segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Dia do Maquinista

Diego Silva na cabine de comando do trem série 2100
Fonte: CPTM (texto adaptado)

Hoje é o dia do maquinista! A profissão teve origem em 1804, com a invenção da primeira locomotiva. No Brasil, a profissão chegou em 1854, com a implantação da primeira ferrovia, a Estrada de Ferro Petrópolis. Batizada de 'Baroneza', a locomotiva a vapor realizou sua primeira viagem num percurso de 14,5 km entre a Baía da Guanabara e a Raiz da Serra, no Rio de Janeiro.
Na CPTM, são cerca de 1400 profissionais, que operam uma frota de quase 200 trens pelas seis linhas da empresa, com a tarefa de conduzir as composições com segurança, cumprindo os horários nas 2500 viagens programadas, todos os dias.
Entre as funções do maquinista, estão o controle de velocidade da composição, abertura e fechamento de portas, comunicação com passageiros e com o Centro de Controle Operacional, constatação de falhas e avarias nos equipamentos, entre outros. Além disso, o maquinista ajuda durante testes e manobras, realizando relatórios das viagens realizadas.
O Blog CPTM em Foco e seu editor Diego Silva parabenizam todos os profissionais da CPTM que conduzem as 14 frotas de trens, pelo seu dia. Felicidades para todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores