sexta-feira, 18 de novembro de 2011

15º SIPAT mostra melhorias nas condições de trabalho da CPTM

Trem série 3000 - Estação Itapevi
Fonte: CPTM (Intranet)

Cerca de 270 empregados participaram da abertura da 15ª SIPAT [Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho] da CPTM. O evento aconteceu nesta segunda-feira [7], no auditório do Edifício Cidade I [Boa Vista], e abriu as atividades que acontecerão até sexta-feira [11], em diversos locais da Companhia.

Na abertura, o diretor de Engenharia e Obras, Eduardo Wagner de Sousa, ressaltou a importância da SIPAT para a CPTM. "Não estamos aqui apenas para cumprir uma obrigação. Esta semana é um momento para pensarmos na preservação da saúde e da vida".

Com o tema "A minha, a sua, a nossa responsabilidade em relação às condições ambiente de trabalho", a SIPAT traz a reflexão sobre o papel de cada ferroviário na construção de um ambiente de trabalho mais saudável e seguro.

Durante o evento, os representantes de cada uma das sete CIPAs [Comissão Interna de Prevenção de Acidentes] relataram as dificuldades, os desafios e os casos de sucesso desta gestão. Cada CIPA escolheu uma palavra que representasse as diretrizes que vem norteando sua atuação ao longo do ano, respectivamente: comprometimento, união, determinação, resultados, conscientização, participação e desempenho.

A gerente da GRH [Gerência de Recursos Humanos], Elisabete de Carvalho, falou sobre os motivos de afastamentos e acidentes na companhia, mostrando com números a classificação das ocorrências e quais são os tipos de afastamentos mais comuns na empresa. "Podemos observar que 73% das ocorrências ainda vêm de atitudes inseguras e que mudar este quadro depende de cada um de nós, por que as atitudes de cada um refletem em todos".

Lilian Gonçalves foi a convidada responsável pela palestra sobre Gerenciamento de Riscos Ambientais, apresentando brevemente a Ferramenta de Informações Gerenciais, estruturada basicamente para o acompanhamento, controle e monitoramento do Ciclo de Gestão de Vida dos Empreendimentos.

Também foi apresentado pelo Engº Luiz Brasil Runha o conteúdo do TAC [Termo de Ajuste de Conduta] firmado recentemente, que estabeleceu um conjunto de ações a serem implementadas pela CPTM. Destacou que a responsabilidade pela correção das diversas situações e, na seqüência, pela manutenção das melhorias nos ambientes de trabalho é de todos os gestores. Além disso, apresentou materiais de divulgação destinados a campanhas de esclarecimento de direitos do cidadão, que serão veiculadas em breve nos espaços da CPTM, em cumprimento à determinação de ação social, prevista pelo Ministério Publico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores