quarta-feira, 9 de novembro de 2011

CAF 8000 - A cara nova da Linha 8-Diamante

CAF Série 8000 - O novo trem da Linha 8-Diamante
Por Diego Silva

Durante muito tempo, os habitantes da zona oeste de São Paulo mais as cidades de Osasco, Carapicuíba, Barueri, Jandira e Itapevi utilizaram os antigos trens da série 5000, fabricados entre 1978 e 1980. Após tantos anos de operação e de seguidos problemas, principalmente de algum tempo para cá, chegou a hora da revovação da frota. E a CPTM, em sua primeira experiência de PPP (Parceria Público Privada) irá entregar em breve o seu primeiro trem open-gangway: o CAF série 8000. Fabricados na planta industrial da CAF em Hortolândia, no interior de São Paulo, os novos trens trazem o que há de mais moderno no mercado ferroviário.
Mesmo sendo similares aos novos trens séries 7000 e 7500, a frota 8000 traz poucas diferenças em relação aos seus 'parentes': além do gangway (que é a passagem livre entre carros, de uma ponta a outra do trem), essa frota vem com portas mais largas, o que facilita o embarque e desembarque dos usuários. Apesar de serem trens mais curtos em relação aos atuais (a frota 8000 vem com oito carros/trem, enquanto a frota 5000 opera com 12 carros/trem), a frequencia de viagens deve aumentar consideravelmente na Linha 8, com uma redução significativa do intervalo.

Detalhe da passagem entre carros - 'Sanfona' do Gangway
Atualmente, treze composições de 12 carros mais 6 trens de oito carros estão realizando a operação da Linha 8-Diamante, ligando Júlio Prestes à Itapevi. Quando da chegada dos 36 novos trens da série 8000, em parelelo com a instalação completa do novo sistema de sinalização, apenas a nova frota deverá circular pela Linha 8, oferecendo um novo serviço, com trens modernos, rápidos, eficientes e confortáveis. As composições são baseadas em caixas de aço inox, com aparelhos de ar-condicionado, câmeras de vigilância, portas com larguras de 1,60m, detectores de fumaça, indicadores de estação, telas de lcd informativas e um eficiente sistema de absorção de impactos.

Trem série 7500 (ao fundo) e trem série 8000: Diferença na largura das portas
De acordo com expectativas, o primeiro trem da série 8000 deverá circular comercialmente ainda neste ano. Uma das unidades está realizando testes durante os horários de menor movimento, tanto na Linha 8-Diamante quanto na Linha 9-Esmeralda. Com essa renovação, é muito provável que a frota de trens da série 5000 saia de circulação, sendo realocados para outra linha ou ganhando sua merecida aposentadoria.

53 comentários:

  1. Pelo que vi na inscriçao da mascara facial do trem, ele diz ser o 22 trem, entao ja ha 22 trens desta serie prontos?

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  2. Não tinha um plano anos atrás de trocar a estação Júlio Prestes com a Luz? Alguém já ouviu falar disso?

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  3. Caro arquiteto, 0 22º trem significa que este será o 22º trem entregue este ano...

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  4. Certo, esses novos trens serão a frota titular da L8? E os TUEs 2070 e 3000?

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  5. Caro Paulo, essa ideia de desativar a estacao julio prestes foi apenas boato, nada de concreto, a propria cptm atraves de sua ouvidoria informou em meu email, que nunca teve esta possibilidade, e que todos frequentadores da julio, podem ficar
    tranquilos.

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  6. E os trens novos da L7??? Vão esperar ficar velhos para devolve-los??

    Sei que este não é o assunto da publicação, mas gostaria de declarar a extrema insatisfação com a CPTM, os trens estão dando problemas diários desde o dia 03/11, e, falha no sistema elétrico dias 08 e 9/11. agora ficam as perguntas:
    1. Porque a CPTM não faz manutenção preventiva na Linha 7?

    2. Porque os trens novos não vão para a linha 7 sendo que mais da metade dos trens comprados já foram entregues? (Acho que apenas 5 7000 rodam, sendo que é dois rodando e 3 parados na Lapa)

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  7. E isso mesmo Zocateli, sao apenas 2 trens rodando na linha 7, ou seja a cptm como sempre faz pouco caso da linha 7.

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  8. A CPTM não esta nem aí, ela deve pensar: Havendo 1100 pra que levar mais trens para lá??? Este com certeza é um pensamos muito tolo, mas tenho certeza que é por esse motivo... No entanto a cptm tem que ver que os 1100 tem capacidade menor...

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  9. Capaz de a CPTM mandar os 5000 para a L7, já que sempre ficamos com sobras...

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  10. Diego, vi esse Serie 8000 lah em Altino mas tbm vi 2 composições do 7000 lah encostadas sem a Prancha do Pantografo vc sabe me dizer oque aconteceu ?

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  11. Sabe qual o problema da L7? Os usuários ainda não perceberam, ou se perceberam ficaram em silêncio, os 7000 foram encomendados para atender a necessidade da L7, mais nessa mesma época a L9 estava de mudança de 4 para 8 carros por trem, então decidiram enviar para meio que acostumar os usuários da Linha "Rica", mas, se passaram quase 1 ano e nada dos TUEs 7000 voltarem para a L7 e L12. Eai? Como fica a L7, como o Zocateli disse, ficam com a sobras.

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  12. Sem contar que tem um 7000 quebrado que foi envolvido em acidente com o 1700 alguns meses atrás na estação Barra Funda e sabe lá como esses trens 7000 vão vir pra linha 7 Rubi e em que estado de conservação.

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  13. Aposto que virão tudo vandalizados... Cadê os vinte "novos" trens???

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  14. Calma, acalmem-se todos! A Linha 7-Rubi, não está lá essas coisas não, mas os Vinte novos trens chegarão tanto a Linha 7-Rubi quanto a 12-Safira. E envolvido com isso, por incrível que pareça o 8000. Com a chegada desses, os 3000 voltam a Linha 9-Esmeralda, que devolverá 5 7000 para as linhas 7 e 12. E os 2070 no Expresso Leste, ajudarão, então a carga de mais 10 trens as Linhas 7 e 12. Ou seja, seriam disponíveis, com isso, 11 novos trens retornarão as linhas de origem, então, somados aos outros 10, virariam 21 trens CAF 7000. Ou seja, 10 trens para a Linha 12-Safira e 11 trens para a Linha 7-Rubi.


    Agora, dizer que a Linha 7 só fica com as sobras, é um equívoco. Pois possui trens almejados como o Mafersa 1700. Enquanto, que as linhas 12 e 11-B, ficam com as verdadeiras sobras, que são 1400 e 1600 e até o 4400. E os trens da Série 1100, são ótimos, eles tem um bom desempenho lá, e apesar da capacidade, após a entrega de alguns 7000, o intervalo diminui. O 5000, em minha opinião, não tem qualquer chance de ir a Linha 7-Rubi. Os 7000, estão vandalizados, mas nada que uma boa manutenção não resolva. Não que seja pouco caso com a Linha 7-Rubi, mas e a 11-Coral banda B? Temos que pensar...


    Agora, eu vi o 8000 em Altino e gostei. Ele tem umas medidas diferentes dos seus coirmãos 7000 e 7500. Eu mal posso esperar pela chegada do 8000, será uma beleza mesmo!
    Boa noite a todos!

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  15. Arquiteto, esse ano a gestão atual adotou um novo sistema de identificação dos trens. No caso do 8005/8008, está como ''22º Novo Trem 2011'', e como citado, é o 22º trem entregue nesse ano. Antes dele, os 7000 restantes e todos os 7500.

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  16. Paulo, a ideia não era bem trocar as estações Júlio Prestes e Luz, mas sim, encerrar as atividades de Júlio Prestes, transferindo o terminal da linha 8 para Palmeiras-Barra Funda. Não será para agora.

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  17. Vitor, os trens série 2070 deverão ser enviados para o Expresso Leste, segundo um documento que está na intranet da CPTM. Os Siemens 3000 estão com destino indefinido até o momento.

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  18. Arquiteto, a ideia de desativar Júlio Prestes não é um boato. Existe um documento na intranet que mostra claramente a intenção de desativar a estação nos próximos anos. A CPTM disse por email para você a situação para curto prazo. Em médio prazo, a estação será sim desativada.

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  19. Wagner, não adianta colocar os 20 7000 para rodar junto com 12 1700 e 11 1100. A sinalização não aguenta esse efetivo inteiro de trens, além de não ter como suprir tamanho consumo de energia.

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  20. Zocateli, o Francorail 5000 não serviria para a Linha 7, por conta das rampas elevadas. Esse trem foi feito para correr em trechos mais planos, apesar de subir o trecho de Júlio Prestes, que é um pouquinho íngreme.

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  21. Leandro, me passaram que houve um probleminha com um 7000, que havia perdido a canoa do pantógrafo. O outro que estava sem, provavelmente estava em manutenção.

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  22. Prezados, esses 7000 deverão voltar em pleno funcionamento. Ninguém vai reparar em vandalismo ou qualquer coisa do gênero, já que é um mal de todas as linhas.

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  23. Nossa Senhora de Aparecida! Não vão reparar nada, e eu que pensei que o descaso nesse gestão não iria existir...

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  24. Ta certo, mais como fica a L10? Serão encomendados trens de seis carros, ou aumetaram as plataformas para receber os trens de 8 carros?

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  25. Diego, existe algum prazo para esses 7000 voltar para as Linhas 7 e 12? Vão esperar chegar trens mais novos nas outras linhas para depois mandá-los de volta?

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  26. Vitor, a Linha 10 permanece com os CAF 2100. Não tem planos para compra de novos trens contemplado até 2014.

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  27. Zocateli, não tem prazo para trazer os 7000 de volta para 7/12. Dois voltaram esses tempos, para a Linha 11-Coral (um deles, inclusive, era da Linha 12).

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  28. Amigos queridos, bom dia!

    Estive lendo alguns dos muitos comentários e vou postar daqui de Altino alguns dados interessantes:

    1- Na linha 8, em circunstâncias normais operam 17 trens série 5000 mais 6 unidades 2070 e 4 3000. Com o aumento dos problemas no série 5000 dificilmente alcança-se esses 17 trens no horário de pico;

    2- Um detalhe muito importante no série 8000, além das portas mais largas que os 7000 e 7500 e o sistema "open-gangway", eles possuem um número bem limitado de assentos, por volta de 42 cada carro, contando com os assentos de uso preferencial;

    3- Existem alguns trens série 7000 e 7500 com problemas de pantógrafo. Tem faltado peças. Aliás, isso é preocupante. Faltam muitas peças de reposição para a linha 7000, isso com menos de 2 anos operando. Também faltam peças para o 2070 e o velho 5000 nem se fala.
    Alguns casos mais graves são 8 carros série 2070 parados há meses por falta de peças e um 7000 que teve uma pequena batida na lateral, os quais estão servindo "da própria carne" para suprir de peças unidades em operação;


    4- A Julio Prestes, pessoalmente não tive acesso a informações precisas, mas dado o sentido que a CPTM está avançando, a Julio deve virar peça de museu, levando a linha 8 até a Luz. Também acredito na desativação das estações Lapa- linha 8 e Lapa- linha 7, criando-se uma estação única entre as duas, aliviando Palmeiras-Barra Funda;

    5- O destino do 5000? Não se sabe ao certo. Informações extra-oficiais dizem que ele continuará operando na linha 8 por um tempo. Outros, que já foi aberta licitação para reforma, mas como eu falei, acho que nem o governador sabe dizer para onde estes trens irão.

    Por hoje é isto pessoal. Abraços, fiquem com Deus.

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  29. Essa de a Júlio Prestes dar lugar à Luz na Linha 8 era parte do projeto Integração centro, não? Lembro até de algumas daquelas placas com o intinerário da linha coladas acima das portas dos trens da linha 8 já tendo a Luz e o Brás como estações integrantes da linha, e a Júlio Prestes de fora.
    O projeto integração centro ainda existe, há alguma data para a implantação? E... há planos de levar a linha 8 até o Brás? :D

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  30. Afinal , não entraria em operaação este mês o novo série 8000 na linha 8 diamante???Cadêo 21º trem novo da cptm de 2011 que neste última semana já não o vi mais nó pátio da cptm e nem na linha 8????Só está lá o 22º,ou seja o segundo trem serie 8000 da caf...

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  31. Renan, há muito tempo se fala de puxar a Linha 8 para o Brás, ou coisa parecida. Soubemos que até 2020, o plano é desativar Júlio Prestes e que esta linha finalize em Palmeiras-Barra Funda. Temos que esperar para ver quais serão os planos da CPTM em relação a isso.

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  32. Vagner, levantaram boatos sobre o início de operação do CAF 8000. Não confirmei nada, por isso não anunciei que esse trem iria circular. Apesar de ter visto ele em testes uma noite dessas, pelo painel do centro de controle...

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  33. estao os 2 8000 la da caf parados em altino,alias vi o 8005-8008 rodando de manha na L8 mais de tarde ja vi ele novamente parado em altino,axo q era so para testes,alias ja sao 4 serie 8000 em altino, 8001-8004 que é o adesivado com 21 novo trem,o 8005-8008 que e o 22 novo trem,e os 8009-8012 e 8013-8016, mais esses nem em testes ainda estao,alguem saberia informar QUANDO esses trens vao entrar na L8??? nossa estao a mo tempao em testes,sera q ainda esse ano eles entram na linha ????

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  34. Amigo Tarcisio
    Eu tinha impressão de só terem chego 3 série 8000. Um dos principais problemas para a não operação desses trens é o tipo de sinalização. Estão chegando apenas com o CBTC e recebendo o ATC provisoriamente para operar, afinal, a CAF tem urgência de colocá-los para rodar devido aos imensos problemas que eles tem com o 5000. No projeto inicial seria colocar 2 8000 e devolver 1 5000 para a CPTM.
    Abraços

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  35. Boa tarde, galera, em altino têm o 21º,22º e 23º trem novo de 2011 da serei 8000, e tem um sem nomenclatura ainda , que deve ser o 24º da série 8000.Hoje estava sendo feito teste no 23º e 24 º(esse último sem nomenclatura), o 21º e 22º achei estranho, no painel frontal estava escrito R. grande da Serra e no outro osasco, se´ra que eles estavam em teste em outra linhas???

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  36. Vagner, é comum que os novos trens apareçam com esses letreiros diferentes. Durante os testes, todos os destinos são avaliados, para comprovar o perfeito funcionamento do equipamento. Fato é que, durante testes na Luz, o CAF 2100 estava com letreiro 'Júlio Prestes'

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  37. paulo vc saberia informar o paradeiro do R1 7501-7504 que nao foi entregue, e tbm o porque o R8 7529-7532 nao recebeu o adesivo de trem entregue,meio q ficou avulso aos demais, ja que o R7 7525-7528 recebeu o adesivo de 20 trem entregue e depois pularam esse R8 e e colocaram o 8001-8004 como 21 novo trem,estranho neh,e a reposiçao de peças dos 7000/7500 continua precaria? e o cofesbra 2091-2094 sera q esse n volta mais a rodar? porque faz mtoooooooooooooo tempo que nao o vejo mais...eram pra ser 6 unidades na L8 e so tem 5 e olhe la... abraços t+

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  38. porque a cptm nao integra a luz com a julio prestes, ficaria mais facil para os usuarios a chegarem ao seu posto de trabalho. Acho um absurdo ser tao perto uma estacao da outra e nao ter um tunel ou passagem para ir de uma estacao a outra.

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  39. Ratioleire, não tem cabimento integrar Luz e Júlio Prestes. Muitos leitores estão sugerindo isso, mas não tem cabimento, as estações são muito próximas para tal arte.

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  40. mais mesmo assim diego,por ser perto poderiam fazer uma integração,a J.PRESTES e um patrimonio historico e pode sim fazer a integraçao cm a LUZ,assim n precisaria mexer na 10 que poderia voltar normalmente para a luz,(nao sei pq ainda nao voltou)e poderia desafogar a L7 nos horarios de pico,linha que leva tds os usuarios da L8 que tem q descer na B FUNDA pra pegar a L7 pra luz alem dos proprios usuarios q ja vao pra luz de manha e depois voltam pra B FUNDA a tarde,no horario de pico,mew pegar a L7 de no horario de pico a tarde é um inferno,tenho ctz que se fizesse a integraçao da LUZ e J.PRESTES cm ctz mtos dos usuarios ja iriam direto prala pegar a sua linha e desafogaria legal a L7 no horario de pico.

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  41. a cptm tem que fazer teste desde trem 8000 na L7 e continuar as obras da estação de francisco morato o viaduto da estação de caieiras e a estação de FCO da rocha e a reforma nas demais estações da L7 porfavor CPTM a população que usa a L7 DA CPTM precisa disso coloca os trens novos...

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  42. CPTM está testando o CAF 8000 nas linhas do Expresso Leste. Esse trem foi visto sábado por mim no estacionamento do Tatuapé.

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  43. Edimilson Gomes
    Pqwe o 8000 está sendo testado no expresso leste

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  44. Edimilson, não sei lhe informar o motivo do CAF 8000 ter realizado testes no Expresso Leste. Acredito que tenha sido porque aquele trecho tenha retas onde foi possível fazer testes de velocidade, algo que não é tão possível na Linha 8-Diamante.

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  45. qwer sera feito com as composições Francesas qwe estão rodando
    serão vendidas ou vão para corte ??

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  46. qwando os 8000 irão entrar em operação comercial
    qwantas coposições forão entregues até a data di hj ??
    abraço

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  47. Edimilson, as composições série 5000 ainda não tem um destino certo. A CPTM não se manifestou sobre o que pretende fazer com elas. Quanto aos CAF 8000, foram entregues 3 trens: 8001/8004, 8005/8008, 8009-8010/8023-8024. Semana passada, chegou mais uma metade, que é 8025/8026, ou seja, temos três trens e meio em Presidente Altino.

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  48. Previsão para as composições novos rodarem ??
    O presidente da cptm em entrevista afirmou qwe os primeiros 8000 ja estarião em operação comercial no mes de dezembro mais precisamente na data de 20 à 25/12/2011 e até agora...
    Tbem falou qwe até 2013 tdos os 8000 estarião rodando mas pelo visto acho qwe ñ vai rolar
    "se está dificil de ver um imagine trinta e seis em operação"
    espero qwe eu esteja errado!

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    1. Edimilson, não podemos confiar em prazos da CPTM. Essa nova gestão não está cumprindo nada, além de retirar o que já existe. Até 2013 devemos ter sim todos os 8000 por aqui.

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  49. afinal será q esse mês ainda irá circular esses trens na linha diamante ou ficará prezos a testes e mais testes em presidente altino, ah segundo o que vi hj em presidente altino temos o 21º,22º,23º, um sem identificação e parte do quinto, ou seja,já são cinco trens dessa série.

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    1. Vagner, de fato já temos quatro trens e meio, mas todos permanecem em 'testes', segundo informações. Não sei dizer à você quando esses trens irão rodar comercialmente, mas esperamos que até o fim de fevereiro venham notícias.

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  50. uma pergunta a linha 12 vai ficar com quais trens os 7000 os 1600 1400 5550 não seria bom padronizar as maioria das estações são novas estão trocando todos os poste de ferro por de concreto

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