quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Linha 10 no Brás: Linhas já começam a ser usadas na Estação Luz

Dias atrás, os tapumes haviam sido retirados
Por Diego Silva

Caros leitores, a enxurrada de reclamações sobre os trens da Linha 10 fazendo parada final na estação Brás continua. O blog e o SAU (Sistema de Atendimento ao Usuário) da CPTM estão recebendo altos índices de reclamação por parte dos usuários, o que não nos surpreende em nenhum momento. Desde o princípio, avisamos que isso não daria certo, apesar de depois ter feito vistas grossas e ter notado certa organização no embarque sentido Rio Grande da Serra.
Não entendemos até agora o porque de manter a Linha 10 no Brás, mesmo após o fim das obras na estação Luz. Não existe mais qualquer movimentação nas vias, sendo que todo o lastro já foi substituído, os novos dormentes e vias já estão assentados e os novos sinais já estão ligados e operacionais. Segundo 'conversas de corredor', a equipe operacional da CPTM estaria achando interessante o processo de embarque e desembarque no Brás, pois houve muito mais organização e praticidade, desafogando um pouco a estação Luz. Mas o que mais ouvimos por aqui, quando explicamos a situação: ''quem falou ou fez uma coisa dessas não anda de trem todo dia para saber como é''. 
Na última quarta-feira, retornando de mais um dia de trabalho, notamos uma composição série 2100 se preparando para sair do pátio da Luz. Nada anormal, até percebermos o seguinte: o trem estava alinhando pela via 1, que dá acesso à plataforma de embarque dos usuários da Linha 10. O trem passou pela via e seguiu vazio até a estação Brás, o que mostra que está tudo pronto para a operação voltar ao normal. Notando isso, paira a pergunta: afinal, se está tudo pronto, cadê o trem da Linha 10 de volta à Luz?

Novo CCO pode ser a causa de tanta demora
Já faz algum tempo que está em operação o Centro de Controle Operacional Integrado, na estação Brás. Porém, a integração não se fez por completo, e as linhas 7-Rubi e 10-Turquesa ainda estão no CCO da Luz, o primeiro CTC da América Latina. Segundo informações, a demora do retorno da Linha 10 à estação Luz se dá por esse motivo: o controle da Linha 10 será migrado para o Brás. Enquanto os novos sistemas estão sendo instalados, as composições fazem meia-volta da estação Brás para Mauá/Rio Grande da Serra.

15 comentários:

  1. Bom, é um transtorno, mas quando penso nos beneficios prometidos, me esqueço facilmente desses problemas, não vejo a hora de começarem a fazer o mesmo no trecho Luz - Tatuapé da linha que vai pra Guaianazes, muito lerdo aquele trecho! (:

    ResponderExcluir
  2. Moises, ali naquele trecho do Expresso, principalmente na saída/chegada do Brás, o raio de curva é muito fechado, o que faz com que os trens tenham que passar em velocidade reduzida. Durante os primeiros testes, um dos trens chegou a descarrilar naquela curva, por conta da inclinação e raio fechado.

    ResponderExcluir
  3. Todos os dias peço a Deus paciência e luz para os dirigentes da CPTM. Paciência para que eu não entre em crise e comece a chorar: por falta de educação de todos, pela falta de ética e comprometimento do governo, pela insensibilidade dos usuários, pela cara deslavada dos "auxiliares de embarque" que nos empurram trem adentro e fecham a porta, pelas dores corporais e hematomas que ficamos, pela irresponsabilidade coletiva dos órgâos públicos; e luz aos bam-bam-bans da CPTM que, com toda a certeza, nunca entraram em um trem, muito pelo contrário andam em seus carros luxuosos, com ar condicionado, som e rindo da cara dos usuários que pagam uma fortuna por uma passagem para o holocasto diário.

    ResponderExcluir
  4. Mas afinal teremos ou não teremos a linha 10 até a luz de novo ??
    Poxa vida CPTM ! Que frustração, finalmente quando a linha 10 ia começa a fazer integração direta com as 4 linhas mais importantes do Metro em São Paulo (que são todas as existentes praticamente) , sendo um grande avanço para nós usuários, ai vem vocês e estragam tudo. Tiraram de nós o acesso as linhas 1 e 4 do metro, restando nos apenas alternativas que prologam o nosso percurso. Antes para ir a Barra Funda, era só eu descer na Luz e embarcar na linha 7, rapidamente eu chegava lá, sem muitos transtornos, agora, ou é o metro da linha 3 que sinceramente, não cabe mais ninguém, ou é o expresso leste, que é pior ainda. Sinceramente, a linha 10 não indo até a Luz de nada desafoga a estação, afinal, quem precisa passar por lá, continua o trajeto pela linha 11, a demanda deve continuar a mesma, pode ter caido alguns poucos numeros, mas com impactos muito negativo pra gente, vez que o acesso fica dificil e moroso. Não entendo o porque vocês pensam que a LUZ tem de de ser estação de passagem, estando ela numa posição central. Voces devem pensar em agilizar embarques e desemberques para conseguir minimizar o fluxo. Parem de deixar trens muito tempo parados na platafoma, por exemplo, como se fosse terminal, pare somente o suficiente para embarque e desembarque no trem e pronto, voltem ao curso operacional em seguida. VAMOS TER DE FAZER BARRACO PRA CONSEGUIR O TREM ATÉ A LUZ DE NOVO ? EEE BRASIL VIU SÓ QUANDO TEM ESCANDALO QUE SE FAZ ALGO VIU

    ResponderExcluir
  5. Mandei um e-mail para a CPTM hoje,pq estou cansado desta palhaçada que estão fazendo com nós usuários da Linha 10,segue abaixo o que escrevi agora se lá tem alguém que vai ler é outra história.

    "O meu comentario vai para as obras da linha 10 turquesa que começaram em agosto
    e até agora o trem não retornou a estação luz.
    Nós todos dias temos que descer no Bras e pegar aquele maldito expresso leste
    lotado de animais mal educados,vocês são negligentes e incopetentes não dão
    informação alguma,o site só fala de assuntos que não nos ajuda em quase nada.
    todos os dias tem gente se machucando se acotovelando mas a cptm é negligente
    transporta milhares de pessoas a R$2,90 cada e não trata com devido respeito o trabalhador.por isso que eu como tantas outras pessoas vamos começar a fotografar
    tais fatos e detonar na internet blogs e afins,e quem sabe esta atual gestão que é
    péssima resolve acordar e tratar as pessoas com mais respeito,afinal eu pago R$ 2,90
    não é de graça. seus incopetendes e negligentes provavelmente estão esperando alguma morte acontecer na hora do embarque e desembarque para tomar alguma providencia.
    se alguem ler isto que escrevi passe para o imbecil que teve a maravilhosa ideia de deixar o
    trem ir somente até o bras.
    obras de trocas de aparelhos de sinalização concluidas faz muito tempo mas..........
    os idiotas desta companhia estão pouco se importando com o trabalhador."

    ResponderExcluir
  6. Amigos, diariamente a empresa recebe várias manifestações sobre esse entrave da Linha 10. O problema é alguém resolver alguma coisa. A resposta é sempre a mesma: não sabemos dar um prazo exato para o retorno da Linha 10 à estação Luz. Os usuários são feitos de idiota, diariamente. Como eu já disse: a sorte da empresa é que os usuários da L10 são calmos...

    ResponderExcluir
  7. Pessoal, estou decepcionado e muito enfurecido com essa situação. Vejam o link

    http://cptm.sp.gov.br/E_REDECPTM/REDE/esquema_estacao.asp?menu=10

    Nele a Cptm informa os horarios de funcionamento das linhas, e a linha 10 já conta como Bras-Rio Gde da Serra, até anteriormente era até a LUZ. A atualização foi feita em Novembro deste ano. NA linha 4 não iformam mais que hpa integração com a linha 10. Acho que eles tão querendo deixar a linha só até o Brás. Mandei uma resclamação pro fale conosco da CPTM. A resposta veio por email, muito evasiva por sinal, mas com uma frase que me deixou encucado: eles diziam: 'oportunamente a CPTM distribuirá informativos aos usuários', ou seja, eu entendi que seria oficializar o final da linha em Bras. Caraca, temos que fazer alguma coisa, isso não pode ficar assim. Investiram em obras pra piorar o serviço para os usuários ?? Vão deixar a via parada ? GENTE VAMOS RECLAMAR !! CADE A MIDIA ?? SÓ QUANDO ELA APARECE QUE A CPTM SE MANIFESTA.

    ResponderExcluir
  8. Bem, só sabe mesmo o transtorno de fazer a baldeação no Brás para Luz quem pega aquele trem lotado até o teto, que já vem de estações com excesso de gente e ainda tem que pegar mais pessoas para a Luz.
    Seria ótimo que o Alckmin ou o Kassab fossem inaugurar linhas fazendo essas baldeações, aí sim iria ver a realidade de vários brasileiros tentando chegar em seus trabalhos!!! Abraços. Vera Santos, moro de São Bernardo e trabalho próximo a estação Berrini, linha 9/CPTM

    ResponderExcluir
  9. Nossa que absurdo essa situação.
    Será que ninguém vê que está prejudicando não somente o povo da linha 10 mais as demais também.
    Eu tenho que descer todos os dias no Brás e fazer a bendita baldiação a qual as vezes tenho que esperar chegar até a faixa amarela pra conseguir embarcar no próximo trem as vezes tenho que ir prensada pois o trem abre as portas somos automaticamente empurrados sem escolha.
    E agora fico sabendo que já esta pronta a tal obra e simplesmente continuamos no caus e Brasil.
    O jeito vai ser fazer uma manifestação pelos nossos direitos,pois não foi feito uma pesquisa se isso seria bom para a população simplesmente acordou-se e resolveram fazer isso.
    Vamos acordar CPTM !!!!
    Luciana-Mauá

    ResponderExcluir
  10. Pois é, Luciana. A obra está pronta e os trens não voltam para a Luz. Estamos esperando resultados da CPTM acerca disso, mas até agora a empresa não se manifestou sobre o retorno da Linha 10-Turquesa para a estação Luz.

    ResponderExcluir
  11. Boa Tarde pessoal
    Recebi ontem esta resposta a minha reclamação junto a CPTM e veja a resposta.
    É revoltante.
    Estão preocupados com a lotação da estação LUZ por causa da linha amarela, mas esquecem que para chegar, o pessoal da linha 10 enfrenta lotação do espresso leste pra chegar até lá, e que a linha pode ajudar a desafogar outras, mas pelo jeito devem achar que supressão de pessoas é a solução. Vejam:


    A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) informa que as obras de modernização das vias na região da Luz foram concluídas. Simultaneamente ao período de realização dessas obras, houve significativo crescimento na demanda de usuários com a entrada em operação da Linha 4 Amarela do Metrô integrada a Estação Luz.

    Através de pesquisa, a CPTM coletou dados sobre a movimentação de usuários com a nova configuração e está reavaliando a estratégia operacional para a Linha 10 Turquesa com terminal na Estação Brás. O objetivo desse trabalho é atender da maneira mais adequada e promover ações para melhorar a segurança de todos que se utilizam das estações e trens da CPTM.

    Com os nossos cumprimentos, permanecemos à disposição.

    Atenciosamente

    Departamento de Atendimento ao Usuário
    Companhia Paulista de Trens Metropolitanos - CPTM
    0800 055 0121

    ResponderExcluir
  12. É mesmo revoltante pois moro em mauá e trabalho no morumbi,acho melhor ir pela estação da luz pois se for por tamanduatei tenho que pegar a linha verde até a concolação e se fosse até a luz seria somente ir pra linha amarela, com essa péssima idéia que acho que foi dada por uma pessoa que não anda de trem perco tempo.
    Obrigada sem noção por essa grande melhoria não sei pra quem!!!!!

    ResponderExcluir
  13. Luciana, vivemos praticamente o mesmo problema. Moro em Rio Grande da Serra e estudo/trabalho na Lapa. Com a L10 na Luz, economizaria minutos preciosos. Mas fazer o que...

    ResponderExcluir
  14. Que pena que não posso xingar este "grandes engenheiros".

    Afinal esta é a vontade....

    Lamentável a forma que esta empresa transporta os passageiros... Será que acham que estão carregando animais para abate?

    Queria ver eles fazerem algo semelhante com o pessoal de outras linhas....

    O que eles querem? Será que alguém pode esclarecer o que estes "pensadores" realmente querem?

    Melhoria na estação Luz????? Alguém já viu chegar as composições na estação vindas de Guaianazes e a outra de Francisco Morato ao mesmo tempo?

    Se existir outra palavra publicável, melhor que absurdo ou indignação, poderia me auxiliar?

    ResponderExcluir
  15. Edson Novaes, assim como todos os outros usuários que estão se manifestando aqui e nas redes sociais que faço parte, entendo perfeitamente a sua indignação. A estação Luz está passando por um momento complicado, pois recebe quase meio milhão de usuários por dia. Como é patrimônio histórico, não pode passar por nenhuma alteração.

    A CPTM, há poucos dias, começou uma estratégia de embarque e desembarque para os usuários da Linha 7-Rubi, utilizando a plataforma 1 (que era usada pelos trens da Linha 10-Turquesa). Com isso, os trens provenientes de Rio Grande da Serra estão chegando e retornando da estação Brás.

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores