quarta-feira, 19 de outubro de 2011

CPTM e Metrô batem recorde de usuários

Estação Brás
Fonte: Band

A operação em horário integral da linha 4-Amarela do Metrô fez com que a estatal e a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) batesse recorde no número de passageiros. Neste mês, cerca de 7 milhões de pessoas utilizam o transporte por dia, ante 6,5 milhões registrados em setembro. Do total, 4,2 milhões circulam pelo metrô e 2,5 milhões pela CPTM.

A má notícia é que os trens, que já andavam lotados, ficarão ainda mais cheios. E a previsão do governo é de que o volume cresça ainda mais com a inauguração gradual de outras estações da linha 4- Amarela. Até 2014, a média de pessoas que usam o ramal por dia deve saltar dos atuais 425 mil para 900 mil.

De acordo com padrões internacionais, o máximo aceitável dentro de um trem são seis passageiros por metro quadrado. O metrô paulistano, no entanto, chega a ter 11 usuários ocupando o mesmo metro quadrado nos horários de pico.

As estações Luz e República começaram a operar das 4h40 à meia-noite em 26 de setembro. Por meio do novo ramal é possível fazer baldeações para as linhas 1-Azul, 2-Verde e 3 Vermelha, do metrô.

A linha 9-Esmeralda da CPTM também cruza, em Pinheiros, com a Amarela, do metrô. E os passageiros também já sentem os reflexos. Antes da ampliação do horário das novas estações da linha 4-Amarela, os trens da linha Esmeralda transportavam em média 403 mil pessoas por dia. Agora, o número subiu para 442 mil.

5 comentários:

  1. Essa situação só vai melhorar quando São Paulo tiver uma rede de metrô cobrindo toda a cidade. Isso que tem hoje nem sequer pode ser chamado de rede.

    A CPTM também deveria pensar em novas linhas e também e em oferecer serviços de trens expressos e semi-expresso.

    Mais enquanto os ônibus serem o principal meio de transporte da zona metropolitana, esse caos só tende a piorar.

    ResponderExcluir
  2. De fato, Moabi. O sistema está sobrecarregado, e após a abertura da Linha 4, parece que tudo piorou. Mas é a tendência, pois se demora muito para construir linhas novas. Quando inauguram, já nascem lotadas.

    ResponderExcluir
  3. Há depende conforme for...Se forem linhas paralelas diminuiriam a lotação de trem para trem, mas só que tem que criar muito mais linhas, a CPTM e o Metrô Paulista e Paulistano devem criar mais projetos e ouvir mais sugestões, assim, creio que a demanda diminuiria de Km em Km, ou de trem para trem e de um modo geral, a demanda aumentaria para a CPTM e o Metrô. Creio que tudo ficaria muito melhor, e levaria muito tempo, mas quando se concretizasse seria perfeito!

    ResponderExcluir
  4. apenas acho que voce deveria ver as coias com mais clareza e não com tanta paixão

    ResponderExcluir
  5. conheci a FEPASA e RFFSA antes de você ter nascido, conheço toda a história até a criação da CPTM e posso lhe afirmar remova a paixão de seu coração e olhe as coisas a fundo como funcionam.

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores