sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Novos trens da Linha 8 começam a operar

Novo trem série 8000: Início das operações
Fonte: Revista Ferroviária


A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) inicia nesta sexta-feira (18/11) os testes de linha dos três primeiros novos trens da Linha 8-Diamante (Júlio Prestes-Itapevi). Os trens fazem parte da Parceria Público-Privada (PPP) vencida pela CAF no início de 2010 para o fornecimento de 36 trens para a CPTM.
Os trens serão testados na via, sem passageiros, para depois entrarem em operação comercial. Eles possuem passagem livre entre os carros (gangway) e oito carros cada. A CAF produziu os trens em sua unidade de Hortolândia (SP).
Essa é a primeira frota da CPTM em regime de PPP, no valor aproximado de R$ 1,8 bilhão. O contrato estipula que a empresa terá que investir R$ 900 milhões e em troca fará a manutenção da frota por 20 anos. Em março deste ano, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou o financiamento do projeto.
Juntamente com os trens, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, está entregando as obras de modernização da estação Barueri, também da Linha 8.

2 comentários:

  1. É impressão minha ou agora a CPTM está finalmente dando alguns sinais de bons avanços? Pois além dos novos trens 8000 e a estação de Barueri reformada entregue, as reformas da estação Osasco tem progredido bastante nessa últimas 3 semana.

    Vai ver que o seus post, mostrando o descontentamento com a atual CPTM estão surtindo algum efeito (brincadeira).

    ResponderExcluir
  2. Aos poucos a empresa vai encontrando os bons caminhos outra vez. Com a chegada de novos trens, reforma das estações e aceleração das obras, cria-se uma nova imagem da CPTM.

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores