segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Fim das obras na Luz: Linha 10 permanece em Brás

Obra para troca de trilhos já se encerrou: trens da Linha 10 continuam no Brás
Por Diego Silva

E a complicação na vida dos usuários da Linha 10 continua. A romaria diária de 400 mil usuários que desembarcam no Brás sentido Luz continua, mesmo com o fim das obras na região da centenária estação. Na tarde desta segunda-feira, fizemos a imagem acima, demonstrando que os tapumes já foram retirados, permitindo novamente a passagem dos trens provenientes do ABC. Porém, a CPTM ainda reforça que os trens da Linha 10 estão chegando e retornando da estação Brás.
Iniciada em meados de junho, a obra contemplou toda a troca de lastro, instalação de dormentes de concreto, novas vias e troca de toda a sinalização. Os sinais foram ligados ainda na semana passada, e já sabe-se do tráfego de trens por ali. Segundo informações, a meta agora é reformar as vias do Expresso Leste, segurando os trens da Linha 10 no Brás por pelo menos mais 60 dias.

Tanto o blog, quanto esse que vos fala, são alvos de repetidas perguntas sobre a situação da Linha 10. Cerca de vinte e cinco vezes por dia, estamos respondendo que não sabemos se a linha retorna para a estação Luz, o que é notável pela confiabilidade que temos com nossos leitores e conhecidos.

Caso as obras nas vias do Expresso Leste ocorram, as linhas 3 e 4 serão interditadas, fazendo com que os trens da Linha 11-Coral entrem na estação pela via 2. Com isso, os trens para Francisco Morato deverão ficar na plataforma 1.

Extra-Oficial: Linha 8-Diamante na Luz é assunto nos bastidores da empresa
Um dos assuntos apurados nesse começo de semana, caros leitores, é que a Linha 8-Diamante poderá ter sua parada final na estação Luz. Em conversa com funcionários, apuramos que é um assunto comentado com certa frequencia nos bastidores da operação. Caso isso venha a ocorrer, a já lotada estação Luz ganhará mais um aditivo de demanda, proveniente da zona oeste. E mais: com a presença da Linha 8 em Luz, poderá estar definitivamente sacramentado o final da Linha 10 em Brás. Sabe-se que em 2014 virá o Expresso ABC, trem rápido ligando Luz à Mauá. Com isso, a notícia da Linha 8 em Luz poderá ser apenas boato. Mas sabe-se da vontade de levar esta linha até Brás, projeto bastante antigo que não foi concretizado.

24 comentários:

  1. Eu acho que vai ficar ruim pros usarios da linha 10 pelo fato de pegar a linha 11 pra vir pra LUZ sem contar o formigueiro que é a Luz e o Bras em horario de pico com isso poderá gerar mais reclamações e confusões.

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  2. A CPTM poderia dar reforço trazendo a Linha-7 para o Brás, usando uma plataforma unicamente para a Linha-10 e Linha-7, (como em Rio Grande da Serra, e até mesmo na Luz, no caso da L10). Assim, deixaria a LUZ apenas para usuários que desembarcariam na estação, e levando pessoas que iriam até a Barra Funda.

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  3. Nao ha o menor cabimento a linha 8 ir para a luz. Esta estacao ja sofre demais com sua lotacao super inflada, e desorganizada, poderia sim mandar a linha sete para a estacao julio prestes, o que seria um bom alivio para a luz, Ma a ideia de levar a linha oito para luz, e no minimo ridicula, dado que nso estamos falando em melhorias, e nao em uma possivel piora do sistema.

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  4. O arquiteto eu acho que não seria viavel a linha 7 Rubi parar em Julio Prestes por utilizar o trecho da antiga CBTU/RFFSA e trafegar na Luz a bastante tempo.

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  5. Arquiteto, concordo com a sua visão da Linha 8-Diamante a Luz. Não podemos ter isso, sobrecarga na Luz, superlotação, seria uma verdadeira porcaria! Já a Linha 7-Rubi a Julio Prestes também é muito inviável, pois a estação Luz, é o centro do sistema da CPTM e do Metrô Paulistano. O correto em minha opinião, seria que tivéssemos uma integração entre Julio Prestes e Luz, aí sim, seria uma decisão acertada por parte da CPTM, pois aliviaria a demanda da Linha 7-Rubi (Por que os usuários da Linha 8 que tem de prosseguir a Luz precisam fazer a integração com a Linha 7 para ir a Luz, e se houvesse essa integração, os usuários continuariam com a Linha 8 e na Luz, teriam acesso as outras linhas) e aumentaria os dias de importância de Julio Prestes. Acho que teríamos de ter isso mesmo, e se Deus quiser a CPTM fará isso.

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  6. Antes que me esqueça, do jeito que está era "mais fácil" colocar a interligação com a Linha Amarela do Metro na estação Barra Funda.

