terça-feira, 29 de novembro de 2011

Presidente da CPTM diz que trem até o Aeroporto de Cumbica é só para depois da Copa

Trens série 7000 - Estação Brás - Linha 12-Safira
Fonte: R7
Reportagem: Érica Saboya

A linha de trem da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) que vai chegar até o aeroporto internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo, não ajudará no serviço de transporte da capital paulista durante a Copa que será realizada no Brasil. De acordo com o presidente da companhia, Mario Bandeira, a linha 13-Jade deverá ficar pronta só no fim de 2014.

Com custo estimado em R$ 1,2 bilhão – incluindo a aquisição de oito trens -, a linha vai fazer a ligação entre a estação Engenheiro Goulart, na zona leste, e Cumbica, passando por uma estação que será construída no parque Cecap Zezinho Magalhães.

No dia 1º de novembro, foi aberto um edital para elaboração dos projetos. Dentro de um ano será publicado o edital de construção da linha, que deverá ficar pronta em 24 meses.

Bandeira disse ainda que a linha deverá operar com dez carros de oito vagões cada um, a intervalos de seis minutos. Questionado se o ramal não fará falta durante a Copa, ele disse que, nesse caso, uma linha de trem seria insuficiente.

- O próprio aeroporto de Guarulhos já é um gargalo. Mas não é só isso. Construir uma obra dessas em menos de dois anos é inviável. Seria uma promessa falsa.

13 comentários:

  1. AEEE!!! Os trens da linha 7 rubi já estão utilizando os novos amv's!!!!

    ResponderExcluir
  2. Otimo... so falta agora os trens da serie 7000 voltarem.

    ResponderExcluir
  3. Isso vai demorar... (na minha opinião)... A não ser que a CPTM consiga aditar o contrato de 21 trens das séries 7000/7500/8000 e os coloquem para rodar na linha 9....

    ResponderExcluir
  4. Os 20 7000 vão demorar para voltar. Mas acredito -que pelo menos 15 do 20 7000 da Linha 7-Rubi até 2012 estarão lá. Eu serei sincero, acho que aqueles 20 trens 7000 da Linha 9-Esmeralda deveria ficar por lá, e a mesma quantia de novos trens que seriam da Linha 9-Esmeralda, fosse para as Linhas 7-Rubi e 12-Safira.

    ResponderExcluir
  5. Poderia ser uma boa... Penso diferente... Acho melhor os 7000 voltaram, pois a padronização nessas duas linhas seria maior e, além do mais, os dois contratos seriam respeitados (ao invés do presente, que esta mais desrespeitado que tudo)

    ResponderExcluir
  6. Beleza, agora falta as reformas das estações da L7, Franco da Rocha e Francisco Morato já estão em reforma, Jaraguá já está na lista, na minha opinião a Vila Clarice também deveria entrar nesta lista, aquela estação é horrível e fora que, quando o trem para, ele fica totalmente inclinado, ocasionando num extremo desconforto para quem vai geralmente de pé e espremido na porta.
    A respeito dos 7000, sinceramente não acredito mais na CPTM, e como eles não estão mais novos ACHO que não seria justo devolve-los à L7, se a querem modernizar, que comecem com os trilhos, as estações. Pelo menos deveriam nos ceder trens com no mínimo ar-condicionado, porque aguentar 40 minutos de viagem no calor com os vidros fechados por causa da chuva e ventilador jogando ar quente e barro na sua cabeça é um pouco desconfortável.

    ResponderExcluir
  7. Notei que a linha 8 agora tem 3 trens serie 7000 novamente... em contrapartida a Linha 9 tbm tem 3 trens serie 2070 novamente tbm,nao entendo a cptm com esta historia de PADRONIZAR FROTA misturando novamente os cofesbras 2070 na linha 9 no meio dos 7000 e 7500 bagunçando td dnv e levando os 7000 de volta pra linha 8 TBM sem necessidade uma vez que a mesma vai receber em breve os 8000,ai eu lembrei dakela entrevista do jurandir dizendo : QUE EM BREVE A LINHA 7 RECEBERIA 3 UNIDADES DO TREM SERIE 7000 QUE ESTAVAM RODANDO NA LINHA 8 (so que na epoca os 7000 ja haviam sido removidos da linha 8 a mto tempo)entao agora eles devolveram os 7000 pra L8 só pra maquiar um pouco as coisas e ai qdo os 8000 entrarem na linha 8 ai eles mandam eles pra Linha 7,pelo menos é isso que eu acredito,mais é apenas minha opiniao,porque nao tem outra hipotese,alias as unidades que estao rodando desde sabado sao Q14 7053-7056 Q39 7153-7156 e Q40 7157-7160,e pela manha entra mais um,mais ai este é aleatorio,cada dia vem um diferente,diego vc sabe alguma coisa a respeito? t+

    ResponderExcluir
  8. Eu sei que não tem nada a ver com o assunto mas, quando mais ou menos o Expresso Leste vai chegar na Barra Funda e quando a L10 volta pra Luz? Alguém pode me responder?

    ResponderExcluir
  9. Bom... mais uma vez a cptm dando show de incoerencia, Aqui na linha 8 ja ha qyatro modelo de trens, o que eu acho uma tolice, pois nao haiva necessidade de trocar 3 nuidades dos 2070 por 3 7000 , agora temos serie 5000, 3000, 2070 e 7000, uma coisa estranha na minha opiniao, dado que logo os serie 8000 estarao por aqui, e es 7000 deveram voltar a suas linha de fato. Ma a cptm e uma bagunça geral, nao podemos esperar outra coisa, e o que me deixa mais triste e a falta de um cronograma de trabalho, o que seria otimo, pois com um cronograma especifico, tudo seria melhor, nao como hoje, que a cada semana muda as ideias, o que torna a cptm uma empresa de pouca credibilidade perante a populacao, o que no Brasil e quase uma marca.

    ResponderExcluir
  10. Calma, sendo sincero, adorei esses 3 7000 aqui na Linha 8-Diamante! A final, mais variedade de frota...

    ResponderExcluir
  11. Claro que é bom caro Diego Fernando, mas o que me deixa um tanto triste e este vai e vem de trens, e nada de algo definitivo, e logo estes mesmos trens nao mais estarao aqui na linha 8, ou seja nunca vamos nos acostumar deste jeito.

    ResponderExcluir
  12. Não consigo imaginar um país que não tenha trens ligados a um aeroporto. O estrangeiro chega e só pode sair de táxi, que vergonha! E depois você não acha certo reclamarem da CPTM. Se a empresa parasse de dar motivos para reclamação.... quem sabe?

    ResponderExcluir
  13. Pois é, esse trem até o Aeroporto já deveria existira a muito tempo Luiz...

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores