sábado, 8 de outubro de 2011

Problema com trem causou tumulto e lotação na estação Brás

Estação Brás lotada - Falha em trem causou muito tumulto ontem à noite
Por Diego Silva

Uma falha em um trem da Linha 12-Safira da CPTM causou muita lotação e tumulto na estação Brás, nesta noite passada. Segundo informações, um problema de tração em uma composição, entre as estações Brás e Tatuapé, causou todo o problema. A composição, que estava lotada, partiu da estação Brás por volta das 18h, e parou pouco depois. Os usuários, impacientes, ativaram os sistemas de emergência, e caminharam pela via. Com isso, a CPTM precisou interromper a circulação de trens entre as estações. Na estação Brás, os usuários da Linha 12 eram informados através do sistema de som para seguirem até a estação Tatuapé pelo Metrô (Linha 3-Vermelha), que operava em PAESE (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência), realizando integração gratuita, ou então utilizar o Expresso Leste para alcançar a mesma estação. Porém, um trem apenas foi o suficiente para travar a circulação do Expresso Leste no mesmo trecho. Com isso, a estação Brás ficou completamente lotada, e o trecho entre Tatuapé e Luz, da Linha 11-Coral, também foi interrompido.
Durante nossa presença na estação Brás, vimos toda a movimentação e indignação dos usuários com o problema. Alguns, subiam as escadas rolantes batendo nas laterais, causando muito barulho e gritaria. Após uma breve normalização, grande parte dos usuários se encaminhou para o Metrô, e quando notou-se um pouco mais de calma, a CPTM anunciou a normalização de circulação da Linha 12, e toda a massa voltou para a estação, porém, de maneira mais contida.
Em contrapartida, a circulação do Expresso Leste demorou um pouco mais para ser normalizada: usuários caminhavam na via entre as estações Luz e Brás, o que causou mais demora. Cerca de 20 minutos depois da normalização da Linha 12-Safira, os trens do Expresso Leste voltaram a circular, ainda lotados, mas distribuindo melhor a demanda.
Apesar dos problemas, nada justifica a atitude dos usuários em vandalizar os trens da maneira que foi feito, nem tampouco de tumultuar as coisas da maneira que fizeram. Um pouco mais de paciência e compreensão, e nada disso teria ocorrido. A circulação foi normalizada por volta das 19h30.

Usuários da Linha 12 foram orientados a usar o Metrô ou o Expresso Leste, que não comportou o fluxo

8 comentários:

  1. É Diego mas infelizmente os tumultos e a demora para restabelecer a circulação é culpa dos próprios usuários que não são nem um pouco pacientes...

    ResponderExcluir
  2. Sim Wagner, se os usuários tivessem sido um pouco mais pacientes, isso não teria ocorrido ontem. Mas eu também me coloco no lugar deles: não seria nada agradável ficar quase meia hora parado, em pé, num trem lotado, portanto...

    ResponderExcluir
  3. É tem razão Diego... É muito difícil... Essa é uma situação muito complicada, não tiro a razão deles também, visto que quando da problemas, isso acontece em todas as linhas e para eles é um modo seguro e uma solução para sair daquela situação...

    ResponderExcluir
  4. Acontece, de vez em quando pode haver uma falha ou outra se fosse no meu caso eu até entenderia mas como muitos não entendem já parte pra violência ou ignorância até no metrô acontece algum tipo de falha.

    ResponderExcluir
  5. O que não era para ter acontecido é o vandalismo com os trens, esse pessoal da linha 11 anda muito estressado ...

    ResponderExcluir
  6. são paulo precisa de um plano de contingencia mais eficiente e mais agilidade na solução dos problemas, fala-se em multa por falha na linha 4 amarela, se a cptm fosse receber uma multa pra cada falha, já teria fechado a muito tempo...

    ResponderExcluir
  7. Wagner, a Linha 4 possui um contrato de operação. Por ser concessionária, ela tem metas a cumprir. Metrô e CPTM não podem receber multas por falha, por que são diretamente do estado.

    ResponderExcluir
  8. Diego quando voce nao esta dentro dos seus deveres e lhe chamando atenção correto? se a mesma se propos a fazer esta linha tem que cumprir do mesma forma pois somos usuarios e pagamos por isso acredito que tem que ter se planejamento estratejico para pessoas ou apapopulção nao fique amercer de empresas assim que so visam lucratividade do que adinata trens modernos se quando chove nao consegue suportar uma garoa linha 9 esmeralda

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores