quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Obras da extensão da Linha 8-Diamante não foram entregues no prazo prometido

Estação Amador Bueno, no penúltimo dia de operação
Por Diego Silva

Caros leitores, no dia 30 de abril do ano passado, estávamos noticiando o encerramento das atividades na extensão operacional da Linha 8-Diamante da CPTM, que iria passar por reformas para adequação de via e reconstrução das estações (Confira clicando aqui: CPTM encerra atividades da extensão da L8). Na época, o prazo dado para toda a realização da obra era de 18 meses, ou seja, a data final para entrega de todo o sistema operacional era de 1º de novembro de 2011. Hoje, é dia 24 de novembro, e a obra não está sequer na metade. Todos os usuários que utilizavam a extensão operacional entre Itapevi e Amador Bueno estão usando ônibus gratuitos da operação PAESE, da viação Benfica. Segundo relatos anteriores, o serviço de ônibus não está sendo realizado nos melhores padrões, havendo atrasos e falta de respeito com os usuários.

Trem série 4800 da CPTM: Serviço da extensão era o pior de toda a companhia
Na época de nossa visita à extensão da Linha 8, encontramos um cenário de total abandono. Partindo de Itapevi, o serviço de trem era gratuito, por conta da precariedade da operação. Os trens que por ali circulavam, apelidado de ''trenzinho'' e ''jotinha'' (composições japonesas da década de 1950), baseados em aço carbono e três carros, circulavam sem oferecer qualquer tipo de conforto aos seus usuários. São muitas as histórias sobre acidentes ocorridos com aqueles trens, que hoje estão fora de serviço no pátio de Presidente Altino, em Osasco. As estações do trecho eram completamente abertas, dando acesso a qualquer um que quisesse ali entrar. Apenas em Amador Bueno, havia a presença de um vigilante. A viagem nunca ultrapassava os 25 km/h, graças ao descontrole de uma composição que perdeu os freios voltando de Amador Bueno, parando alguns metros depois de Itapevi. A vegetação estava adentrando toda a via, dando uma imagem de ainda mais abandono ao trecho.

Outdoor na estação de Amador Bueno informava o fim das operações
Infelizmente, a obra não foi entregue no prazo estimado. De acordo com moradores locais, o máximo que fizeram foi demolir as estações de Ambuitá, Cimenrita, Santa Rita e Amador Bueno, além de retirar a rede aérea e uma das vias. Atualmente, o trecho está sendo utilizado pelos trens cargueiros da ALL (América Latina Logística). Segundo entrevista do presidente Mário Bandeira à Revista Ferrovia, o trecho seria entregue até o final de 2012. Em outra entrevista, o secretário de transportes metropolitanos Jurandir Fernandes afirmou que a extensão volta em 2014. Ou seja, divergência nas informações, usuários esperando o retorno do trem e ninguem se entende de fato sobre quando o trem seguirá outra vez até Amador Bueno. Em nossa postagem sobre o encerramento das atividades, afirmamos que estaríamos em Amador Bueno no dia 1º de Novembro desse ano, para participar da entrega da nova estação e do novo trecho. Mas, por força do destino (e também por estarmos no Brasil, onde nada é feito no prazo estimado), a entrega ainda parece longe. Os usuários da extensão ainda aguardam ansiosos pelo retorno do trem (direto, até Júlio Prestes, como foi prometido), para dar mais qualidade de vida e rapidez nos deslocamentos diários.

Novo trem série 8000 - 36 novos trens para a Linha 8-Diamante

35 comentários:

  1. Caros amigos, segundo o Ricardo Guimarães o Q12 da L7 foi visto hoje de manhã na linha 12... Alguém sabe o motivo??? Só falta a L7 ter perdido mais um 7000 para as outras linhas D=

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  2. Vai passar 20 anos e a L7 ainda vai ficar "Só" com os 1100, ainda a maioria deles identificando a linha como A - Marrom, e ainda alguns deles não identifica a estação Luz como parada, dando a entender que o trem tem como destino a estaçãoo Barra - Funda (e sem Palmeiras)....

    Viram a imagem da Estação Amador Bueno? Então esse é o futuro da Linha 7....Porque a CPTM não gosta dessa linha? O que nós (Usuários da L7) não temos que o pessoal da L9 tem? Não Pagamos o mesmo preço de passagem? Merecemos no mínimo um transporte de conforto e rapidez equivalente....

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  3. Gente, a ALL usa a L8 para transportar cargas? Para onde? To vendo que essa obra termina no ano da copa, provavelmente depois da construção do Ferroanel, e olhe lá.

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  4. E mais uma Vez o Povo é feito de palhaço né ?

    Na minha opinião a CPTM deveria ver com olhos mais atentos as outras linhas (7,8,10,11(EL),11 e 12, pq axo que essas linhas merecem mais carros novos doque a linha 9, um exemplo disto tudo: a Linha 10 sequer recebeu um trem novo, não estou reclamando pois os 2100 são bem melhores doque os 7000!

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  5. E mais um trem 7000 fora da L7, foi remanejado pra 12, depois que eu falo que é um descaso ninguém acredita... Os 1100 tão cedo não vão para extensão, pra cptm dando problema em qualquer linha, pode pegar os novos trens da linha 7, mas tem que ser os novos... Muitos acham que 1100 e 1700 são te bom tamanho para L7, que não precisa de mais trens... Na minha opinião a CPTM pensa assim: Tendo trem suficente pra rodar pra que colocar mais trens??? Sinceramente quem remaneja os trens odeiam a L7... Linha 7 não aumenta demanda??? É claro olha o estado em que a linha se encontra: estações atrasadas o que mostra que a CPTM pouco se importa com a linha, trens novos vem, trens novos vão, mas é a frota antiga que faz o serviço, problemas constantes de energia, sinalização, por isso a demanda fica reprimida... A linha 9 cresceu muito na demanda porque será né?? Acho que nem preciso explicar as intervenções que a L9 recebeu em qualquer linha aumentaria consideravelmente o numero de passageiros... Quando a L7 receberá os "novos" trens série 7000?? Ah quem sabe lá pra 2030 quando estiverem velhinhos... E assim a L7 caminha, "pior impossível"...

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  6. Enquanto as pessoas ficarem caladas, não se reunirem para protestar, o sistema da L7 ficara assim... Acho que as pessoas tem sido pacientes até d+, mas o que posso fazer né?

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  7. Leiam isso aqui caros amigos:

    http://cptmnoticias.blogspot.com/2011/11/trens-da-serie-7000-entregues-para.html

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  8. Olha o que o secretário de transportes falou sobre os trens novos (http://www.youtube.com/watch?v=djbHEXIZmos) agora fica a pergunta. Cadê?

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  9. Quando? Jurandir prometeu isso em Setembro, mas fiquem tranquilos, a Linha 7-Rubi, vai melhorar e muito!

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  10. Ele disse que em duas semanas voltariam, mas ao invés de voltar se foi mais um...

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  11. Bom no caso desse 7000 ter ido pra linha 12 Safira de fato esse trem é também dessa linha não vejo nada demais pior se estivesse ido parar em outra linha que não seja 7 ou 12 sobre o descaso com a extenção da linha 8 eu acho uma falta de respeito com os usuarios isso mostra que a atual administração da CPTM está muito abaixo da administração de Sérgio Avelleda.

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  12. Como já disse antes: Não acredito sinceramente em trens novos na L7, e nem que voltem mais, já me iludi demais, agora só acredito vendo...

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  13. Só que olha, a CPTM não pode botar os 7000 lá sem modernizar a via, já que é um sistema 'pré-histórico'. Mas eu acho que os 7000 rodam muito bem por lá, mas pelo menos uns 10 7000 deveriam ir a Linha 7-Rubi antes da modernização da via...

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  14. Calma, calma, tinha que aproveitar que o Sergio Avelleda está afastado do Metrô, e colocar ele de volta na presidência da CPTM. E coloca o Mario Bandeira no Metrô. Sei que não tem como fazer isso assim do dia para a noite, mas adoraria que isso acontecesse.

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  15. O problema é que com a saída de mais esse trem, confirma que a CPTM não quer os 7000 na L7 e fora o descaso né com a população... Todos pagam 2,90 para viajar e merecem o mesmo padrão, em todas as linhas não importa se passa por zonas pobres ou ricas...

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  16. Diego Silva precisamos de sua opinião e suas informações mediante a todos os nossos comentários apresentados...

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  17. É Wagner, isso é verdade, todos pagam a mesma coisa, por tanto temos que ter DEMOCRACIA.

    Diego Silva, precisamos de sua opinião!

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  18. se nas fotos da Estação Amador Bueno era assim imagine então agora o mato deve ter cobrido completamente os trilhos isso se não desapareceu com a vegetação.

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  19. Wagner, o Q12 está sim na Linha 12-Safira. Vi ele pelo painel sinótico da operação CCO da CPTM. A Linha 7 perdeu mais um (ou deverá ganhar mais um vindo da L9)

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  20. Vitor Santos, a ALL utiliza a Linha 8-Diamante para transportar cargas refrigeradas partindo de Domingos de Morais, ou ainda, bobinas de aço na Água Branca.

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  21. Meus prezados leitores, o que eu devo dizer sobre a perda de mais um 7000 da Linha 7? Serei sincero para vocês: sou conservador em partes com a CPTM. Para mim, se tiraram um trem novo, é sinal que teremos os tradicionais 1100 e 1700 por mais tempo, o que me agrada. Mas o que incomoda é o fato de prometerem os trens novos e em vez de entregar, retirar eles dos usuários.

    Na época da entrega do Q02 (em abril/2010), foi tudo muito legal. Mas o que mais me chamou a atenção: a situação da via. Estavam chegando 40 novos trens para a CPTM, e a via permanente não tinha condições de receber trens tão tecnológicos quanto estes. Tanto que o Q02 se acidentou em seus primeiros dias de operação, atropelando a própria barra de identificação de descarrilamento. Ou seja, como já havia dito, não era hora desses trens. Nem a CPTM nem seus usuários estavam prontos para tanta tecnologia.

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  22. Diego, não fale isso nem de brincadeira! Mário Bandeira no Metrô? Nem pensar! Sou a favor de Sérgio Avelleda em qualquer uma das empresas, porque ele sim sabe administrar, fazia justiça na CPTM e com ele, a empresa estava indo para frente de verdade!

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  23. Celso, nas fotos feitas no penúltimo dia de operação dos Toshibas, o mato já estava dominando tudo em Amador Bueno. Tivemos algumas dificuldades para posicionamento de fotos. Algumas vistas do alto, foram tiradas da antiga estação... Nunca mais voltei lá, estou curioso para ver como tudo está.

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  24. Verdade caro chara Diego. Acontece que sempre 'puxo a sardinha' para o lado da CPTM, é que não tenho tanta simpatia pelo Metrô quanto pela CPTM. Eu particularmente acho que se o Metrô já é bom em qualquer gestão que vá qualquer um. Mas pensei de modo ignorante. Claro, não tenho muita coisa contra Mario Bandeira e acho que agora sim, a gestão dele vai andar para frente. Diego, você sabe quando será a próxima troca de Presidentes na CPTM? Boa noite!!

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  25. Só complementando o outro comentário, acho ainda que Mario Bandeira vai nos surpreender e fazer uma ótima gestão. Claro: A esperança é a última que morre!

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  26. Concordo com você Diego, se prometeu, cumpra... Se as linhas não estavam prontas para receber os 7000, não era para ter os comprado agora, foi precipitada e deveria ao menos ter melhorado as duas linha visto que iam receber trens de alta tecnologia

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  27. Diego, não sou o maior fã da administração do Mário Bandeira. Desde a gestão anterior dele, ficou evidente o quanto a CPTM se tornou uma empresa fechada. A próxima troca de presidentes será em 2014, na próxima eleição para governador.
    Não acho que Bandeira irá fazer qualquer surpresa. Para mim, começou mal, terminou mal.

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  28. Sim Wagner, defendo essa tese. Até hoje eu sou contra a compra de novos trens com a via desse estado. Mas a CPTM está preferindo fazer o caminho inverso. Vai lotar tudo de trem, para depois arrumar as vias e deixar a demanda chiando.
    O pior de tudo: não tem mais onde colocar trem... Pátios e oficinas lotados, estacionamentos lotados, estações lotadas... E as compras continuam. Precisa de trem novo sim, mas tem que ver onde vai deixar primeiro.

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  29. Quando alguma estação da L10 for reformada eu vou. Se os 7000 forem para a L7 e os 1700?

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  30. Caros amigos, boa noite.
    Bem, como a linha 8 é a minha rota então não poderia deixar de postar.
    Eu viajei algumas vezes no "Jotinha" para Amador Bueno, mais para conhecer mesmo. Era interessante andar no trenzinho que chacolejava o tempo todo. Tive a honra de fazer a última viagem dos jotinhas, aqui no Pátio de Altino, quando o manobramos para uma linha afastada, realizando seu "sepultamento".
    Até acho que 1996/97 a CPTM ia ainda mais longe. Havia uma extensão de Amador Bueno até Mairinque. Pena que não fiz essa viagem. Agora derrubaram as estações (que eram o retrato do abandono) e o mato cresceu. Obras? Nem sinal. Chega a doer no peito para um amante das ferrovias, que vê a cada dia que os trens de trechos mais afastados já não existem mais. A região do município de Itapevi até o bairro de Amador Bueno é uma região pobre e carente, descaso do nosso governo, que não sabe cumprir prazos.

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  31. Com relacao a compra do serie 7000, o correto teria sido mesmo ter feito a compra para um futuro proximo, e neste meio tempo modernizar os ja existentes 1100 e 1700 ou ate mesmo apenas o 1700, e ao mesmo tempo trabalhar na via para que fosse possivel a vinda dos trens novos de uma so vez para que nao tivesse tantos problemas e reclamacoes por parte dos usuiario, e claro comm razao, mas como inteligencia e sabedoria nao se vende na farmacia, o resultado e este que estamos vendo.

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  32. O plano da CPTM para a Linha 7 é manter as frotas 1700 e 7000 no trecho principal, com os 1100 na extensão.

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  33. E sabe lá quando teremos esse plano em ação...

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  34. Se sair em 2014.. ainda ficarei feliz pois numca apostei nesta obra e quando saiu o anuncio das obras fiquei supreso!!!

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  35. Moisés, a CPTM tem muitos planos para 2014. Vamos esperar para ver se tudo irá se concretizar.

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