segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Vandalismo na Linha 10 - SMS-Denúncia revela falta de sinergia em comunicação com estações

Janela da unidade 2130 foi vandalizada na noite de sábado. Infrator estava bem na nossa frente
Por Diego Silva

O fator segurança na CPTM dá mostras que está cada dia mais falho. No último sábado, na viagem que partiu de Brás às 22h rumo à Rio Grande da Serra, observamos a audácia de um vândalo, riscando uma das janelas da composição. A composição estava cheia e os usuários apenas observavam a atitude ilícita do sujeito. Curiosamente, eu estava sentado de frente para o vândalo, praticamente de mãos atadas por não poder fazer nada. Como alguns sabem, sou funcionário da empresa, mas não posso defender o patrimônio público da maneira que gostaria. Utilizando uma ferramenta que a empresa oferece, enviamos o primeiro SMS-denúncia, informando o ocorrido, informando a próxima estação, características do infrator, sentido do trem, localização da janela e etc. Chegando na estação de São Caetano, onde estão os seguranças? Utinga, nada... Prefeito Saladino, após oito mensagens, nada... Santo André, o infrator desce da composição. Somente em Mauá, quatro seguranças terceirizados e dois ASO (Agente de Segurança Operacional, também conhecido como Polícia Ferroviária) entram no trem e observam a ''arte''.

Quem me conhece pessoalmente, sabe o quanto eu prezo pelo tratamento aos trens da CPTM. Desde sempre gosto de ver eles sempre limpos e bem cuidados. Ontem, foi uma cena lamentável vista não só por mim, mas por muitos usuários. Todos ficam de braços cruzados, ninguém toma uma atitude para preservar o seu meio de transporte. Eu tentei fazer a minha parte, avisando as equipes de segurança, mas nem estas pareceram interessadas em coibir o ocorrido. Após seguidos SMS enviados para as equipes de segurança, nada foi solucionado. Ou seja, além de testar a efetividade, nota-se que o serviço é ruim.

Se fosse apenas isso... Durante a mesma viagem, pedintes e ambulantes tornaram da viagem uma verdadeira feira livre. Até mesmo bebidas alcoolicas estavam sendo comercializadas, o que é proibido, de acordo com o regulamento de viagem da Companhia. Também avisamos dessa infração, mas alguma equipe de segurança apareceu? Passando a cada estação, observa-se apenas os seguranças com o rádio na mão, como se nada estivesse acontecendo. Denunciamos cada ato ilícito, mas a empresa não responde. Gastam-se créditos em busca de um transporte melhor, mas a CPTM não valoriza quem tenta ajudar a manter a lei e a ordem dentro dos seus trens.

Vandalismo no CAF 2130: Caso não é o primeiro vivenciado por nós
Enquanto a Companhia não abrir os olhos para isso, o sistema continuará igual. Trens vandalizados, comércio ambulante, pedintes... Já passou da hora da CPTM enxergar que seu sistema está em decadência. Não adianta falar que está melhorando, que não está. A percepção dos usuários mostra que o sistema de transporte ferroviário paulista está cada dia mais precário. O SMS-Denúncia, que deveria ser uma arma efetiva contra infratores dos trens, torna-se cada dia mais ineficiente. Ou então, estão de marcação comigo, que denuncio qualquer coisa que vejo de errado no sistema. Mas ainda prefiro acreditar que o problema está lá no CCS (Centro de Controle de Segurança). Vale lembrar: depredar patrimônio público é crime passível de detenção:

"Art. 163 - Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia:

Pena - detenção, de um a seis meses, ou multa.

Dano qualificado

Parágrafo único - Se o crime é cometido:

I - com violência à pessoa ou grave ameaça;

II - com emprego de substância inflamável ou explosiva, se o fato não constitui crime mais grave

III - contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista; (Redação dada pela Lei nº 5.346, de 3.11.1967)

IV - por motivo egoístico ou com prejuízo considerável para a vítima:

Pena - detenção, de seis meses a três anos, e multa, além da pena correspondente à violência."

17 comentários:

  1. Tambem ja presenciei uma tentativa de vandalismo, digo tentetiva porque eu mesmo impedi o ato. Estava eu indo sentido a julio prestes para assistir um espetaculo na sala sao paulo, quando no primeiro carro 3 pivetes eum adulto, entre 15 e 25 anos tentavam arrancarum adesivo informativo do trem serie 7000 qaundo aqui estavam, logo me levantei e fui ao encontro dos 4 Sujeitos e pedi para que nao fizessem aquilo, logo pararam e pediram desculpas e entao eu perguntei o por que da quilo, e um deles me respondeu que era divertido fazer aquilo. Ou seja Vandalizar parece ser divertido para alguns. Mas fica a questao, onde estavam os seguranças, quando o trem parou na julio prestes?

    ResponderExcluir
  2. É terrível, Arquiteto! Não pude fazer nada, porque o cara poderia atentar contra mim ou contra algum dos usuários. Mas é lamentável, principalmente na parte em que eu aviso a empresa e nada é feito, nenhuma atitude é tomada.

    ResponderExcluir
  3. É triste ver cenas de vandalismo deliberado seja a trens ou qualquer outro tipo de patrimônio ou mesmo arte.
    Quantas de nossas praças parecem mais um lixão que um lugar de encontros e confraternizações como deveriam ser? Afinal é nas praças que a sociedade se reúne para cantar as vitórias (democráticas, direito a voto, derrubada de presidente corrupto, campeonatos esportivos) como para chorar as derrotas (perda de ídolos, derrotas em batalhas e afins).
    E o que dizer desses atos ao transporte publico? É simplesmente lamentável! Saber que as ferramentas disponibilizadas aos usuários pela companhia para ajuda - lá na conservação é ineficiente só trás liberdade aos infratores. Mas geralmente a segurança da CPTM se preocupa mais em abordar os fotógrafos, pessoas muito humildes (que nem sempre são pedintes, apenas pobres), dentre outros, enquanto vândalos e arruaceiros agem em paz!

    ResponderExcluir
  4. Só uma pergunta:

    Pra que então instalar câmeras segurança dentro dos 2100?

    A segurança dos trens suburbanos sempre foi péssima deste da época da RFFSA, não tem muito tempo que vi 2 seguranças da CPTM cobrando suborno de um vendedor ambulante para devolver a mercadoria dele.

    A CPTM devia aprender com o METRÔ que ainda tem o melhor sistema de segurança ferroviário de São Paulo, apesar de que o mesmo já foi mais eficiente.

    ResponderExcluir
  5. Sinceramente, em um país como o nosso, as autoridades nem ligam para isso. Quem faz uma coisa dessas merece ser lixado pela população.

    ResponderExcluir
  6. É dinheiro nosso empregado em propagandas para o SMS denúncia através de impressão "folders",cartazes faixas,no entanto o serviço acaba sendo obsoleto , não funciona.
    Neste mesmo dia eu estava no trecho e na estação Lapa o trem parado aguardando sinalização e os marreteiros fazendo a festa enquanto haviam 2 vigilantes e dois agentes de segurança operacional que nada fizeram,ou melhor,fizeram sim!!! Vistas Grossas ...
    Em outras ocasiões também denunciei algumas cisas erradas inclusive um furto dentro do trem entre Perus e Jaraguá via SMS e foi como se eu nem tivesse denunciado nada,o serviço não funcionou,os meliantes desembarcaram em Agua Branca tranquilamente....
    É o fim..a CPTM em nada está atendendo como deveria.O Serviço já foi bom...hoje está abandonado praticamente...

    ResponderExcluir
  7. Bom pelo menos não foi uma das unidades 2100 que voltaram da reforma e esse está ainda no padrão azul metropolitano mas mesmo assim isso é falta de respeito com o patrimonio publico e é como eu mesmo falei em outra postagem anterior só de ver uma coisa dessas da raiva e também como havia falado antes a CPTM deveria adotar a mesma atitude do Metrô se tiver vidro riscado não tem trem isso é coisa de maloqueiro gente que não tem mais o que fazer umas escórias dessas tinha que pegar um cidadão desse e fazer a mesma coisa arranhar as costas dele pra saber o que é que se sente.

    ResponderExcluir
  8. É mas acho que mesmo que não fosse uma unidade reformada teve gente que vandalizou não sei se essa unidade da matéria continua assim ou já trocaram a janela da unidade (2143-2112),que foi citada na matéria do link abaixo:

    http://cptmemfoco.blogspot.com/2011/03/trens-reformados-sofrem-ataques-de.html

    ResponderExcluir
  9. Nossa olha se é eu no Lugar do Diego não sei como iria ficar... Acho que iria ficar com tanto raiva e ódio que iria socar o infeliz até estragar o rosto deste filho da puta!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Eu não admito estas atitudes com o meio de transporte ainda mais público, pois é meu e o dinheiro de todos nós que pagamos impostos altíssimos para que ele exista e funcione!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e o pior não é só isso nao bruno enquanto a cptm nao tomar providencia de pegar esses filhos da puta os novos trens da caf também vão sofrer com esses tipos de vandalismo queria ver se esse vagabundo tivesse carro e rabiscasse o carro dele todinho se ele ia gostar filho daputa!!!!

      Excluir
  10. Olha, sem palavras. Ladrão safado, idiota. Quanto mais cresce a impunidade, ainda mais aumenta o número de vândalos. Lamentável.

    ResponderExcluir
  11. Bando de desgraçados, vandalizam uma coisa tão bela quanto o trem. E ainda são burros, pois o dinheiro dos impostos deles, também fizeram parte da compra desse trem que ele estragou...

    Arquiteto, hoje em dia, perdeu-se a vergonha, o que antes era lástima, hoje e comemoração. Que Deus nos proteja, nós que temos cérebro, a final, ainda somos a maioria.

    ResponderExcluir
  12. Eu sempre tento ser civilizado, mas olhe, se encontrasse um indivíduo a fazer vandalismo no trem, eu tentaria conversar, se não desse, denunciar, mas se esse tonto continuasse, ele iria levar uma surra que nunca na vida dele ele iria esquecer. Pegaria o canivete com qual ele arranhou o vidro, e arranharia sua orelha! Não sei se teria a mesma coragem posto a uma situação dessa, a final, poderia morrer. Então é melhor conversar, a final, da discussão nasce a Luz!!!

    ResponderExcluir
  13. Diego Fernando o problema é que o Ser Humano é ser muito "IGNORANTE"; acha o que pensa é o correto mais esquece de quena maioria das vezes está errado!!!

    Conversar acho que não resultaria em nada, pois o homem só aprende alguma coisa quando se machuca mentalmente e fisicamente! (Infelizmente está é a realidade de hoje...)

    ResponderExcluir
  14. Triste ver isso... Mas isso só vai mudar, na minha opinião, se a CPTM punir esses vândalos, e olhe lá se vai mudar, mas seria um bom começo... As câmeras, também, sinceramente, não sei pra que tem...

    ResponderExcluir
  15. Definitivamente o serviço não funciona! Canso de enviar denúncias através do aplicativo Denúncia SMS para Adroid, cheguei a achar que o problema era o aplicativo, mas mesmo enviando o sms pelas "vias normais" o custo com o SMS é em vão. Lamentável pois no Metrô este serviço é muito efetivo, aliás como tudo no metrô

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, Emerson. O Serviço não funciona, você não é o único a constatar isso. Envio dezenas, diariamente, pois vejo muita coisa anormal dentro dos trens. Quase nunca sou atendido. O Metrô continua dando uma aula de operação e gestão na CPTM, como sempre.

      Excluir

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores