quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Trem da CPTM pode chegar até Campinas, diz secretário

Jurandir Fernandes, secretário de transportes metropolitanos
Fonte: CPTM Campinas


O secretário dos Transportes Metropolitanos (STM), Jurandir Fernandes, anunciou que o governador Geraldo Alckmin autorizou o estudo para estender a linha da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) que vai até Jundiaí, chegue a Campinas. Segundo o secretário, o governador afirmou que, de forma alguma esta medida entrará em conflito com o projeto do trem de alta velocidade (TAV). A secretaria deve estender a pesquisa sobre o transporte e suas necessidades para a cidade. A CPTM possui atualmente 93 estações em seis linhas, que totalizam 260,8km na sua malha ferroviária.
Jurandir Fernades, que também foi secretário de transportes de Campinas durante o governo do ex-prefeito Magalhães Teixeira (PSDB), se reuniu sexta-feira, dia 11/11/2011,  ao lado de outros 25 secretários estaduais no hotel The Royal Palm Plaza para anunciar a agenda de prioridades e os investimentos e obras que fará na Região Metropolitana de Campinas (RMC) nos próximos três anos. A presença de Alckmin também é esperada no evento.

5 comentários:

  1. sobre esta extensao,sera que as 11 unidades do 1100 dariam conta de fazer este trecho?outra unidade que poderia dar um reforço neste trecho seria o 4400 que fazem a banda B da linha 11 ja que qdo a linha 11 banda A operar de Barra funda-Suzano a maioria dos trens serao das melhores frotas = series 2000-2070-7000 e 9000 assim sobrando bastante 4400 que hoje fazem um trajeto maior de guaianazes - estudantes e passaram a operar num ramal menor = suzano-estudantes,ai esses 4400 a mais que sobrariam poderiam SE PRECISAR e claro,passar pra Banda B da L7 francisco morato-campinas junto com os 11 serie 1100,alias alguem saberia dizer qdos trens da serie 4400 existem em operação? juntando os da L11 banda B e da L12. e é engraçado neh,axo q ngm repara mais os 4400 tem tbm o Gangway rsrsrsrsrs e é bem mais moderno q os 8000 pq no gangway dele da pra ver o chao em alguns buracos q tem nakela parte do meio qdo passa de um carro pro outro,hehehehhe.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Tarciso, eu acho que esse trecho até Campinas, será feito no Expresso Noroeste. E então os trens que circularão lá, serão das novas séries que operarão no Expresso Noroeste. Eu já pensei em 4400 na Linha 7-B, mas acho que não precisa em Morato-Jundiaí. Uma curiosidade: Em 2007/2008, a CPTM planejava realocar os 1100 a Linha 11-B e os 4400 a Linha 7-Rubi. Mas isso não deu certo, por isso a CPTM desistiu de fazer esse "troca troca de trens" (Graças a Deus!).

    Então, os 4400 tem Gangway, assim como os 1600, mas essa não adianta em nada, a final, é muito pequena.

    ResponderExcluir
  3. Pois é e enquanto isso a Linha 10 não chega nem na estação da Luz mais... Mas apesar disso acho uma excelente idéia que exista operação até Campinas. Contanto que não prejudiquem (ainda mais) as linhas já existentes.

    ResponderExcluir
  4. ver com o outro,sobre os 4400 descobri com algumas pessoas da cptm que sao 21 unidades do 4400,acredito uns 6 unidades dessa junto com os 11 unidades do 1100 na L7-B FCO MORATO - CAMPINAS seriam suficientes,claro que com os 1100 passando por uma boa reforma ou modernizaçao tbm,implantando derrepente um ar condicionado e aplicando o novo padrao cptm vermelho ficaria mto lindo esse trem,gostaria mto de ver esse trem xegando aos 100 anos rodando plenamente,é um patrimonio historico esta serie,apesar de ser pequenos (6 carros)e as vezes meio lento,nada que um novo motor de traçao nao resolva,alias se pudesse escolher a empresa para modernizaçao escolheria a BOMBARDIER,eles fizeram um MEGA trabalho na modernizaçao da FROTA J do metro e tbm nos 5500 que viraram os 5550(fase II) praticamente TRENS NOVOS e mto confortaveis,ja imaginou oq eles n fariam com os 1100?e como ficariam lindos?e so mais 1 coisa,gostaria mto de ver os 3000 na L7-A,daria um reforço importante na frota da L7-A,mesmo sendo trens com 10 anos,mais na mh opiniao sao bem melhores doke os 1700 e 1100 e mais confortaveis,ja que ROUBARAM os novos outros 15 7000,e mesmo que voltem com ctz NUNCA veremos os 20 prometidos aki nao e?segundo informaçoes de funcionarios da CPTM os 8 unidades da L11 dificilmente vao sair de la,mesmo com a chegada dos 2070 e 9000 la,e na L9 vamos depender da xegada demais trens novos neh pra eles enjoarem dos nossos 7000 q ja vao SER VELHOS pra eles,igual eles fizeram com os 2070 e 3000 e ai quem sabe vamos receber eles ja SURRADOS pra usar aki...mais enquanto isso vamos se contentando com oq temos 5 unidades do 7000 e os 1100 e 1700.

    ResponderExcluir
  5. E a Baixada Santista, uma vez que uma linha já chega a Paranapiacaba, vizinha de Cubatão???

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores