segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Descaso na Linha 10: Usuários aguardam trem por quase uma hora

Operação Linha 10 no Brás - Linha sofre descaso da empresa
Por Diego Silva

Caros leitores, nesse sábado passamos uma situação bastante curiosa na Linha 10-Turquesa. Esse episódio mostrou o motivo da queda de satisfação do usuário com a empresa. Embarcamos em Brás, sentido Rio Grande da Serra, às 21h27. Trem relativamente vazio, e ao dar partida, o maquinista apenas disse: ''senhores usuários, boa noite...'', sem informar qual o destino do trem (se Mauá ou Rio Grande da Serra).
A viagem seguiu. Ao chegar em Santo André, sem qualquer aviso antes, o maquinista solicita que todos deixem a composição, pois não prestaria mais serviços. Na plataforma 5, uma composição completamente lotada já estava pronta para partir. Nada surpreendente até o momento. Quando a composição lotada partiu, que alguém se lembrou de avisar: Por motivo de serviços de manutenção, os trens da Linha 10 estão circulando com 40 MINUTOS DE INTERVALO!
Todos que chegamos na viagem anterior (na composição 2104/2105), tivemos que aguardar a boa vontade de chegar outro trem, que demorou cerca de 20 minutos. Ao embarcar na composição 2146/2118, aguardamos a partida... enquanto isso, o tempo passando. Com muito tempo (mais de meia hora), chegou outra composição do Brás, o que lotou ainda mais o trem que estávamos. E mais outra espera enorme para dar partida. Após tantas delongas, as 23h06, demos partida de Santo André, alcançando Rio Grande da Serra às 23h45.

Obras na Luz já se encerraram. Noticiamos a retirada dos tapumes. No dia seguinte, eles estavam de volta, mesmo com as vias prontas e os sinais ligados. Usuários da Linha 10 continuam esperando o retorno para a estação Luz.

Esse relato foi ocorrido juntamente com um amigo leitor nosso, que estava em companhia. Nos informaram sobre serviços de manutenção, mas não havia qualquer movimentação na via. Notamos que os trens circulavam em via única entre Rio Grande da Serra e Mauá, o que fazia a espera ser tão longa. Mas não faz qualquer sentido isso. Se não ia começar manutenção aquela hora, para que isso? Para testar a ''nova operação especial''? Isso se chama descaso! Já não basta a Linha 10 ter seu terminal alterado para o Brás, graças ao pensamento de reduzir a lotação na estação Luz, ainda estamos todos sujeitos a passar por tal situação? Acima de tudo, caros leitores, também sou usuário. Dependo do trem para muita coisa, assim como grande parte de todos vocês.

Trem série 2100 - Pátio da Luz
A sorte da CPTM é que os usuários da Linha 10 são relativamente calmos. Tentem fazer isso no Expresso Leste para ver o que acontece. Mas essa passividade dos usuários é que faz com que a empresa aplique tais situações. Já deixando claro: não estamos incitando qualquer tipo de vandalismo, apenas dizendo que a demanda da Linha 10 é calma demais, não reclama das coisas, não procura se unir para conquistar o direito de sua viagem. Não me admira em nenhum momento o nível de confiabilidade da empresa estar caindo, na visão dos usuários. Eu mesmo, que vos escrevo com frequencia, sou alvo de críticas e as vezes de xingamentos, unicamente por defender a empresa, explicando o real motivo de coisas acontecerem. Mas a empresa (em especial o pessoal da operação) vem pisando na bola com os usuários da Linha 10, e não é de hoje. Vamos usar o bom senso e tentar melhorar a situação, pois são 440 mil usuários por dia. A demanda usuária não é gado, para ser transportada de qualquer jeito, nem cobaias, para serem aplicadas a testes de operação especial. Tem de fazer manutenção? Sim, tem. Mas vamos fazer isso num horário e situação que não atrapalhe o ir e vir das pessoas, pois todas estão pagando para usar um serviço de qualidade. Conforto, qualidade, rapidez e utilidade pública são diretrizes da empresa, que não estão sendo seguidas.

29 comentários:

  1. È caro Diego, inventaram que o Brasil esta crescendo, inventaram que o idh brasileiro creceu,inventaram ainda que somos a sexta potencia mundial, e o pior inventaram que o ensino brasileiro deu um salto de qualidade, e que o sistema de saude do Brasil beira a perfeicao. Parece a todos que eu sou muito critico, e so vejo o lado ruim das coisas, mas vamos aos fatos; Ate agora, nao vi nada que comprove estas supostas conquistas, dado que criancas na quinta serie de hoje, nao sabem o que é uma simples tabuada, a cartilha, nao existe mais, nos hospitais nao há se quer um coletor de urina para exames, e o nosso ex Presidente ; uma determinada vez disse que a saúde Brasileira, beirava a perfeicao tanto que ele esta se tratando no sus; Nao é? O transpoete Brasileiro é Pessimo, vergonhoso, um caos, e esta na hora de todos perceberem que nao existe mais horario de pico, qualquer hora os trens sao cheios, pois todos trabalhan em horarios variados, fim de semana não e mais, sinonimo de descanso, hoje se trabalham muito mais que antigamente, e esta mais que na hora do transporte melhorar e mostrar que o Brasil pode sim um dia ser uma pot~encia.

    ResponderExcluir
  2. Smepre gostei da CPTM, pois sem ela, talves o sistema seria comparavél ao de Salvador, mais do que adianta tirar a L10 da Luz se a L7 e a L11 tem boa parte dos usuários desembarcando nessa estação. Então seria muito mais viavel deixar a L10 na Luz, pelo menos enquanto o Expresso ABC não ficar concluido pois a Luz atualmente é sim um ponto importante para muitos usuários da L10.

    ResponderExcluir
  3. Diego, finalmente você percebeu isso... Isso não acontece só na linha 10 não... A linha 7 está a um tempão sem manutenção, mas quando tem no trecho Caieiras - Francisco Morato fica uma merda que nem na linha 10... A CPTM acha que só trens novos bastam, porém antes disso ela tem que valorizar seus usuários... Vejam as obras das linhas 7 e 8, atrasadíssimas, e a CPTM não está fazendo nada, não está nem aí, nem com pressa de nada... Falo o mesmo Diego, a L7 vive dando problemas e o pessoal tem sido paciente até demais, acho muito difícil todos os usuários se reunirem e protestarem, por isso a solução é o vandalismo para a empresa cair na real... Os únicos prejudicados são os usuários porque chegam atrasados e demora muito mais tempo para se concluir tudo...

    ResponderExcluir
  4. Exatamente, apesar de ser um amante da Ferrovia, também tenho meu olhar crítico. A pouco tempo, a CPTM crescia mais e mais para a qualidade. Mas nesses últimos tempos, descaso é o que não falta. Como por exemplo, ma Linha 9-Esmeralda, esse tal de looping aí só atrapalha. Osasco a Pinheiros, até nela em horário de pico, cheguei a ver apenas 2 trens em operação. Uns 15 minutos de intervalo, mas isso não é o pior. Quando o trem segue até Barueri apenas...Um caos se forma. Sorte que desembarco em Barueri, mas as vezes, vejo essa situação. Encosta o trem, todos descem, vem outro, todos descem, vem mais um, todos descem, Barueri, se torna Brásueri e vem aquele 5014, para entrar todos os usuários.O trem, parece uma lata de sardinhas, sem absolutamente nenhum ar para ser respirado, nada. Claro, isso geralmente acontece na manutenção, e são casos raros, mas presentes. A CPTM, precisa parar de fazer isso conosco. Espero que isso se resolva o mais rápido possível, e quando a CPTM fizer manutenção, que pense em outro jeito de fazer isso. Os usuários não são gado, e por isso, a CPTM tem que trata-los bem, pois a final, não se deve fazer uma coisa com os outros que você não quer que façam para você!

    Vandalismo, eis a maior besteira do mundo. Não se deve vandalizar, se não, fazem como no (<1970) começo, bancos almofadados, aquele beleza, banheiro no trem, e cheio de conforto. Vandalizaram, e olha o que veio no lugar, bancos de madeira, e aquelas outras coisas. A violência não resolve nada. Então, o que se deve fazer é esperar por melhorias que brevemente virão.


    Arquiteto, o que esses petistas não inventam? Dizem que a educação, a saúde, está tudo de primeiro mundo...Mentira deslavada! Em todos os lugares o transporte é pior que o de São Paulo, os tucanos ainda fazem mais, mas se aqui está ruim, imagine nos outros lugares. O Brasil, é potência na economia, por que em outras coisas, é um verdadeiro vexame. Lula, Dilma, FHC, o único presidente que prestou, está de baixo da terra (Itamar Franco). Serra, Alckimin, Aécio Neves, esses sim tem que entrar, mas o que o PT não inventa de mentiras?
    E sim, Lula disse em 2009: O sus está tão perfeito, que se tiver câncer, me trato lá. Fez de suas palavras as mais infelizes...

    Mas é isso, a esperança é a última que morre, e se Deus quiser, brevemente teremos um transporte de dar inveja a países de primeiro mundo!

    ResponderExcluir
  5. por três dias úteis seguidos 03/11 , 04/11 e 07/11 por problemas técnicos, algumas composições da L7 não foram até Francisco Morato, curiosamente todos os dias os "Problemas Técnicos" foram entre 12:00 e 13:00, dia 3 foi até a Lapa e 5 e 7 foram até Caieiras, fazendo os passageiros descerem do trem e esperarem o próximo, no dia 3 a Estação Lapa ficou lotada, e houve até um princípio de briga entre duas mulheres, na frente de um Segurança, que não fez absolutamente nada para separa-las...

    ResponderExcluir
  6. É fogo uma coisa dessas.
    Mas ainda bem que de umas 6 semanas para cá, a linha 8 não tem mais tido aqueles problemas dos trens pararem no meio do caminho, entre as estações ou de andarem bem lentamente, pois tinha uma época em que se demorava mais de 30 minutos para ir da Barra Funda até Osasco, devido à isso(Sendo que o tempo comum é de 18 minutos).
    Outra coisa é que, ainda na Linha 8, os intervalos entre os trens não tem sido tão demorados como antes.

    Apesar disso, o que realmente está muito chato é ter que usar aquela passarela provisória na estação Osasco. Aquilo balança e dá a impressão de que cairá a qualquer hora. Para piorar, tem uns idiotas que ficam pulando com força naquela passarela de propósito, para zoar.
    Uma pena que aquela obra ali, que tinha a previsão de ser concluída em abril deste ano, agora eu creio que só terminará no segundo semestre do ano que vem.

    ResponderExcluir
  7. Desculpe Diego Fernando mas esperar é o que nós brasileiros mais fazemos e é por isso que o Brasil esta assim... Ninguém cobra dos políticos, ninguém corre atras de melhoras, se faz ou se não faz ninguém liga... Isso é a comodismo, se reunir para buscar melhoras ninguém quer... Tem que dar um sacode na CPTM e acho muito bem feito quando vandalizam porque pelo menos a empresa acorda, porque ninguém é palhaço... E essa históriazinha de que a CPTM faz manutenção em horários de menor movimentação é tudo mentira... E tenho certeza de que se muitos de que se muitos trens fossem vandalizados, as linhas não ficariam sem trens como no passado, porque a CPTM no final das contas só pensa em lucrar e nada mais, eles iriam arrumar esses trens rapidinhos...

    ResponderExcluir
  8. Wagner disse...
    E pelo andar da carruagem nunca teremos um transporte de invejar os países de 1º Mundo porque eles sim conseguem suprir a demanda de todos os lugares... E outra o transporte se for grande será apenas em São Paulo porque os outros estados só Deus sabe quando estarão num nivel que São Paulo está hoje

    ResponderExcluir
  9. A verdade é que o BRASIL que a gente vive é assim cheio de sacanagem os politicos ganhando mais dinheiro do que se deve e a gente só penando pagando muito imposto e não tendo nada de qualidade o BRASIL é assim quem tem tem tudo quem não tem tem que se ferrar todo pra conquistar algo.

    ResponderExcluir
  10. Eu não sei o que acontece com a L7, os trens estão lentos todos os dias, TODOS os DIAS, e sempre a mesma desculpa "Estamos aguardando movimentação de trem à frente" o que acontece com esses trens que nunca andam?

    ResponderExcluir
  11. Sinalização, Zocateli. É trem demais para sinal de menos. Toda a sinalização das linhas 7 e 10 está ultrapassada, por isso, os problemas de sempre.

    ResponderExcluir
  12. Eu sempre tenho um lema: A esperança, é a última que morre! Eu creio que tenhamos um transporte de excelente qualidade, isso, talvez demorasse, talvez não, mas o que não faltam são opiniões...

    ResponderExcluir
  13. Talvez na próxima gestaão, Diego. Essa gestão não está levando o fator qualidade muito a sério.

    ResponderExcluir
  14. Com relacao a sinalizacao, quando é que a sinalizacao da linha 7 sera trocada, e mais uma vez quero saber quando os trens da serie 7000 irao estar na lina 7? Por favor responda caro Diego Silva, pois ate agora so ha 3 trens desta serie.

    ResponderExcluir
  15. Concordo Diego Fernando, temos que ter esperança com certeza, mas vai ter que mudar muita coisa pra isso acontecer....

    ResponderExcluir
  16. Só tem 3 7000 mas porque??? Pensei que o Q12, Q24, Q33, Q34 e Q38 estavam na L7... Um completo descaso isso... Diego tem comentários mais acima que acho que precisa de sua opinião...

    ResponderExcluir
  17. Será que o Sérgio Avelleda tá fazendo falta a CPTM? Porque pelo que parece a gestão de agora tá muito ruim.

    ResponderExcluir
  18. Olha Celso, eu tenho quase certeza que o Sérgio está sim fazendo falta na CPTM e muita falta mesmo.
    Se você perceber, quando ele assumiu a presidência do Metro, o Metro começou a ter vários avanços, como por exemplo, a aquisição dos novos trens, inauguração das novas estações da linha amarela e a entrega de composições reformadas, coisa que até o ano de 2009 era difícil de acontecer(Pelo menos eu acho isso. Se eu disse algo que não fez sentido, peço desculpas).

    ResponderExcluir
  19. Arquiteto, a sinalização da Linha 7 está indefinida, assim como tudo o que estava previsto para acontecer nesse ano. Não sei dizer para vocês quando trens ou equipamentos serão entregues, porque na gestão anterior, tínhamos prazos certos. Hoje em dia, temos que esperar a boa vontade...

    ResponderExcluir
  20. Wagner, as coisas estão se invertendo aos poucos. A Linha 8 estava sendo considerada a pior do sistema até poucos meses atrás. Agora as luzes amarelas se acendem para a Linha 7-Rubi. Não sei informar sobre os trens, apesar de estar no sistema todo dia. Tenho visto pelo menos 5 7000 na Linha 7, diariamente.

    ResponderExcluir
  21. Celso, o Sérgio Avelleda faz falta sim... Pelo menos com ele, as obras ganhavam adiantamento e tínhamos prazos mais definidos. A gestão atual não administrou tão bem a CPTM entre 2003 e 2006, anos em que o serviço estava bastante complicado.

    ResponderExcluir
  22. O que acontece com a Linha 10 é um absurdo. Lembro muito bem das retiradas dos tapumes da estação Luz e, no dia seguinte, depois de sua foto, lá estavam eles de novo. O que precisamos fazer para mudar as coisas é um twitaço no twitter da Cptm, enviar e-mails para SPTV, Folha, Band, Record, atendimento ao cliente, etc....
    O governo de São Paulo alardeia por aí que a malha ferroviária está aumentando, mas não conta como os usuários são tratados. Lembro de uma propaganda, na época do Serra, que mostrava várias pessoas dançando na Luz... coisa de mal gosto, sem sombra de dúvida.
    Quanto á volta da linha 10 para a Luz, isso já virou comédia...É como foi dito, os usuários desta linha são muito calmos...
    O que era para ser uma exceção, infelizmente virou regra...
    Se o problema é a capacidade da Luz em suportar Linha Amarela, Expresso Leste, Linha Azul e 10 da CPTM, porque não direcionar as linhas da CPTM para a Barra Funda?
    Pois é, esta pergunta irá ficar no ar....

    ResponderExcluir
  23. É isso aí Carlos concordo com você...

    ResponderExcluir
  24. Diego, na minha opinião as luzes amarelas já se acenderam a um tempão na Linha 7 Rubi, a linha já está é no vermelho, e a CPTM nem liga....

    Vejamos os pontos negativos da linha neste ano: Acidente na estão Barra Funda envolvendo dois trens de oito carros 7000(unidade 7005-7008) e 1700 (1715-1718), descarrilamento, sabe-se lá por quais motivos, furtos na rede de alimentação elétrica, vários problemas este mês por causa da mesma, obras das estações atrasadíssimas, viaduto de Caieiras praticamente parado, nem a passarela em Franco da Rocha inauguraram, etc...

    O único ponto positivo da L7, na minha opinião, é a frota de trens (Séries 1100, 1700 e 7000) e só isso...

    ResponderExcluir
  25. Diego como assim a sinalização da linha 7 está indefinida??? Por caso estão em dúvida de instalar ATO OU CBTC????

    ResponderExcluir
  26. Carlos, num primeiro instante eu me conformei com a L10 em Brás. Sabia que iria levar 60 dias para as obras. Critiquei sim aqui no blog, e depois, postei sobre o sucesso da operação, que dava até mais tranquilidade nas viagens.
    Os tapumes foram retirados, registrei isso. No dia seguinte, lá estavam de novo.
    Mas não sabemos o que se passa na cabeça do pessoal do CCO ou do DOCC. Ainda falta muito para eles verem que a L10 tem que ficar na Luz. Problema com a L4? Tivessem pensado nisso antes.

    ResponderExcluir
  27. essa linha rubi é uma vergonha, os moradores que moram em Francisco Morato e toda essa região, é muito discriminado por esse politicos que aí estão.O problema, o que seria digno de elogios e um tratamento digno, é que os habitantes de todo esse lado de São Paulo e grande São Paulo, é um povo pacificador, da paz, o contrário que muita gente pensa, porque se esse descaso todo acontecesse na zona leste, com certeza varias locomotivas já teriam sido incendiada, pois caso alguém não sabe, aquele lado, também conviviam com esse mesmo descaso, e hoje, depois que eles se revoltaram e queimaram muitos trens, não mais acontecem esses atrasos, falta de energia, trens lentos demais, hoje, para quem viaja para aqueles lados, estão tranquilos, tres rápidos, sem atras os, e sem falar que problema naquela linha, só acontece uma vez ou outra, diferente desta linha rubi, que isso acontece todos os dias, sem exceção...na minha opinião, os usuarios da rubi precisam fazer uns protesto, queimar alguns trens, para eles verem que ninguém aqui tá de brincadeira, isso é revoltante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mizael, concordo que o serviço não anda sendo prestado com a excelência que deveria ser, mas não vai adiantar nada incendiar trens. Se hoje, já está difícil com os trens que vocês tem, imagina sem eles? Botem na cabeça que nós não estamos na CBTU nem na RFFSA, onde incendiar trens era a solução.

      Excluir

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores