quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Problemas técnicos e gráficos atrasam lançamento da ''Revista Em Foco''

Revista em Foco nº 01 está atrasada por problemas técnicos
Por Diego Silva

Caros leitores, há alguns dias atrás noticiamos a marca de 150.000 visitas no blog e o lançamento da ''Revista em Foco''. Todo o trabalho está pronto para impressão, mas problemas técnicos estão atrasando o envio do arquivo principal. De acordo com a gráfica, a primeira barreira foi a baixa qualidade das imagens do arquivo, que foram corrigidas e modificadas para uma qualidade maior. Agora, tivemos um problema com margens e tamanho exato das páginas. Já tivemos um protótipo da revista em mãos, pudemos conferir como ficou o trabalho. Em breve, traremos a primeira edição da revista para vocês. Quem quiser um exemplar, entre em contato e reserve o seu: contato.blogcptm@hotmail.com ou deixe um comentário nessa postagem.

Revista Em Foco - Edição nº 01 - 48 pág.
Tiragem: 1000 exemplares - Iniciativa sem fins lucrativos
Edição: Leonardo Ganhito - Textos e imagens: Diego Silva
Colaboração: Caio Lafayette, Luis Fernando da Silva, Renata Medeiros e Renato Lobo.
Patrocínio: Revista Ferrovia

Já entrou em estudo a edição nº 02 da Revista Em Foco, que terá também a cobertura de entrega do Prêmio Top Blog 2011, no qual o blog 'CPTM em Foco' está classificado entre os três primeiros de sua categoria (notícias e cotidiano). A ''Revista Ferrovia'' patrocinou o lançamento desta edição. Para a próxima, estamos em busca de patrocinadores. Se alguma empresa se interessar no projeto, por favor, entre em contato para apresentar propostas. Anúncios também estão sendo aceitos, mediante apresentação de proposta via email. Vale lembrar que todos os valores aqui adquiridos são revertidos para pagamento da impressão das revistas.

Somos finalistas do Prêmio TopBlog 2011

CPTM em Foco é um dos três finalistas da categoria 'Notícias e Cotidiano'
Por Diego Silva

Caros leitores e visitantes, chegamos na final do Prêmio TopBlog 2011. Gostaria de agradecer a cada um de vocês que nos visitam diariamente, pelos votos, pela audiência e pela credibilidade que vocês passam para nós. Nossa campanha começou em maio desse ano, no primeiro turno, onde a meta era a classificação entre os 100 primeiros, que daria acesso à segunda fase do prêmio.
Após a classificação ao segundo turno, uma nova campanha foi iniciada, para chegarmos à final. Nesses dois primeiros turnos, a escolha foi feita através de votação popular, ou seja, vocês todos que nos acompanham puderam votar no "CPTM em Foco''. Agora, nessa fase derradeira, os três blogs classificados serão avaliados  de acordo com o número de votos e escolhidos por uma cúpula organizadora do Prêmio. Ou seja, agora é torcer para alcançarmos a vitória de um trabalho que vem sendo construído diariamente.

Muito obrigado a todos pelos votos! Vocês estão contribuindo cada vez mais para o crescimento desse blog. O sucesso que estamos ganhando não depende de mim, não é mérito unicamente meu: tudo o que está sendo conquistado aqui também pertence a cada um de vocês. Conto com a torcida de cada um de vocês à partir de agora. O anúncio do blog vencedor será no dia 17 de dezembro, em evento que será realizado em São Paulo. Vamos todos juntos, rumo à vitória!

Blog CPTM em Foco: Queremos ir com você, aonde você for!

Conheça nossos concorrentes:

- Blog ''Aluna de Arquivo''
http://www.alunadearquivo.blogspot.com

- Blog do Jaime
http://www.jaimedasilvaxavier.blogspot.com

Veja a classificação dos blogs, na categoria ''notícias e cotidiano'' em: http://www.topblog.com.br/2011/index.php?pg=Top3

CLIQUE NA IMAGEM PARA VISUALIZAR MELHOR

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Presidente da CPTM diz que trem até o Aeroporto de Cumbica é só para depois da Copa

Trens série 7000 - Estação Brás - Linha 12-Safira
Fonte: R7
Reportagem: Érica Saboya

A linha de trem da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) que vai chegar até o aeroporto internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo, não ajudará no serviço de transporte da capital paulista durante a Copa que será realizada no Brasil. De acordo com o presidente da companhia, Mario Bandeira, a linha 13-Jade deverá ficar pronta só no fim de 2014.

Com custo estimado em R$ 1,2 bilhão – incluindo a aquisição de oito trens -, a linha vai fazer a ligação entre a estação Engenheiro Goulart, na zona leste, e Cumbica, passando por uma estação que será construída no parque Cecap Zezinho Magalhães.

No dia 1º de novembro, foi aberto um edital para elaboração dos projetos. Dentro de um ano será publicado o edital de construção da linha, que deverá ficar pronta em 24 meses.

Bandeira disse ainda que a linha deverá operar com dez carros de oito vagões cada um, a intervalos de seis minutos. Questionado se o ramal não fará falta durante a Copa, ele disse que, nesse caso, uma linha de trem seria insuficiente.

- O próprio aeroporto de Guarulhos já é um gargalo. Mas não é só isso. Construir uma obra dessas em menos de dois anos é inviável. Seria uma promessa falsa.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Centro de Controle Operacional completa 5 anos

Centro de Controle Operacional da CPTM (Foto de Diego Silva)
Fonte: CPTM (Intranet)

Neste domingo, dia 27/11, o Centro de Controle Operacional Unificado da CPTM [CCO Brás] completou cinco anos de operação. Considerado o mais moderno das ferrovias brasileiras, o complexo foi inaugurado em 27 de novembro de 2006, pelo Secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes.

À época da inauguração, a empresa investiu cerca de R$ 50,4 milhões na unidade que assumiu todo o controle de tráfego das linhas 11-Coral [Luz - Estudantes] e 12-Safira [Brás - Calmon Viana]. Três meses depois, foi realizada a migração do controle das linhas 8-Diamante [Júlio Prestes - Itapevi] e 9-Esmeralda [Osasco - Grajaú], que eram supervisionadas pelo CCO de Presidente Altino, em Osasco.

Atualmente, o CCO Brás gerencia quatro das seis linhas da CPTM, que transportam cerca de 1,7 milhão de usuários/dia.

Espécie de cérebro da Companhia, o prédio, de arquitetura futurista, abriga em sua sala de controle de tráfego painéis retroprojetados com tecnologia LED que representam as quatro linhas do sistema e rádios digitais para comunicação entre o Centro de Controle e os maquinistas. A unificação facilitou a padronização dos procedimentos operacionais e proporcionou maior entrosamento entre as áreas de Operação, Manutenção e Segurança.

O prédio do CCO Brás abriga mais de 250 empregados distribuídos entre as áreas CCO, CIM, Manutenção e Segurança, além das equipes administrativas da Gerência de Circulação e Controle Operacional: CCO, Tração e Estratégias Operacionais. A edificação atende às Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e suas mobílias [consoles e cadeiras] estão dentro do mais rígido padrão ergonômico, proporcionando maior qualidade de vida aos empregados.

Além da sala de controle [CCO e CIM], o local também abriga um confortável e moderno auditório, a sala de Gerenciamento de Crise, com telões LCD de 42 polegadas, e uma Central de Monitoramento de Segurança de onde é possível acompanhar as imagens das 1.570 câmeras instaladas nas 89 estações do sistema. No complexo do CCO Unificado do Brás também estão alocadas as equipes administrativas da GOC.

Com essa modernização tecnológica, a CPTM aprimorou ainda mais a qualidade de seus serviços ao permitir o gerenciamento de toda a circulação de trens de um único local.

Quanto ao futuro

Ao completar cinco anos de operação, o CCO Brás está prestes a receber a migração do controle das linhas 7-Rubi [Luz - Jundiaí] e 10-Turquesa [trecho Luz - BRAS], no início de dezembro e, posteriormente, no segundo semestre de 2012, o controle do restante da Linha 10[Mooca - Rio Grande da Serra] que atualmente são gerenciadas pelo CCO - Luz. Essas ações unificarão definitivamente a supervisão da circulação de todas as linhas da Companhia.

Para complementar a eficiência do trabalho desenvolvido pelo cérebro da CPTM, está prevista a implantação de novas tecnologias, entre elas, o Telecomando Centralizado de Energia [Subestações, Rede Aérea e Cabine de Paralelismo] para todas as linhas. Atualmente, esse recurso está instalado nas linhas 8-Diamante [Júlio Prestes - Itapevi] e 9-Esmeralda [Osasco - Grajaú].

A modernização tecnológica também abrangerá o sistema de sinalização, com a implantação dos sistemas CTBC [Communications Based Train Control - controle de trens baseado na comunicação] nas linhas 8, 10 e 11, e ATO [Automatic Train Operation - operação automática de trens], nas linhas 7, 9 e 12.

Vandalismo na Linha 10 - SMS-Denúncia revela falta de sinergia em comunicação com estações

Janela da unidade 2130 foi vandalizada na noite de sábado. Infrator estava bem na nossa frente
Por Diego Silva

O fator segurança na CPTM dá mostras que está cada dia mais falho. No último sábado, na viagem que partiu de Brás às 22h rumo à Rio Grande da Serra, observamos a audácia de um vândalo, riscando uma das janelas da composição. A composição estava cheia e os usuários apenas observavam a atitude ilícita do sujeito. Curiosamente, eu estava sentado de frente para o vândalo, praticamente de mãos atadas por não poder fazer nada. Como alguns sabem, sou funcionário da empresa, mas não posso defender o patrimônio público da maneira que gostaria. Utilizando uma ferramenta que a empresa oferece, enviamos o primeiro SMS-denúncia, informando o ocorrido, informando a próxima estação, características do infrator, sentido do trem, localização da janela e etc. Chegando na estação de São Caetano, onde estão os seguranças? Utinga, nada... Prefeito Saladino, após oito mensagens, nada... Santo André, o infrator desce da composição. Somente em Mauá, quatro seguranças terceirizados e dois ASO (Agente de Segurança Operacional, também conhecido como Polícia Ferroviária) entram no trem e observam a ''arte''.

Quem me conhece pessoalmente, sabe o quanto eu prezo pelo tratamento aos trens da CPTM. Desde sempre gosto de ver eles sempre limpos e bem cuidados. Ontem, foi uma cena lamentável vista não só por mim, mas por muitos usuários. Todos ficam de braços cruzados, ninguém toma uma atitude para preservar o seu meio de transporte. Eu tentei fazer a minha parte, avisando as equipes de segurança, mas nem estas pareceram interessadas em coibir o ocorrido. Após seguidos SMS enviados para as equipes de segurança, nada foi solucionado. Ou seja, além de testar a efetividade, nota-se que o serviço é ruim.

Se fosse apenas isso... Durante a mesma viagem, pedintes e ambulantes tornaram da viagem uma verdadeira feira livre. Até mesmo bebidas alcoolicas estavam sendo comercializadas, o que é proibido, de acordo com o regulamento de viagem da Companhia. Também avisamos dessa infração, mas alguma equipe de segurança apareceu? Passando a cada estação, observa-se apenas os seguranças com o rádio na mão, como se nada estivesse acontecendo. Denunciamos cada ato ilícito, mas a empresa não responde. Gastam-se créditos em busca de um transporte melhor, mas a CPTM não valoriza quem tenta ajudar a manter a lei e a ordem dentro dos seus trens.

Vandalismo no CAF 2130: Caso não é o primeiro vivenciado por nós
Enquanto a Companhia não abrir os olhos para isso, o sistema continuará igual. Trens vandalizados, comércio ambulante, pedintes... Já passou da hora da CPTM enxergar que seu sistema está em decadência. Não adianta falar que está melhorando, que não está. A percepção dos usuários mostra que o sistema de transporte ferroviário paulista está cada dia mais precário. O SMS-Denúncia, que deveria ser uma arma efetiva contra infratores dos trens, torna-se cada dia mais ineficiente. Ou então, estão de marcação comigo, que denuncio qualquer coisa que vejo de errado no sistema. Mas ainda prefiro acreditar que o problema está lá no CCS (Centro de Controle de Segurança). Vale lembrar: depredar patrimônio público é crime passível de detenção:

"Art. 163 - Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia:

Pena - detenção, de um a seis meses, ou multa.

Dano qualificado

Parágrafo único - Se o crime é cometido:

I - com violência à pessoa ou grave ameaça;

II - com emprego de substância inflamável ou explosiva, se o fato não constitui crime mais grave

III - contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista; (Redação dada pela Lei nº 5.346, de 3.11.1967)

IV - por motivo egoístico ou com prejuízo considerável para a vítima:

Pena - detenção, de seis meses a três anos, e multa, além da pena correspondente à violência."

domingo, 27 de novembro de 2011

Uma das vítimas do acidente era de origem espanhola

Fonte: G1

De acordo com o boletim de ocorrência registrado na Delegacia do Metrô, uma das vítimas atropeladas por um trem da Linha-11-Coral da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), na madrugada deste domingo (27), era de nacionalidade espanhola. O engenheiro Jose Julian de Dios Clarament era um dos funcionários da fabricante de trens espanhola CAF. O engenheiro Márcio Luís Alves de Souza e o técnico Sérgio Eduardo Batista de Souza são as outras duas vítimas do atropelamento.

A CPTM informou, por meio de nota, que as três pessoas que morreram atropeladas por uma composição não seguiam as normas de segurança da empresa. Uma das vítimas era um funcionário da companhia. A assessoria de imprensa da empresa espanhola no Brasil não foi localizada pela reportagem do G1 para comentar o caso. Segundo a CPTM, as vítimas realizavam testes em uma nova composição. Elas estacionaram o trem na oficina que fica na região do Belém, na Zona Leste da capital paulista. Em seguida, seguiram caminhando sobre os trilhos, o que não é permitido nem mesmo a funcionários da empresa. A CPTM vai apurar o caso.

A CPTM informou ainda que uma quarta pessoa foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros. Ela ficou em estado de choque com o acidente e recebeu acompanhamento psicológico nesta manhã.
" A Companhia está prestando suporte às famílias das vítimas e apurará os motivos do descumprimento das normas de segurança", diz a CPTM, em nota emitida nesta manhã.
Em uma segunda nota enviada à imprensa, às 16h deste domingo, a CPTM esclareceu que o "grupo estava destacado para realizar testes em um novo trem que está sendo entregue pela empresa espanhola". Segundo o comunicado, "após o término dos trabalhos na composição, que ficou estacionada no pátio anexo ao complexo de oficinas, na região do bairro Belém, o grupo seguiu caminhando sentido Estação Brás sobre a via dos trens. Essa prática é proibida".

A companhia ressaltou "que apenas empregados que realizam serviços diretamente sobre o leito ferroviário têm permissão para transitar sobre as vias e durante o período de execução do trabalho, devidamente uniformizados". Além disso, "outras medidas de segurança são adotadas durante as obras, como interrupção da circulação dos trens no trecho".

Vítimas do atropelamento não seguiram norma de segurança


Fonte: G1

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos informou que as três pessoas que morreram atropeladas por uma composição durante a madrugada deste domingo (27) nos trilhos da Linha 11-Coral, em São Paulo, não seguiam as normas de segurança da empresa. Uma das vítimas era um funcionário da companhia. As outras duas, funcionárias da fabricante de trens espanhola CAF. A assessoria de imprensa da CPTM não sabia informar até as 14h50 a nacionalidade dos funcionários da CAF. A assessoria de imprensa da empresa espanhola no Brasil não foi localizada pela reportagem do G1 para comentar o caso.
Segundo a CPTM, as vítimas realizavam testes em uma nova composição. Elas estacionaram o trem na oficina que fica na região do Belém, na Zona Leste da capital paulista. Em seguida, seguiram caminhando sobre os trilhos, o que não é permitido nem mesmo a funcionários da empresa. A CPTM vai apurar o caso.

A CPTM informou ainda que uma quarta pessoa foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros. Ela ficou chocada com o acidente e recebeu acompanhamento psicológico nesta manhã.
" A Companhia está prestando suporte às famílias das vítimas e apurará os motivos do descumprimento das normas de segurança", diz a CPTM em nota emitida nesta manhã.

Três morrem atropelados por trem da CPTM

Agentes de Segurança da CPTM preservam os corpos das vítimas
Fonte: Band

Três pessoas morreram após serem atropeladas por um trem na região do Belém, na zona leste da capital paulista. O acidente aconteceu por volta de 4h30 da manhã deste domingo, entre as estações Bresser e Belém da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).
Quatro pessoas trabalhavam na via quando o trem as atingiu. Eles estavam de costas para a composição no momento de acidente. Os três trabalhadores morreram na hora. A quarta vítima conseguiu se jogar na lateral da via e não foi atingida.
Apesar de não ter sofrido ferimentos graves, o trabalhador foi socorrido pelo Samu e levado ao Hospital Tatuapé em estado de choque. O caso será registrado na Delpom (Delegacia de Polícia do Metropolitano).

Nota

Em nota, a CPTM informou que as quatro pessoas circulavam pela via após o termino de trabalhos realizados em oficinas da companhia.
A CPTM também disse que vai apurar os motivos do descumprimento das normas de segurança e que está prestando suporte às famílias das vítimas.

Trem da CPTM atropela funcionários da empresa e mata três na Linha 11-Coral

Vítimas eram técnicos da CPTM, que descumpriram norma de segurança (Foto: R7)

Fonte: Terra

Um trem da Companhia de Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) atropelou quatro funcionários da empresa na madrugada deste domingo, na zona leste de São Paulo. De acordo com a Polícia Militar (PM), o acidente ocorreu por volta das 4h30, na altura do número 200 da avenida Alcântara Machado (Radial Leste), em Belém. Três das vítimas morreram.
Segundo a CPTM, a composição circulava na Linha 11-Coral, sentido Luz, quando atingiu quatro pessoas que se deslocavam pela via entre as estações Tatuapé e Brás, após terminarem de trabalhar nas oficinas da companhia. Três pessoas morreram no local, e a quarta foi atendida pelo Corpo de Bombeiros, acionado pela empresa.

Por volta das 9h, os corpos ainda estavam às margens da ferrovia, enquanto a Polícia Ferroviária Federal - que acompanhará o caso - isolava a área. A CPTM informou que está prestando suporte às famílias das vítimas e apurará os motivos do descumprimento das normas de segurança.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, outra vítima conseguiu sair antes da frente do trem antes de ser atingida, porém foi levada ao hospital Tatuapé, na zona leste, em estado de choque. Até o momento, não há informações sobre o estado de sua saúde. Por volta das 9h30, os corpos estavam no local passando por perícia. O caso foi registrado no Delpom (Delegacia de Polícia do Metropolitano). (R7)

"A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos ) informa que, neste domingo, 26, que por volta das 4h30, uma composição que circulava na Linha 11-Coral, sentido Luz, atingiu quatro pessoas que se deslocavam pela via, entre as estações Tatuapé e Brás, após término de trabalhos realizados nas oficinas da Companhia. Três pessoas faleceram no local e uma foi atendida pelo Corpo de Bombeiros, acionado pela empresa. A Companhia está prestando suporte às famílias das vítimas e apurará os motivos do descumprimento das normas de segurança." (R7)

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

CPTM irá realizar obras de manutenção nesse final de semana. Circulação dos trens será alterada.

Trem série 2100 - Estação Rio Grande da Serra - Linha 10-Turquesa
Fonte: CPTM


Neste fim de semana [dias 24 e 25], a CPTM realizará obras de modernização e intervenções de manutenção em suas seis linhas. Com isso, a operação terá mudanças em horários e trechos específicos. Os trabalhos serão realizados em horários de menor movimentação, a fim de gerarem o menor impacto possível aos usuários. Veja como fica a operação em cada linha.

Linha 8-Diamante [Júlio Prestes-Itapevi]: das 20h de sábado [24] até o fim da operação comercial, a CPTM realizará a substituição de equipamento de via na região da Barra Funda. Das 9h às 18 horas de domingo [25], equipes da Companhia realizarão a manutenção no equipamento de via entre as estações Imperatriz Leopoldina e Domingos de Moraes. Por conta disso, os trens da Linha 8 circularão com maior intervalo entre os trens.

Linha 9-Esmeralda [Osasco-Grajaú]: das 18 horas de sábado [24] até o fim da operação comercial, haverá implantação de componentes do sistema de alimentação elétrica dos trens na região da estação Osasco. Em razão disso, os trens da Linha 9 retornarão da estação Presidente Altino. Domingo [25], das 9h às 20 horas, haverá implantação de componentes do sistema de alimentação elétrica dos trens na região da estação Santo Amaro, ocasionando maior intervalo médio entre as composições. Paralelamente, das 10h às 19 horas, equipes da CPTM realizarão a substituição de componentes de equipamento de via entre as estações Presidente Altino e Jaguaré. Por isso, os trens da Linha 9, retornarão da Estação Presidente Altino.
 
Linha 10-Turquesa [trecho Capuava-Mauá]: domingo [25], das 4h às 12 horas, haverá implantação de componentes do sistema de alimentação elétrica dos trens entre as estações Mauá e Capuava. Por esse motivo, os trens não circularão nesse trecho. Para transportar os usuários entre as duas estações, a CPTM implantará a operação PAESE [transporte com ônibus gratuito].

