terça-feira, 15 de novembro de 2011

CFP 'Engº James C. Stewart' no Inova Senai

Entrada do evento, no Anhembi
Por Diego Silva

Na última quarta-feira, estivemos visitando o Inova Senai / Olimpíada do Conhecimento 2011, no espaço Anhembi, na zona norte de São Paulo. O evento reuniu praticamente todas as escolas SENAI do estado de São Paulo, com o intuito de apresentar inovações tecnológicas voltadas ao raciocínio intelectual, além de promover uma disputa entre os melhores alunos. Como representante do Senai da CPTM, presenciamos todo o evento e mostraremos para vocês as nossas impressões.

Em um espaço gigantesco, o evento contou com milhares de pessoas
Em uma tarde bastante quente em São Paulo, visitamos o Inova Senai a pedido da própria CPTM, evento esse que os alunos participam com projetos interessantes, sempre voltados para inovação e tecnologia. Ao chegar no local do evento, notamos o tamanho do espaço que estava sendo utilizado para realização da feira. O mesmo espaço, aos finais de ano, costuma abrigar a 'Super Casas Bahia', a maior loja de vendas à varejo da América Latina. Divididos em estandes e em espaços reservados, os alunos de todas as escolas Senai praticavam suas atividades, além de apresentar suas inovações tecnológicas. Em cerca de duas horas, visitamos toda a feira (dando uma volta completa em todo o circuito de estandes). Materiais muito interessantes, algo que mostrou para todos os visitantes que o futuro da indústria brasileira está muito bem preparado, ou seja, mão-de-obra qualificada tem sim, e de sobra. Falta agora às empresas oferecer uma oportunidade para esses jovens estudantes. Todo o tipo de disciplina pode ser visto no Inova: moda, mecânica, elétrica, tecnologia dos calçados, automobilística, fresagem, instalações prediais, hidráulica, panificação, gastronomia, robótica, confecção, marcenaria e diversos outros tipos.

Jaqueline Calixto, aluna formada pelo CFP "Engº James C. Stewart'' Senai CPTM

Entre tantas escolas e estandes, havia também o espaço da CPTM. Participando da categoria 'equipamentos', o projeto SLAT (Sistema de Liberação Automática de Travas) criado e desenvolvido pelos ex-alunos do Centro de Formação da CPTM chamou a atenção de alguns visitantes que por lá passaram. Apesar de muitos visitantes não conhecerem trem ou a própria CPTM (visitantes do interior de SP, em sua grande maioria), o projeto foi muito bem avaliado por quem o conheceu. Trata-se do destravamento automático de janelas e basculantes em caso de falha no ar-condicionado dos trens (situação que ocorre com alguma frequência), mas que também pode ser aplicado em ônibus. Com um projeto simples e atraente, de fácil explicação, os alunos conquistaram o 2º lugar na categoria, levando ainda mais prestígio e elevando o nome do Centro de Formação da CPTM. Os nossos parabéns para os alunos e ao professor Gilberto Arruda, que dirigiu todo o projeto. Apenas por curiosidade, nos dois últimos eventos do SENAI, o Centro de Formação conquistou o primeiro lugar na mesma categoria, ou seja, já somos tradicionais candidatos ao título do Inova, em qualquer que seja nossa participação.

Na sexta-feira, os diretores do CFP anunciaram a conquista da medalha de prata

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores