segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Obras em ritmo lento nos trilhos da CPTM

Obras da futura estação de Franco da Rocha
Fonte: Diário de São Paulo

Quem utiliza transporte coletivo em São Paulo, mais precisamente os trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) conta os dias para a conclusão das obras que estão em andamento para modernizar as estações. Das 89 paradas do sistema, por onde circulam 2,6 milhões de pessoas diariamente, 12 estão em reforma. Destas, seis estão com o prazo de entrega atrasado.
Os problemas se concentram nas linhas 7-Rubi e 8-Diamante. As obras estão sendo feitas por construtoras contratadas pela CPTM por meio de concorrência pública. Em nota, a companhia esclareceu o motivo do atraso das obras (leia mais na página ao lado).

Na Linha 7-Rubi, os usuários da estação Francisco Morato, na Grande São Paulo, estão há um ano usando a plataforma provisória e a obra da estação está parada. “Nós estamos usando uma plataforma provisória desde o dia 7 de novembro do ano passado. Essa situação causa muitos transtornos para os usuários, pois o acesso é muito difícil e quando chove, há muitas goteiras”, afirmou o auxiliar administrativo Ricardo Guimarães, de 22 anos, que mora em Francisco Morato.

Projeto da futura estação Vila Aurora
A futura Estação Vila Aurora, que está sendo construída entre as estações Jaraguá e Perus, na Zona Norte da capital, deverá  ficar pronta em meados de abril de 2012, mas, por enquanto nenhuma parede foi erguida e o trilho auxiliar está em fase inicial de construção.
A construção da Estação Vila Aurora vai facilitar o transporte dos moradores do Parque Nações Unidas, que atualmente têm de tomar dois ônibus para chegar à estação Jaraguá. “Hoje eu levo uma hora e dez minutos para chegar ao trabalho, na Estação do Piqueri. Se a estação estivesse pronta, demoraria 15 minutos”, disse a contadora Taíse Vieira, de 33 anos.
O motorista Robson José Dantas, de 37 anos, também lamenta o fato de a estação ainda não estar pronta. “Há mais de 20 anos estamos reivindicando essa estação. Se ela já estivesse funcionando, como prometeram, eu chegaria mais rápido ao trabalho, no Centro.”

Perspectiva da futura estação Osasco
Na Linha 8-Diamante, o problema se concentra na Estação Osasco, na Grande São Paulo, que está sendo reconstruída. A obra já dura mais de um ano e, além de estar atrasada, coloca em risco a vida dos usuários, pois muitos têm de passar entre materiais de construção que estão pelo caminho e sob vigas de concreto que são  usadas na estrutura da nova estação. Na última quinta-feira, dia 3, uma dessas vigas caiu sobre o telhado da rodoviária, que fica ao lado da estação. Um operário ficou ferido levemente, mas ninguém morreu.
Para o estagiário Thiago Vinhatti, de 23 anos, a obra dificulta o acesso à estação, pois a escada para chegar à estação é trocada de lugar com frequência. “A estação não tem uma saída fixa para os passageiros. Além disso, os degraus da escada provisória são perigosos.”
Ainda na Linha 8-Diamante, no trecho Itapevi-Amador Bueno, na Grande São Paulo, as estações Santa Rita, Ambuitá e Amador Bueno estão com as obras em ritmo lento.

Companhia teve de rever prazos de entrega
A CPTM teve de rever o prazo de entrega de algumas obras de modernização de estações por problemas diversos. Em nota, a companhia disse  analisar alterações no projeto original, “que requerem novas soluções técnicas”,   na Estação Francisco Morato, da Linha 7-Rubi. 
O cronograma de construção da futura Estação Vila Aurora, da Linha 7-Rubi, teve de ser alterado porque o consórcio que venceu a licitação não conseguiu concluir a obra. Uma nova licitação teve de ser feita para contratar uma nova empresa. A previsão de entrega ficou para o segundo semestre de 2012.
Já a Estação Osasco, da Linha 8-Diamante, que deveria ficar pronta neste ano, deverá ser entregue em duas etapas. A primeira, em dezembro de 2011, e a segunda, em dezembro de 2012.
Já o cronograma das estações Santa Rita, Ambuitá e Amador Bueno, da Linha 8-Diamante, “foi revisto devido a interferências que impactaram no andamento da obra, como o corte de rocha em volume maior que o inicialmente previsto e a revisão do projeto no início deste ano”. A previsão de entrega da obra é em 2012.

Estação São Miguel terá acessibilidade
A Estação São Miguel Paulista, da Linha 12-Safira, está em reconstrução e deverá ser entregue no primeiro semestre de 2012. A nova edificação terá plataformas cobertas, escadas rolantes e todos os itens de acessibilidade (elevador, piso e rota tátil, comunicação em braille, corrimão e rampa). Cerca de 2,6 milhões de pessoas usam os trens da CPTM todos os dias.

Estação Pinheiros terá nova passarela
A Estação Pinheiros, da Linha 9-Esmeralda, terá uma nova passarela. Segundo a CPTM, está em fase de execução o projeto para adequar a parte antiga da estação. A companhia não informou quando a obra ficará pronta. O terminal de ônibus, da SPTrans, está em fase de contratação de empresa para realizar a obra.

13 comentários:

  1. Tudo bem reclamar da demora para reformar e construir novas estações, mais o usuários precisam ver a situação em Salvador-BA. Então como a minha mãe dissia; A paciência é a chave da conquista.

    ResponderExcluir
  2. Caros, boa tarde.
    Obras, de um modo geral estão sempre sujeitas a atrasos, pois envolvem várias questões, desde a construtora até questões de meio ambiente e possíveis incidentes, como a tragédia na estação Pinheiros da Linha 4. Entretanto, vale lembrar que nós usuários sempre pagamos a conta. No caso da CPTM, uma empresa estatal, tanto pagamos impostos para o governo do Estado investir como também pagamos passagem. Muitas pessoas me relatam reclamações sobre um problema comum na CPTM que é a desigualdade dos serviços. Comenta-se que a linha que anda nos bairros chiques (Linha 9 Esmeralda) é excelente, enquanto aquelas que rodam em regiões mais humildes possuem péssimos serviços, apesar da viagem ter o mesmo custo. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Nossa. Está muito complicado usar aquela passarela provisória da Estação Osasco, que dá acesso ao largo.
    Quando você anda sobre ela, ela balança e parece que a qualquer hora vai desabar. Eu fico com muito medo. Isso sem falar que ainda há alguns engraçadinhos que ficam pulando com mais força naquilo lá.

    ResponderExcluir
  4. Descaso total com as linhas 7 e 8... Falta é vergonha na cara....

    ResponderExcluir
  5. Mas caro Paulo Farias é verdade existe muita desigualdade se comparamos as estações, os trens, os intervalos, os problemas (que dificilmente ocorrem na linha 9) da L9 com as outras linhas... O padrão deve ser o mesmo me todas as linhas, não tinha que ter essa dos serviços de uma linha serem melhor que o das outras até porque todos pagam R$2,90 na ida ao trabalho e a volta para casa...
    E a linha 9 apesar de ser a melhor é uma das ou a que mais sofre intervenções e investimentos se comparados com todas as outras linhas da empresa...

    ResponderExcluir
  6. Linha 9 = Pinheiros, Morumbi e Berrini
    Linha 11 = Guainases
    Linha 7 = Jaraguá, Perus, Fco da Rocha e Morato

    Não precisa dizer mais nada Wagner, apesar de todos os usuários pagarem o mesmo preço, há uma preferencia óbvia da CPTM pela queridinha linha 9, apesar de a mesma receber muitas intervenções para manutenção, ela não causa transtornos como quebra de composições no meio da semana.

    ResponderExcluir
  7. que maldade com a linha 9, a cptm está levando a qualidade da linha 9 para todas linhas... sem contar que ninguem pensa que a linha 9 sofre com muios problemas na via e na distribuição eletrica. falta espaço nas vias, muitos falam que tal linha tem 3 trilhos outras tem ... enfim, a linha 9 tem o minimo (2) sempre sofre com as manutençoes, trens vivem parando no caminho, um trem não pode se aproximar do outro, caso contrario a energia cai e os trens andam devagar e sem luz, outro ponto são as estações, não existe nenhuma estação especial na linha 9 e nem mesmo projeto para uma grande reforma, a estação morumbi é um ovo, mal cabe os usuários que ali passam, no começo do ano tinha só 4 bloqueio e se os estagiarios não abrissem o portão de acesso a fila para saida ia até a plataforma, o mesmo vale para cidade jardim, vila olimpia, granja julieta e outras da marginal...
    a estação santo amaro é um descaso com os usuários, as estações autodromo e primavera são escuras, com paredes feias, clima desagradável, isso porque são estações novas, o mesmo vale para o grajaú onde embarcam mais de 100 mil por dia e parece que voce está embaixo de um chuveiro em dias de chuva.


    existem muitos problemas na linha 9 esmeralda que não existirão nas outras linhas quando estiverem reformadas, a linha 9 permanecerá estagnada porque acham que a estação morumbi é um luxo...

    ResponderExcluir
  8. 08/11, mais um dia infernal na L7, olha o reflexo da Não-Manutenção da CPTM. Muitos usuários já vinham reclamando aqui mesmo no blog da falta de manutenção na linha, agora da pau no sistema elétrico e ninguém sabe porque...

    ResponderExcluir
  9. Pois é caro Zocateli isso é o que acontece onde não se faz manutenção... E é curioso notar que o problema foi no mesmo trecho...

    ResponderExcluir
  10. Wagner e Zocateli: os problemas na Linha 7 foram no mesmo trecho, graças ao furto de cabos de alta tensão. Depois de furtados, um trem desceu e perdeu os pantógrafos naquele trecho. Ou seja, problemas atrás de problemas. Não foi falta de manutenção, como citado.

    ResponderExcluir
  11. SOU UM USUARIO DA LINHA 8, E O DESCASO LA E ABANDONO ESTA TOTAL, NINGUEM INFORMA NADA, NAO VE NADA DE MELHORIAS, TROUXERAM AQUELES TRENS VELHOS DA LINHA 9 PARA CA, E OS 5000CONTINUAM LA CHEIOS DE PROBLEMAS, QUEBRANDO COMO SEMPRE, AQUI EM ITAPEVI FIZERAM ATE PROPAGANDA NO JORNAL REGIONAL "ITAPEVI AGORA" DIZENDO QUE O GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN TINHA TRAZIDO PARA A LINHA 4 NOVOS TRENS ESTES QUE NA VERDADE SAO OS TRENS DA LINHA 7 OS FAMOSOS 7000, NAO DURARAM NA LINHA NEM 2 MESES E JA ARRANCARAM OS TRENS DE LA E MANDARAM PARA A LINHA 9 ONDE OS MALOQUEIROS RISCAM OS VIDROS E DEGARADAM OS TRENS, CHEGO ATE PENSAR QUE OS TAIS CAF 8000 IRAO PARA LA TAMBEM E AS SUCATAS DE LA VIRAO PARA NOS AQUI DE ITAPEVI, A OBRA DE AMADOR BUENO ESTA LARGADA, ABANDONADA, SE VE MEIA DUZIA DE TRABALHADORES POR LA, A ESTAÇÃO ELETRICA PARA MANDAR ENERGIA PARA A LINHA EM SAGRADO CORAÇÃO PARECE QUE NUNCA MAIS VAI FICAR PRONTA, CHEGO A PENSAR QUE ISTO É POR CAUSA DAS ELEIÇOES NO ANO QUE VEM, VISTO QUE O JOAO CARAMEZ MORA EM ITAPEVI E VAI SE CANDIDATAR A PREFEITO E ESTA ATRASANDO AS OBRAS PARA SE GABAR DISTO PRA CONSEGUIR VOTOS, ESTOU SUPER INDIGNADO COM O DESCASO DA CPTM PARA A LINHA 8, RESUMINDO, OS TRENS 5000 NAO AGUENTAM MAIS RODAR NEM PARECE QUE TEM MANUTENÇÃO MAIS NELES, OS MAQUINISTAS NEM ANUNCIUAM MAIS AS ESTAÇÕES FAZEM QUANDO QUEREM, DE QUEBRA O RESTO DOS TRENS USADOS COM VIDROS RISCADOS, COM AQUELE AR CONDICONADO QUE NEM ESFRIA FICA LA SE PASSANDO POR NOVOS TRENS ENGANADO OS MAIS HUMILDES QUE NAO CONHECEM NADA, TA UM INFERNO ANDAR NAQUELA LINHA TANTO QUE SO SE VE OS JORNAIS DA TARDE FILMANDO TRENS QUEBRADOS SUPER LOTAÇÃO, ATRSOS E MAIS ATRASOS, UMA OBRA QUE NUNCA TEM FIM E NOSSO DINHEIRO INDO PRO RALO E INDO PRA OBRA E MODERNIZAÇAO DE OUTROS LUGARES, QUEM QUISER FALAR MAL DE MIM AQUI PODE FALAR, MAS SO QUEM MORA NA ZONA OESTE DA GRANDE SAO PAULO E ANDA DE TREM DA LINHA 8 SABE DA REVOLTA QUE A CPTM ESTA CAUSANDO NOS USUARIOS, SO SENTE NA PELE QUEM ESTA POR LA.........

    ResponderExcluir
  12. Carlinhos, entendo o seu descontentamento com a Linha 8, mas vamos por partes:

    - A frota 5000 passa por muitos problemas, não dando mais conta do trabalho. A realocação da frota da Linha 9 se deu para tentar amenizar o sofrimento dos usuários, com trens menores e mais rápidos. Os CAF 7000 estavam dando muito problema, por isso foram retirados;

    - A extensão de Amador Bueno foi notícia aqui no blog essa semana. Comentamos sobre o não cumprimento da data de entrega da obra, bem como da indecisão sobre a nova data de inauguração do trecho.

    A Linha 8 vai receber 36 novos trens até o final do ano que vem, segundo informou a CPTM. Além disso, o intervalo será reduzido e o conforto dos usuários irá aumentar. Basta ter um pouquinho de paciência, que tudo irá acontecer.

    ResponderExcluir
  13. CARA DIEGO , EU TBM CONCORDO COM O CARLINHOS POIS SOU USUARIO DA LINHA 8 A MUITOS ANOS , É JA OUVIMOS MUITAS COISAS QUE NÃO FORAM COMPRIDAS , TOMARA MSMS QUE ISSO REALMENTE ACONTECE E QUE OS TRABALHADORES DA ZONA OESTE DE SP TENHA O MSM CONFORTO DOS TBM TRABALHADORES DA SONA SUL , POIS NOS DA LINHA 8 DIAMANTE TEMOS MTA PACIENCIA POIS INFRENTAR UM TREM DA SERIE 5000 LOTODO , SEM ACRODICIONADO,TODO VANDALIZADO,E COM UMA IMENCIDÃO DE PROBLEMAS , NAUM É PRA QUALQUER UM NAUM, MI DESCULPE MAIS CONTINUAR COM UM TREM (A FROTA TODA NHE) DE 1978 EM FIM DE 2011 (33 ANOS) ELES OS TRENS COM ESSA IDADE QUE NAUM TEM MAIS PACIENCIA , .......

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores