sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Trens da Linha 7-Rubi já circulam pelas novas vias

Trem série 1100 - Proximidades da Estação Luz - Novas vias já estão em uso
Por Diego Silva

Caros leitores, ontem pela manhã, o tráfego dos trens foi aberto nas novas vias construídas ao longo de três meses, na Linha 7-Rubi, que liga Luz à Francisco Morato. Apesar da demora, notamos uma redução de cinco minutos em nosso trajeto diário (entre Luz e Lapa), e na hora do retorno, nada mais da tão falada 'fila de trens', para entrada e saída na estação Luz: novos amv's (aparelhos de mudança de via) já prontos, instalados e operacionais. Essa obra foi uma das mais demoradas e prejudiciais aos usuários dos últimos tempos, pois durante sua execução, os trens da Linha 7 se acumulavam em fila para entrar e sair da estação Luz, causando transtornos e impaciência por parte dos usuários. Para se ter ideia, o trajeto Palmeiras-Barra Funda x Luz, que é realizado em cerca de 5 minutos, chegou a ser feito em quarenta minutos, alcançando pico de uma hora.
Mas após tanta espera, eis que o tráfego foi novamente aberto, e com um detalhe curioso: os trens da Linha 7 já estão estacionando na plataforma número 5 da estação Palmeiras-Barra Funda. Até o fim da tarde de ontem, no sentido Luz, os trens permaneciam na plataforma 10 desta estação, mas em breve deverão migrar para a plataforma de número 6. Com isso, deverão iniciar as obras nas vias 7, 8, 9 e 10, a fim de preparar o terreno para a chegada do Expresso Leste na estação multimodal.

Linha 10 permanece prestando serviços somente até a estação Brás
Linha 10
Ainda não sabemos quando a Linha 10 irá retornar para a estação Luz. Pergunta frequente não só dos leitores, mas também de amigos, parentes e conhecidos, as obras do trecho entre Luz e Brás estão praticamente prontas (apesar de todos os dias um caminhão de via estar à trabalho na saída da estação Luz). Segundo informações extra-oficiais, durante a terceira fase de obras para substituição dos trilhos na estação Luz (vias 3 e 4, do Expresso Leste), os trens da Linha 10 deverão permanecer ao menos por mais 60 dias na operação Rio Grande da Serra <> Brás.

12 comentários:

  1. Agora sim estou feliz!!!! Mas então os trens estão usando o novo AMV da Luz???

    ResponderExcluir
  2. Muito bom saber disso!!
    Olha juro que é verdade, todos os dias pensava era na Linha 7-Rubi, quando poderia ir de Barra Funda a Luz de trem. Agora pelo menos algum ou outro 7000 das Linhas 9-Esmeralda ou 11-Coral podem retornar para a Linha 7-Rubi. Ou mesmo, talvez depois da chegada do primeiro 8000 um 2070 fosse para a Linha 11-Coral e outro 7000 retornava para a Linha 7, e assim por diante.

    Boa noite de uma sexta festiva para todos!!

    ResponderExcluir
  3. bom, muito bom mesmo, já foi dado o primeiro passo para transformar a linha 7 num metrô de superficie, assim tem que ser

    ResponderExcluir
  4. Me diz pra que tanta via pro Expresso Leste??? E porque todo esse privilégio???

    ResponderExcluir
  5. Olha Wagner, o Diego Silva deve saber melhor, mas acho que além do Expresso Leste, a Linha 9-Esmeralda terá seu lugar em Barra Funda, se não for a Linha 9 será o Expresso ABC e se não for esses dois o Expresso Aeroporto, mas em fim, o que tenho quase certeza é de que não teremos apenas o Expresso Leste de novo em Barra Funda.

    ResponderExcluir
  6. Até quem em fim uma coisa boa acontece na Linha 7 Rubi, depois de tantos caus!!!

    Com estas obras a CPTM deveria ter feito as trocas de dormentes nas duas vias que a linha 7 irá passar para chegar até a Barra Funda, assim aproveitava o mesmo embalo...

    Bem Wagner pelo que sei o Expresso Leste vai ir a té a Barra Funda, com isso ira desafogar a Linha 3 do METRO. A Barra Funda irá ser a estação Term. da Linha 8, agora os Expresso ABC e os Expresso Aeroporto tem seus PF na estação Luz, na Barra Funda será a estação Term. do Expresso Jundiaí também, já a Linha 9 pelo que sei irá chegar na estação da Lapa, primeiro, depois acho que vão tentar leva-la para Barra Funda.

    ResponderExcluir
  7. a linha 9 esmeralda vai fazer final em agua branca, a parada na lapa será excelentevai ter integração entre linhas 20 e 6 do metro e entre as linhas 7,8,9 da cptm. quem vem de francisco morato vai acessar o brooklin com apenas uma baldeação, quem vem da linha esmeralda, o maior beneficio vai ser o acesso a zona norte pelo metro

    ResponderExcluir
  8. Olá Wagner! Os trens da Linha 7, pelo que percebi, estão usando o antigo AMV, mais a frente do novo. Mas isso não é o mais importante, e sim o fim da fila de trens para estacionar na Luz. Isso era muito incomodo para os usuários.

    ResponderExcluir
  9. Diego, pelas informações, Palmeiras-Barra Funda irá receber as linhas 7,8 e 11. Não estou informado sobre a chegada de mais uma linha por ali.

    ResponderExcluir
  10. Se a Linha 9 for chegar mesmo até Água Branca, poderia dar mais um esticada e fazer terminal na Barra Funda

    ResponderExcluir
  11. Zocateli, se levarmos a Linha 9-Esmeralda para Palmeiras-Barra Funda, esta estação não irá comportar a demanda. A Linha 8-Diamante consegue absorver melhor.

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores