segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Calendário 2012 da Imprensa Oficial celebra os 20 anos da CPTM

Estação Luz
Fonte: CPTM

No ano em que completa duas décadas de sua criação, a CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos] ilustrará o "Calendário 2012" da Imprensa Oficial, que será lançado na próxima segunda-feira [19], a partir das 19h, no Espaço Imprensa Oficial, localizado no Museu da Língua Portuguesa.

As fotos procuram mostrar a evolução e modernização da maior operadora ferroviária de transporte de passageiros da América Latina. As imagens, de autoria do fotógrafo João Musa, foram realizadas durante um ensaio de duas semanas, quando ele percorreu todas as linhas da CPTM. Da cabine do maquinista, João retratou a visão dos trens, dos pátios onde é realizada a manutenção da frota e da ciclovia Rio Pinheiros, integrada ao sistema CPTM. Foram mais de três mil cliques para revelar o cotidiano ferroviário.

Segundo o fotógrafo, alguns dos melhores momentos da viagem foram as visitas às estações mais antigas da Companhia. "Rever a estação Jundiaí, que fez parte da minha infância e ver como ela continua bonita, foi uma experiência maravilhosa", relatou.

Para a CPTM, a experiência também foi única. "Foi com grande entusiasmo que recebemos o convite da Imprensa Oficial para ilustrar o calendário 2012. Mais do que mostrar o trem metropolitano, as fotos revelam a nova face da CPTM e o compromisso dos seus colaboradores de atendimento com qualidade ao cidadão", disse o presidente Mário Bandeira.

O secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, ressalta que as imagens selecionadas para compor o calendário mostram a evolução da Companhia nesses 20 anos. "Esse crescimento continua. Os investimentos do Governo do Estado de São Paulo na rede sobre trilhos proporcionarão mais qualidade de vida à população", afirma Fernandes. "A licitação de mais 55 trens para a frota da CPTM, a ampliação da Linha 9-Esmeralda de Grajaú até Varginha e a implantação da nova Linha 13-Jade [Expresso Guarulhos/Cumbica] estão entre outros tantos projetos relevantes", conclui o secretário.

Histórico
A CPTM foi fundada em 28 de maio de 1992, com a promulgação da Lei Paulista n° 7.861, assumindo os sistemas de trens da Região Metropolitana de São Paulo, operados pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos - CBTU [Superintendência de Trens Urbanos de São Paulo - STU/SP] e pela Ferrovia Paulista S/A - Fepasa, de forma a assegurar a continuidade e a melhoria dos serviços. Com isso, recebeu uma herança de mais de um século: cerca de 260 km de linhas que se encontravam sucateadas e precisavam de investimentos.

Em 1994, a CPTM efetivamente começou a operar as atuais linhas 7-Rubi e 10-Turquesa [antigas A e D] e 11-Coral e 12-Safira [antigas E e F], que pertenciam à CBTU. Em 1996, passou a controlar os serviços da Fepasa e as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda [antigas B e C].

Desde sua criação, a CPTM experimentou uma série de transformações para aprimorar a qualidade dos seus serviços, principalmente nos últimos anos, quando passou a receber investimentos significativos do Governo do Estado. As mudanças também se refletiram em um novo conceito de relacionamento com seus usuários e a comunidade, por meio de ações de cunhos educativo, cultural e de inserção social.

SERVIÇO
Evento: Lançamento do Calendário 2012 da Imprensa Oficial
Local: Espaço Imprensa Oficial - Museu da Língua Portuguesa
Endereço: Praça da Luz, s/nº
Data e horário: 19/12 [segunda-feira], a partir das 19h

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores