sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Profissão: Maquinista

Cabine de controle - Trem série 7000 (Frota 7500 e 8000 são similares)
Por Diego Silva

Quem admira ferrovia, sempre se espelhou no maquinista como a figura mais importante e destacada do ambiente ferroviário. Pessoa responsável por conduzir as enormes máquinas, o maquinista hoje não é mais valorizado como outrora, onde era visto como uma pessoa importante.
Desde a criação do trem, sua presença é fundamental para o controle do veículo. Inicialmente, os maquinistas tinham um trabalho muito duro e sacrificante: conduzir máquinas a vapor, em ambientes muito quentes e abafados. Com a evolução do tempo, e chegada dos trens elétricos, essa profissão ganhou vida nova, e os maquinistas passaram a ter maior conforto e segurança em suas cabines. A cada nova frota de trem que surge no país, a tecnologia e os comandos são mais avançados, tornando cada vez mais necessária a sabedoria desses profissionais. Mas a tecnologia está avançando rápido demais, e em determinados lugares do mundo (inclusive São Paulo), os trens não necessitam mais de operadores, funcionando automaticamente em um sistema chamado 'Driverless' (sistema utilizado mais em Metrô, como a Linha 4-Amarela de São Paulo, por exemplo).
Na CPTM, que conta com um grande efetivo de maquinistas, a situação não é diferente. Ao assumir o controle e administração dos trens em SP, a empresa encontrou um quadro desqualificado, que operava trens muito antigos, em situação precária. As frotas, não possuíam qualquer modernidade ou segurança, o que exigia muito de seu operador. Nesses 19 anos, muita coisa mudou, e o maquinista hoje conta com um verdadeiro ''avião'', sob seu controle. Nessa evolução, os trens ganharam ATC (equipamente de controle automático do trem), velocímetros computadorizados (até os fins de 1994, os maquinistas tinham que saber a velocidade dos trens por puro instinto), rádios comunicadores, indicadores de portas, câmeras de vigilância, ar-condicionado e diversos outros recursos tecnológicos.
Nesse ponto, o maquinista precisa estar sempre antenado às novas tecnologias existentes, para saber controlar da maneira mais correta e eficiente seu trem. A CPTM treina todo o seu efetivo regularmente, apresentando todo o padrão de operação, em um simulador de última geração.

Como se tornar maquinista
A CPTM recruta maquinistas de tempos em tempos, para operação de 13 séries distintas de trens, espalhados por suas seis linhas. Para se tornar um operador de trens, a pessoa deverá ter mais de 18 anos, ensino médio completo, curso de 40h de eletricidade básica e ser aprovado em concurso público. Após aprovado, passa por treinamentos específicos de combate à incêndios, certificação NR-10, conhecimentos básicos de ferrovia e estágio supervisionado, até que recebe as chaves dos trens.
A carga horária é de 8 horas por dia, em escalas 4x2x3x1 (trabalha-se quatro dias, folgando dois e após mais três dias, folga-se um). O salário-base gira em torno de R$ 2 mil, mais benefícios.

87 comentários:

  1. Realmente uma bela profissao, mas como tem maquinista ruim nesta cptm. Ha maquinistas que dao tantos trancos ao sair, outros ao estacionar, enfim tenham um pouco mais de consideracao com o usuario, procurem treinar um pouco e aprimorem seus conhecimentos, afinal os usuarios sao seres humanos, nao bois indo parao abate.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colega, nem sempre os trancos são causados pelo maquinista. As vezes o próprio trem dá esses trancos devido uma série de fatores que não cabe aqui explicar a um leigo.

      Excluir
    2. e outra dependendo do trem ele vai dar um tranco sim e não vai ser culpa do maquinista

      Excluir
    3. NÃO VEJO NINGUEM RECLAMAR QUANDO O AVIAO DA UM TRANCO, TREM É TREM MESMO COM TODA TECNOLOGIA, E QUANTO MAIS RAPIDO ELE ANDAR MAIS TRANCOS ESTA SUJEITO A SOFRER. UM ABRAÇO CASSIUS FERREIRA, MAQUINISTA EM FORTALEZA.

      Excluir
    4. que macies va andar de tren bala tolo

      Excluir
    5. Como conseguir fazer um curso ou mesmo ser um maquinista

      Excluir
    6. seu idiota, só se for sua mãe indo p abate, pois bois não podem sofre assim como qquer animal, seu animal.

      Excluir
  2. Pois bem, o condutor da nave em um universo interligado. Esse é o maquinista, a maior figura das redes ferroviárias. Tomara que nunca acabem, pois são necessários, e muito. Apesar de amante da ferrovia, nunca sonhei em ser maquinista, mas no futuro...Quem sabe?
    Em fim, cada um maquinista, seja a cor,a raça,o tamanho merece felicitações, e que fosse, a cada dia uma nova homenagem, por ser um grande bem feitor. E a que descordam, imagine, como seria o mundo sem eles?

    Quanto a questão da qualidade, concordo e descordo, se bem que tem que se aprender a frenar direito, mas principalmente no 7000, é difícil de se frenar com mais conforto e destreza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso que os maquinistas merecem todo respeito, penso ainda que eles merecem um salario melhor, no minimo cinco mil reais, é uma profissão linda, eu trabalharia por esse salario, porque sou apaixonado por trem, mas vendo o lado dos outros acho que poderiam melhor os salarios deles.

      Um forte abraço

      carlosfernandes2@hotmail.com

      Excluir
  3. A CPTM gaba-se em dizer que possui um moderno sistema de treinamento para maquinistas. Eu diria que isso é no mínimo questionável. A mais assustadora dessas notícias foi a que destacou o simulador, dizendo que esse método reduziria em 50% o tempo de preparo, que hoje gira em torno de seis meses. Realmente, na minha opinião como ferroviário, formar um maquinista em 3 meses (50% a menos) não está certo.
    Tempos atrás demorava-se por volta de um ano e meio para formar tal profissional.
    Precisa de mais tempo, mais estágio, tanto no trecho como nos pátios. O simulador ajuda, não tenho a menor dúvida e significa um grande avanço, mas considero que, cair pela metade o tempo de preparo é, no mínimo arriscado. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não não é arriscado pq nesse simulador vc não é só treinado para pilotar os trens, vc infrenta as maiores situações acidentais como atropelamento e etc..

      Excluir
    2. como faço pra ser maquinista sou daqui do rio de janeiro

      Excluir
    3. jeovanis, compra um de plástico e vai treinando, qdo estiver bom mesmo eu te contrato.

      Excluir
  4. Concordo Paulinho, esse simulador e toda tecnologia nova nunca conseguirá formar maquinistas tão bem como formavam antigamente.
    Boa noite!!

    ResponderExcluir
  5. Olá Paulinho!
    Conheci de perto parte do treinamento de maquinistas, e o simulador tem ajudado muito, isso não tem como negar. Tenho realizado treinamento de maquinista no simulador da Lapa, e os aparelhos simulam realmente toda a condição operacional. Claro, o estágio ainda é fundamental, para você conhecer de perto como tudo funciona. Talvez a redução do tempo não seja lá a melhor alternativa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diego Silva como eu fasso para conseguir pelo menos fazer o simulado dos trens

      Excluir
    2. deita nos trilhjos, o maquinista vai te ver e parar, enquanto ele dá a volta p ir até vc, vc se levanta e invade o trem e sai pilotando...só não vale cantar pneu

      Excluir
  6. Bom dia. Gostaria muito de trabalhar,isso é possível a vaga de emprego Maquinista na idéia inicial era que o trem da CPTM chegasse apenas até o Trabalho de Campinas à Jundiaí 40km. Sei que também querem colocar em pauta a contrução de um cptm entre Campinas e São Paulo em 2012. Obrigado, Abraçosss....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, tambem gostaria de trabalhar como maquinista, mas infelizmente tenho cinquenta e cinco anos e não sei se ainda dá tempo, bem que gostaria, pos adoro essa area de ferrovia.

      Um forte abraço

      carlosfernandes2@hotmail.com

      Excluir
    2. vc está sorte, foi inaugurada a linha de são paulo até o vaticano, direto.
      são 5000 kl de trilhos, vão precisar de 21000 maquinistas, mande seu curriculo

      Excluir
  7. Boa noite sou motorista de ônibus,queria se for possível, alguém me dessem algumas dicas de como tornar-se um maquinista,sempre admirei o trabalho.Gosto muito de dirigir,mas quero mudar de profissão,por favor me ajudem.

    ResponderExcluir
  8. Poxa vida quero tanto trabalhar nesta profissão, pode parecer piada para alguns mais onde eu morava no interior da Bahia tem uma estação de trem na época eu tinha uns 11 anos e aquilo me fascinava ficava parado vendo o trem passar era a coisa mais linda do mundo para mim e tinha um enorme vontade de conhecer uma locomotiva "acho que aquelas era movida a óleo disel eu acho", e hoje vendo os trens aki da cptm ainda tenho certeza que o meu sonho q ainda vai se realizar e eu seri um maquinista, pode não ser de trem de cargas sendo maquinista é o que importa, um dia eu chego lá.

    ResponderExcluir
  9. um dia meu sonho ainda se realizara e, com certeza eu seri maquinista...

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de saber se mulher acima dos 50 tem chance de se tornar maquinista, pois tenho grande interesse na profissão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Angélica. Sendo aprovada no concurso e nas demais etapas, não tem motivo para você não trabalhar conduzindo trens.

      Excluir
  11. Não posso ver um tem q tenho que olhar minha paixão

    ResponderExcluir
  12. Sempre tive vontade de ser um mais tinha que existir um curso de preparação para quem gosta da profissão

    ResponderExcluir
  13. Alguém sabe me dizer se vai abrir concurso para o vlt da baixada santista

    ResponderExcluir
  14. Respostas
    1. É necessário realizar concurso público, Flávio. Sendo aprovado nas etapas, a CPTM lhe dará treinamento e, dependendo do seu aproveitamento, será efetivado como maquinista.

      Excluir
  15. O curso de Eletricista Instalador serve?
    O curso tem carga horária de 160 horas.

    ResponderExcluir
  16. me surgiu um grande interesse em ser maquinista, gostaria de saber a qe recursos devo recorrer ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dayane: Ensino médio completo e um curso de eletricidade básica serão os primeiros passos. Depois você faz o Concurso público e aguarda ser convocada para as fases eliminatórias.

      Excluir
  17. Sou morador do estado do rio de janeiro,e gostaria de saber onde fazer um curso de maquinista aqui no rio de janeiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chafin, não existe um curso específico de formação de maquinistas... Você precisa ingressar em alguma empresa ferroviária para receber tal treinamento.

      Excluir
  18. boa noite. gostaria de saber se pessoa com deficiencia fisica pode se torna maquinista?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elaine, a CPTM não recruta portadores de necessidades especiais para o cargo de maquinista, devido à algumas complexidades da profissão (tais como descer na via, realizar procedimentos em áreas de risco e similares).

      Excluir
  19. Tenho tbm muita vontade será q alguem pode me dar uma explicação melhor de como fazer? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viviane, é necessário prestar concurso público e ser aprovada nos requisitos solicitados. Após as fases eliminatórias e o treinamento, você poderá ser maquinista.

      Excluir
  20. Eu gostaria de saber motorista dirige carro; motociclista dirige moto. e o maquinista ele dirige, pilota o que ele faz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O maquinista conduz o trem, Ademirson. Não existe um outro termo que possa ser mais adequado...

      Excluir
  21. quando averá novos concursos p maquinista?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hj mesmo. inscreva-se sente-se e aguarde. chamaremos até 2059

      Excluir
  22. Quando haverá outro concurso para maquinista?

    ResponderExcluir
  23. Serviços melhores eram na antiga CBTU, em SP. alem das tarifas mais baratas! Trens mais modernos com a velocidade de lesmas! Super lotaçao, tumulto etc! Saudades dos anos 70 e 80 nas ferrovias paulistas! Eram ruins, mais hoje e muito pior.

    ResponderExcluir
  24. Ola sou o julio adimiro muito essa proficao e gostaria muiro de fazer parts desse time,quanto aos comentario dos colegas acima acho que o povo nao gosta de modernidade e reclama de barriga cheia,porq a lugares que nem trem existe e as pessouas nao reclama,acho que eles gostaria que is trems fosse iguais a antigamente tudo quebrado sem seguranca alguma e sem nem um tipo de comfort.
    Gente nao reclama, afinal aqui nos temos de tudo por todo o canto de Sao Paulo podemos pra varios lugares com mesnos de R$4:00 reais veleza.

    ResponderExcluir
  25. Meu sonho é ser Maquinista de Trem , Gostaria de saber se o curso Eletricista Instalador serve ?

    ResponderExcluir
  26. Tenho um Enorme sonho em Ser maquinista na CPTM. e Estou me Esforçando ao Máximo nos estudos para quando completar meus 18 anos tentar prestar concurso na CPTM; Porém Estou a Procura de curso de Eletricista qual tipo de Curso de Eletrica que poderia fazer para ser maquinista?
    Alguns destes Cursos abaixo servw, se sim qual?

    ELETRICISTA DE MANUTENÇÃO
    ELETRICISTA INSTALADOR
    AUTOMAÇÃO PREDIAL - INSTALAÇÃO DE SISTEMAS AUTOMATIZADOS E DE SEGURANÇA ELETRÔNICA

    Por favos me Ajude! Quero muito Trabalhar na CPTM.
    Obrigado pela atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. welington, o curso q vc tem q fazer é eletricista espacial. são dois anos no espaço, depois vc faz uma complementação em um submarino, mais dois anos, só então poderá pilotar trens ok?

      Excluir
  27. Gostaria de fazer parte deste quadro de ferrovias

    ResponderExcluir
  28. Nossa pensei que eles ganhava mais aff muito pouco eles recebem...

    ResponderExcluir
  29. Opa beleza diego ?...cara pra fzr o concurso eh necessário ter curso de eletricidade ou após o concurso pode fzr o curso...detalhe tenho 3 anos de curso técnico de eletricidade básica e telecomunicações...ambos foram no msm período

    ResponderExcluir
  30. Opa sera que este ano tem concurso para CPTM 2016 o ultimo foi em 2014

    ResponderExcluir
  31. Quantos trens um maquinista de trem da cptm, conduzem por dia, em sua jornada de trabalho.

