segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Colaboradores enviam fotos do CAF 8000

Trem série 8000 - Recebimento em Presidente Altino
 Por Diego Silva

Caros leitores, por questões particulares, não tive tempo de voltar à Presidente Altino, para clicar o novo CAF 8000, como havia prometido para vocês. Porém, uma equipe de colaboradores da CPTM, fez a grande gentileza de nos enviar algumas das fotos, o que nos deixou muito gratos e contentes. As fotos estão disponibilizadas para vocês nessa postagem, para que possam apreciar melhor o novo trem da CPTM.

Trem série 8000 - Encarrilhamento
Trem série 7500 e trem série 8000 - Abrigo de Presidente Altino
Trem série 8000 - Salão Gangway
Trem série 8000 - Placa de identificação
Novo Trem série 8000 - CPTM

Mais uma vez, o blog agradece o envio das imagens pela equipe de Presidente Altino. Isso mostra o quanto é importante manter boas relações com todos através deste trabalho. Parabéns pelas imagens, e mais uma vez, muito obrigado pelo envio! Os leitores agradecem!
(Créditos das imagens aos respectivos autores).

10 comentários:

  1. Que ótimo!
    O 8000 é muito bonito mesmo, e breve vai estar aqui, na Linha 8-Diamante operando e muito bem por sinal. Finalmente foi resolvida a questão do layout interno do CAF, graças a Deus, não são feitos por bancos laterais como na primeira imagem.

    Boa tarde!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa.
    Agora deu para ver melhor de que nem todos os bancos do série 8000 ficarão na posição lateral.
    Muito bom saber disso!

    Mas uma pergunta: Há uma previsão de quando esses trens vão entrar em circulação?
    Caso eu lhe perguntei isso antes, peço perdão, mas é que não estou lembrado.

    ResponderExcluir
  3. Mais um da Familia CAF 7000 mudando apenas o layout de dentro pro pessoal da linha 8 Diamante vai ser uma grande novidade ainda mais que esse vai ter ar condicionado coisa que o CCTU 5000 não tinha,sistema de ventilação.

    ResponderExcluir
  4. O trem e bonito, moderno, mas pequeno para a demanda da linha 8, pelo que sei o trem da caf comporta por volta de 1000 passageiros, e o serie 5000 leva por volta 2500 pessoa por viagem. nao consigo vislumbrar um futuro promissor para este trem, para que haja realmente uma melhoria, o intervalo dos trens com os oito carros tera de ser de 3 minutos, mesmo a sim a melhoria seria muito pequena, cerca de 20 % um pouco mais um pouco menos, enfim, a longo prazo confesso um certo pessimismo, mas vamos ver o que vai acontecer, mas nao acredito que a cptm fara com que os intervalos cheguem a esse patamar, pois todos nos sabemos que o transporte publico brasileiro sempre foi uma vergonha, e ate hoje quase nada mudou, e em alguns casos saimos do pessimo para o ruim.

    ResponderExcluir
  5. arquiteto a maior linha de são paulo (3 vermelha do metro) comporta 1,5 milhão de passageiros com trens de 6 carros, o trem de 12 carros comporta por volta de 2000 passageiros, o de 8 comporta cerca de 1600~1700, isso se deve ao fato de que os carros da caf serem maiores, terem menos acentos e maior potencia de motor.
    a linha 8 diamante tem demanda por volta de 300-350 mil não é dificil colocar trens de 8 carros, essa demanda irá diminuir com a chegada do monotrilho da raposo tavares e com a chegada da linha 9 esmeralda em agua branca (quem não ir só até a lapa irá usar a linha 7 para chegar na barra funda/luz).

    resumindo: trem de 8 carros é mais que suficiente para uma demanda baixa que só tende a diminuir(a linha ainda vai perder a estação julio prestes e a extensão operacional)

    ResponderExcluir
  6. Wagner.
    Já foi confirmado que vão desativar Julio Prestes?

    ResponderExcluir
  7. Caro Wagner, quando voce diz que a linha 8 perdera a extensao operacional, voce fala que nao havera mais trem para amador bueno? Estranho se for isso seria Otimo, mas nao acredito que a cptm fara isso, quanto ao final ser na barra funda, acho um erro, embora ficaria melhor o final na barra funda, pois isso deixaria a viagem mais rapida, e oretorno tambem.

    ResponderExcluir
  8. Caro arquiteto, os trens de 8 carros funcionarão muito bem na linha 8. Não esqueça que numero de trens será muito maior, façamos algumas contas.

    Linha 8 hoje:

    No PICO, intervalos de 6 minutos no looping Barueri/Julio Prestes e de 12 minutos Itapevi/Julio Prestes.

    Frota(geralmente 19 trens):

    TU QDE CAPACIDADE Total
    5000 13 2800(aprox) 36400 usuários
    "curtos" 6 2000(aprox) 12000 usuários

    Logo, temos uma capacidade de transporte de 48400 usuários, isso num tempo de precurso de aproximadamente 60 minutos.

    Com a chegada dos 8000, a linha ficará da seguinte forma:

    No PICO, Looping BRU/JPR com intervalos de 3,5 mins, loop IPV/JPR com headway de 7 mins.

    TU QDE CAPACIDADE Total
    8000 34 2100 714000

    Teremos então a capacidade de 714000 usuários, quase o dobro da capacidade de hoje. Com um tempo de percurso entre 50~54 minutos.

    Ou seja, a capacidade de transporte da linha vai praticamente dobrar, mesmo sem os saudosos trens de 12 carros. Até o final de 2012 a linha 8 será uma nova linha.

    ResponderExcluir
  9. E o que todos nos desejamos um transporte de qualidade, com compromisso de servir bem a populaçao, nada mais que isso; O Brasil e um pais de dimensoes continetais, e nada masi justo que ter um transporte de primerio mundo, pena que por falta de poanejamento, e investimentos, so agora comecou este processo de melhorias, se a cada ano houvesse um olhar mais apurado sobre o transporte e um pouco de investimento ano a ano, hoje estariamos na vanguarda do transporte mundial, e não engatinhando como hoje.

    ResponderExcluir
  10. Pois é Arquiteto, temos que andar ainda muito em nosso transporte. Mas fiquemos tranquilos, pelo menos até 2020 o nosso transporte será de dar inveja a países de primeiro mundo.

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores