sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Colaborador da CPTM conquista 8º Prêmio Alstom de Tecnologia Metroferroviária

Altair Pereira do Nascimento conquistou o prêmio
Fonte: CPTM (Intranet)

O analista de desenvolvimento e planejamento operacional do Departamento de Engenharia de Sistemas Operacionais da CPTM, Altair Pereira Nascimento, de 53 anos, foi o vencedor do 8º prêmio Alstom de Tecnologia Metroferroviaria de 2011. A premiação ocorreu no dia 08 de novembro, no Expo Center Norte, no evento "Negócios nos Trilhos", promovido pela Revista Ferroviária.

O trabalho intitulado "SUIT" [Sistema Único de Identificação de Trens] apresenta uma nova visão sistêmica e metodológica para auxiliar no gerenciamento e planejamento da operação, baseada nas características técnicas, físicas e operacionais dos trens metropolitanos, de carga e demais veículos de serviço da CPTM.

Por meio do SUIT é possível obter a integração de dados entre os sistemas de controle de tráfego do CCO e os diversos programas gerenciadores de dados e serviços. Entre eles os da manutenção do material rodante, trens de carga, locomotivas e demais veículos de manutenção da via permanente e rede aérea.

O "SUIT" tornou-se padrão e pré-requisito às especificações dos sistemas de controle centralizado e demais sistemas corporativos, que possuem a Identificação de trens em sua base de inter-relacionamento de dados.

De acordo com Nascimento, a ideia de desenvolver o projeto surgiu a partir de alguns fatores resultantes do aumento da demanda de circulação de trens e da diversidade das séries da frota. "Esses fatores fizeram com que chegássemos aos limites da capacidade impostas pela atual metodologia de prefixação de trens, com reflexos nos respectivos softwares de gestão de dados operacionais e de manutenção de trens", explicou.

"Isso nos levou a equacionar os problemas, buscando uma solução que atendesse a operação e a manutenção do material rodante que são os principais clientes. Cabe ressaltar que o sucesso desse trabalho é fruto de informações, documentos e experiências coletadas através de reuniões e fóruns de discussões entre as áreas das gerencias GOG, GOC, GOR, GOT e GFI", conclui Nascimento, que está na ferrovia desde 1976, e é formado em técnico em eletrônica, matemática e análise de sistemas.

Também levaram menção honrosa os seguintes empregados da CPTM: Murilo Mascarenhas, com o trabalho "Sistema de Informações Técnico-Operacionais On-line"; Otávio Ferreira de Almeida, com "Supervisão e Proteção de Diodos - Retificador de Tração"; José Donizeti Venâncio, com "As vantagens do IGBT sobre o GTO na tração metroferroviária"; Antônio Carlos Cardoso [colaborou Silvio Rubens Zarth Jr], com "SGCE - Sistema de Gerenciamento e Controle de Energia"; e Carlos Roberto Del Valle [colaboraram Rogério Miranda e equipe], com "Treinamento e reciclagem com utilização de vídeos e simulador". A engenheira Ellen Gonçalves Dias, do Metrô Rio, ficou com a segunda colocação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores