quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Após longo período fora de operação, 'Q01' enfim recebe cuidados

Q01 no abrigo Roosevelt: após longo tempo, trem está sendo avaliado
Por Diego Silva

A CPTM e suas surpresas de fim de ano. Após um longo período parado, devido à um descarrilamento em São Miguel Paulista (Linha 12-Safira), o trem 7001 (conhecido entre os ferroviários por Q01), está recebendo os primeiros cuidados para seu retorno. Até hoje não se sabe ao certo o motivo desse trem ter ficado tanto tempo parado, pois em seu descarrilamento, nenhum componente foi avariado.

Depois de ficar um longo período no abrigo Roosevelt, ''esquecido'', o trem foi movimentado para o Abrigo Engenheiro São Paulo. Ontem, esta composição estava do lado de fora do abrigo, pois haviam trens em manutenção. Hoje, durante passagem no Expresso Leste, observei essa mesma composição dentro do abrigo, pronto para receber os cuidados para seu regresso. Nesse meio tempo fora de operação, essa composição acabou virando depósito de peças. Trens da mesma série que precisaram de peças foram abastecidos com equipamentos do Q01. Durante nossa visita em Roosevelt, em abril desse ano, notamos um completo ''canibalismo'' nesse trem, que já não contava com diversos equipamentos e nenhum dos limpa-trilhos.

Agora, com os devidos reparos, esperamos em breve rever esse trem circulando na Linha 12-Safira, sua linha de origem (se tudo for mantido como antes). Curiosamente, hoje durante a passagem, estava embarcado na outra metade desse trem (7003-7004), que está acoplada com as unidades 7027-7028 (a unidade 7025/7026 colidiu lateralmente com um trem série 1100 na Luz, continuando imobilizado em Presidente Altino). A composição ''Q01'' foi entregue à população em 28.03.2010, como primeiro novo trem da Linha 12-Safira, de um total de 40 composições que a CPTM estaria entregando.

Além da metade do Q01, a composição completa Q02 está imobilizada, além da metade do Q06, citada acima. A CPTM está recuperando uma composição em Presidente Altino, para retornar em 2012.

11 comentários:

  1. Nossa q otima noticia,assim sera somente 1 unidade baixada,axo q dificilmente o Q2 volta para operaçao,ate pela sua estrutura abalada,alias tomara q quando a parte do Q1 7001-7002 voltar junto com a outra parte dele mesmo que esta no Q49 7003-7004 e o Q7 7025-7026 a cptm junte novamente o seu par certo 7027-7028 do modo q era antes.e q o Q7 volte pra a linha 7 e o Q1 para a linha 12,nada de linha 9 e nem linha 11 pelo amor de deus,ja priorizaram demais essas 2 linhas,ja nao basta eles desrespeitarem os contratos dos 20 7000 da 7 e da 12 neh,alias a linha 7 q precisa mais de 7000 neh pelo fato de ja terem tirado 4 daki(Q10,Q39,Q40 pra L9 e Q12 pra L12)ja que pegaram o Q12 e mandaram pra L12 nada mais justo de mandar inclusive esses 2 7000 qdo estiverem prontos pra linha 7 (Q1 e Q7 )assim teriamos 6 unidades na linha 7 Q1,Q7,Q24,Q33,Q34 e Q38 mais axo dificil neh...afinal ultimamente ta mais dificil TIRAR 7000 daki doke colocar... TA PRECISANDO DE TREM NOVO? ah pega la na linha 7... eles n precisa msm...aff infelizmente e assim q a CPTM pensa...e o pior e q n tem esse negocio de q a linha nao aguenta.se xegou a rodar 9 7000 na linha 7 sem problemas... Q2,Q10,Q12,Q24,Q33,Q34,Q38,Q39 E Q40 e nao teve nenhum problema... ate eles começarem a distribuir os nossos trens da linha 7 pra outras neh...e começar a palhaçada...

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  2. Alias diego silva gostaria de saber,ja que eles tiraram tantas peças tanto da parte do Q1 7001-7002 que esta em eng sao paulo para equipar outras unidades do 7000 e em pres altino aconteceu a mesma coisa com a parte do Q7 7025-7026 essas ´peças q estao faltando vao vir da caf ou eles tbm tem como aproveitar mtas peças do Q2 7005-7008 que esta na lapa para recuperar essas 2 metades de unidades Q1 e Q7 ?fiquei pensando... mesmo assim tem mta peça que pode nao ter mais no Q2 para colocarem nessas duas partes,ai sim vao ter q vir da CAF.alias to doido pra saber se vai ter alguma previsao de retorno deles e tbm sobre o Q2 mesmo sabendo q ele ta td detonado neh,eles poderiam nessa licitaçao ai de aditamento de contrato fazer outro Q2 pra colocar no lugar deste.seria legal ver um novo Q2 rodando pela linha 7...

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  3. Na verdade Diego é parte do Q7 que está imobilizado e não parte do Q6...

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  4. Obrigado pela correção, Wagner. Sempre faço confusão com esse negócio de prefixo de trem.

    Tarcísio, eu não sei definir tecnicamente o critério usado para transferir peças de um trem para o outro. Na minha modesta opinião, seria mais prático 'depenar' o Q02 e abastecer Q01 e Q07. O Q07 não tem nada demais, apenas a máscara que 'estourou' (mas nesse meio tempo, também perdeu peças para outros trens). Ou seja, o Q02 iria abastecer esses dois trens que estão parados há tempos.

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  5. E realmente,mais estava pensando diego silva, que talvez tenham que colocar peças novas nele pq esse tmp td parado o Q2 tbm serviu de deposito de peças para outros trens serie 7000 e alias a algumas semanas atras ate o Q16 7061-7064 foi la na lapa roubar peças dele, mais uma coisa que eu estava pensando,tomara q quando a parte do Q1 7001-7002 e a parte do Q7 7025-7026 ficar prontas eles acoplem como eram antes Q1 7001-7004 e Q7 7025-7028 pq tava pensando vai q... eles resolvem inventar o Q50 7001-7002-7025-7026 neh...alias diego assim,sei q vc n sabera responder exatamente qdo,mais por cima assim qdo tempo vc axa q vai levar para essas 2 partes voltarem a ATIVA...e vc axa q voltando...eles vao mandar de volta p Q7 7025-7028 pra linha 7 e o Q1 7001-7004 pra linha 12 ou por o atual Q49 7003-7004-7027-7028 estar na linha 11 o destino de 1 deles ou alias dos 2,quando retomadas suas composiçoes originais pode ser tambem o expresso leste linha 11???

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  6. Tarcísio, tanto o Q07 quanto o Q01 estão parados há muito tempo. Não iria me admirar em ver um Q50 rodando por aí. Agora, sobre qual linha irão voltar, já não posso dar certeza. O correto seria cada um na sua linha de origem, mas como diz a CPTM: ''os trens são dotados para rodar em qualquer linha, atendendo a necessidade''.

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  7. exatamente oq estou falando diego,pq uma coisa q eu axo errado e ver varios trens de varias series como alguns serie 1100,2000, 2100,3000,4400 e 1700 principalmente ja tds misturados sendo q alguns ate tem seu par da continuaçao do seu numero rodando com outra composiçao e daria para colocar akeles q tem seu par para rodar junto e akeles q n tem mais a continuaçao sim ai sim colocar com outro par diferente.seila axo tao estranho assim,perde a identificação,e outra se tem o par original dele e so desacoplar e colocar ele ali e ja era.uma serie q eu vejo direto q muda os trens de pares e o 3000 neh,cada dia tem um trem com par diferente.axo q a siemens troca mto os pares pq um exemplo e o 3003-3004-3017-3018 q estava assim semana passada q eu peguei na linha 8,essa semana ele ja ta com 3003-3004-3009-3010,isso atrapalha o desempenho do trem em alguma coisa,trocar os pares regularmente mesmo q seja para fazer manutenção ou nao?sobre a linha 7 poxa,ja tiraram 4 trens,seria bom neh eles enviarem 1 ou esses 2 para la ja q o Q12 foi prala e n volta mais,um amigo meu disse q em breve o Q12 vai voltar pra linha 7 vc sabe alguma coisa a respeito??? e sobre a volta dos 7000 pra linha 7 vc sabe alguma coisa?

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  8. Dinada Diego... Por enquanto pra mim ainda está fácil identificar porque divido os dois ultimos números por 4 e aí da pra saber qual "Q" é qual... Mas se eles misturarem as unidades que nem os 1100 e 1700 aí vai ficar difícil identificar qual o "Q" é...

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  9. Wagner ai quando xegar um Q49 da vida na estaçao q vc estiver vc vai falar Q p... e essa... de tao embaralhados q vao estar os 7000 igual os demais series da cptm (1100,1700,alguns 2000,2100 e por ai vai)

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  10. Tarcísio, a alteração de composições não interfere no seu desempenho. Os trens são todos iguais (dentro de sua série), o que não causaria nenhum problema de circularem com composições que não sejam de numeração subsequente.

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  11. pode ate ser diego,mais se a cptm COLOCOU A NUMERAÇÃO DE IDENTIFICAÇAO EM CADA TREM,nada mais justo pelo menos tentar seguir um padrao neh,ate porque se fosse assim entao n seria preciso colocar esses numeros e tds os trens rodariam sem numero algum,poxa esses trens tem um pouco mais de um ano alguns e outros nem 1 ano ainda e nao gostaria de ver os 7000 igual o Q49 se é tao simples quando a parte do Q1 e a parte do Q7 tiver pronta eles levarem os 2 para um patio e o Q49 tbm e ir la e fazer a troca,do mesmo jeito q fizeram qdo montaram o Q49 7003-7004-7027-7028.simples,em menos de meia hora e feito isso e teriamos novamente o Q1 7001-7004 original e o Q7 7025-7028 original denovo,alias isso e uma das vantagens do 8000 neh,sem as cabines intermediarias n tem essa palhaçada de inverter os carros,coisa q a cptm adora fazer com os 7000/7500 e nem de trocar os pares dos trens igual o Q49.nunca vamos ver um 8000 invertido igual o Q3 7010-7009-7012-7011 e tantos outros.

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