terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Ir de trem do ABC até a Luz vira tormento

Trens série 2100 - Estação Brás - Linha 10-Turquesa
Fonte: Diário do Grande ABC

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos estuda manter de vez o Brás como estação inicial da Linha 10-Turquesa (Brás-Rio Grande da Serra), que serve o Grande ABC. As obras de modernização da Estação da Luz, que motivaram a mudança, estão concluídas. Mas agora ela recebe média de 147 mil passageiros por dia com a integração à Linha 4-Amarela do Metrô (Luz-Butantã). O número é alto, e outras obras de modernização podem impedir mudanças estruturais.
A CPTM diz que faz pesquisa com parte dos cerca de 403 mil pessoas que usam a linha nos dias úteis desde o início das obras na Luz e a mudança do ponto inicial da linha para o Brás, em outubro. Mas parte dos usuários não aprova o novo itinerário, principalmente os que moram na Capital e trabalham na região.
"Agora minha viagem demora mais. Antes, era mais cômodo pegar o trem na Luz. Se a ideia era facilitar, eles complicaram", disse o vendedor Rodrigo Candiotto, 37 anos, que trabalha em Santo André.
"Trabalho no Bom Retiro e muitas vezes a baldeação do Brás à Luz fica lotada. Só consigo embarcar no terceiro trem", disse a assistente de qualidade Janaína Vilas Boas, 30, moradora do Jardim Santo André.
A Estação Brás é a mais movimentada do transporte sobre trilhos, com média de 150 mil passageiros diários, a maioria usuários da Linha 11-Coral (Expresso Leste), que é necessária para ir do Grande ABC à Luz.
Para alguns moradores da região, no entanto, o serviço ficou melhor. "Para quê ir até a Luz? Temos acesso rápido à Avenida Paulista e ao Metrô. Melhorou", disse o manobrista Rodrigo Neiva, 27, morador do Jardim Bela Vista, em Santo André.
Desde que passou a oferecer a baldeação com a CPTM, a Linha 2-Verde (Vila Prudente-Vila Madalena) saltou para cerca de 214 mil usuários diários. Desses, 45 mil vêm dos trens que servem a região, encurtando a interligação do Grande ABC com o Metrô em cerca de 30 minutos. Mais movimentada do sistema, com cerca de 967 mil passageiros, a Linha 3 (Barra Funda-Itaquera) tem acesso pelo Brás.
"Tenho que ir à Luz e realmente o trem vem cheio. Mas uso o Metrô e gasto só uns dez minutos a mais", disse a vendedora Sabrina Souza, 23, que sai de São Caetano para trabalhar na região do Bom Retiro.


Estações da região vão receber melhorias

Prefeito Saladino e Utinga serão as duas primeiras estações da região a serem reconstruídas no processo de modernização do sistema de trens em São Paulo. A CPTM abriu o edital para a elaboração dos projetos na segunda-feira, e o orçamento é de R$ 4,3 milhões. A abertura dos envelopes está marcada para janeiro e as obras devem ser iniciadas em oito meses. Guapituba e Ribeirão Pires também tiveram edital aberto, com custo do projeto avaliado em R$ 2,8 milhões.
O processo faz parte do plano do governo estadual em adequar a rede ferroviária ao padrão do Metrô. A companhia diz que já foram investidos R$ 244,4 milhões em obras nas estações da Linha 10 e no trajeto, o que vem causando lentidão em alguns trechos.
Atualmente, demora cerca de 40 minutos da Estação Santo André, a principal da região, ao Brás. A CPTM quer reduzir esse tempo em 25 minutos com o Expresso ABC, que ligará a Luz a Mauá e terá menos paradas.
O investimento no projeto é de cerca de R$ 1,5 bilhão, em modelo de parceria público-privada. O primeiro trecho, entre a Capital e Santo André, está programado para ser entregue em 2014.

3 comentários:

  1. Do jeito que está não pode ficar.

    Pegar o trem da Linha 11-Coral para chegar até a Luz é um inferno. Ponto.
    Estamos em periodo de férias e o negócio continua lotado (logo mais em periodo de alagamentos também).
    Muita gente que está descendo do trem na estação de Tamanduatei é porque vai para a Paulista OU desistiu de ir até a Luz pela linha 11 e está pegando o Metro.

    Na Luz, houve a mudança de plataforma de embarque sentido Francisco Morato para a plataforma 1. Isso foi excelente para acabar com o tromba-tromba, brigas e outras coisas que ocorrem por lá, consequentemente, melhorando a qualidade de vida do pessoal. PORÉM, esse mudança também deveria acelerar o processo de embarque e desembarque, que pela lógica da própria CPTM, melhoraria a "velocidade" dos trens, mas até então os trens estão demorando os mesmo 7 minutos de sempre, MAIS os 7~10 minutos utilizados para descer as escadas da plataforma 2 para chegar até a 1.

    Hoje vi o pessoal da CPTM com falantes tentando direcionar as pessoas para as escadas na plataforma. Na boa, é mais facil arrancar as escadas e por uma rampa para o pessoal poder seguir, porque aparentemente as pessoas não são acostumadas com escadas (sarcasmo). O problema seria o pessoal que anda com carrinhos, mas enfim.

    Normalmente o inferno na Linha 11 é um pouquinho (5%) menor para retornar para o Brás, mas não sei o que ocorre na cabeça do infeliz da logisca que, pelo visto, decidiu diminuir o número de trens na Linha 11 ontem deixando a plataforma sentido Brás lotada. Ou simplesmente não é culpa dele, mas de algum outro infeliz que fez com que a demora no trem fosse de quase 10 minutos, para se ter uma idéia, 5 minutos naquela plataforma e você já não consegue mais se movimentar, além disso o ar condicionado vem desligado. Isso é excelente! (sarcasmo).

    Enfim, a CPTM faz as mudanças sem preparar o povo antes, não avisam como está o andamento dos projetos, a comunicação é um lixo, nem os falantes do trem funcionam como deveriam, trens sucateados e demorando demais para renovar a frota com os trens comprados... a CPTM é tão ruim para dar informação que o blog "CPTM em Foco" (que teóricamente não possui vinculo com a empresa própriamente dita) virou minha fonte de noticias da CPTM, a qual, deveria obrigatóriamente colocar essas informações no site oficial. Para que raios serve o site da CPTM? Só para enviar reclamação?

    Quantas vezes o Metro estava dando informações mais precisas dos problemas na linha da CPTM, do que a própria CPTM...

    ResponderExcluir
  2. curtam a pagina no facebook

    www.facebook.com/linha10naluz

    ResponderExcluir
  3. e alem do mais falam pra deixar nossos carros em casa!!!! desse jeito com o transporte uma porcaria!!!! nao da neh

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores