segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

CPTM irá comprar mais 55 trens

Alstom 2070 e CAF 7000: CPTM irá usar aditivos de contrato das duas empresas
Fonte: Revista Ferroviária

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que opera as linhas de trens de São Paulo, deverá licitar, ainda neste ano, a compra de 55 trens. O montante é um adicional aos 105 trens já adquiridos pela companhia junto às empresas Alstom e CAF, e que começaram a ser entregues no ano passado.
Uma audiência pública foi realizada na semana passada para colher contribuições para a compra dos primeiros 40 trens, que serão licitados até dezembro. Além disso, de acordo com o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, o governo de São Paulo autorizou a compra de mais 12 a 15 unidades. “Se der tempo de lançar o edital, serão de 52 a 55 novos trens somente nesse final de ano”, afirmou.
O reforço na frota, que contará com trens de oito carros cada, deve ajudar a CPTM a atingir a meta de redução do tempo de espera dos trens na estação, que hoje varia de quatro a seis minutos. A projeção é de que, em 2014,o intervalo entre tens seja de três minutos.

12 comentários:

  1. Bom, isso é uma ótima noticia!!! Vamos ver se vão cumprir mais essa promessa. Acredito que sim, mas...

    ResponderExcluir
  2. Complementando o outro comentário: Uma pena, é que com essa grande adquirição por parte da CPTM, deve colocar em quase certa a aposentadoria dos 1100, contudo, que seja o que Deus quiser. Se os 1100 ficar, só sei que comemoro como quando o Corinthians foi campeão.

    ResponderExcluir
  3. acredito que AGORA SIM diego os 1100 vai ficar apenas na BANDA B da linha 7 que é o seu merecido lugar,ate pelo tamanho dele,vai cair como uma luva na extensao da L7,e sobre esta nova serie ai se serao 55 trens da alstom e da caf,como q vai fikar isso ai?quantos trens a CAF vai fazer e qtos trens a ALSTOM vai fazer?isso n vai fikar meio confuso?alias sera que seram da mesma serie dos demais trens como por exemplo 2070,7000,7500,8000 e 9000 ou sera uma serie totalmente nova? 9500 ou 10.000? tomara que ai sim eles coloquem uns 20 desses na linha 7 ou entao peguem e mandem boa parte deles para a linha 9 e mandem os 16 7000 que la estao para a linha 7 que é o lugar deles.pra mim ja estaria de bom tamanho.

    ResponderExcluir
  4. Seria bom se o numero de trens novos fosse justo em todas as linhas.. e todas serem tratadas do mesmo modo.. sem preferencias pra umas e falta de atenção com outras...

    ResponderExcluir
  5. Bruh Rodrigues, não é bem assim. A final das contas, nesses próximos anos, a Linha 8-Diamante estará perfeita, com 36 novos trens, da série 8000, novinhos operando. Por isso, a coisa vai estar justa. Serão muitíssimos trens. As linhas que receberão, certamente, serão as Linhas 7, 10, 11 e 12. Pois a frota dessas linhas será dividida entre trens velhos e novos(Já que a Linha 9-Esmeralda, receberá outros 21 trens novos de outro lote, então, fica de fora desse). Dariam, igualmente divididos 13,75 trens para cada linha, por tanto, umas teriam 12, outras 14, e etc. Vamos ter atenção com todas as linhas nesses lotes de 55 novos trens, pode ficar tranquilo!

    ResponderExcluir
  6. Amigos, boa noite

    Não sei se já se pode considerar uma boa notícia, mas à primeira vista me alegrou muito o que vou lhes contar. O trem 7000 Q7, que está há mais ou menos 1 ano batido aqui em Altino finalmente está recebendo tratamento na fibra de vidro do "bico", que foi danificado. Agora é rezar para montarem ele, pois nesse tempo que ficou parado, muitas peças lhe foram arrancadas para servir a outros trens.

    ResponderExcluir
  7. Olá Paulo! Ótima notícia essa do Q07. Agora iremos esperar pelas próximas remobilizações das unidades imobilizadas...

    ResponderExcluir
  8. Muito bom, finalmente algum trem está retornando as suas ideais condições!

    ResponderExcluir
  9. entao mais paulo nao daria para tirar esses componentes do Q2 7005-7008 que ja esta mais destruido?alias a parte do Q1 7001-7002 sumiu do bras,diz a radio piao que ele foi levado para a CAF em hortolandia,tomara q seja verdade,porque se realmente foi quando voltar ele sera unido novamente com a sua outra metade 7003-7004 formando a composiçao original 7001-7004,e ai esta parte do Q7 7025-7026 que esta em altino se REALMENTE for arrumado volta pra parte 7027-7028 e volta a ser uma composiçao inteira denovo 7025-7028,assim teria apenas 1 trem quebrado,este num estado mais critico,mais poderiam aproveitar mta coisa dele para colocar no Q1 7001-7002 e Q7 7025-7026 parados porque como o diego disse em outro topico foram depenados,e oq o Q2 7005-7008 nao tiver repoe com peças novas.mais com 2 trens axo que da pra fazer 1 neh rsrsrs ai o Q7 voltava pra linha 7 e a gente voltaria a ter denovo 5 trens 7000, q do da linha 7 rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  10. Olá Diego.
    Gostaria de te fazer uma pergunta:
    Os trens da série 7000 voltaran a circular na linha 8?
    Pois no domingo passado eu vi uns 2 andando por lá.
    Até observei melhor o interior deles para ver se não era os 8000(que já poderia estar circulando) e o layout dos bancos denunciava de que eram trens 7000.

    ResponderExcluir
  11. Daniel, também havia visto. Os 7000 voltaram a Linha 8-Diamante sim! Mas não foram todos os da Linha 9-Esmeralda, vieram 4 7000 para a Linha 8 e vieram 3 2070 Linha 9. Dizem que é por que os 7000 não estão aguentando a demanda da Linha 9-Esmeralda, e como os 2070 são mais largos, decidiram os colocar lá. Embora os 2070 ainda vão para a Linha 11-Coral, mas isso é mais para frente.

    ResponderExcluir
  12. alguns virão para a linha 10?
    pois ela está invicta de novos trens,tb temos o problema 2100 q são mto lentos tb ha alguma chance de uns 7000 circularem aqui ainda no fim deste ano?

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores