segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Linha 10 deverá permanecer no Brás durante terceira fase de obras na estação Luz

Linha 10-Turquesa deverá permanecer fazendo terminal na estação Brás
Por Diego Silva

Caros leitores, há cerca de 60 dias foram iniciadas as obras para troca de aparelhos de mudança de via das vias 1 e 2 da estação Luz. Isso fez com que os trens da Linha 10-Turquesa, que liga Rio Grande da Serra à Luz, fizessem seu terminal na estação Brás. Decorrido o prazo inicial da obra, os trens da Linha 10 ainda não voltaram à estação Luz, mesmo com a obra completamente pronta (segundo informações, ainda falta instalação de sinais). Na sexta-feira, em conversa com um agente operacional da estação Brás, soubemos de algo que já suspeitávamos: a operação deverá ser extendida. Não por atrasos na obra, mas pela questão dos trens da Linha 10 não suportarem a demanda da Linha 11-Coral.
O que acontecerá, segundo esperamos: as obras para troca de aparelhos de mudança de via na região da estação Luz entrará na terceira fase, que será nas vias 3 e 4 (que pertencem ao Expresso Leste). Com isso, a lógica seria segurar a Linha 11 no Brás, enquanto os trens provenientes do ABC paulista seguissem viagem para Luz. Mas logisticamente falando, isso se tornaria um problema terrível. A frequência das linhas não é ambígua, o que faz com que a operação tenha a real necessidade de ser mantida (a nível de comparação, os trens do Expresso Leste estão rodando no horário de pico da manhã com três minutos de intervalo, enquanto a Linha 10 opera com seis ou oito minutos, mesmo com operação looping Brás x Mauá e Brás x Rio Grande da Serra).
O que pensamos: sabe-se que em Palmeiras-Barra Funda, os trens da Linha 7-Rubi passarão a entrar nas plataformas 5 e 6. Com isso, a sugestão seria os trens de Francisco Morato estacionando na plataforma 1, e o Expresso Leste, fazendo parada única na plataforma 2 (sem ir até o fundo da estação, manobrar e voltar vazio). Os usuários da Linha 10 irão detestar a notícia (eu como usuário da Linha 10, faria a mesma coisa, mas entendo que a situação é difícil), e se a obra demorar o mesmo tempo, serão mais 60 dias de operação especial Rio Grande da Serra x Brás. E algo que já posso adiantar para vocês: em 2014, com a chegada do Expresso ABC, a Linha 10 irá ficar no Brás definitivamente, deixando a Luz para a 'nova linha'. A ideia da CPTM, e de seus planejadores é evitar que a estação Luz seja um terminal, e sim uma estação de passagem. A demanda está crescendo à taxas chinesas (10% ao ano, para uma companhia ferroviária, são números assustadores), e as alternativas já devem ser pensadas desde já, para não termos gargalos logísticos na operação.

2 comentários:

  1. No caso da linha 7 o masi correto seria o trem sentido luz abrisse as portas do lado direito e esquerdo para facilitar o desembarque, o que seria viavel, ja que anteriomente isso ja era feito.

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  2. Em todo caso, isso não mais acontecerá, pois as plataformas 8 e 9 deverão ser destinadas aos trens do Expresso Leste.

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