Linha 11-Coral [trecho Guaianazes-Estudantes]: das 8h às 20 horas de domingo [25], será realizada a substituição de equipamentos de via entre as estações Suzano e Jundiapeba, ocasionando maior intervalo médio entre os trens.

Linha 12-Safira [Brás-Calmon Viana]: das 18h de sábado [24] até o fim da operação comercial de domingo [25], a CPTM fará a manutenção no equipamento de via entre as estações Itaquaquecetuba e Aracaré. As intervenções provocarão aumento no intervalo médio entre os trens.

CPTM, Metrô e EMTU preparam esquema especial para o GP de Fórmula 1 em São Paulo


CPTM irá reduzir intervalos na Linha 9-Esmeralda
 Fonte: CPTM

CPTM, Metrô e EMTU/SP, empresas vinculadas à Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, terão esquema especial de operação para o GP Brasil de Fórmula 1, nos próximos dias 26 [sábado] e 27 de novembro [domingo].

Menor intervalo na Linha 9-Esmeralda da CPTM
O esquema diferenciado começa a funcionar a partir de sábado [26/11], quando acontecem os treinos livres classificatórios. Nesse dia, as composições da Linha 9-Esmeralda circularão com intervalos reduzidos entre as estações Osasco e Grajaú.

No domingo [27/11], dia do GP de Fórmula 1, a CPTM aumentará a oferta de lugares, das 6h30 às 14h00, com trens extras dotados de ar condicionado e menor intervalo entre as estações Pinheiros e Grajaú. Na Estação Autódromo, que fica a 600 metros do portão de acesso ao setor G do Autódromo de Interlagos, haverá orientadores bilíngues identificados para prestarem informações a turistas estrangeiros e moradores da capital.

A Estação Autódromo contará também com placas e avisos sonoros com orientação em inglês, distribuição de panfletos com o mapa do trajeto entre a estação e o portão de acesso ao setor G do autódromo.

Trens de prontidão no Metrô
A operação será normal sábado [26/11] e no domingo [27/11] nas linhas 1-Azul [Jabaquara-Tucuruvi], 2-Verde [Vila Prudente-Vila Madalena], 3-Vermelha [Corinthians/Itaquera-Palmeiras/Barra Funda] e 5-Lilás [Capão Redondo-Largo Treze]. Se necessário, o Centro de Controle Operacional [CCO] disponibilizará trens reservas para atender a demanda.

A SPTrans colocará ônibus expresso com tarifa de R$ 20,00 [ida e volta] e R$ 12,00 [ida ou volta] saindo de Jabaquara [Terminal], República [Pça da República], Parque Trianon [frente do MASP], Aeroporto de Congonhas, Shopping Interlagos e Shopping SP Market, sábado e domingo, das 6h00 às 13h00 e das 15h00 às 17h30.

Linha especial da EMTU Aeroporto de Guarulhos-Autódromo
Uma frota de 10 ônibus da Linha 437TRO do serviço Airport Bus Service está programada com partidas diretas do Aeroporto Internacional de São Paulo-Guarulhos, sem paradas ao longo do percurso, em direção os portões A e G do Autódromo de Interlagos, nos dias 26 e 27 de novembro.

Os ônibus são do tipo rodoviário e oferecem padrão de conforto diferenciado aos passageiros, como bancos estofados, ar-condicionado, toalete a bordo, rede Wi-Fi, entre outros itens. A tarifa custará R$ 33,00 e poderá ser paga com cartão de débito ou de crédito. Do sentido Aeroporto de Guarulhos ao Autódromo de Interlagos, as partidas estão programadas para os seguintes horários: 6h00, 7h00, 8h00, 9h00, 10h00, 11h00, 12h00 e 12h30. Na volta, os ônibus passarão pelos portões A e G, das 15h00 às 17h00, com intervalos a serem definidos pelos organizadores do evento, que levarão em conta o volume de usuários.

A EMTU/SP também vai alterar, nos dias 26 e 27 de novembro [sábado e domingo], o itinerário das linhas 226 TRO Embu-Guaçu [Chácara Flórida] - São Paulo [Metrô Santa Cruz], 410 TRO Embu-Guaçu [Cipó] - São Paulo [Metrô Santa Cruz] e 012 TRO Embu Guaçu [Cipó] - São Paulo [Metrô Jabaquara]. Veja as alterações nos itinerários no site da EMTU/SP: http://www.emtu.sp.gov.br/emtu/imprensa/noticias/geral/linhas-intermunicipais-da-zona-sul-terao-mudanca-de-itinerario-devido-ao-gp-do-brasil-de-formula-1.fss

Na Espanha, ''irmãos'' do CAF 2100 estão sem uso. CPTM poderia adquirir mais trens, aumentando a capacidade da Linha 10-Turquesa

Trens da frota UT440 / UT470 da Renfe estão fora de operação na Espanha
Por Diego Silva

Caros leitores, durante esse meio tempo de blog, fizemos muitos contatos ferroviários pelo mundo afora. Entre tantos amigos, estão os espanhois, que sempre perguntam sobre os nossos CAF 2100, que a eles pertenciam até os idos anos de 1997. Na época, o governador Mário Covas adquiriu 48 unidades de 3 carros para a CPTM.

Durante visita à página do Facebook de um dos amigos ferroviários, encontramos a imagem acima. Uma fila de trens similares aos nossos CAF 2100, fora de operação na Espanha. Observando a foto e pensando, veio a questão: seria viável adquirir esses trens da Renfe, para fazer reforço de frota na Linha 10? Atualmente, são 24 trens de seis carros que prestam serviço nesta linha. Entre eles, um está fora de serviço, sendo utilizado como depósito de peças (unidade 2139-C139-D139). Com a aquisição de pelo menos mais seis unidade, formando uma frota completa de 30 trens de seis carros, acreditamos que a demanda da Linha 10 seria muito bem atendida. Claro, não só para viagens diretas. Se fosse o caso, utilizar esses trens no futuro Expresso ABC, uma vez que esse modelo de trem foi construído para viagens de média e longa distância.

Em contrapartida, existe todo um investimento de recuperação desses trens. Seu traslado até São Paulo, sua adequação aos padrões CPTM (bitola e portas). Basicamente uma revisão geral que daria nova vida à essa frota que possui tanta história e prestígio na Espanha. Atualmente, a CPTM investe na padronização da sua frota, com trens CAF das séries 7000, 7500 e 8000. Na Linha 10-Turquesa, em especial, essas novas frotas não foram cogitadas, mantendo a padronização com os CAF 2100. Com isso, imaginou-se nessa possibilidade, em adquirir mais trens da mesma série, para reforçar a frota, reduzindo o intervalo e até mesmo adquirindo aditivos de peças, que não se encontram com tanta facilidade por aqui.

Trem série 2100, unidade 2122 - Estação Luz

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Obras da extensão da Linha 8-Diamante não foram entregues no prazo prometido

Estação Amador Bueno, no penúltimo dia de operação
Por Diego Silva

Caros leitores, no dia 30 de abril do ano passado, estávamos noticiando o encerramento das atividades na extensão operacional da Linha 8-Diamante da CPTM, que iria passar por reformas para adequação de via e reconstrução das estações (Confira clicando aqui: CPTM encerra atividades da extensão da L8). Na época, o prazo dado para toda a realização da obra era de 18 meses, ou seja, a data final para entrega de todo o sistema operacional era de 1º de novembro de 2011. Hoje, é dia 24 de novembro, e a obra não está sequer na metade. Todos os usuários que utilizavam a extensão operacional entre Itapevi e Amador Bueno estão usando ônibus gratuitos da operação PAESE, da viação Benfica. Segundo relatos anteriores, o serviço de ônibus não está sendo realizado nos melhores padrões, havendo atrasos e falta de respeito com os usuários.

Trem série 4800 da CPTM: Serviço da extensão era o pior de toda a companhia
Na época de nossa visita à extensão da Linha 8, encontramos um cenário de total abandono. Partindo de Itapevi, o serviço de trem era gratuito, por conta da precariedade da operação. Os trens que por ali circulavam, apelidado de ''trenzinho'' e ''jotinha'' (composições japonesas da década de 1950), baseados em aço carbono e três carros, circulavam sem oferecer qualquer tipo de conforto aos seus usuários. São muitas as histórias sobre acidentes ocorridos com aqueles trens, que hoje estão fora de serviço no pátio de Presidente Altino, em Osasco. As estações do trecho eram completamente abertas, dando acesso a qualquer um que quisesse ali entrar. Apenas em Amador Bueno, havia a presença de um vigilante. A viagem nunca ultrapassava os 25 km/h, graças ao descontrole de uma composição que perdeu os freios voltando de Amador Bueno, parando alguns metros depois de Itapevi. A vegetação estava adentrando toda a via, dando uma imagem de ainda mais abandono ao trecho.

Outdoor na estação de Amador Bueno informava o fim das operações
Infelizmente, a obra não foi entregue no prazo estimado. De acordo com moradores locais, o máximo que fizeram foi demolir as estações de Ambuitá, Cimenrita, Santa Rita e Amador Bueno, além de retirar a rede aérea e uma das vias. Atualmente, o trecho está sendo utilizado pelos trens cargueiros da ALL (América Latina Logística). Segundo entrevista do presidente Mário Bandeira à Revista Ferrovia, o trecho seria entregue até o final de 2012. Em outra entrevista, o secretário de transportes metropolitanos Jurandir Fernandes afirmou que a extensão volta em 2014. Ou seja, divergência nas informações, usuários esperando o retorno do trem e ninguem se entende de fato sobre quando o trem seguirá outra vez até Amador Bueno. Em nossa postagem sobre o encerramento das atividades, afirmamos que estaríamos em Amador Bueno no dia 1º de Novembro desse ano, para participar da entrega da nova estação e do novo trecho. Mas, por força do destino (e também por estarmos no Brasil, onde nada é feito no prazo estimado), a entrega ainda parece longe. Os usuários da extensão ainda aguardam ansiosos pelo retorno do trem (direto, até Júlio Prestes, como foi prometido), para dar mais qualidade de vida e rapidez nos deslocamentos diários.

Novo trem série 8000 - 36 novos trens para a Linha 8-Diamante

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Além da Linha 5-Lilás, Ministério Público investiga contrato da Linha 9-Esmeralda da CPTM

Trem série 3000 - Pátio de Presidente Altino
Fonte: R7

Além da investigação do contrato de licitação da Linha 5- Lilás do Metrô, o Ministério Público instaurou um inquérito civil público para apurar um contrato de R$ 10,6 milhões de 2008 de manutenção dos trilhos da Linha 9-Esmeralda da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), segundo o promotor responsável pelo caso, Marcelo Milani. Na época, Sérgio Henrique Passos Avelleda, atual presidente afastado do Metrô, era presidente da CPTM. 
- O TCU [Tribunal de Contas da União] julgou o contrato irregular e  foi determinada a nulidade da licitação. O TCU declarou as contas ilegais e mandou a polícia investigar. E a promotoria vai também verificar os fatos.

Além da investigação, o TCU fixou multa a Avelleda e a outros dois diretores da CPTM, de acordo com Milanesi.

- Com o afastamento do Avelleda do cargo, outros eventos ainda podem ser investigados pelo Ministério Público.

Na última sexta-feira (18), a juíza Simone Gomes Rodrigues Casoretti havia determinado a suspensão das obras e o afastamento de Avelleda. O descumprimento das determinações poderia acarretar em multa diária de R$ 100 mil, em cada caso.

A decisão da juíza Simone foi tomada após denúncia do Ministério Público de que havia indícios de fraude na licitação da Linha Lilás. A denúncia aponta que empresas responsáveis por dois lotes das obras seriam conhecidas antes mesmo da abertura dos envelopes da licitação. Elas ainda teriam cobrado valores maiores para o serviço. 
Nesta terça-feira (22), a Justiça de São Paulo liberou a continuação das obras de expansão da Linha 5-Lilás do Metrô quatro dias após a ordem de suspensão das obras e um dia após o Metrô afirmar que havia enviado carta às empresas responsáveis pela obra para pararem os trabalhos.

A decisão de retorno das obras foi dada pelo desembargador José Roberto Bedran, que afirmou que a não-conclusão da obra, além de implicar num prejuízo de mais de R$ 85 milhões aos cofres públicos, é prejudicial ao programa de desafogamento do trânsito.

Nesta quarta-feira (23), o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin afirmou que a decisão do TJ de liberar as obras foi "correta". Ele ainda declarou que o governo irá recorrer da decisão que manteve o afastamento do presidente do Metrô.
- O que queremos é preservar o interesse da população e fazer as obras o mais rápido possível.

Delegação Internacional de Especialistas em planejamento urbano visitam CPTM e Metrô

Trem série 2100 - Estação Tamanduateí - Linha 10-Turquesa
Fonte: CPTM

Durante visita à cidade de São Paulo, uma comitiva formada por cerca de 20 especialistas em Planejamento Urbano da Índia, África do Sul, Maputo, Chile e da Colômbia conheceu, de perto, o sistema metro-ferroviário da capital paulista.

A delegação está no Brasil para participar do 10º Congresso Mundial Metropolis - Cidades em Transição, evento realizado a cada três anos e que pela primeira vez será sediado na América do Sul, em Porto Alegre, de 23 a 26 de novembro.

Criada em 1985, a Associação Mundial das Grandes Metrópoles - Metropolis [www.metropolis.org] é uma rede internacional que agrupa grandes metrópoles e governos metropolitanos de todo o mundo, com o objetivo de fomentar a transferência de conhecimentos e boas práticas urbanas. Atualmente, mais de 120 cidades fazem parte da associação, entre as quais seis são brasileiras: Belo Horizonte, Brasília, Guarulhos, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre.

Recebido por Wilson Nagy Lopretto, chefe do Departamento de Operação Centralizada e Tráfego do Metrô, o grupo viajou da estação Trianon-Masp, na Linha 2-Verde, até a estação Luz, da Linha 4-Amarela, seguindo, posteriormente, para a estação da Luz, da CPTM.

Durante o trajeto, os integrantes da comitiva ressaltaram a organização e a limpeza encontradas nas estações do Metrô. As inovações tecnológicas implantadas na Linha 4-Amarela, com destaque para as portas de plataforma e para os novos trens operados pelo sistema "driverless", também renderam elogios dos estrangeiros.

Na Estação da Luz, impressionados com a movimentação de usuários, os especialistas ainda destacaram a importância da integração entre CPTM e Metrô, fator que possibilita várias opções de destino aos passageiros.

A visita da delegação à capital paulista resulta de um desdobramento da última reunião da Comissão de Planejamento Urbano da CGLU - Cidades e Governos Locais Unidos, realizada em junho deste ano, na cidade de Durban, na África do Sul, com a participação da Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano - SDM e da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano - Emplasa.

Recarga de Bilhete Único nas estações da CPTM será retormado após licitação

Fonte: CPTM

A CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos] está contratando nova prestadora de serviço para recarga do bilhete Vale Transporte em suas estações, por meio de licitação. O serviço atual se encerra nesta quarta-feira, 23. A partir desta data até a conclusão do processo licitatório, os usuários deverão fazer as recargas dos seus bilhetes Vale Transporte nas estações do Metrô e nas lojas e postos autorizados da SPTrans.

Os endereços de recarga do bilhete de Vale Transporte estão disponíveis no site da SPTrans: www.sptrans.com.br.

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário, no telefone 0800 0550121, de segunda a sexta-feira, das 5h às 22h. Aos sábados, das 6h às 18h.

Trem da CPTM pode chegar até Campinas, diz secretário

Jurandir Fernandes, secretário de transportes metropolitanos
Fonte: CPTM Campinas


O secretário dos Transportes Metropolitanos (STM), Jurandir Fernandes, anunciou que o governador Geraldo Alckmin autorizou o estudo para estender a linha da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) que vai até Jundiaí, chegue a Campinas. Segundo o secretário, o governador afirmou que, de forma alguma esta medida entrará em conflito com o projeto do trem de alta velocidade (TAV). A secretaria deve estender a pesquisa sobre o transporte e suas necessidades para a cidade. A CPTM possui atualmente 93 estações em seis linhas, que totalizam 260,8km na sua malha ferroviária.
Jurandir Fernades, que também foi secretário de transportes de Campinas durante o governo do ex-prefeito Magalhães Teixeira (PSDB), se reuniu sexta-feira, dia 11/11/2011,  ao lado de outros 25 secretários estaduais no hotel The Royal Palm Plaza para anunciar a agenda de prioridades e os investimentos e obras que fará na Região Metropolitana de Campinas (RMC) nos próximos três anos. A presença de Alckmin também é esperada no evento.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

O legado que estamos construindo

CAF 2100 - Pátio da Luz
Por Diego Silva

Caros leitores, muitos de vocês me conhecem pessoalmente, outros tantos nunca me viram na vida. Mas tanto os conhecidos quanto os desconhecidos acabam me perguntando: porque eu faço tantas fotos na CPTM? A resposta dessa pergunta me levou a digitar essa postagem para vocês.
Quando eu me aprofundei mais em história ferroviária, notei a ausência de fotos e relatos importantes, que comprovassem a existência de determinados fatos. Com muita pesquisa, encontramos algumas fotos muito interessantes, que nos fazem ver de fato como eram as coisas. No início de minha ''carreira'' fotográfica, me preocupava apenas em registrar e divulgar. Depois de algum tempo, notei o quanto era importante que eu continuasse fazendo isso: o que hoje é repetitivo na visão de muitas pessoas, amanhã será a história vista em imagens, textos e relatos.

Mafersa 1700 - Créditos ao autor (aprox. 1987)
Muitas cidades da região metropolitana de São Paulo se desenvolveram graças à ferrovia. Imagens antigas mostram todo o processo evolutivo das regiões onde o trem começou a passar, contribuindo para o enriquecimento da história. Mas convenhamos que há tempos idos, as câmeras não eram da melhor qualidade, oferecendo fotos com pouca visibilidade. Mas o importante é o registro, ainda hoje usamos essa cultura. Mas afinal, o que temos a ver com tudo isso?
O empenho com que faço fotografia ferroviária, tanto na CPTM quanto no Metrô e esporadicamente nas ferrovias de carga, tem um motivo claro: contribuir com a história e a memória ferroviária daqui há um tempo. É importante e necessário que as próximas gerações acompanhem a evolução dos trens em São Paulo e no Brasil, através dos documentos e imagens que estamos sempre realizando e coletando. Tudo na vida é passageiro, até mesmo os trens (que infelizmente não são eternos), portanto, tudo o que fazemos hoje sobre os trilhos é pensando justamente no amanhã.
Pode parecer bobeira minha, mas eu fico imaginando esse mesmo artigo sendo lido daqui há 50 anos, por engenheiros e pesquisadores ferroviários, juntamente com as imagens que realizamos. A tecnologia evolui a cada dia, a internet se faz a cada dia, o que nos faz pensar nessa possibilidade. A minha contribuição para história do trem em São Paulo está sendo construída há quase três anos, sendo que, até quando Deus me permitir fazer isso, será feito com toda a dedicação da minha parte.

Trem série 1100 na estação Luz - Esse terá muita história para ser contada
Alguns amigos mais próximos se admiram com a humildade com que trato esse trabalho. Convenhamos: adiantaria alguma coisa para mim, me achar o melhor fotógrafo de SP, ou o melhor blogueiro, sendo que isso não me levaria a nenhum patamar? Não tem qualquer lógica. Faz todo o sentido eu continuar sendo quem sou, o amigo de todos que são amigos comigo... Viajando, fotografando, catalogando, postando e comentando. O reconhecimento do nosso trabalho, isso já vem acontecendo há algum tempo. Mas se Deus me der saúde para poder ver, daqui há muitos anos, o nome ''CPTM em Foco'', ou mesmo o meu nome, em pesquisas ferroviárias, isso sim será muito gratificante e recompensador. O legado está sendo construído. Você, leitor, também faz parte dessa história!

CPTM Campinas: Grupo avalia trem metropolitano

Clique na imagem para visualizar melhor

Fonte: CPTM Campinas

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Prêmio Top Blog 2011: Último dia para votar

CPTM em Foco concorre ao prêmio Top Blog 2011
Por Diego Silva

Caros leitores, entramos na reta final de votações do Prêmio Top Blog 2011! Já estamos entre os 100 blogs mais visitados do Brasil na categoria ''notícias e cotidiano'', mérito não só meu, mas de todos vocês que lêem e participam diariamente aqui conosco. No dia 22 de novembro, encerram-se as votações do segundo turno, onde estivemos entre os 30 primeiros colocados para irmos à final do prêmio. Por isso, venho uma última vez pedir o seu voto, leitor, para o nosso blog 'CPTM em Foco'. Aos que já votaram, o nosso agradecimento especial pela confiança e, se possivel, que consigam mais votos para nós. Apresentem aos amigos e parentes todo o trabalho que fazemos à favor não só da CPTM, mas também dos quase 2,7 milhões de usuários que por ela passam todos os dias. Conto com o voto de todos vocês e desde já, muito obrigado a todos que nos visitam e acompanham a página diariamente.

Como votar?
- Clique no botão azul 'votar'
- Escolha o perfil com qual vai votar
- Digite seu nome e email, e confirme
- Abra sua caixa de email e veja se recebeu o link de confirmação do voto (não é vírus)
- Clique no link e confirme seu voto. Obrigado!

Participem da votação! É rápido, simples e, acima de tudo, vocês estão contribuindo para a evolução contínua do blog 'CPTM em Foco'! Faça parte dessa conquista você também!

Governo de SP anuncia novos investimentos na CPTM

Trem série 7000 - Estação Palmeiras-Barra Funda
Fonte: DCI




Durante a cerimônia de entrega das instalações da Estação Barueri, na linha 8-Diamante, o governador Geraldo Alckmin anunciou novos investimentos para a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), a fim de aperfeiçoar o serviço prestado à população.
"Todas as estações da CPTM estão sendo reformadas e ganhando acessibilidade. Então, aqui foram mais de R$ 9 milhões investidos, a estação foi inteirinha reformada, como também já foi Carapicuíba, já foi Itapevi, já foi Jandira. Vamos entregar agora Osasco no começo do ano que vem que ganha acessibilidade", disse o governador.
Entre os anúncios estão a publicação dos editais de licitação para implantação da Linha 13-Jade (Expresso Guarulhos-Cumbica), extensão da Linha 9-Esmeralda até Varginha e contratação de obras para mais três estações: Domingos de Moraes (Linha 8), Jaraguá (Linha 7) e Poá (Linha 11).
Outra boa notícia para os usuários é a realização de audiência pública, nesta sexta-feira, para aquisição de mais 40 trens, de oito carros cada, para a frota da CPTM. Com o objetivo de prestar esclarecimentos, colher sugestões e contribuições da população, a audiência será às 14h, na Rua Boa Vista, 170. O edital de licitação deve ser publicado até dezembro.
Guarulhos-Cumbica
A Linha 13-Jade fará a ligação entre a rede metroferroviária e o Município de Guarulhos, atendendo também o aeroporto internacional André Franco Montoro, o mais movimentado de todo o Brasil. Serão 11 km de vias, entre a estação Engenheiro Goulart, na Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana), e o aeroporto de Cumbica.
Serão construídas duas novas estações: uma no Parque Cecap Zezinho Magalhães e outra no aeroporto. Haverá ainda a reconstrução da Estação Engenheiro Goulart, onde haverá transferência para Linha 12-Safira.
A abertura dos envelopes com as propostas está marcada para o dia 20 de dezembro. O investimento estimado é da ordem de R$ 1,2 bilhão, incluindo a aquisição de oito trens.
Linha 9-Esmeralda
A CPTM construirá mais 4,5 km de vias eletrificadas e duas novas estações: Mendes e Varginha. Os recursos previstos são de R$ 260 milhões. As propostas serão conhecidas também no dia 20 de dezembro.
Com a entrega de Barueri, a CPTM soma 37 estações acessíveis. Os editais para elaboração dos projetos básico e executivos e contratação das obras de modernização das estações Domingos de Morais (Linha 8-Diamante) e Poá (Linha 11-Coral), além da reconstrução de Jaraguá (Linha 7-Rubi) foram publicados e os envelopes com as propostas serão abertos nos dias 7 (Domingos e Poá) e 13 (Jaraguá) de dezembro. Os investimentos previstos nessas três estações são da ordem de R$ 70 milhões.
As intervenções incluem a implantação de plataformas cobertas, escadas rolantes e todos os itens de acessibilidade (elevadores, piso e rota táteis, comunicação em braile, corrimãos e rampas). Além de banheiros públicos comuns, também haverá sanitários exclusivos para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Até o final de dezembro, serão licitados os projetos executivos de reconstrução e/ou reforma das demais estações.
As seis linhas da CPTM passam pela implantação de novos sistemas de sinalização, telecomunicações, energia, rede aérea e via permanente, além da reforma e reconstrução das estações. Com a conclusão desse conjunto de obras, até 2014, a CPTM poderá reduzir os intervalos para entre 3 e 4 minutos, nos horários de pico, de acordo com a linha.

Alstom série 9000 começa a ser fabricado

Projeto do Alstom série 9000 da CPTM
Por Diego Silva

Caros leitores, segundo informações recebidas de um contato da Alstom, os primeiros trens da série 9000 já começaram a ser fabricados. As composições, de aço inox e oito carros cada, prestarão serviços na Linha 11-Coral (Expresso Leste), dando reforço à frota CAF/Alstom série 2000. Similares aos trens CAF série 7000, essa nova frota irá atender a linha mais lotada da CPTM, onde atualmente, passam cerca de 618 mil usuários por dia. De acordo com nossa fonte, os trens já encontram-se sobre os estrados, ganhando as primeiras instalações. O prazo de entrega da primeira composição é para o segundo semestre de 2012. A CPTM adquiriu nove unidades dessa série.

Interior do trem série 9000 - Gangway similar ao trem série 8000 da CAF
O novo Alstom série 9000 não foge do padrão atual que a CPTM adotou. Trem com oito carros, ar-condicionado, indicadores de estação, anunciadores automáticos, passagem livre entre carros (gangway) e oito portas/carro são as características mais peculiares que veremos nesses novos trens.

sábado, 19 de novembro de 2011

CPTM irá alterar circulação nesse fim de semana, para obras de manutenção

Trem série 1700 - Abrigo da Lapa
Fonte: CPTM

Neste fim de semana, dias 19 e 20/10, a CPTM realizará obras de modernização e intervenções de manutenção em suas linhas. Com isso, a operação terá mudanças em horários e trechos específicos. Os trabalhos serão realizados em horários de menor movimentação, a fim de gerarem o menor impacto possível aos usuários. Veja como fica a operação em cada linha.

Linha 8-Diamante [Júlio Prestes-Itapevi]: das 18 h de sábado [19] às 21 horas de domingo [20], equipes da CPTM realizarão a implantação de equipamento do sistema de vias entre as estações Carapicuíba e Jandira. No mesmo trecho, das 8h às 20 horas de domingo [20], haverá implantação de equipamentos do sistema de alimentação elétrica dos trens. As atividades provocarão maior intervalo médio entre as composições.

Linha 9-Esmeralda [Osasco-Grajaú]: das 22 horas de sexta-feira [18] até o fim da operação comercial de domingo [20], haverá implantação de equipamentos do sistema de vias entre as estações Santo Amaro e Jurubatuba, ocasionando maior intervalo médio entre os trens.

Linha 11-Coral [trecho Guaianazes-Luz]: das 8 horas às 22 horas de domingo [20], haverá manutenção no equipamento de vias entre as estações Guaianazes e Corinthians-Itaquera. Em razão disso, os trens circularão com maior intervalo médio.

Linha 12-Safira [Brás-Calmon Viana]: das 8h às 20 horas de domingo [20], acontece a substituição de componentes do sistema de vias na região da estação USP - Leste. A intervenção provocará aumento no intervalo médio entre os trens.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

VI Encontro de Ferreomodelismo de Paranapiacaba



No dia 20 de novembro, domingo, dentro das dependências do Clube União Lyra-Serrano será realizada a sexta edição do Encontro de Ferreomodelismo de Paranapiacaba.



O evento reúne e confraterniza ferreomodelistas e público em geral, contando com a oportunidade de poder apreciar a maquete do Ferreo Clube do ABC e Maquetes Convidadas além da  possibilidade de conhecer melhor o hobby e ver as maquetes operacionais expostas. Não haverá concurso mas teremos sorteio de brindes ao público.





Contamos com sua presença !!!

Venha e traga a família para passar um dia agradável conosco e conhecer a primeira maquete modular do Grande ABC !!!
Local:  Clube União Lyra- Serrano / Vila de Paranapiacaba, Santo André - SP
Data: 20 / Novembro / 2011 –  Domingo
Horário: das 9:00 às 17:00 hs
ENTRADA FRANCA

Contatos:
FcABC – Ferreo Clube do ABC

Patrocínio e Organização:
ALL-A Lanchonete do Luis
Bolzan Contábil
Jayme Filho
MPh – McGigliotti
Cordeiro´s Hobby Shop
Jorge Trens
LDH Sistemas DCC Brasileiros
ModelTrem
Rio Grande Modelismo

Apoio:  Prefeitura Municipal de Santo André

STM apresenta projetos para comunidade da Zona Sul

Trem série 2070 - Estação Júlio Prestes
Fonte: CPTM

O secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos [STM], Jurandir Fernandes, apresentou os principais projetos para o sistema metroferroviário [Metrô e CPTM] e ônibus metropolitanos [EMTU/SP] para lideranças comunitárias dos bairros Varginha, Parelheiros, Grajaú e adjacências, na zona sul da capital. O encontro foi realizado na noite da última quarta-feira [16] na associação dos moradores do Jardim Amália, no bairro de Varginha.

Fernandes deu destaque ao projeto de ampliação da Linha 9-Esmeralda da CPTM até Varginha, que beneficiará diretamente a população local. Serão investidos R$ 260 milhões para implantar mais 4,5 km de vias eletrificadas e duas novas estações: Mendes e Varginha. O edital de licitação para contratação dos projetos básico e executivo já foi publicado no dia 1º de novembro. As obras deverão ser concluídas em 2014, caso não haja entraves.

Além da extensão da Linha 9, o secretário levou outras boas notícias para a comunidade. Fora os 53 trens novos que ainda serão entregues para a CPTM até o final de 2012, a STM está preparando os editais de licitação para a compra de mais 55 composições, 15 para o Metrô e o restante para a malha ferroviária.

Os empreendimentos que já estão contratados ou com os projetos bem encaminhados, com conclusão prevista até 2014, também foram abordados por Fernandes. Entre eles, o primeiro trecho da expansão da Linha 5-Lilás do Metrô, com a entrega da Estação Adolfo Pinheiro, que vai melhorar os deslocamentos da população da zona sul.

Fernandes ainda citou o Expresso Guarulhos-Cumbica, o monotrilho da Linha 17-Ouro, que ligará a rede metroferroviária ao aeroporto de Congonhas, e o monotrilho do prolongamento da Linha 2-Verde, que terá o percurso até São Mateus concluído nesta gestão. Entre os corredores de ônibus a serem implantados pela EMTU estão o Itapevi-São Paulo, Itapevi-Cotia, Corredor Guarulhos-São Paulo [Tucuruvi] e Jacu-Pêssego.

Ao final, o secretário respondeu a todos os questionamentos e ainda falou sobre a possibilidade de ampliação dos serviços do "Expresso Turístico" e dos chamados "Trens Regionais", que inicialmente farão as ligações da capital com Santos e Sorocaba.

Governador anuncia investimentos na CPTM

CAF 8000 foi entregue hoje na estação de Barueri
Fonte: CPTM

Anúncio inclui aquisição de 40 novos trens, construção e reforma de estações e ampliação da Linha 9-Esmeralda até Varginha e implantação do Expresso Guarulhos-Cumbica

O governador Geraldo Alckmin aproveitou a cerimônia de entrega das instalações da estação Barueri, na Linha 8-Diamante, nesta sexta-feira [18], para anunciar novos investimentos para a CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos], cuja finalidade é melhorar o serviço prestado à população.

Entre os anúncios, está a publicação dos editais de licitação para implantação da Linha 13-Jade [Expresso Guarulhos-Cumbica], a extensão da Linha 9-Esmeralda até Varginha e a contratação de obras para mais três estações: Domingos de Moraes [Linha 8], Jaraguá [Linha 7] e Poá [Linha 11].

"Todas as estações da CPTM estão sendo reformadas e ganhando acessibilidade. Então, aqui foram mais de R$ 9 milhões investidos, a estação foi inteirinha reformada, como também já foi Carapicuíba, já foi Itapevi, já foi Jandira. Vamos entregar agora Osasco no começo do ano que vem e ganha acessibilidade", disse o governador.

Outra boa notícia para os usuários é a realização de audiência pública, nesta sexta-feira, para aquisição de mais 40 trens, de 8 carros cada, para a frota da CPTM. Com o objetivo de prestar esclarecimentos, colher sugestões e contribuições da população, a audiência será às 14h, na rua Boa Vista, 170. O edital de licitação está previsto para ser publicado até dezembro.

Linha 13-Jade [Expresso Guarulhos-Cumbica] - a futura linha fará a ligação entre a rede metroferroviária e o município de Guarulhos, atendendo também ao aeroporto internacional André Franco Montoro, o mais movimentado do Brasil. Serão 11 km de vias, entre a estação Engenheiro Goulart, na Linha 12-Safira [Brás-Calmon Viana], e o aeroporto de Cumbica.

Serão construídas duas novas estações: uma no Parque Cecap Zezinho Magalhães e outra no aeroporto. Haverá ainda a reconstrução da estação Engenheiro Goulart, onde haverá transferência para Linha 12-Safira. O investimento estimado é da ordem de R$ 1,2 bilhão, incluindo a aquisição de oito trens. A abertura dos envelopes com as propostas está marcada para o dia 20 de dezembro.

Ampliação Linha 9-Esmeralda até Varginha - a CPTM construirá mais 4,5 km de vias eletrificadas e duas novas estações: Mendes e Varginha. Os recursos previstos são de R$ 260 milhões. As propostas serão conhecidas também no dia 20 de dezembro.

Estações Acessíveis - com a entrega de Barueri, a CPTM soma 37 estações acessíveis. Os editais para elaboração dos projetos básico e executivo e contratação das obras de modernização das estações Domingos de Morais [Linha 8-Diamante] e Poá [Linha 11-Coral], além da reconstrução de Jaraguá [Linha 7-Rubi] foram publicados e os envelopes com as propostas serão abertos nos dias 7 [Domingos e Poá] e 13 [Jaraguá] de dezembro. Os investimentos previstos nessas três estações são da ordem de R$ 70 milhões.

As intervenções incluem a implantação de plataformas cobertas, escadas rolantes e todos os itens de acessibilidade [elevadores, piso e rota táteis, comunicação em Braille, corrimãos e rampas adequadas]. Além de banheiros públicos comuns, também haverá sanitários exclusivos para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Até o final de dezembro, serão licitados os projetos executivos de reconstrução e/ou reforma das demais estações.

Modernização da CPTM

As seis linhas da CPTM estão passando por recapacitação da infraestrutura com a implantação de novos sistemas de sinalização, telecomunicações, energia, rede aérea e via permanente, além da reforma e reconstrução das estações. Com a conclusão desse conjunto de obras, até 2014, a CPTM poderá reduzir os intervalos para entre 3 e 4 minutos, nos horários de pico, de acordo com a linha. A oferta de lugares será ampliada e a população contará com estações totalmente acessíveis.

Seguidores