    O que adianta colocar a Linha Amarela do Metro na Luz, se é para a CPTM ficar com picuinha?

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  7. Deveria levar o Expresso Leste até Barra Funda e fazer a linha 10 operar novamente até Luz. Minha opinião. Não deveriam tirar a linha 10 de lá.

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  8. Diego, e na linha 7 já instalaram toda essa sinalização também??? E os trens da mesma (L7) já estão circulando pelos novos amv's???

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  9. Como a L8 na Luz??? Isso é muito inviável, fora que a Luz não esta preparada para receber trens tão grandes como os 5000...

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  10. Bruno, o Expresso Leste será estendido até Palmeiras-Barra Funda, como você sugeriu. A Linha 10 deverá ficar em Brás, para que o Expresso ABC chegue na Luz.

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  11. Ixi.
    Se a estação Luz já é muito cheia desse jeito, imagine então se acontecer da Linha 8 se estender até lá? Aí é que o pessoal se espremerá.

    Mas eu queria fazer uma pergunta(quem não tem muito a ver com o assunto deste post): Alguém saberia me dizer quando que a reforma da estação Osasco será concluída?
    Eu lembro que eram para as obras terminarem em abril deste ano. Só que depois, o término delas foi adiado para o próximo mês de dezembro. Mas pelo ritmo que anda a reforma, ela não está com cara de ser finalizada daqui à menos de 2 meses.

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  12. Bom Dia. Acompanho a um certo tempo este blog e utilizo a linha 10 desde 2005. O que percebo, na realidade, é o serviço prestado decaindo, ano após ano. Agora temos que aceitar a CPTM mudando o itinerário e prazos de entrega, como é o caso dos famosos 60 dias, sem avisar ninguém. É uma tremenda falta de respeito. Se a conclusão é que a linha 10 deve ficar no Brás, porque não nos comunicam? Para chegar no Brás, tenho que utilizar o Metrô na Barra Funda que, aliás, está mais do que saturado. Sinceramente, prefiro a lotação da Luz, absorvendo o expresso leste do que aguentar a super lotação do metrô. Outra coisa, o que aconteceu ontem com a linha 10 foi uma vergonha. Acho que a CPTM não tem nenhum plano de contigência para problemas nas vias. O trem ficou parado 35 minutos no Brás. Depois de 20 minutos vieram avisar para utilizar o metrô até Tamanduateí.
    Acho que este blog tem esta função também, de levantar questões e críticas ao sistema.

    Obrigado

    Carlos Medeiros

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  13. Daniel, praticamente todas as obras da CPTM estão em atraso. Não sabemos dar um prazo concreto para a finalização de Osasco, Franco da Rocha, Francisco Morato ou qualquer outra obra que tenha começado há algum tempo. Está difícil.

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  14. Carlos, primeiramente agradeço sua participação.
    Também tenho notado certo declínio na prestação do serviço, e não sou o único, pois diversas pessoas estão reclamando da queda da qualidade. Isso está sendo notável há tempos. Ouvi por alto sobre o problema aqui na Linha 10, mas não me informaram o que tinha acontecido de verdade.
    O blog, dentro do que lhe é permitido, levanta as questões e críticas necessárias. Existe uma certa restrição, pois sou funcionário da empresa, e se eu falar algo mais ríspido, posso ser mal interpretado. Mas naquilo que é relevante ao usuários, nós defendemos a causa.

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  15. Diego, e na linha 7 já instalaram toda essa sinalização também (na Luz)??? E os trens da mesma (L7) já estão circulando pelos novos amv's???

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  16. Oi Diego.
    Muito obrigado pela sua reposta.
    Já imaginava mesmo que a conclusão da obra ia atrasar mesmo.

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  17. Obrigado pela resposta. Entendo sua situação e até admiro sua coragem, afinal você é funcionário da CPTM.

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  18. Fantástico esse blog.
    Pego a linha 10 diariamente e está sendo um parto.
    Trabalho na República, pelo menos a linha amarela deu uma aliviada na minha vida e não tenho que pegar mais a linha vermelha até o Bras, mas mesmo assim ...
    Sacanagem se a linha 10 ficar permanentemente indo só até Bras.

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  19. Wagner, os trens da Linha 7 continuam usando o antigo amv, metros a frente do novo instalado recentemente. A sinalização não está instalada por completo, e pelo andar das obras, irá demorar e muito.

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  20. Disponha Carlos. O que pudermos ajudar, estamos à disposição.

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  21. Obrigado pelo comentário Fernando MM. Também pego a Linha 10 diariamente, e apesar dos problemas, não estou enfrentando isso como o fim do mundo. Claro, é incômodo desembarcar no Brás e pegar o Expresso para a Luz, mas me parece que as coisas estão se arrumando com o tempo. Ainda que todos nós queremos muito que a Linha 10 volte para a Luz.

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  22. Moro em São Caetano do Sul, portanto sou usuário da linha 10.

    Tenho algumas ideia misturadas com perguntas:

    1) Pelo google earth, a distância entre as estações Consolação e Paulista é de 400 m (linha reta). Existe uma ligação subterrânea entres estas estações. O que impediria se a CPTM fizesse a mesma coisa entre as estações Luz e Júlio Prestes, se as distância entre as duas é de 500 m? A obra seria cara demais, ou haveria impeditivos técnicos? Parte da demanda da estação Luz seria alocada para a Júlio Prestes, e os usuários ganhariam mais flexibilidade com as novas baldeações.

    2) A CPTM não poderia implantar imediatamente a emissão de bilhetes de integração entre as estações Luz e Júlio Prestes, do mesmo modo que é feito na Ponte Orca? Seria um paliativo até uma possível integração entre as duas estações.

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  23. Fabiano, boa noite!
    Não acredito que seja viável uma interligação entre as estações Luz e Júlio Prestes, por ambas serem tombadas como patrimônio. Logo, não é qualquer intervenção que pode ser realizada. Os usuários ganhariam flexibilidade sim, porém, existem impedimentos para isso acontecer.

    Não é necessário bilhetes de integração entre estações da CPTM. Caso venha a ocorrer integração entre JPR e Luz, será feito de maneira prática.

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  24. Vejamos algumas definições básicas de tipos de estações ferroviárias
    1ª Terminal: Composições não tem prosseguimento no mesmo sentido, expl. Júlio Prestes.
    2ª Passagem: Composições tem prosseguimento no mesmo sentido, expl. Luz.
    3ª Mista: Possuem ambas características de terminal e passagem, expl. Barra Funda , Brás.
    Comparando as baldeações no Brás ou Barra Funda vejamos os dois casos;
    1º Linha dez no Brás, os usuários tem as opções de utilizar os trens suburbanos ou metro numa estação de passagem em que ambos, trens e metro estão em um local de demanda máxima no sentido Barra Funda.
    2º Linha sete na Barra Funda, com possível terminal na Júlio Prestes, os usuários tem as opções de utilizar os trens suburbanos ou metro numa estação de terminal em que ambos, trens e metro estão em um local de demanda menor no sentido Luz zona leste, pois estão no contra-fluxo.
    A estação da Luz já estava com seu limite esgotado quando teve por um planejamento mal executado a instalação uma estação subterrânea como terminal da linha-4 Amarela do Metro, sem que a estação Nova Luz estivesse concluída.
    A estação da Luz é uma estação de característica de passagem, e é um desperdício logístico utilizá-la como estação terminal como é a Júlio Prestes, que só tem condições de receber composições provenientes de Barra Funda, se for para usar como terminal, porque não se transferiu a linha 7 para Julio Prestes que fica próxima e esta subutilizada ?

    Algumas das últimas áreas periféricas paralelas disponíveis para estações ferroviárias em SP, como o;
    Iª Pátio do Pari;
    IIª Área entre a estação da Luz e Júlio Prestes no antigo moinho desativado, e recentemente demolido;
    IIIª Priorizar a execução do projeto da Nova estação da Luz, integrando com a Júlio Prestes;
    IVª Cercanias da estação da Mooca até a Av. do Estado na antiga engarrafadora de bebidas desativada no município de São Paulo;
    Vª Prolongamentos de plataformas na Estação da Luz, nos locais não tombados;
    VIª Unificação das linhas 7 e 10, ou seja, exatamente como era em passado recente e que nunca deveria ter mudado, utilizando composições mais potentes, para finalizar a alegação que a potência das composições atuais da linha 10 não é possível vencer a inclinação de linha 7, ou seja, exatamente do mesmo tipo das que são utilizadas hoje da Luz até Francisco Morato, com a aquisição de algumas unidades complementares as existentes.
    VIIª Existe hoje entre as estações do Brás até Mauá uma linha ociosa que no passado foi utilizada como linha expressa com paradas na Luz, Brás, S Caetano, Sto André e Mauá.
    O expresso ABC, é uma outra farsa eleitoreira que se promete no futuro chegar a Luz (que hoje esta suprimida) sem detalhar como será executado, e já tem até um “Morando”em SBC, posando em cartaz como pai desta criança que ainda nem foi concebida.
    Uma vez que fica demonstrado tecnicamente ser esta uma decisão arbitrária devemos sim, levar em conta o lado político na escolha da linha a ser retirada, pois na região do ABC são municípios independentes e seus eleitores não votam na capital, e um histórico de bom comportamento em relação a outras linhas, o que é confundido como usuários satisfeitos.

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