terça-feira, 31 de maio de 2011

Greve CPTM 2011: Dois dos quatro sindicatos deflagram da greve

Fonte: CPTM
Imagem: Diego Silva


TRT determina manutenção de 90% da frota circulando no rush e 70% no horário de vale



A CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos] informa que já acionou o Plano de Contingência, de acordo com a legislação, que determina a manutenção de serviços essenciais em caso de greve, em razão da paralisação parcial deflagrada pelos sindicatos das linhas 8-Diamante [Júlio Prestes-Itapevi], 9-Esmeralda [Osasco-Grajaú], 11-Coral [Luz-Estudantes] e 12-Safira [Brás-Calmon Viana], para esta quarta-feira, dia 1º, a partir da zero hora.

Durante a assembleia realizada pelos quatro sindicatos, dois não aceitaram a proposta de 3,07% de reajuste salarial oferecida pela Companhia, além do reajuste dos benefícios extra-salários que a CPTM já proporciona. São eles: Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona Sorocabana - STEFZS, que reúne as Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, e o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona Central do Brasil - STEFZCB, que congrega as Linhas 11-Coral e 12-Safira.

A CPTM preparou esquema especial para garantir o acesso de todos os empregados que queiram trabalhar. Cabe ressaltar que o Tribunal Regional do Trabalho [TRT] determinou na audiência, desta terça-feira [31], que a categoria mantenha 90% da frota em operação nos horários de pico e 70% em circulação nos horários de vale. Além disso, a CPTM contará com o auxílio de empregados do Metrô treinados para atuarem no plano de contingência.

Greve CPTM 2011: Sindicato não aceita proposta, e funcionários entram em greve

Fonte: Folha de São Paulo

Em assembleia na noite desta terça-feira, os trabalhadores do Metrô de São Paulo recuaram da greve que estava prevista para esta quarta. Os funcionários também recusam a proposta do Metrô e uma nova assembleia foi marcada para quinta-feira.
A assembleia foi interrompida para que o Metrô fizesse uma última proposta aos trabalhadores, que não foi aceita. A votação terminou por volta das 21h.
No início da noite desta terça-feira, trabalhadores da Sabesp e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) decidiram entrar em greve a partir de amanhã.
O TRT (Tribunal Regional do Trabalho) determinou hoje que 90% dos trabalhadores do Metrô e da CPTM trabalhem durante o horário de pico (das 5h às 10h e das 16h às 20h) e 70% nos demais horários, caso houvesse paralisação.

Greve CPTM 2011: Empresa apresentou nova proposta

Fonte: CPTM

Durante a reunião realizada no Tribunal Regional do Trabalho - TRT, na tarde desta terça-feira [31], a CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos] apresentou nova proposta aos quatro sindicatos representantes da categoria: Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias de São Paulo - STEFSP, Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona Sorocabana - STEFZS, Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona Central do Brasil - STEFZCB e Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo.

Por acordo fechado com o sindicato em 2010, a data base da categoria foi alterada de setembro para março. Desta forma, a negociação salarial deste ano leva em consideração os índices referentes apenas a janeiro e fevereiro de 2011. A CPTM ofereceu reajuste salarial de 3,07%, o que corresponde a 1,75% do IPC/Fipe deste período e 1,3% de aumento real. Este aumento equivale a 74% do IPC/Fipe dos dois meses aos quais se refere o dissídio.

Além disso, a CPTM reajustou o valor do vale-refeição mensal em 8,77%, passando de R$ 15,63 para R$ 17 por dia, enquanto o Auxílio Maternal acompanhou o índice de 3,07% e subiu de R$ 198,39 para R$ 204,48.

Cabe ressaltar que, entre as cláusulas já aceitas pelos quatro sindicatos, estão totalmente assegurados diversos benefícios proporcionados aos empregados, como seguro de vida, cesta básica, planos de saúde médico e odontológico, além de adicional de férias.

A proposta da CPTM foi acatada pelo TRT e consolidada pelo Ministério Público do Trabalho que a considerou muito boa, superando a expectativa para o fechamento de acordo.

O Tribunal determinou que, em caso de greve, os ferroviários mantenham em operação 90% da frota nos horários de pico e 70% das composições em circulação no horário de vale. Sobre essa obrigação, a CPTM está pronta para cumprir a medida judicial e espera o mesmo de todos os seus empregados.

Licitação para reforma das estações da Linha 10 deverão sair ainda esse ano

 Projeto da nova estação Mauá

Ainda este ano serão licitados os projetos executivos para reconstrução ou reforma de 11 estações da Linha 10-Turquesa da CPTM, que atende o ABC. As obras fazem parte de projeto de modernização das cinco linhas da empresa, um investimento de R$ 244,4 milhões.
Além de readequação às normas de acessibilidade, em atendimento ao decreto 5296/04, estão previstas trocas dos sistemas de sinalização, telecomunicações, rede aérea e via permanente (trilhos), e melhoria no suprimento de energia.
A Linha 10-Turquesa recebe média 365 mil passageiros em dias úteis. As estações Mooca, Ipiranga, São Caetano, Utinga, Prefeito Saladino, Santo André, Capuava, Mauá, Guapituba, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra serão beneficiadas com as melhorias. 
A previsão é oferecer estações modernas e confortáveis, com banheiros para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, escadas rolantes e todos os itens de acessibilidade (elevadores, piso e rota táteis, comunicação em Braille, corrimãos e rampas adequadas), viagens mais rápidas e mais oferta de lugares aos usuários.
Segundo a CPTM, está em andamento a reforma de subestações e cabines seccionadoras, construção de nova subestação em Santo André (localizada na Cidade Pirelli, que antigamente contava com uma estação) e a implantação de sistema de telecomando de energia. 
Também estão sendo remodelados os dois pátios de trens nas proximidades da estação Mauá.
Passageiros dão sugestões
Para quem utiliza o sistema de transporte coletivo oferecido pela CPTM diariamente, as melhorias anunciadas são boa notícia. É o caso de Daniela Santos, estudante de Santo André, que utiliza o trem todos os dias para ir até o curso, em Utinga. “A reforma é muito bem-vinda, porque as estações estão velhas”, comenta.
Daniel Denk, técnico de laboratório, vai todos os dias da estação Prefeito Celso Daniel, em Santo André, até o Brás para estudar. “O grande problema é com banheiros e falta de acessibilidade”, considera. Para Denk, precisa haver investimento em mais composições para evitar a superlotação observada nos horários de pico.
Nadia dos Santos, desempregada, realiza tratamento contra um tumor em Santo André e, por isso, utiliza o trem de Ribeirão Pires até a estação Prefeito Celso Daniel todos os dias. Para Nadia, falta maior conscientização por parte dos passageiros sobre o uso do trem. “As pessoas precisam se comportar melhor, esperar o desembarque para então embarcar”, destaca.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Trem série 2070 circula na Linha 8-Diamante

Trem série 2070, da Linha 9-Esmeralda, passará para a Linha 8-Diamante

Texto e imagens: Diego Silva

A Linha 8-Diamante, que liga a estação Júlio Prestes à Itapevi, passa por mudanças no mínimo interessantes. Meses atrás, noticiamos a presença de um trem da Linha 12-Safira circulando por lá... Posteriormente, o governador entregou cinco unidades série 7000, como início da renovação de frota, e agora, trazemos a última: Trem série 2070 também circulando pelas vias da Linha 8. Segundo informações, a CPTM pretende trocar trens entre as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, compreendendo o envio de trens série 7000 para a Linha 9, e retornando trens série 2070 para a Linha 8.
Durante sua passagem pela Linha 8, os trens da série 7000 não foram bem recebidos pela população. Muitas pessoas reclamam do fato desse trem ser menor (o que, convenhamos, é o maior problema para os usuários da Linha 8), e o ar-condicionado também não foi bem avaliado. A população da Linha 8 não se acostumou aos novos tempos, ao conforto e modernidade desse novo trem. Há de se considerar também que o trem não circulava com estabilidade, oferecendo certo desconforto em alguns momentos (oscilação de aceleração ou freios bruscos). Até hoje a população usuária da Linha 8 prefere os trens série 5000, que circulam por lá desde os anos 1980. No último sábado, durante sessão de fotos, realizamos viagem nos dois trens série 2070 que estavam circulando pela Linha 8, e pudemos perceber uma viagem bastante agradável, sem oscilação ou freadas bruscas. O trem série 2070 se adaptou perfeitamente, e se toda a frota vier a circular na Linha 8, será uma decisão acertada da CPTM.
Mas o que chamou a atenção foi o fato de trens série 7000 de outras linhas já estarem circulando na Linha 9, como vimos o 39º novo trem, que foi entregue para a Linha 7-Rubi, circulando ontem pela Linha 9-Esmeralda. Juntamente dele, um trem da Linha 12-Safira e um da Linha 8-Diamante também prestavam serviços na linha da zona sul. Os usuários não se deram conta ainda da retirada de novos trens para atender a linha mais ´´rica`` da CPTM, mas quando notarem... isso sim será um problema.

domingo, 29 de maio de 2011

Conheça a nova estação Suzano

Atual estação de Suzano data de meados dos anos 1940

Texto: Diego Silva
Imagens: Divulgação

A CPTM continua ganhando novas obras e empreendimentos em suas estações e trens. A mais nova obra do sistema será a nova estação Suzano. Atualmente, a estação é a quinta parada da Linha 11-Coral B, e após as obras de reconstrução, será o novo terminal do Expresso Leste, oferecendo mais facilidade e rapidez para os usuários das estações Suzano, Calmon Viana, Poá e Antonio Gianetti, uma vez que todos esses que necessitam chegar até o centro de São Paulo precisam desembarcar em Guaianazes. Após divulgadas as fotos do projeto Nova Suzano, o Blog CPTM em Foco mostra para todos vocês como deverão ser as novas instalações, o novo prédio, e como deverá funcionar por dentro:

A estação será totalmente coberta, com acessos facilitados, acessibilidade e com um design bastante imponente. Nesse projeto, observamos os acessos, que deverão ser com escadas rolantes, além de uma vista privilegiada, e de uma valorização da região, com uma obra atrativa.

A Nova Suzano não deverá fugir dos padrões das estações modernizadas da Linha 12, se equiparando, por exemplo, com a nova São Miguel Paulista, que também está em obras. Os projetos são semelhantes, então, poderemos ter prédios parecidos quando ambos estiverem prontos.

A Nova Suzano deverá ter quatro plataformas, pois atenderá o Expresso Leste e a Linha 11-B, que passará a atender Estudantes x Suzano, e não mais Estudantes x Guaianazes. Consequentemente, o fluxo de passageiros irá aumentar. Pela foto do projeto interno, a estação será bastante espaçosa, não tendo problemas no que se diz a abrigar usuários. Lotação deverá haver, isso é fato, mas a estação se mostra preparada para receber a demanda.

Eis aí, para todos os leitores do blog, a nova estação Suzano, que deverá ser entregue no fim de 2012. CPTM de cara nova, você de transporte novo!

sábado, 28 de maio de 2011

CPTM completa 19 anos hoje


Texto: Diego Silva

A CPTM completa hoje 19 anos de sua fundação. Aos 28 dias do mês maio do ano de 1992, mediante projeto de lei nº 7861, nascia a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, com a missão de administrar os serviços de trens de passageiros na região metropolitana de São Paulo. Com muitos problemas, e sem muito motivo de comemoração. Trens lotados, depredados, estações em condições precárias, usuários sem qualquer tipo de segurança, evasão de renda, mortes por atropelamentos, pingentes, roubos, tráfico de drogas, comércio ambulante... Eram problemas demais para serem vencidos num espaço curto de tempo. Mas em seus 19 anos de vida, quem circulava antigamente pelo sistema, hoje vê uma grande evolução.

Estação Comendador Ermelino - Linha 12-Safira

Novas estações, novos trens, menores intervalos, mais segurança e conforto, para um sistema que começou com trens caindo aos pedaços literalmente. A CPTM evoluiu muito em 19 anos, dando um passo de cada vez. E as mudanças foram percebidas pelos seus usuários. Para quem transportava cerca de 700 mil usuários em 1992, hoje em dia esse número é quase o total de passageiros diários de uma única linha. Já são quase 3 milhões de usuários todos os dias, espalhados pelas seis linhas da CPTM. Quem, em 1992, imaginava o sistema do jeito que é hoje? Imagino que poucas pessoas.

Novos trens da CPTM - Fôlego novo na circulação

E uma situação curiosa na CPTM acontece desde o ano passado: estão sobrando trens nas linhas. Com a aquisição de 40 novos trens, espalhados pelas linhas, está sendo possível retirar alguns trens de circulação para realização de reparos e reformas, sem afetar a oferta. Ou seja, a CPTM finalmente está com a primeira meta alcançada, que era ter uma sobra de trens. Até pouco tempo atrás, uma avaria de trem era considerada um problema, pois não havia trem substituto. Hoje em dia, um trem avariado é rapidamente substituído por outro. E a renovação continua: vem aí, mais 44 novos trens, para as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, Expresso Turístico para São Roque, fim da divisão das vias com trens cargueiros e a tão esperada nova sinalização, para redução do intervalo. É a CPTM de cara nova, é você de transporte novo!

Parabéns CPTM, pelos seus 19 anos! 
O Blog CPTM em Foco se orgulha de fazer parte dessa história!

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Seguindo o Metrô, CPTM também entrará em greve no dia 1º de Junho

Fonte: Terra

Os funcionários do Metrô de São Paulo e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) decidiram na noite desta quinta-feira (26) entrar em greve a partir da meia-noite do dia 1º de junho. Os metroviários reivindicam reajuste salarial de 10,79%, com base na inflação medida pelo IGP-M, e 13,8% de ganho de produtividade. Segundo a categoria, o Metrô ofereceu 6,39% de aumento.

Conforme o sindicato dos ferroviários, a proposta da CPTM, apresentada no dia 18, foi rejeitada pela categoria, que quer reajuste real de 5% nos salários. A empresa disse que continua negociando com os sindicalistas e ainda não tem condições de emitir um posicionamento concreto sobre a situação.

Em nota divulgada, o sindicato dos metroviários afirmou que "diante de mais esta demonstração de pouco caso com o sufoco que a categoria enfrenta dia e noite para atender a população, a categoria não teve alternativa, senão decretar greve para o dia 1º de junho". A categoria vai esperar uma nova manifestação do Metrô até as 18h de terça-feira, dia 31. A nova proposta será analisada em reunião marcada para as 18h30.

Em nota, o Metrô informou que acionará o Plano de Apoio entre Empresas de Transporte frente a Situações de Emergência (Paese) para minimizar a greve, que deve afetar 3,7 milhões de usuários.

"A Companhia do Metrô preparou um esquema especial para garantir o acesso dos seus empregados aos postos de trabalho e alertou todos os funcionários sobre a responsabilidade de manter os serviços essenciais que atendam as necessidades inadiáveis da sociedade. Com o anúncio de greve, a SPTrans deverá readequar as linhas de ônibus para assegurar o transporte de passageiros ao Centro da cidade", informou a nota.

Expresso Leste completa 11 anos

Trem série 2000 recém-chegado ao Brasil: Frota do Expresso Leste (autor desconhecido)

Texto: Diego Silva
Imagens das estações antigas: Site Estações Ferroviárias

Nesse dia 27 de Maio, o Expresso Leste (Linha 11-Coral) da CPTM completa 11 anos de atividades. Inaugurado em 27.05.2000, o então novo serviço foi a maior novidade da época, já que se tratava de um novo trajeto, com novas estações e novos trens. Nessa mesma data, foram entregues as estações Corinthians-Itaquera, Dom Bosco, José Bonifácio e Guaianazes. Conheça um pouco da história do Expresso Leste, no texto a seguir.

 Trem série 2000 na estação Corinthians-Itaquera (Divulgação CPTM)

A Linha 11-Coral teve sua construção iniciada em meados de 1869, pela então Estrada de Ferro do Norte, que seria absorvida pela Estrada de Ferro Central do Brasil em 1890. No começo do século XX, foi iniciada a operação de trens urbanos, a princípio, até a Penha, alcançando Mogi das Cruzes em 1910. Essa operação inicial tinha 49 quilômetros de extensão, e dezenove estações, com trens de tração diesel. A eletrificação desse trecho aconteceu apenas na metade da década de 1950, sendo que a operação com trens elétricos começou com trens já usados, trazidos do Rio de Janeiro. Em 1976, a linha foi estendida até a estação de Estudantes, para que pudesse atender aos alunos de faculdades Mogianas.

Antiga estação de Guaianazes em 1982, com um trem série 431 (atual série 1600) (autor desconhecido)

Em 1975, a linha seria administrada pela RFFSA (Rede Ferroviária Federal), que desde 1957 tinha a Central do Brasil como subsidiária. A partir de 1984, passou para a administração da CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos), que herdou todo o serviço de trens metropolitanos da Rede. Em 1994, a linha foi estadualizada e passada às mãos da CPTM, que em 2000, desativou todas as estações entre Brás e Tatuapé, e entre Tatuapé e Guaianazes. O antigo trecho entre Artur Alvim e Guaianazes foi suprimido para dar lugar a um novo traçado, retificado e com três túneis, em que foram construídas a nova Itaquera, e as estações Dom Bosco, José Bonifácio e a nova Guaianazes. A partir de então, o trecho entre Luz e Guaianazes passou a ser denominado de Expresso Leste.

As antigas estações do trajeto suprimido, hoje são apenas lembranças para quem viveu aqueles tempos. Veja fotos das estações que foram desativadas para a construção do Expresso Leste:

Estação Engenheiro São Paulo:
Foi aberta em 1920, para atender a passageiros, dentro do que era o pátio de cargas da estação do Norte (hoje Roosevelt). O nome homenageava um ajudante da 5ª divisão da Central do Brasil, João José de São Paulo. Fica hoje no que hoje se chama "pátio Bresser", ao lado da estação Bresser do metrô. O pequeno prédio que servia de estação de passageiros até cerca de vinte anos atrás está hoje no centro da linha, em ruínas, sem cobertura de plataforma. Antes, ele deveria ter acesso por cima, por passarelas. 

Estação Clemente Falcão:
A estação de Clemente Falcão, situada defronte à estação Belém do metrô e a menos de 900 m da nova estação Tatuapé, foi aberta em 1934 como sucessora da Quarta Parada, que deu o nome ao bairro à sua volta e que já existia desde pelo menos o início do século. O fechamento da estação levou a grandes reclamações dos moradores e usuários que ali embarcavam, obrigados então a caminhar por mais de um quilômetro até a nova estação de Tatuapé. Em 2002, ainda existe a plataforma da antiga estação, como que congelada sob o muro colocado hoje ao lado da linha.

Estação Engenheiro Gualberto:
Originalmente Engenheiro Sebastião Gualberto, foi aberta em 1934 no local da antiga Sexta Parada. Foi por anos uma estação provisória. Somente em 1958 é que se construiu o prédio atual, com as bilheterias, quando se inaugurou a segunda linha na variante de Poá. É logo após Gualberto que sai a linha dessa variante. Nos anos 1970, era para ser desativada em favor de uma estação chamada Zilda, que acabou não sendo finalmente construída. A estação tinha um acesso horroroso, de madeira, mal cuidado, um verdadeiro desrespeito ao usuário. Em 1994, passou a atender à CPTM. A passagem por ali era obrigatória: subia-se a escada, vindo da calçada, e no alto, no acesso acima citado, comprava-se o bilhete e dali se descia para a plataforma. Poucos anos antes, sua cobertura de plataforma, igual à de Engenheiro Goulart, foi retirada. Gualberto, como era popularmente chamada, ficava ao lado da estação Carrão do metrô, aberta por volta de 1980. Era um grande contraste entre as duas.

Estação Carlos de Campos:
A estação, aberta como Guayauna, "Caranguejo Negro", na antiga língua guarani, em 1894, foi descrita como "pequena e elegante" em 1928, no livro de Max Vasconcellos em seu livro A Estrada de Ferro Central do Brasil. O ramal da Penha havia sido inaugurado em 1886, saindo de um ponto a 7,7 km da estação do Norte (Roosevelt), exatamente no ponto onde, em 1894, portanto oito anos mais tarde, seria construída a estação de Guaiaúna - mais tarde renomeada como Carlos de Campos. É sabido com base em documentação da época que, a cerca de 300 metros à frente da saída do ramal, existia uma paradinha, cujo nome teria sido Parada Amândio, ou Parada Armando, que era um barraco de madeira que, com a abertura do ramal, foi removida de onde estava e recolocada no final do ramal da Penha, dando origem à estação da Penha. A estação de Guaiaúna, portanto, seria praticamente a continuação da vida dessa paradinha esquecida pela história, com um intervalo de oito anos. Em 1924, junto à sua plataforma esteve encostada por dias uma composição de trem que era tanto a sede do Governo Estadual como o quartel-general das forças legalistas em operação, durante a revolução de julho de 1924, sob Carlos de Campos, então Presidente do Estado. Em 18/11/1933, a estação ganhou o seu nome, pois Carlos morreu durante o mandato, em abril de 1927. O histórico prédio da estação que serviu como sede de Governo foi demolido mais tarde, em data incerta, e o novo prédio foi remodelado por volta de 1988.

Estação Vila Matilde:
A estação de Vila Matilde foi inaugurada em 1921 com plataformas de madeira, que ainda existem nas extremidades. Durante a revolução de julho de 1924, foi usada como acampamento de tropas do Governo. Sempre foi basicamente uma "estação de subúrbio". Foi reformada em 1944, quando foi construído um prédio para a bilheteria, com entrada pelo viaduto sobre a linha. Em 1988, sofreu uma nova reforma, tendo o prédio sido pintado de amarelo e o terceiro desvio da estação retirado por causa da nova estação de metrô.

Estação Patriarca:
As informações dão a data de abertura da estação como sendo 1921. É possível que anteriormente, já houvesse ali apenas uma parada simples, com outro nome. Segundo W. Gimenez, em 7/9/1948, foi entregue um prédio com bilheteria e cimentação das plataformas - o que indica que já existia algo ali, provavelmente plataformas de madeira. Em 1972, o nome foi simplificado para Patriarca. A data de 1949 é mais confiável. As escadarias da estação foram derrubadas em 1988 para a construção da estação Patriarca do metrô. Tinha também uma grande escadaria em frente à sua fachada.

Estação Artur Alvim:
A estação foi aberta em 1921, com o nome de Engenheiro Artur Alvim, que foi o chefe da via permanente da Central do Brasil em 1888. Na época ela se situava duzentos metros à frente da estação atual, e ficava no ponto mais elevado de todo o ramal de São Paulo. Ela ficou no lugar da antiga Oitava Parada. Em 1943, teria tido o seu local mudado para o atual.

Estação Itaquera:
Segundo os relatórios oficiais da EFCB, a estação foi inaugurada como São Miguel, em 1875, pela E. F. do Norte, pois essa era a vila mais próxima do local; m 1909, é certo que a estação já se chamava Itaquera. Em 1930, o prédio que está lá até hoje foi aberto em substituição à estação mais antiga. Em 1960, ampliaram-se as plataformas, e três anos depois foi colocado o terceiro trilho. Em 1998, uma nova reforma trocou o tipo de cobertura das mesmas, estragada por sucessivas depredações. Em 27/05/2000, a estação foi desativada, pois com a entrada de operações do trem do Expresso Leste da CPTM, a linha entre Artur Alvim e Guaianazes foi desativada, passando a correr mais para o sul com novas estações nesse trecho. Os trilhos foram então retirados e a estação foi abandonada. Na madrugada de 4 de junho de 2004, a Prefeitura demoliu a estação, devido ao trajeto do prolongamento da avenida Radial Leste.

Estação XV de Novembro:
Quando a ferrovia chegou na região em 1876, a Vila Progresso ainda era a Fazenda Figueira Grande. A estação, porém, somente foi aberta em 1926 (segundo a Central, em 29 de julho, e segundo moradores da região, em 15 de novembro, daí o nome...). A sua construção foi fruto de uma longa jornada de luta da população local nos anos 1920, que inclusive montaram barricadas por dois anos, quando havia dois trens diários para quem quisesse embarcar para São Paulo ou Mogi, mas somente se podia tomá-los caminhando até Itaquera. Os moradores do local ergueram barricadas na linha durante dois anos até sua conquista definitiva, em 1926. Com a inauguração da estação a parte alta da fazenda virou Parada 15 e a parte baixa continuou como Vila Progresso, nome derivado da Cia. Progresso Paulista, que adquiriu a fazenda em 1905. Em 27/05/2000, a estação foi desativada, pois com a entrada de operações do trem do Expresso Leste da CPTM, a linha entre Artur Alvim e Guaianazes foi desativada, passando a correr mais para o sul com novas estações nesse trecho. Dois dias depois, a placa da estação já foi retirada, como se vê na foto abaixo. A estação foi mesmo demolida, apesar da resistência dos moradores, que a queriam conservar mesmo com a intenção de se construir uma avenida sobre o leito desativado da linha. Em junho de 2004, tudo já era um lodaçal com alguns restos de trilhos. Hoje a avenida passa por ali.

Estação Guaianazes:
Aberta em 1875, como Lageado, pela E. F. do Norte. Nos anos 1930, o nome foi alterado para Carvalho de Araújo, homenageando um diretor da Central, João Carvalho de Araújo. (Nota: outra estação foi aberta com o nome de Lageado, em 1998, portanto mais de cem anos depois, pela CPTM, por causa do bairro, e mudou também logo depois, para Gianetti). O nome de Carvalho de Araújo teria sido alterado para Guaianazes em novembro de 1943.Em 28/10/1982, um novo prédio foi entregue para a estação, com festas e a presença do ministro dos Transportes, Cloraldino Severo. Ela substituía o prédio anterior, construído em 1925. Finalmente, com a entrada em funcionamento do trem expresso da CPTM, em 28/05/2000, a estação de 18 anos foi desativada. Alguns metros antes, construiu-se a estação de Guaianazes-nova e a velha foi desativada no mesmo dia. Da estação só sobrou a passagem das vias férreas pela gare norte. Hoje, o mesanino da estação está sendo usado como restaurante popular "Bom Prato" do Governo do Estado. Após a duplicação da Av. Salvador Gianetti, executada pelo Metrô, ele utilizou a gare sul, para inserir a nova pista da referida avenida.

O Futuro do Expresso Leste
A CPTM está investindo na extensão da Linha 11-Coral até Suzano. Com isso, o Expresso Leste chegará até a cidade de Suzano, desde Luz, aumentando ainda mais a oferta do serviço e fazendo viagens rápidas entre a nova estação terminal e o centro da cidade de São Paulo. As estações intermediárias (Ferraz de Vasconcelos, Poá e Suzano), entrarão em obras pelos próximos dias, para suas totais reconstruções, a fim de receber o novo trem expresso. Falando em trem, vem aí também uma nova frota de 9 composições de oito carros, para auxiliar o serviço do Expresso Leste.

Futura estação de Ferraz de Vasconcelos

 Futura estação Suzano: Novo terminal do Expresso Leste


Trem série 7000 prestando serviços no Expresso Leste


Curiosidade:
O trecho entre as estações de Corinthians-Itaquera e Guaianazes foi construído pelo Metrô, e não pela CPTM. Na época, o atual Expresso Leste seria uma continuação da Linha 3-Vermelha, que liga Palmeiras-Barra Funda até Corinthians-Itaquera. O Metrô adquiriu 11 trens para esse novo trecho, que atualmente é a Frota E (circulando na Linha 2-Verde). Depois de alguns ajustes, acertou-se que a administração da linha seria da CPTM. Dois anos mais tarde, a CPTM construiu o que era para ser a Linha G, e esta foi repassada para o Metrô, sendo atualmente a Linha 5-Lilás (Capão Redondo x Largo Treze).

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Na véspera do aniversário da CPTM, usuários poderão fazer testes de saúde grátis na estação Brás

Fonte e imagem: CPTM
 
Nesta sexta-feira [27], os usuários que passarem pelo Espaço Cultural CPTM, na Estação Brás, entre 12h00 e 17h00, poderão medir a pressão arterial, fazer testes de glicemia [diabetes], acuidade visual e avaliação da saúde pulmonar, testes de flexibilidade, medirão o IMC [índice de massa corporal] e ainda receberão orientação nutricional.

As ações, que integram a VII Semana da Saúde CPTM e são gratuitas para os usuários do sistema, também celebram o aniversário de 19 anos da Companhia [28 de maio].

Além desses serviços, será possível tirar dúvidas sobre DSTs [Doenças Sexualmente Transmissíveis] e prevenção do câncer de mama.

Neste ano, o evento conta ainda com o espaço do INSS, onde os usuários poderão informar-se sobre a Previdência Social como auxílio-doença, auxílio-acidente, aposentadoria e muito mais.

A Semana da Saúde é realizada anualmente e tem como objetivo sensibilizar e conscientizar empregados e usuários para os cuidados com a saúde, visando à melhoria da qualidade de vida.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Dia do Desafio: Ginástica agita CPTM e EMTU

Trem série 7500
Imagem: Diego Silva
Texto: Site CPTM

Atividades físicas dentro dos trens da CPTM e terminais da EMTU/SP e "embaixadinhas" na Estação Santa Cecília do Metrô são os destaques da participação da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos no Dia do Desafio, próxima quarta-feira [25/05].

Em sua 16ª edição, o evento promovido pelo SESC-SP proporcionará aos paulistanos várias atividades de estímulo a hábitos mais saudáveis, como a prática diária de esportes e exercícios físicos.

No Dia do Desafio, a CPTM incluirá um local inusitado para a prática de atividades físicas: o trem. Das 10h às 16h, um grupo de atores estará dentro dos trens da Linha 9-Esmeralda [Osasco-Grajaú] fazendo alongamento com os usuários durante o percurso entre as estações Grajaú e Ceasa. Além dos trens, as estações também serão palco das atividades. Destaque para a estação Brás que abrigará, no Espaço Cultural CPTM, atividades circenses itinerantes, com malabares, monociclo e mágicas e dança de rua.

O Metrô também reservou uma novidade: apresentações de "embaixadinhas" na Estação Santa Cecília [Linha 3-Vermelha], que será realizada das 17h30 às 19h30. Além de uma dupla de craques que fará malabarismos com a bola, o usuário que passar pelo local também poderá mostrar suas habilidades.

Na EMTU/SP, serão realizadas atividades de ginástica integrativa com o público no Terminal São Mateus [passarela superior, entre as plataformas D e E], das 9 às 11h. Quem passar pelo Terminal Jabaquara [plataforma A], das 14h às 16h, também poderá participar de sessões de ginástica e dança integrativas. Um pouco antes, das 13h30 às 14h15, haverá sessão de ginástica laboral para os empregados.

Estímulo aos hábitos saudáveis
O evento acontece em cidades de todo o continente americano, que competem entre si pelo maior número de pessoas praticando atividades físicas. Até o momento, inscreveram-se 3.895 cidades, de 19 países para o 16º Dia do Desafio. A comunidade que conseguir mobilizar o maior número de participantes sairá vencedora.

O Dia do Desafio foi criado no Canadá, em 1983, e vem sendo difundido mundialmente. A cidade de São Paulo participará da competição com a cidade de Durango, México. Qualquer espaço pode ser utilizado para a prática dos exercícios como escolas, praças, parques, calçadões e clubes.

Veja as atividades programas para "Dia do Desafio" na CPTM, Metrô e EMTU:

CPTM

Local: Estação Pinheiros, Linha 9-Esmeralda
Atividades: Alongamento no interior dos trens.
Horário: 10h às 16h00
Percurso: Grajaú - Ceasa [02 grupos] / Ceasa - Grajaú [02 grupos]

Local: Estação Brás - Espaço Cultural CPTM
Atividades: Dança e Circo.
Horário: 15h às 19h00

Local: Estação da Luz - Saguão Principal
Atividades: Demonstrações e vivências de diferentes técnicas de dança, com o objetivo de apresentar e aproximar o público das possibilidades de praticar uma modalidade esportiva de forma lúdica e prazerosa.
Tipos de dança: Flamenco, Danças Brasileiras, Sapateado, Afro, Indiana, Fado, Dança de Rua, Danças Gregas, Danças Circulares e Dança Esportiva.
Horário: 12h às 15h00

Local: Estação Barra Funda, Linha 8-Diamante
Horário: 9h às 18h00
Atividades: Apresentação de dança com temática de esportes para sensibilização do público, seguida de alongamento.
Horário:
· 09h00 - Miniesportes
· 12h00 - Dança + alongamento
· 14h00 - Reeducação postural para funcionários da CPTM
· 16h00 - Miniesportes
· 17h00 - Intervenção com atleta convidado

Metrô

Local: Metrô Santa Cecília, Linha 3-Vermelha
Atividades: "Embaixadinhas" - Demonstrações de controle de bola por um casal especialista. Desafios com usuários do Metrô.
Horário: 17h30 às 19h30

EMTU

Local: Terminal São Mateus [passarela superior, entre as plataformas D e E]
Atividades: Ginástica Integrativa - para público
Horário: 9h - 11h00

Local: Terminal Jabaquara [plataforma A]
Atividades: Ginástica Laboral - para funcionários
Horário: 13h30, 14h15
Atividades: Ginástica Integrativa + Dança Integrativa - para o público
Horário: 14h - 16h00

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Criativitdade, Gestos Solidários e Música eclética abrem as comemorações dos 19 anos da CPTM


A oficina de customização de camisetas agitou o Espaço Cultural CPTM na quarta-feira [18] e, de quebra, contribuiu com a Campanha do Agasalho 2011. A iniciativa faz parte da série de eventos em comemoração ao aniversário de 19 anos da CPTM, no próximo dia 28 de maio.

Ao todo, das 14h às 19h, 88 camisetas personalizadas foram produzidas pelos participantes, que esbanjaram criatividade. Eles puderam levar o presente para casa, em troca de um gesto de solidariedade: a doação de uma peça de roupa em bom estado para a Campanha.

No início da tarde desta quinta-feira [19], foi a vez do grupo Rogério Botter Maio Trio apresentar seu eclético repertório de música instrumental, que mistura jazz, baião e vários ritmos brasileiros. O show foi uma homenagem aos 19 anos da CPTM.

Veja os eventos especiais de aniversário de 19 anos da CPTM:

18/05 [quarta-feira]
Horário: 14h00 às 19h00
Local: Espaço Cultural CPTM - Brás
Ação: Campanha do Agasalho 2011 - Oficina de Customização de Camisetas

19/05 [quinta-feira]
Horário: 12h30
Local: Espaço Cultural CPTM - Brás
Ação: Apresentação Musical do Rogério Botter Maio Trio
Parceria com SESC Carmo

21/05 [sábado]
Horário: 15h00
Local: Espaço Cultural CPTM - Tatuapé
Ação: Banda Degrau Zero [show acústico]

25/05 [quarta-feira]
Horário: 12h00 às 15h00
Local: Espaço Cultural CPTM - Luz
Ação: "Dia do Desafio" - SESC Carmo
Demonstrações e vivências de diferentes técnicas de dança, com o objetivo de apresentá-las ao público e aproximá-lo das possibilidades de praticar uma modalidade esportiva de forma lúdica e prazerosa.

Horário: 12h00 às 15h00
Local: Estação Barra Funda
Ação: "Dia do Desafio" - SESC Pompéia
Estrutura para a prática esportiva, apresentação de dança com temática de Esportes para sensibilização do público, seguida de alongamento.

25 a 30/05
Local: Estação Primavera- Interlagos [ponte e entorno da estação]
Ação: 8º Encontro Niggaz [Grupo de Grafite do Grajaú] - Projeto Galeria de Arte a Céu Aberto

26/05 [quinta-feira]
Horário: 15h30
Local: Espaço Cultural CPTM - Luz
Ação: Apresentação musical do Quarteto Garatuja [violões de 6 e 7 cordas, bandolim, alaúde árabe, viola caipira, violão, teclado, baixo e bateria]

27/05 [sexta-feira]
Local: Espaço Cultural CPTM - Brás
Ação: 7ª. Feira da Saúde [Qualidade de Vida - CPTM]

28/05 [sábado]
Horário: 11h00
Local: Espaço Cultural CPTM - Brás
Ação: Apresentação da Banda SJAY - Música Gospel

30/05 [segunda-feira]
Horário: 17h00
Local: Espaço Cultural CPTM - Brás
Ação: Apresentação musical da Banda da Guarda Civil Metropolitana

31/05 [terça-feira]
Horário: 17h00
Local: Espaço Cultural CPTM - Tatuapé
Ação: Apresentação do Grupo K&Piras [Viola Caipira]

domingo, 22 de maio de 2011

CPTM, Metrô e EMTU recebem doações para a campanha do agasalho

Fonte: CPTM
Imagem: Diego Silva

Os usuários dos transportes metropolitanos [Metrô, CPTM e EMTU] já podem depositar suas doações para a Campanha do Agasalho 2011 em caixas localizadas nas estações e terminais.

As caixas estão disponíveis nas estações e prédios administrativos da CPTM e do Metrô. Na EMTU, foram distribuídas 135 caixas pelos terminais de ônibus metropolitanos, matriz, sedes regionais da companhia e empresas operadoras, nas regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas e Baixada Santista.

O slogan escolhido pela organização para simbolizar a campanha desse ano é "Roupa boa a gente doa", que enfatiza a importância de doações em bom estado de conservação. Para fazer a doação basta levar a peça de roupa a um dos postos de arrecadação. A relação com todos os postos está no site www.campanhadoagasalho.sp.gov.br, onde é possível encontrar o local mais próximo a sua casa ou local de trabalho.

A CPTM, o Metrô e a EMTU/SP bateram no ano passado o recorde de arrecadação para a Campanha do Agasalho. Foram 247 mil peças angariadas pelas três empresas, ante 181 mil itens em 2008.

Lançamento

A Campanha do Agasalho 2011 foi lançada oficialmente no Palácio dos Bandeirantes no dia 5 de maio. O evento contou com a presença da presidente do Fussesp [Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo], da primeira dama Lu Alckmin e do governador Geraldo Alckmin.

O evento também contou com a presença da madrinha da campanha paulista, Hebe Camargo. A apresentadora, já conhecida notoriamente por sua espontaneidade, terá a missão de levar a milhões de pessoas a mensagem de solidariedade da campanha.

Blog CPTM em Foco no prêmio TopBlog 2011: Como votar?


O blog CPTM em Foco está concorrendo ao prêmio Top Blog 2011
 
O Blog CPTM em Foco, um dos pioneiros e um dos maiores blogs que abordam a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos como tema, está concorrendo ao prêmio Top Blog 2011, na categoria ´Notícias e Cotidiano`. Conheça um pouco sobre o prêmio, e principalmente, como contribuir com o seu voto:

O que é o Top Blog?
Top Blog Prêmio é um sistema interativo de incentivo cultural destinado a reconhecer e premiar, mediante a votação popular e acadêmica (Júri acadêmico) os Blogs Brasileiros mais populares, que possuam a maior parte de seu conteúdo focado para o público brasileiro, com melhor apresentação técnica específica a cada grupo (Pessoal, Profissional e Corporativo) e categorias.

Top Blog Busca oferece um serviço gratuito de busca, indexação e divulgação de blogs em língua portuguesa, que reúne uma numerosa comunidade virtual de editores e leitores de blogs. O sistema faz um ranking dos mais visitados, relaciona os mais populares e classifica os Blogs mais acessados.   

Top Blog Portal é uma plataforma WEB 2.0 que disponibiliza aplicativos multimídia para divulgação de conteúdo de blogs no formato texto e vídeo. O portal mantém parceria com vários canais de informação: BLOGLOG, Edição Saúde – MEGATV, IDÉIA Socioambiental, ECOD, YOUTUBE, Espaço Mix – MEGATV, SEBRAE-SP, COLUNISTAS e BLOGUEIROS de diversos segmentos (Celebridades, Cultura, Comunicação, Esportes, Games, Humor, Música, Política, Saúde, Tecnologia e Variedades, entre outros). Todo o conteúdo do portal TOPBLOG é colaborativo. A função do portal é divulgar o conteúdo realizado pela Blogosfera, somando uma biblioteca com mais de 180 mil blogs indexados.

Como votar no Blog CPTM em Foco: (Clique nas imagens para visualizar melhor)

1. Acesse o site do Top Blog (www.topblog.com.br)
2. Na busca, digite CPTM em Foco, e clique em ´no prêmio`


3. Será visualizado o perfil do Blog. Confira as informações, e clique em votar:


 4. Escolha um perfil para votar (Email pessoal ou Twitter). Em caso de email, digite seu nome e endereço de email. Você receberá uma mensagem, onde haverá um link. Clique, e confirme seu voto. No twitter, o TopBlog irá enviar uma msg para seu perfil, daí é só publicar.


 5. Pronto! Você votou no Blog CPTM em Foco! Agradecemos seu voto!

Importante: só é possível votar uma vez por conta de email. Não vote duas ou mais vezes com o mesmo email, pois os votos não serão contabilizados. Indique o blog para suas redes de amigos (orkut, facebook, twitter e etc), e consiga mais votos, para juntos vencermos esse prêmio!

Blog CPTM em Foco: Boas atitudes geram boas viagens! 

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Estação Luz ganhará nova iluminação





Imagem: Divulgação
Fonte: Folha de SP / Diário da CPTM

A estação da Luz, no centro de São Paulo, vai ganhar uma nova iluminação, com o objetivo de melhorar a segurança e valorizar sua arquitetura. Hoje, mais de 200 mil pessoas circulam pelo local diariamente.  

Serão substituídos 280 pontos de luz, que farão a intensidade da claridade passar de 30 a 90 lux para ao menos 200 lux. Também serão instalados 34 fachos de luz a cada dez metros na abóbada da estação.   

De acordo com a “Folha de S. Paulo”, o projeto da nova iluminação foi feito para atender uma solicitação do MPF (Ministério Público Federal), e já tem o aval dos órgãos do patrimônio histórico, 

O projeto prevê ainda a instalação de 45 novos bancos, com desenhos baseados nas cores e formas dos originais, e 80 postes na plataforma central de embarque, com caixas de som 360º embutidas, para substituir as existentes.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Funcionários das Linhas 11 e 12 entrarão em greve a partir da meia-noite

Trem série 7000, que presta serviços em ambas as linhas

Texto e imagem: Diego Silva

Atenção usuários das linhas 11-Coral (Luz x Guaianazes x Estudantes) e 12-Safira (Brás x Calmon Viana): a partir da meia noite, os funcionários da CPTM dessas duas linhas entrarão em greve. Quem for utilizar os trens da CPTM amanhã, procure sair mais cedo de casa, para evitar maiores problemas.
Deixamos como sugestão, para quem mora nos arredores do Metrô (mais voltado aos usuários da Linha 11), que optem pela Linha 3-Vermelha para chegarem ao centro de São Paulo.

Usuários das Linhas 7-Rubi (Luz x Francisco Morato x Jundiaí) e 10-Turquesa (Luz x Rio Grande da Serra), há greve programada para a meia-noite do dia 23 de maio.

Já há alguns dias, funcionários operacionais da CPTM fazem campanha de aumento salarial e melhores condições de trabalho, além de planos de carreira e aumento de benefícios. Maquinistas circulam com adesivos alusivos à greve. População, preparem-se!

Blog CPTM em Foco concorre ao prêmio Top Blog 2011


O Blog CPTM em Foco, um dos maiores blogs sobre a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, está concorrendo ao Prêmio Top Blog 2011, patrocinado pelo site Lomadee.com. Em 2010, garantimos o selo de membro do grupo Top Blog, na participação da eleição Blog Sustentável. Agora, na versão 2011, estamos concorrendo na categoria ´Notícias e Cotidiano`. A votação se inicia no próximo dia 20 de Maio, e nosso principal objetivo é alcançar o selo de Top 100 Blog, ou seja, escolhido no mínimo, entre os 100 principais blogs do país. Mas se tudo der certo, e nosso trabalho for bem avaliado, poderemos concorrer como o melhor blog do Brasil, durante uma votação que irá até o mês de novembro. Com isso, gostaria de pedir a colaboração de todos os visitantes do blog, desde os fãs da CPTM, os admiradores do trabalho, os funcionários da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, e todos aqueles que acompanham nosso trabalho, a votarem no nosso blog. A votação se inicia em 20 de Maio, e apenas um voto por pessoa. Aguardem instruções sobre como votar, mas mobilize seus amigos e vamos juntos conquistar esse prêmio! Conto com a colaboração de todos vocês! CPTM em Foco: Boas atitudes fazem boas viagens!

quarta-feira, 18 de maio de 2011

CPTM e Metrô cedem espaço para atendimento gratuito da Defensoria Públlica do Estado



Nesta quinta-feira, dia 19, das 7h às 18h, a Defensoria Pública da União em São Paulo vai prestar atendimento jurídico gratuito na estação Luz, no corredor de acesso entre o Metrô e a CPTM.

Quem passar pela estação poderá fazer consultas e receber orientações nas áreas previdenciária, cível, tributária e criminal. Por exemplo, podem procurar atendimento aqueles que tiverem questões relacionadas ao INSS (aposentadoria, auxílio-doença), à Caixa Econômica Federal (contratos de habitação), FIES, contratos bancários, à Saúde (acesso a tratamentos e medicamentos), à regularização de estrangeiros, a dívidas com conselhos profissionais e pendências criminais na esfera federal. As orientações serão prestadas pelos defensores no próprio local e os casos que demandarem atuação específica encaminhados aos órgãos competentes.

A iniciativa faz parte dos eventos comemorativos do Dia Nacional da Defensoria Pública.

terça-feira, 17 de maio de 2011

SMS-Denúncia: Um serviço feito de maneira errada

SMS-Denúncia tinha como princípio denunciar irregularidades

Texto: Diego Silva

O serviço de denúncias via SMS, no seu princípio, foi uma jogada de mestre do ex-presidente da CPTM, Sergio Avelleda. Nos primeiros meses, foi um grande sucesso, pois agora os usuários possuíam uma arma contra ambulantes e pedintes, além de informar qualquer irregularidade que acontecesse em trens e estações. Cheguei a visitar o CCS (Centro de Controle de Segurança) da CPTM, durante uma visita técnica, e pude conferir que o serviço era muito bem organizado, uma vez que agentes de segurança ficavam observando as câmeras das estações em telas, e com um computador preparado, recebiam e respondiam as mensagens.
Porém, depois da saída de Sérgio Avelleda da CPTM, e o retorno de Mário Bandeira à presidência, alguns processos estão caminhando para trás. Digo isso, caros leitores, porque observo tudo o que vem acontecendo na CPTM desde a entrada dessa nova administração.
Para comprovar os fatos, hoje de manhã, durante minha viagem de retorno para Rio Grande da Serra, me deparei com uma senhora pedinte na estação Brás. Já conheço essa senhora de outras viagens, e já preparei uma mensagem de alerta. Ao embarcar no carro 2121, a mesma já começou a pedir esmolas e ajudas para os passageiros. De imediato, enviei o sms, informando características, qual carro estava, e qual a próxima estação. Além disso, já antecipei os passos, informando que o carro C121 deveria ser observado na estação seguinte, já que os ambulantes e pedintes ficam passando de carro em carro. Pois bem. Estação Mooca, e nada de segurança, eis que a senhora pula para o carro C121. Estação Ipiranga: nada de seguranças, e a senhora já está no meio do trem, no carro D121. Em Tamanduateí, três estações depois, dois seguranças da Power observam o carro 2121, enquanto que a senhora, a essa altura, já estava no carro D137. Avisei mais uma vez por SMS, que a senhora idosa estava no carro D137, e que São Caetano seria a próxima estação. Chegando nessa estação, um segurança da Suporte observou novamente o carro 2121 (que era o último), e quando a composição saiu, observei a senhora saindo da estação, passando pelos seguranças tranquilamente, como se fosse apenas mais uma usuária. Ironizei o serviço, enviando a seguinte frase: ´´Curiosamente, a pedinte desembarcou em São Caetano, passando pelos seguranças. Nessa brincadeira de pega-pega, acabam os créditos do usuário, e o problema não é resolvido.``

O que acho mais interessante nisso tudo, caros leitores do Blog CPTM em Foco, é que os processos na CPTM estão totalmente ao contrário. No último sábado, fomos novamente impedidos de fotografar na estação Aracaré, por um segurança da empresa Gocil. Além de realizar um senhor marketing gratuito para a CPTM, com esse blog e com minhas fotos, a informação do regulamento não atingiu todas as estações do sistema. Enquanto isso, ambulantes e pedintes fazem a festa nos trens, vendendo diversos materiais, desde alimentos, bebidas alcóolicas e utilidades domésticas até produtos incomuns, como termômetros, escovas de dentes e etc. Agora, durante uma sessão de fotos em alguma estação, clicando apenas os trens e a infraestrutura, fazemos o maior marketing positivo possível, mostrando a qualidade dos trens, do sistema, das estações... Daí, alguns funcionários terceirizados (ou não), vem nos bloquear dizendo que é necessário uma autorização específica... Deixo bem claro para todos que não ganho um centavo com minhas fotos. Além de ser um hobby, mostro para o mundo quem é a CPTM, mas alguns funcionários da companhia querem ´mostrar serviço`, barrando nosso humilde trabalho.
Por essas e outras que a CPTM não cresce, não se desenvolve nem para o mundo nem para a visão dos usuários. Se estivéssemos na Europa, eu já teria ganho um cargo de confiança na companhia, além do reconhecimento do administrativo pelo simples trabalho de orientar usuários e contar o que acontece no dia-a-dia das plataformas e viagens. Mas aqui não... Aqui, eu ganho bronca de seguranças, ganho perda de tempo explicando o porque das fotos, ganho dor de cabeça ouvindo usuários me torrando a paciência, me cobrando como se eu pertencesse à CPTM. Tudo caminhava para um novo rumo para a Companhia, mas graças ao pensamento retrógrado de muitos, o que foi conquistado vai se perdendo. O blog é uma grande ferramenta para os usuários, e brigamos muito para mostrar uma imagem positiva da CPTM. Mas a partir do momento em que a Companhia não der apoio para nós, no sentido de apoiar nosso trabalho, nossas fotos, dar assistência nos problemas (que vem sendo de grande valia, pois a cada problema em estação sou comunicado pelo atendimento ao usuário), o blog virará as costas, e passará a enxergar os pontos falhos. É uma questão de bom senso para todos nós. 
Fazemos tudo de bom grado, e somos à favor da CPTM. Mas se a companhia não é de acordo com a modernidade intelectual, o blog vira uma arma contra a própria empresa.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Expresso Turístico: Próxima parada deverá ser em São Roque



Texto adaptado do Blog Diário da CPTM

O prefeito apresentou o cronograma de implantação da Maria Fumaça, que fará o trecho interno de São Roque, as condições dos carros já adquiridos e da reforma da estação central.

 “Temos três carros de passageiros, duas locomotivas, um carro madrinha e um chassis. Nossa estação, que já é bonita está sendo totalmente reformulada para receber os turistas, nosso projeto está bem avançado”, contou Efaneu. 

Além disso, o prefeito mostrou fotos do material rodante e da estação para o secretário. “São carros muito bonitos e em perfeitas condições. Só tenho a parabenizar a cidade pela iniciativa de implantar o trem na cidade”, elogiou Jurandir Fernandes.

Na ocasião Efaneu aproveitou para solicitar ao secretário a possibilidade de cessão de dois carros históricos de passageiros que atualmente estão estacionados na linha férrea da cidade de Campos de Jordão. “Esses veículos seriam muito importantes para iniciarmos o projeto com cinco carros de passageiro. Esses carros pertenciam à estrada de ferro sorocabana e estão muito ligados com a nossa história”, afirmou o prefeito.

Outro ponto discutido pelo prefeito e o secretário foi o quarto destino do Expresso Turístico da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, que sairá da estação da Barra Funda em São Paulo e virá até a estação Central de São Roque. 

 Fernandes explicou ao prefeito que a falta de carros de aço carbono estaria atrasando o projeto, porém dois vagões que estão em desuso pela estrada de ferro de Campos de Jordão seriam transferidos do DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte, para a CPTM e até 2012 o projeto já estará em funcionamento. “Nós não tínhamos até então o conhecimento dessas duas máquinas que estavam paradas, iremos solicitar a transferência com urgência para providenciar a reforma e colocar os vagões para funcionar”, garantiu o secretário.

Pedreira
Ao término da reunião Efaneu reforçou ao secretário o interesse do executivo em administrar a área da pedreira que é da CPTM, e fica próximo ao bairro São Rafael em São Roque. “Nós sonhamos em desenvolver um parque turístico naquela região”, comentou o prefeito.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

CPTM irá investir cerca de R$ 20 bilhões até 2014

Fonte: Revista Ferroviária

O Governo do Estado prevê investir, até 2014, R$ 19,6 bilhões na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). 

O montante compreende a modernização da frota e das estações da companhia, além de projetos de ligação regional.

Em palestra realizada na conferência Rail and Metro Latin America, nesta quinta-feira (12/05), em São Paulo, o presidente da CPTM, Mário Manuel Bandeira, afirmou que o valor estimado engloba também os projetos de extensão a Linha 9-Esmeralda (que ligará Grajaú a Varginha). 

O Expresso ABC e o trem de Guarulhos
Os trens regionais para Sorocaba, Jundiaí e Santos, que estão nos planos da CPTM, devem ter uma parte do projeto inicial financiado pelo montante acordado com o governo. 

“Mas tudo dependerá do modelo escolhido”, afirmou Bandeira.Já as ligações de São Paulo a Campinas e São José dos Campos serão atendidas pelo TAV, que deverá ser leiloado em 29 de julho.

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