sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

CPTM estuda ampliação da Linha 11-Coral

Expresso Leste deverá chegar em Palmeiras-Barra Funda
Fonte: Revista Ferroviária


A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) estuda a ampliação da Linha 11 Coral, que serve Mogi das Cruzes e mais três cidades da Região do Alto Tietê, até a Estação Palmeiras-Barra Funda, na Zona Oeste da Capital. O secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, informou ontem que o projeto já está em análise e declarou que existe a possibilidade de que o mesmo seja colocado em prática já no próximo ano, para quando também está prevista a implantação integral do Expresso Leste até Suzano. Mogi das Cruzes deverá receber os trens até o final da atual gestão.
Jurandir Fernandes afirmou que os progressos na Linha 11 estão progredindo e afirmou que a ampliação até a Barra Funda deverá proporcionar maior conforto aos usuários, que atualmente precisam trocar de composição para se deslocar até a Barra Funda, uma das estações mais movimentadas da Capital. "Antes, o Expresso parava na Estação Brás e já era uma briga. Depois, levamos para a Luz. Agora, vamos analisar também para que, no ano que vem, quem sabe, possamos levá-lo direto até a Barra Funda. Isso vai significar uma melhoria para muita gente que hoje desce na Luz para pegar a Linha 7-Rubi e depois ir para a Barra Funda. Estamos analisando".

O secretário também afirmou ontem que está mantida a previsão de levar o Expresso Leste integralmente a Suzano já em 2012. "Estamos progredindo a cada momento e estamos levando qualidade a todo o Alto Tietê. Minha grande luta na Região é para, no ano que vem, já levar o Expresso até Suzano. Isso vai ser de um impacto enorme, porque são trens mais modernos e novos. Não haverá mais aquela loucura da transferência em Guaianazes".

Após a conclusão do projeto até Suzano, o Estado deverá trabalhar na expansão do Expresso até Mogi. Porém, caso sejam confirmadas as previsões feitas ontem por Jurandir Fernandes, o mogiano poderá ter uma melhoria significante na qualidade do transporte ferroviário. Os passageiros farão baldeação em Suzano e poderão seguir até a Barra Funda sem trocar de composição. "São etapas que estamos cumprindo", disse.

Estações
Jurandir Fernandes não informou ontem qual a previsão de reforma das estações de Mogi das Cruzes. Ele confirmou apenas que todas as estações da CPTM passarão por obras, o que inclui as quatro mogianas (Estudantes, Mogi das Cruzes, Braz Cubas e Jundiapeba). Ele garantiu que até o final do próximo ano, os prédios de Poá, Ferraz de Vasconcelos e Suzano terão sido modernizados.

8 comentários:

  1. Diego, então porque não levar a Linha 10 e 11 para Palmeiras-Barra Funda, e finalizar a Linha 7 e 8 na mesma, assim melhoraria ambos os serviços.

    ResponderExcluir
  2. Não sei seria possível, mas o ideal seria L10 e 11 na Barra Funda e a L7 no Brás, assim não haveria nenhum terminal definitivo todas as linhas cruzariam o centro, porém tem o problema de plataformas, não há suficientes nem na Luz nem no Brás, iria precisar de uma reforma grande.

    ResponderExcluir
  3. O legal é q, com o Expresso ABC, a linha 10 fica no Brás. Agr, o Expresso da linha 7 não irá retirar nenhuma estação da linha paradora. Ñ entendo essa diferença :S

    ResponderExcluir
  4. A única solução seria a CPTM contruir a Nova Luz e já era... Mas tem que começar logo....

    ResponderExcluir
  5. PROTESTO CONTRA O FECHAMENTO L 10 NA ESTAÇÃO LUZ
    LIBEREM!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. a linha 11 na barra funda vai ser fundamental para desafogar a linha 7,principalmente nos horarios de pico,vai ser uma baita mao na roda,pq tem mta gnt q pega ela pra descer na b funda.mais diego,suponhando q a linha tenha as suas 2 pontas ampliadas,obviamente precisara de mais trens,gostaria de saber qtos trens ao todo tem na linha 11 na banda A fazendo LUZ - GUAIANAZES e extendendo a linha a B.funda - SUZANO - qtos trens seriam necessarios? e outra coisa, contando que deve ter uns 9 serie 7000 e uns 15 2000 (pelo menos eu axo q é isso) e alem dos 9 9000 q vao xegar,sera q ALEM desdes 9 unidades do 9000 vao entrar mais trens na linha 11 para extender ate barra funda e suzano ou vc axa q só esses 9 ja ta de bom tamanho,e outra coisa,ontem falei com um maquinista da linha 11 e ele me disse que mesmo com a entrada dos 9000 DIFICILMENTE OS 9 7000 que estao de la SAIAM de la é vdd isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que vai piorar ainda mais se ampliar ate suzano,e quem pega na estação José Bonifacio e na Dom Bosco,não vão conseguir entrar,pois os trens vão chegar nessas estações extremamente lotados o ideal seria fazer uma linha paralela de Mogi até o Brás que nem era antes,agora ampliar uma linha que já é problemática é burrice

      Excluir
  7. Eu acho que essa expansão da linha 11 vai piorar ainda mais,e quem pega o trem ba estação José Bonifacio e na Dom Bosco não vai conseguir entrar no trem pq ele vai vir lotado de Suzano,de vez extender a linha deveriam fazer uma linha direta de Mogi atè o Brás,é burrice esticar uma linha que já é problematica

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores