terça-feira, 11 de outubro de 2011

CPTM contrata estudo para trem SP x Santos

Trem série 2070 - Estação Itapevi - Linha 8-Diamante
Fonte: Revista Ferroviária

O projeto funcional - que define o número de paradas e a demanda diária - do trem que fará a ligação entre Santos e São Paulo deve ficar pronto nos próximos 12 meses. A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) anunciou que o consórcio formado pelas empresas Sistram e Prime Engenharia ganhou a licitação para os estudos, que vão custar R$ 852 mil. As obras devem começar em 2014 ou 2015.

9 comentários:

  1. Olha, sempre fui a favor disso. Esse Expresso, assim como o TAV e os trens para Sorocaba e Campinas também são de tamanha importância. A CPTM vem avançando muito mais, na "Era dos Expressos", com trens para tudo o que é lugar. É disso o que os usuários gostam, é isso que os usuários querem!

    ResponderExcluir
  2. O trem voltar a circular São Paulo-Santos. Seria a realização de um sonho.
    Às vezes converso com os mais antigos sobre os bons tempos dos trens que desciam a serra, em meio a belas cachoeiras e claro, sem o trânsito terrível de um feriado prolongado. Espero ainda fazer essa viagem.

    ResponderExcluir
  3. Isso será possível, caros amigos. Desde que comecei com o blog que ouço essa história, e a cada dia, está mais madura...

    ResponderExcluir
  4. Querido amigo Diego, também ouço isso...
    No Brasil ou especificamente em São Paulo houve por anos uma revolução reversa na ferrovia. Tínhamos trens para quase todas as importantes cidades. Isso foi tirado de operação e cogita-se voltar.
    Deverá custar muito dinheiro, mas se voltarem os trens para Santos, Sorocaba e outras cidades não estaremos voltando a um passado de glória e sim um futuro promissor.

    ResponderExcluir
  5. Pois é, o trem para o interior, litoral e etc tem que voltar. E é uma nova tendencia da CPTM. Se voltar o trem para esses lugares será de extrema importância e queira Deus que essas linhas para lugares importantes voltem e o mais de presa possível.

    ResponderExcluir
  6. De fato, Paulinho! Os estudos estão, de certa forma, avançados. O trem para Santos, eu acompanho desde o embrião do blog. Sorocaba e Campinas é algo mais recente. Custará uma fortuna, não tenha dúvida, mas será o retorno dos tempos de glória.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde meus amigos!Essa discussão entre vcs muito me interessa, pois assim como os amigos, sou adorador do sistema ferroviário.Se tudo isso sair realmente do papel, será realmente para uns, uma volta gloriosa ao passado e para outros, uma esperança de um futuro cheio de inovações, que com toda certeza, trará benefício à todos e principalmente, a população de baixa renda, que ficaram nas estações, por aí a fora, à espera do trem, que era compatível ao seus respectivos orçamentos financeiros.Abs...!

    ResponderExcluir
  8. Olá Ricardo! Estamos esperando ansiosos por definições sobre o trem de Santos. Esse projeto será benéfico para muitos. Uma alternativa interessante também seria a participação da CPTM no turismo de seus usuários, pois muitas pessoas devem descer para Santos nas férias de trem, evitando aqueles longos congestionamentos para se conseguir chegar à baixada.

    ResponderExcluir
  9. Moro ao lado da antiga e se deus quiser a futura estção varginha, e ouço de meus pais, e pessoas mais velhas, que antigamente, se descia a serra de trm que passava por aqui, já que estamos próximos a parelheiros, e consequentemente, no pé da serra, e em acampamentos que fiz na serra, pude perceber que trens cangueiros, ainda utilizam essa via, a partir da estação evangelista de souza, sendo assim por que não utilizar esta via apartir da nova estação varginha e se economizar milhões, é uma indagação, abraço a todos.

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores