quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Linha 10-Turquesa recebe último trem reformado

O último trem reformado da série 2100 chegou à oficina da Luz nessa semana
Por Diego Silva

Caros leitores, eis que chega o último trem reformado da série 2100. A unidade 2125, que estava em processo de revisão geral desde agosto, chegou nas oficinas da Luz para instalação dos componentes finais e câmeras. Com isso, encerra-se o plano de revisões gerais de metade da frota pertencente à Linha 10-Turquesa.

O processo de revisão geral das unidades começou em 2010, quando as duas primeiras unidades revisadas receberam a nova identificação visual da CPTM, quando ainda operavam na Linha 9-Esmeralda. A terceira unidade revisada foi recebida na Linha 10-Turquesa em setembro do mesmo ano. A unidade 2135-2111 foi recebida com grande destaque na Linha 10, pois chamava a atenção dos usuários por estar completamente nova, além de estar com as novas cores da CPTM.

Nesse meio tempo, praticamente metade da frota foi revisada, desmontada e entregue completamente nova para os usuários. Hoje, as unidades reformadas vermelhas são: 2103, 2111, 2112, 2113, 2114, 2116, 2121, 2122, 2123, 2125, 2127, 2128, 2131, 2134, 2135, 2136, 2137, 2138, 2141, 2143, 2145 e 2148. Agora, a CPTM irá abrir uma nova concorrência, em formato de licitação, para o vencedor reformar e adequar o restante das composições que ainda permanecem no padrão azul metropolitano, a saber: 2101, 2102, 2104, 2105, 2106, 2107, 2108, 2109, 2110, 2115, 2117, 2118, 2119, 2120, 2124, 2126, 2129, 2130, 2132, 2133, 2139, 2140, 2142, 2144, 2146 e 2147.
Ainda segundo a CPTM, para o Expresso ABC, é esperado a chegada de pelo menos mais oito composições novas. O serviço, que deverá ser operado em formato PPP, pode ser aberto ao tráfego a partir de 2014.

8 comentários:

  1. Eu ri dessa parte "chamava a atenção dos usuários por estar completamente nova, além de estar com as novas cores da CPTM."

    Posso te garantir que 97% dos usuários não repararam nem nas novas cores, que dirá nas câmeras e nos displays com indicação da próxima estação, que pra mim não passam de perfumaria inútil.

    Mais a reforma tá valendo assim mesmo apesar desses trens não serem apropriados para serviço urbano.

    ResponderExcluir
  2. Hum, muito bom e interessante... Agora, Diego você sabe alguma coisa sobre os trens do expresso leste série 2000? (se eles já estão terminando esse período de RG (revisão geral) e reforma)...

    ResponderExcluir
  3. Ah e outra pergunta: E os 21 novos trens da L9??? Será feito por contratos das séries 7000/7500/8000??? Ou esses 21 trens estão incluidos na compra dos 55 trens que a CPTM vai comprar???

    ResponderExcluir
  4. Reclamação: A CPTM a mais ou menos 3 semanas, deu um "presente" para a L7 (na minha opinião, um presente de grego), as novas plataformas da Barra Funda foram entregues reformadas e com as cores da linha em questão, porém acho que ela não pensou muito na praticidade, principalmente nas escadas, não há sequer uma escada rolante, e sim, dois lances de escadas que, com a chegada de uma composição principalmente no sentido Luz ficam lotadas e extremamente demoradas para acessar o nível superior da estação, fora o fato de quem quer acessar a plataforma tem que enfrentar a multidão vindo ao sentido contrario. Concluindo, a CPTM padronizou a cores (é uma das poucas estações da L7 que utiliza a cor rubi)e de certa forma organizou melhor as plataformas da Barra Funda, acho que se preparando para a chegada do expresso leste, o único e grave problema foi realmente as escadas,total falta de praticidade, e muita, muita perca de tempo para quem quer acessar o Metrô ou sair da estação.

    ResponderExcluir
  5. Diego, a CPTM precisaria mudar o mapa dentro dos trens 2100, pois ainda não consta a integração com a Linha 2 do metra na estação Tamanduateí.

    ResponderExcluir
  6. Como se mudar as cores e colocar câmera fosse ajudar muita coisa na vida dos reféns dessa empresa negligente... Faz tempo que esperamos a reforma da linha entre o Brás e a Luz, se chover forte, alaga entre Prefeito Saladino e Utinga, depois de Capuava, o trem anda mais lento que tudo até Santo André... Acho que a cptm deveria ter uma pouco mais de decência, aumentam os preços das passagens e a única coisa que muda são as cores e a implantação de câmeras, impressionante de tão vergonhoso...

    Falando nisso, você sabe QUANDO e SE a reforma entre o Brás e a Luz vai ficar pronta? Até pq, caso contrário, protestos talvez venham a surgir...

    ResponderExcluir
  7. Gondim Josi, a reforma entre as estações Brás e Luz já está concluída. A CPTM, por meio de nota, informou que os trens da Linha 10-Turquesa irão permanecer na estação Brás, num plano de readequação operacional, para oferecer mais conforto aos quase meio milhão de usuários que passam diariamente na estação Luz.
    Os protestos já existem, nas redes sociais e diretamente na empresa.

    ResponderExcluir
  8. Não adiantou nada, complicou a estacão Brás e os do ABC que irão até a luz (ou vice versa) irão tumultuar o expresso guaianazes

    Luz ficou melhor, tem plataforma de desembarque.

    Na minha opinião o que dá para ser feito é o seguinte: tanto na L7 como na linha 10, os trens não irão integralmente até a luz, boa parte deles podem ir até a barra funda / Brás e uma pequena porcentagem racham a mesma plataforma na luz, como acontece no metrôrio.

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores