sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Projeto do Centro de Formação Profissional 'Engº James C. Stewart' ganha medalha de prata no Inova Senai

Projeto SLAT conquistou a medalha de prata no 7º Inova Senai

Fonte: CPTM

Nesta quinta-feira [10], alunos formados no curso Técnico de Sistemas Eletroeletrônicos, do SENAI Eng° James C. Stewart, na Lapa, foram premiados com a medalha de prata, na categoria Manutenção, no 7° Inova SENAI. A premiação aconteceu no Pavilhão de Exposições do Anhembi.

O projeto vencedor recebeu o nome de SLAT [Sistema de Liberação das Travas e Janelas Articuladas]. Trata-se de um dispositivo para destravar as janelas de trens que utilizam ar-condicionado, permitindo a ventilação natural em casos de falha do sistema de refrigeração das composições. As travas manuais também possibilitam que os maquinistas controlem remotamente o sistema.

"Esta premiação é muito gratificante para nós. É um projeto que foi desenvolvido durante seis meses de trabalho. Ver que pessoas da área aprovam e apóiam nossa idéia é realmente uma sensação incrível", comentou Jaqueline Calixto, técnica em eletrônica do DORA [Departamento de Manutenção e Material Rodante Lapa]. Além dela, integram o grupo Guilherme Carra [Departamento de Manutenção de Material Rodante de Presidente Altino] e Felipe Nascimento, da empresa MPE, que presta serviços para a Companhia.

No total, foram 350 trabalhos inscritos, dos quais 100 classificados. Desses, 28 eram da modalidade manutenção, concorrentes diretos do SLAT.

Inovação, criatividade e tecnologia

O Inova-SENAI é uma feira realizada anualmente pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial da Regional de São Paulo - Senai-SP, no Pavilhão de Exposições do Anhembi. Este projeto permite que alunos e professores demonstrem sua capacidade de inovação, criatividade e evolução de conhecimentos no campo tecnológico.

2 comentários:

  1. Eu vi esse projeto! Fui na feira quinta, junto com alguns outros alunos do curso técnico de informática. É simplesmente incrível, tem praticamente de tudo - nem sabia que tinha Senai de moda :P Passei no estande desse projeto, conversei um pouco com um dos representantes - na verdade ela só me explicou de forma básica de onde surgiu essa idéia e para que serve, sem se ater muito a detalhes técnicos.
    Fico muito feliz por esse projeto ter ganho a medalha de prata. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Ola João Eduardo! Estivemos presentes na Feira, pelo Senai da CPTM. Fiquei impressionado com a quantidade de escolas participantes, além de perceber que faço parte de uma instituição de ensino gigantesca. Ficamos todos contentes com a conquista do segundo lugar na categoria equipamentos. Méritos para os alunos que preparam o projeto, além do professor Gilberto Arruda, que instruiu todo o processo.

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores