sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Passageiros reclamam de falhas na CPTM e no Metrô

Falhas nos trens causam ainda mais lotação e desconforto aos usuários
Fonte: G1 / Portal Meu Transporte

Os passageiros da Grande São Paulo reclamam que os trens do Metrô e da CPTM têm apresentado muitas falhas. As composições transportam 6,5 milhões de pessoas todos os dias.
Na madrugada desta quinta (27), os trens da Linha 2-Verde circularam com velocidade reduzida por 11 minutos devido à falta de energia elétrica. Na terça-feira (25), o acionamento indevido do sistema de emergência parou um trem da Linha 12 Safira da CPTM. Muitos passageiros consideraram o conserto demorado demais e resolveram seguir a pé pelos trilhos. No mesmo dia, uma falha na rede elétrica fechou a Estação Largo 13 da Linha 5.
Para o engenheiro de tráfego e transportes Humberto Pullin, o número de passageiros cresceu, mas a estrutura pouco mudou. “Tem faltado nos trens do Metrô e da CPTM manutenção preventiva. Acredito que as equipes e a própria estrutura de manutenção não estavam preparadas para esse aumento da demanda”, diz.

O Metrô e a CPTM dizem que a manutenção nos trens é eficiente e que o número de ocorrências está dentro da normalidade. “No último mês, nós realizamos mais de 100 mil viagens. Dessa forma, tivemos um número de ocorrências significativamente pequeno em relação a esse número de viagens realizadas”, afirma Wilmar Fratini, gerente de operações do Metrô.

“Quando a gente compara esse número de ocorrência, ou seja, pega o número de quatro ocorrências durante esse mês, que impactaram efetivamente a vida do usuário, nós tivemos uma média de uma ocorrência para cada 18 mil viagens”, calcula Francisco Pierrini, gerente de operações da CPTM.

Os passageiros não conhecem a estatística, mas sabem muito bem quando as falhas atrapalham a ida e a volta para casa.

2 comentários:

  1. Por questões óbvias, qualquer sistema usado ao seu limite tende a apresentar muitas falhas. Nunca antes em São Paulo houve tamanha demanda no transporte sobre trilhos. Ainda assim, considero o metrô um baita sistema, pois mesmo usado acima do seu limite consegue, de um modo geral dar conta.
    A CPTM tem várias carências técnicas, pois o Estado tem investido pouco na área de manutenção. O pior (ou melhor) é que isso vai crescer ainda mais. Mais trens, ramais estações de integração em pontos estratégicos, o desafogar em certas linhas e uma melhor integração com outros meios como o bom e velho ônibus ajudam muito.
    A vantagem é que investir em trem e metrô tira milhares de carros das ruas e nossos pulmões e estresse agradece.

    ResponderExcluir
  2. todo mundo sabe o q tem q ser feito,
    todo mundo sabe quem tem q fazer,
    todo mundo sabe q quem tem q fazer nao faz,
    todo mundo sebendo disso tudo nao faz nada,
    e ninguem sabe o q tem q ser feito pra quem tem q fazer, fazer ?

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores