quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Expresso Leste terá maior vigilância

Trens do Expresso Leste estão ganhando câmeras de vigilância
Fonte: Mogi News

A partir do segundo semestre de 2012, as composições que atendem a Linha 11 - Coral (Luz - Estudantes) com o serviço Expresso Leste, que está sendo estendido até Suzano, contarão com câmeras de monitoramento no interior dos vagões. A previsão da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) é de que o trem monitorado também chegue a Mogi após a modernização das estações de Jundiapeba e Brás Cubas, além da construção de dois viadutos, que acabariam com o transtorno nas passagens de nível da cidade. A CPTM também pretende iniciar nos próximos meses a licitação dos projetos de reforma das estações que ainda não possuem acessibilidade.
Atualmente, a Linha 11- Coral está recebendo investimentos para que o Expresso Leste, que hoje circula entre as estações Luz e Guaianases, tenha a viagem estendida até Suzano. Para isso, as estações de Ferraz de Vasconcelos e Suzano estão sendo reconstruídas. As obras preveem reforço no sistema de sinalização, telecomunicações, energia, rede aérea e via permanente. Além disso, segundo a CPTM, nove trens que estão sendo adquiridos em uma concorrência pública internacional de R$ 700 milhões serão incorporados à frota. As composições contam com câmeras de vigilância em todos os vagões, ar-condicionado, entre outros itens.
Atualmente, a CPTM realiza 24 viagens do Expresso Leste entre as estações Luz e Estudantes, sem a necessidade de baldeação em Guaianases. A meta é expandir o número de viagens no município, à medida que as estações forem modernizadas com os padrões de acessibilidade, e as passagens de nível forem fechadas a partir da construção de viadutos. Para se ter uma ideia do benefício, em setembro foram transportados 585.381 passageiros, em média, por dia útil na linha em toda a sua extensão (Luz-Guaianases-Estudantes). Em nota, a CPTM informou que a meta é ter todas as estações acessíveis até 2014. Das 89 estações, 36 já são acessíveis e 10 estão em obras, com conclusão prevista até o primeiro semestre de 2013. O objetivo é licitar, nos próximos meses, os projetos das demais estações que ainda não são acessíveis, com expectativa de iniciar parte dessas obras em 2013. 

Trem série 9000: Nova frota para o Expresso Leste chega em 2012

8 comentários:

  1. Então o 9000 substituirá os 1400,1600 e 4400 totalizando 24 trens para essa linha sendo o mesmo tanto da linha 10, e como eu tinha pensado extender mais essa linha, mas esse tanto de trens vai dar conta da tamanha demanda em horario de pico?

    ResponderExcluir
  2. Celso, acreditamos que os trens série 2000 e 9000 ganhem a companhia do trem série 2000 fase II (2070) também, ou seja, adicione a sua conta mais 6 trens, totalizando 30 unidades de 8 carros.

    ResponderExcluir
  3. Pois bem, então os 9000, 2070 e 2000 serão eficientes mesmo até Suzano. Só gostaria de saber se os 4400 forem para o estaleiro quem assume na Linha 11-Coral?

    ResponderExcluir
  4. Tá certo esse tanto já deve dar conta do recado só que no caso da linha 9 são 8 CAF 7500 e 5 Siemens 3000 totalizando 13 trens de 8 carros essa demanda vai dar ou a CPTM vai colocar mais trens pra substituir o 2070?

    ResponderExcluir
  5. Diego, existem histórias (boatos mesmo), de que esses 30 trens dariam conta da Linha 11-Coral por completo. Mas eu preciso saber primeiro o destino dos 4400 para dar uma notícia mais concreta para vocês, e evitar maiores desentendimentos.

    ResponderExcluir
  6. Celso, a Linha 9-Esmeralda vai ganhar 21 novos trens em breve (em uma postagem, dias atrás, expliquei sobre isso).

    ResponderExcluir
  7. Então eu não vi vou dar uma olhada Valeu!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Diego Silva, apenas 30 trens não vão dar conta da Linha 11-Coral inteira. Só temos uma única solução. Ou 4400 até 2015, ou 3000 (Que por sinal não daria certo, com 4 carros), ou o mais óbvio, 10 novos trens para a Banda B.

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores