sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Trens da Linha 7-Rubi irão utilizar duas plataformas na Estação Luz

Trens série 1100 - Estação Luz - Linha 7-Rubi
Por Diego Silva

Caros leitores, em uma conversa descontraída ontem à tarde com maquinistas da Linha 7-Rubi, soubemos de uma nova estratégia que a CPTM está aprontando. Desde a decisão de deixar a Linha 10-Turquesa no Brás, a plataforma 1 da estação Luz estava ociosa. Durante o bate-papo, os maquinistas comentaram conosco sobre a estratégia ''Expresso Leste'' na Linha 7-Rubi.

Trata-se de trazer o trem de Francisco Morato pela plataforma 2 da estação Luz, evacuar a composição, levar a mesma até o final, realizar transposição e entrar pela plataforma 1, sentido Francisco Morato, com o trem vazio. Essa estratégia já ocorre no Expresso Leste há muito tempo, sendo também adotada na estação Brás com a Linha 10-Turquesa. Mas o que chama a atenção é o seguinte: a plataforma central recebe os trens provenientes de Guaianazes e de Francisco Morato, onde ocorre a integração mais rápida. Com a decisão, quem vem de Guaianazes terá que descer do trem, descer as escadas e embarcar na plataforma 1, caso queira seguir viagem pela Linha 7-Rubi.

Particularmente, acho que a CPTM não está planejando as coisas da maneira correta. A começar que as obras realizadas nessas vias iriam contemplar a Linha 10. Agora, a linha que atende o ABC paulista ficou no Brás, por decisão da companhia. Essa estratégia na Linha 7-Rubi pode até dar certo, mas vale lembrar que a plataforma 1 é mais estreita que a plataforma central, na estação Luz. Hoje, presenciamos uma estratégia muito estranha do CCO: todos os trens da série 1700 chegaram seguidos, posteriormente seguidos de praticamente toda a frota série 1100. As composições partiram completamente lotadas da estação Luz, sendo que a cada trem série 1100, mais e mais pessoas se aglomeravam na plataforma, por ser um trem curto e que não atende completamente a demanda acumulada.

Segundo os maquinistas da Linha 7-Rubi, essa nova estratégia deverá entrar em operação já nesse domingo, em fase experimental. Minha preocupação maior, leitores, é na segunda-feira... Quem for utilizar o sistema, irá reclamar ainda mais. Se pensarmos por um lado, uma demanda considerável está fora do sistema (os estudantes, em recesso). Mas se a idéia pegar e a operação for mantida, o pessoal do Atendimento ao Usuário terá que ouvir muitas reclamações...

14 comentários:

  1. olha diego realmente eu tbm gostaria q a linha 10 voltasse para a luz mais sabe cm é neh, CPTM é CPTM,só faz MERDA, entao ja q a plataforma 1 fika vazia nada mais justo q desafogar a linha 7 fazendo o embarque utilizando esta plataforma vazia do mesmo modo de operaçao da linha 11,assim fica mais simplificado o embarque e desembarque porque vou te falar viu o povo q sobe e no trem na luz parece um bando de gado quando abre a cancela,nao espera nem quem ta dentro descer para poder subir no trem,pelo menos assim quem vai subir nem tem contato com quem vai descer e vice-versa,vai fikar beeeeeem melhor na minha opiniao,alem de dar uma utilidade para a plataforma 1.sobre a frota,realmente este e o unico defeito,pois se fosse padronizada com AKELES 20 7000 QUE ERAM PRA SER DA LINHA 7 NEH, ISSO NAO ESTARIA ACONTECENDO...olha só pro expresso leste, os CAFs series 2000 e 7000 tem o mesmo padrao de portas,sao trens bem parecidos e padronizados,tanto que tem até akeles adesivos no chao marcando onde a porta do trem abre,praticamente a mesma coisa do metro,olha para a estrutura de todas as estacoes do expresso leste,é outra realidade,agora olha para a linha 7...3 modelos de trens,10 trens 7000 entregues,4 tirados da linha,2 batidos,apenas 4 rodando,nenhuma estaçao reformada,as q estao sendo estao em operaçao tartaruga,ta mais facil acaba o estadio do corinthians doke fco da rocha e/ou fco morato viu...as estacoes da epoca da caverna,sem falar outras coisas q n vale nem a pena comentar... mais fz oq neh, CPTM e CPTM... mais vamos ser brasileiros e nao desistir nunca,vamos acreditar q um dia muda...só n sei se é pra melhor ou pior doke ja ta...pelo menos a sua linha 10 tem trens q dao de 10 a 0 nos trens da linha 7 em conforto,trens reformados,e ai nao entregam trens e depois tira,tem 1 estaçao reformada.ja a linha 7...e melhor deixar prala neh...

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o Tarcísio, já que a Plataforma 1 vai ficar vazia, nada mais justo do que colocar o embarque da L7 nela, acho que vai ficar até melhor e ainda mais rapido a entrada do trem na Luz, porque o proximo trem não vai ficar esperando, o trem da frente estacionar desembarcar, embarcar partir pra depois ele entrar, eu acredito que vai ficar muito bom, mas só vou conferir em fevereiro quando voltar as aulas, fazer o que, é a vida ou melhor a CPTM, cobrindo a cabeça descobrindo o pé, ruim pra linha 10, bom pra linha 7....

    ResponderExcluir
  3. 1- A linha 10 não voltará para a LUZ, porque a estação já não comporta o número de passageiros que vão para o metro em horário de pico.

    A demora para entrar no metro já chega a 45 minutos, quando o metro está em velocidade lenta.

    Em dias normais são 10 minutos, um trecho que normalmente se faz em 3 minutos.

    10 minutos com os corredores abarrotados como formigueiro, gente desmaiando, andando passo de 10 cm por vez.

    Por isso foram colocados os ventiladores nos corredores.

    2 - A decisão de colocar o embarque na outra plataforma, é por causa do tumulto nos horarios de pico.

    Para descer a escada rolante e ir ao metro.

    Todo dia tem briga de soco, gente caindo no chão.

    Devido haver poucas escadas para descer.

    (agora todas as escadas podem descer e com certeza melhorara).

    Fora os esbarrões de gente querendo pegar a linha 7 e gente tentando descer.

    ---

    TO ACHANDO UM ABSURDO ESSE BLOG COMENTAR OS ASSUNTOS SEM CONHECIMENTO.

    É obvio que quem escreve,

    pega os trens mas não precisam sair das plataformas, pois trabalham nos CENTROS OPERACIONAIS que ficam nas próprias plataformas.

    E não acompanham o CAOS que é a estação luz nos horarios de pico.

    ResponderExcluir
  4. DASFEG, eu não concordo com seu posicionamento sobre mim. O blog comenta todos os assuntos com total conhecimento. Eu escrevo tudo aqui com completo domínio dos assuntos, porque eu sou usuário. Embarco todos os dias às 04h40 em Rio Grande da Serra, vou até a estação Brás, embarco no Expresso Leste sem privilégio nenhum. Também sofro com lotação, empurrões, desconforto e brigas. Ainda enfrento a lotação da Linha 7 para chegar na estação Lapa, onde desembarco e ainda caminho por volta de 20 minutos até alcançar o Senai. Na hora da volta, o mesmo sistema, acompanhando o embarque e desembarque na estação da Luz e do Brás, entre 17h e 19h. Antes de você querer sugerir algo, procure se informar. Se o blog fala a verdade é porque eu participo das coisas. Defendo os interesses do usuário, porque sou igual a todos eles. Não é porque sou funcionário que tenho privilégios. Absurdo de verdade é alguém querer falar coisas que não conhece.

    ResponderExcluir
  5. Comentário infeliz de DASFEG. CPTM em Foco faz um trabalho sério, reconhecido por autoridades do assunto. Feito por gente da gente, que ama a ferrovia e a utiliza diariamente, conhecendo suas qualidades, defeitos e tudo o que poderia ser feito para melhorar pros usuários.

    ResponderExcluir
  6. Bom, pelo menos algo para melhorar o embarque e o desembarque da Linha 7-Rubi na Luz.

    DASFEG, a Linha 10 precisa e muito voltar a Luz sim! Só que esses tontos da gestão atual da CPTM estão basicamente, abandonando a Linha 10 no Brás.
    Veja, Diego Silva conhece muito sobre Ferrovia (Arrisco dizer que conhece tudo sobre Ferrovia) e sobre a CPTM, muito mais que você e eu juntos! Por isso faz esse maravilhoso trabalho com o blog, e se não entendesse sobre a CPTM, não teria sido 3º lugar no premio Top Blog desse ano.

    ResponderExcluir
  7. Eu sou usuário da linha 10 e vou até a Lapa através da linha 7. O trecho Luz-Braz é horrivel são 3 minutos de aperto, empurra-empurra, vivendo como sardinha. A mudança no embarque/desembarque na Luz foi inteligente e acredito que a unica viavel. O ideal seria existir mais slots para chegada e partida dos trens o que na luz, infelizmente não é possivel por conta do tombamento da estação. Uma reforma no Braz e levar a linha 7 até lá não seria mais efetivo?

    ResponderExcluir
  8. Ja que a linha Turqueza vai ficar no Bras, então deveriam fazer o seguinte: a linha 7 Rubi também voltar para o Bras, ela chegaria na luz na plataforma 1 e voltaria do Bras para a Luz na Plataforma 2 e as outras plataformas 3 e 4 ficariam com o Expresso Leste, ja que futuramente vai se estender até a Barra Funda, assim a linha 7 Rubi no Bras absorviria o pessoal da Linha Turqueza (eles teriam duas opções de ir para a Luz, o Expresso Leste e a Linha 7 Rubi), assim não ficaria tão apertado os tres da Zona Leste ja que absorve também o Pessoal da Linha Safira, com isso a Luz ficaria uma estação de transição de composições, nenhuma linha mais faria ponto final nela, acredito que seria uma boa ideia, quem sabe a CPTM le o comentario, ou então Diego se voce gostou, e achar viavel leve a sujestação a eles... boa sorte a todos os usuarios!!

    ResponderExcluir
  9. Nossa pessoal, quanta inocência.... achar que a Plataforma 1 estava vazia então por isso nada mais justo usá-la para o embarque da linha 7. Será que ninguém vê que isso já estava planejado desde de o início?

    Fizeram essa troca pra melhorar a seguranã dos usuários da linha 7. Mas agora deem uma olhada em como estão as condições dos usuários das Linhas 10 e 11 que disputam literalmente á pontapés para conseguir embarcar. ou seja, no quesito segurança, trocaram 6 por meia dúzia, tiraram o perigo de uma plataforma para colocar na outra.

    Ridículo.

    ResponderExcluir
  10. Manaroga, obrigado pelo comentário. Também faço esse mesmo trajeto que você, até a estação Lapa da Linha 7. Por conta do tombamento da estação Luz, a ideia de virar os trens foi mais que perfeita. Só quem utiliza ali sabe o quanto é dificil entrar ou sair do trem nos horários de pico. Agora, levar os trens da L7 de volta para o Brás, não daria muito certo. Para isso acontecer, os trens do Expresso Leste teriam que ficar lá também, pois só existem quatro vias entre Luz e Brás, o que permite a passagem de duas linhas. Seria excelente, porque Brás tem uma estrutura preparada para isso, mas completamente inviável nos dias de hoje.

    ResponderExcluir
  11. Nil, sua ideia é legal, mas e a Linha 10-Turquesa? Vai terminar na Mooca?

    Se, e somente se, o Expresso Leste não fosse tão lotado, poderia terminar no Brás, como era o projeto original. Com isso, a Linha 10 passaria direto para Luz, a Linha 7 voltaria até Brás e tudo seria reorganizado. Mas a CPTM fez o que é melhor para o usuário.

    Com a chegada do Expresso Leste em Palmeiras-Barra Funda, já irá aliviar e muito a Linha 7-Rubi, que permanecerá na Luz. Em breve, o Expresso ABC também irá para Luz, ou seja, duas linhas de muito movimento. Esse eixo entre Brás e Palmeiras-Barra Funda virou uma complicação terrível, pois não tem como ampliar...

    ResponderExcluir
  12. Suely, minha visão é a seguinte: o usuário é mal-educado. As confusões diárias na plataforma 4 da estação Luz são completamente desnecessárias, pois todos irão embarcar. Essa batalha ferrenha para viajar sentado é compreensível, claro. Pagam passagem, logo, querem conforto. Mas esse estouro da boiada para sentar 34 minutos é desnecessário. Se todo mundo embarcar com tranquilidade, menos acidentes aconteceriam, todos viajariam com conforto e segurança.

    No caso da plataforma 1 ser usada pela Linha 7, a princípio eu não achei interessante, pois era a prova mais que concreta que a Linha 10 não voltaria ao seu terminal de origem. Agora, olhando com olhos de profissional de logística que sou, é o melhor a se fazer. O embarque e desembarque na plataforma central era uma loucura. Eu ainda não vi a nova operação, mas irei conferir em breve.

    ResponderExcluir
  13. Realmente Diego, eu não havia contado as plataformas, da forma que mencionei não sobra espaço para a linha Turqueza no Brás, mas da forma que esta sendo conduzido, há varios indicios de problemas delicados, como disse a usuária Suely, quem vem do ABC e vai para a Luz, acaba pegando o Expresso Leste e lotando a estação da Luz, ou seja tiraram o trem mas o usuário continua indo de outra forma, o que eles querem forçar a meu ver, é que o pessoal passe a usar a linha verde no Tamanduatei e ir para a Luz pela Linha Azul ou Amarela, acho que usar a Linha Vermelha no Brás também deve ser muito lotada no horario de pico, ela deve ficar um pouco melhor depois que passa da Estação Sé, não é??? Agora se o Expresso ABC (qual previsao de começar a operar???) vai para a Luz então a super lotação voltará, ja que isso futuramente vai acontecer então deveriam voltar a Linha 10 para a Luz, assim o usuario ia se acostumando e seeducando para quando o Expresso ABC ocupar a Plataforma 1.

    ResponderExcluir
  14. Companheiro NIl, o Expresso ABC não irá até a LUZ, disso tenho certeza... será somente até o Brás. Como eu disse e volto a afirmar, trocaram 6 por meia dúzia, o inferno que o Diego cita no embarque e desembarque na plataforma central agora está na plataforma 4. É a mesma situação, pessoas querendo sentar e outras querendo apenas embarcar, exatamente a mesma coisa, só que em outra plataforma.
    Essa visão de logística, se me permite dizer como leiga que sou, está totalmente deturpada pelos interesses únicos da empresa em fazer o que mais conveniente for para a mesma e não para o usuário. Isso já está mais que provado.

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores