segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Retrospectiva CPTM 2011: Janeiro x Abril

Diego Silva, do blog CPTM em Foco, traz a retrospectiva 2011 para vocês
Caros leitores, estamos chegando ao final do ano de 2011. Esse período foi incrívelmente fantástico no que se diz à ferrovia para nós. Participamos de eventos, vimos diversos acontecimentos, novos trens, novas estações, fatalidades, novidades e muitas outras coisas. Após um ano inteiro de acontecimentos relevantes, trago para vocês uma retrospectiva sobre este ano. Vamos voltar no tempo, entre janeiro e abril > > >

Janeiro

Sérgio Avelleda deixou a CPTM em janeiro, para assumir a presidência do Metrô
Dia 12: Sérgio Avelleda assume a presidência do Metrô de São Paulo
Em 12 de janeiro, Sérgio Henrique Passos Avelleda era anunciado como novo presidente do Metrô de São Paulo, substituindo José Fagalli. Ex-presidente da CPTM, Avelleda foi o indicado pelo secretário Jurandir Fernandes para assumir o Metrô, por ser o profissional ideal para comandar o tempo de mudanças e inovações que a companhia iria passar. Na CPTM, Mário Bandeira reassumia a condição de presidente.
Veja a matéria completa, clicando aqui:  Sérgio Avelleda assume presidência do Metrô

Chegada à Franco da Rocha, na Linha 7-Rubi. Fortes chuvas causaram problemas
Dia 14: Circulação é aberta na Linha 7-Rubi
No dia 14, após um pequeno período de interrupção, era reaberto o tráfego de trens na Linha 7-Rubi. Em Franco da Rocha, a água invadiu o espaço ferroviário, causando problemas não só à ferrovia, mas também ao município, que sofreu a pior enchente de sua história.
Veja a matéria completa, clicando aqui: Linha 7-Rubi volta a circular

Fevereiro

Dia 10: Reajuste das tarifas no transporte metropolitano
Nesse dia, foram anunciados os reajustes das tarifas do transporte metropolitano de São Paulo. CPTM e Metrô, que operavam com tarifas de R$ 2,65 passaram a cobrar R$ 2,90 pelos serviços três dias depois.
Veja a matéria completa clicando aqui: Transporte Metropolitano terá reajuste

Trens série 7000 circularam na Linha 8-Diamante em Fevereiro
Dia 16: CAF 7000 estreia na Linha 8
Aos dezesseis dias de fevereiro, fomos até a Linha 8 ver os novos trens, entregues pelo governo do estado. Duas composições, da série 7000, haviam sido disponibilizadas para circulação, atraindo bons olhares da população durante seu período de estadia. Entregues num primeiro instante para substituir a frota série 5500 (deslocada da Linha 12 para tentar auxiliar a frota 5000, porém causando mais problemas que antes), os trens da série 7000 causaram problemas por serem menores que seus antecessores. Nessa mesma data, comemorou-se o aniversário de 144 anos da SPR (São Paulo Railway).
Veja matéria completa clicando aqui: Linha 8-Diamante recebe novos trens

Dia 25: Primeiro aniversário do blog
O blog 'CPTM em Foco' comemorou seu primeiro aniversário nesse ano, marcando presença nos sites de busca como um dos principais veículos de comunicação da CPTM.
Veja matéria completa clicando aqui: Blog completa um ano de vida

Março

Dia 23: Usuários causam confusão em embarque
Cena que piorou nos dias atuais, o embarque de usuários tornou-se um problema a ser resolvido. Na matéria postada nesse dia, mostramos uma prática conhecida como 'viagem negativa', onde os usuários embarcavam no sentido contrário para garantir seu assento na viagem de volta pra casa. Até hoje, a viagem negativa é praticada em todas as linhas, tirando a oferta de lugares para os demais usuários.
Veja matéria completa clicando aqui: Usuários garantem lugares e diminuem oferta

Estação Carapicuíba, na Linha 8-Diamante, foi entregue em março

Dia 24: Concluída a modernização da estação Carapicuíba
O governador Geraldo Alckmin entregou nesse dia a obra de modernização da estação de Carapicuíba, na Linha 8-Diamante. Sem qualquer item de acessibilidade, a estação ganhou elevadores, escadas rolantes, piso tátil e assentos, além da completa cobertura. Na ocasião, foram entregues mais dois trens da série 7000 para essa linha.
Veja matéria completa clicando aqui: CPTM concluí modernização da estação Carapicuíba

Trem série 7000 na estação Luz: 1 ano de operação na CPTM
Dia 28: CAF 7000 completa um ano de operação
Nesse dia, os trens da série 7000 completaram um ano de serviços prestados na CPTM. Entregues em 28 de março de 2010, em cerimônia na estação Tatuapé (juntamente com a entrega do primeiro novo trem do Metrô, frota H), a promessa inicial foi de vinte composições para a linha 12 e vinte composições para a linha 7. Atualmente, pelo menos 19 trens estão na Linha 9-Esmeralda, outros três estão na Linha 8-Diamante, três na Linha 7-Rubi, seis ou sete composições na Linha 11-Coral, cinco na Linha 12-Safira. Dos 40 trens entregues, duas composições estão fora de serviço: 7001/7002 (Descarrilamento), 7005/7006/7007/7008 (acidente em Palmeiras-Barra Funda) e 7025/7026 (colisão com um 1100 na Luz).
Veja matéria sobre o aniversário clicando aqui: CAF 7000 completa um ano

Abril

CPTM e Metrô, próximo da estação Patriarca: Diferença entre ambos foi explicada
Dia 12: Qual a diferença entre trem e metrô?
Uma das questões que mais intrigam quem observa o transporte sobre trilhos. O blog explicou em detalhes qual a diferença entre CPTM e Metrô. Você quer saber qual é essa diferença?
Clique aqui: Qual a diferença entre trem e metrô?

Dia 20: CPTM entrega 40º trem da série 7000 e recebe primeiro trem série 7500
Nesse dia, a CPTM cumpria a entrega de sua maior aquisição até o momento. Todos os quarenta trens de oito carros da série 7000 estavam entregues, espalhados por todas as linhas da companhia (exceto a linha 10), dando maior suporte ao transporte. Na oportunidade, também foi mostrado o primeiro trem da série 7500, de um lote de oito trens de oito carros, para a Linha 9-Esmeralda.
Veja matéria completa clicando aqui: CPTM entrega 40º 7000 e 1º trem 7500

Estação da Luz em selo comemorativo dos Correios

Dia 28: Luz e Júlio Prestes viram selos comemorativos
Os Correios anunciaram o lançamento de selos comemorativos com estampas de estações ferroviárias. As escolhidas foram Luz, Júlio Prestes e Central do Brasil (RJ). O evento de lançamento, na estação Júlio Prestes, foi realizado dois dias depois.
Postagem do lançamento: Luz e Júlio Prestes viram selos comemorativos

Trem série 4800 - Um ano fora de operação
Dia 30: Um ano sem Toshiba
Os famosos toshibas, trens da extensão da Linha 8-Diamante, completaram um ano fora de operação no dia 30 de Abril. Em obra de modernização prometida para novembro desse ano (não entregue pela CPTM, diga-se de passagem), chegou ao fim a operação dessa frota. Ainda existem duas composições em Salvador (Bahia), prestando serviços. As unidades paulistas estão em Presidente Altino, à ação do tempo.
Veja matéria completa clicando aqui: Um ano sem o trem série 4800

Um comentário:

  1. Estão excelentes as reportagens, apenas os números dos 7000 em cada linha estão errados...

    Corrigindo:

    Linha 7 Rubi: 4 composições
    Linhas 8 Diamante e 9 Esmeralda: 17 composições (coloquei os trens das duas linha juntas, por causa do compartilhamento de trens, portanto em todo caso, fica incerto o número de 7000 rodando em ambas as linhas)
    Linha 11 Coral: 8 composições
    Linha 12 Safira: 9 composições

    E por fim 2 composições inativas temporariamente...

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores