sexta-feira, 18 de novembro de 2011

STM apresenta projetos para comunidade da Zona Sul

Trem série 2070 - Estação Júlio Prestes
Fonte: CPTM

O secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos [STM], Jurandir Fernandes, apresentou os principais projetos para o sistema metroferroviário [Metrô e CPTM] e ônibus metropolitanos [EMTU/SP] para lideranças comunitárias dos bairros Varginha, Parelheiros, Grajaú e adjacências, na zona sul da capital. O encontro foi realizado na noite da última quarta-feira [16] na associação dos moradores do Jardim Amália, no bairro de Varginha.

Fernandes deu destaque ao projeto de ampliação da Linha 9-Esmeralda da CPTM até Varginha, que beneficiará diretamente a população local. Serão investidos R$ 260 milhões para implantar mais 4,5 km de vias eletrificadas e duas novas estações: Mendes e Varginha. O edital de licitação para contratação dos projetos básico e executivo já foi publicado no dia 1º de novembro. As obras deverão ser concluídas em 2014, caso não haja entraves.

Além da extensão da Linha 9, o secretário levou outras boas notícias para a comunidade. Fora os 53 trens novos que ainda serão entregues para a CPTM até o final de 2012, a STM está preparando os editais de licitação para a compra de mais 55 composições, 15 para o Metrô e o restante para a malha ferroviária.

Os empreendimentos que já estão contratados ou com os projetos bem encaminhados, com conclusão prevista até 2014, também foram abordados por Fernandes. Entre eles, o primeiro trecho da expansão da Linha 5-Lilás do Metrô, com a entrega da Estação Adolfo Pinheiro, que vai melhorar os deslocamentos da população da zona sul.

Fernandes ainda citou o Expresso Guarulhos-Cumbica, o monotrilho da Linha 17-Ouro, que ligará a rede metroferroviária ao aeroporto de Congonhas, e o monotrilho do prolongamento da Linha 2-Verde, que terá o percurso até São Mateus concluído nesta gestão. Entre os corredores de ônibus a serem implantados pela EMTU estão o Itapevi-São Paulo, Itapevi-Cotia, Corredor Guarulhos-São Paulo [Tucuruvi] e Jacu-Pêssego.

Ao final, o secretário respondeu a todos os questionamentos e ainda falou sobre a possibilidade de ampliação dos serviços do "Expresso Turístico" e dos chamados "Trens Regionais", que inicialmente farão as ligações da capital com Santos e Sorocaba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores