados, bom dia.

    Há algumas horas conduzi aqui em Altino o segundo série 8000 em uma manobra curta. Não sei como vão se chamar esses trens, mas a julgar pelas letras impressas nas laterais talvez seja "P", assim como o 7000 é "Q" e o 7500 "R", este então seria o P2.
    Após observá-lo atentamente notei duas mudanças interessantes (além de ser um trem sem cabines intermediárias): suas portas são bem mais largas que as do 7000 e 7500, acredito que quase uns 30cm, o que ajuda bastante no embarque e desembarque; em contrapartida, o número de assentos está radicalmente reduzido o número de assentos. São apenas 42 por carro, isso contando com os assentos de uso preferencial. O plano é comportar mais pessoas por carro (de pé). Para se ter uma ideia, o série 5000 possui nos carros reboque nada menos que 64 assentos, e nos carros-motor 56. Abraço a todos.

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  23. Tudo muito demorado, mas vale ao menos temos uma grande melhoria garantida a vista!!!

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  24. Digamos que mudaram as regras do jogo... poderemos ver esse trem rodando ainda esse ano.

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