    ResponderExcluir
  32. Em SP a formação de maquinista é em nível técnico ou considerada técnica? Gostaria muito de saber disso. A formação é a de Técnico em trasporte sobre trilhos?

    ResponderExcluir
  33. Quero ser maquinista e estou começando estudar para o concurso, faço um curso no Senai de eletricista automotivo, mas gostaria de saber se esse curso vale para a vaga e tambem se precisa de CNH? Lucas

    ResponderExcluir
  34. Gosto muito de ferrovia e trem, estou fazendo curso só para disputar a vaga.

    ResponderExcluir
  35. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  36. Não vejo problema algum com os trens dá CPTM , e gosto muito de do serviço deles , já que adoro trens e tenho um sonho de ser maqnista .
    Vou me esforçar bastante neste concurso pra tentar chegar na tão almejada posição e realizar meu sonho .De ser um maqnista dá CPTM , me ajudaria muito já que também me encontro desempregado.

    ResponderExcluir
  37. alguém poderia dizer onde faz o curso de maquinistas por favor agradeço

    ResponderExcluir
  38. Faço a mesma pergunta de Fernanda onde acho curso de maquinista ferroviário em Fortaleza. niwsands_ar@hotmail.com

    ResponderExcluir
  39. Aqui em São Paulo, pelas informações que obti, é necessário para o concurso, um cursos de elétrica básica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim vc precisa saber por uma tomada no buraco, ascender uma lampada e limpar uma geladeira. pronto. está formado e ja pode sair com seu trenzaão por aí mostrando p as gatas

      Excluir
  40. Eu fiz Elétrica automotivo, e agora estou fazendo eletricista instalador, ambos com o conteúdo de elétrica básica, um com 40 horas e outro com 80 horas.

    ResponderExcluir
  41. Oi gostaria de saber se precisar ter habilitação categoria "D"?

    ResponderExcluir
  42. Bom dia gostaria de sabe como eu faço esse curso aqui no Rio de janeiro para trabalhar como maquinista e um sonho que eu tenho e gostaria de realizar MT obrigado.

    ResponderExcluir
  43. Bom dia gostaria de sabe como eu faço esse curso aqui no Rio de janeiro para trabalhar como maquinista e um sonho que eu tenho e gostaria de realizar MT obrigado.

    ResponderExcluir
  44. Olá Bom!! dia!!tenho 50 anos e ensino médio é o suficiente para tentar o concurso aqui em São Paulo para maquinista para CPTM.um GRANDE ABRAÇO A PARABÉNS!!!PELO BLOG!!!atc Paulo Roberto

    ResponderExcluir
  45. Olà pessoal!!! . Para fazer Prova do concurso, é necessário fazer um curso de elétrica, por que na prova cai conhecimentos de eletricidade básica.
    To terminando o 2° curso de elétrica no Senai, e baixei a última prova para melhor compreensão do conteúdo requerido.

    ResponderExcluir
  46. É necessário que fazer um curso de elétrica, e ensino médio completo, e claro... passar na prova e nas outras etapas, uma boa noite a todos!!!! Muito bom esse espaço para conversamos sobre ferrovia, principalmente para aqueles que gostam. Valeu !!!!

    ResponderExcluir
  47. O pessoal sumiram kkk
    Está chegando o concurso, vamos aguardar

    ResponderExcluir
  48. Olá Bom!! dia!!tenho 50 anos e ensino médio é o suficiente para tentar o concurso aqui em São Paulo para maquinista para CPTM.um GRANDE ABRAÇO A PARABÉNS!!!PELO BLOG!!!atc Paulo Roberto

    ResponderExcluir
  49. Olá Bom!! dia!!tenho 50 anos e ensino médio é o suficiente para tentar o concurso aqui em São Paulo para maquinista para CPTM.um GRANDE ABRAÇO A PARABÉNS!!!PELO BLOG!!!atc Paulo Roberto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. infeelizmente só pegamos a partir de 80, ou seja, vc tem q esperar mais 30

      Excluir
  50. Quero muito fazer esse concurso para ser maquinista, alguém sabe quando vai haver concurso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Da uma olhado no site da RBOconcursos, saiu o edital CPTM,mas não saiu vaga para Maquinista desta vez, vamos aguardar os próximos.

      Excluir
  51. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  52. eu sempre quis ser um maquinista admiro muito a CPTM o meu sonho é se tornar um maquinista eu tenho fé em Deus que eu vou chegar la

    ResponderExcluir
  53. eu sempre quis ser um maquinista admiro muito a CPTM o meu sonho é se tornar um maquinista eu tenho fé em Deus que eu vou chegar la

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores