terça-feira, 3 de janeiro de 2012

CPTM altera modelo operacional das linhas 7-Rubi e 10-Turquesa


Fonte: CPTM

A CPTM concluiu as obras de modernização das vias do lado sul na região da Luz e adota um novo modelo operacional para as Linhas 7 e 10 com o objetivo de atender aos 465.000 passageiros/dia que circulam na Estação Luz com maior segurança.

Dessa forma, os usuários da Linha 7, passaram a contar com uma plataforma exclusiva para o desembarque [plataforma 2] e outra para o embarque [plataforma 1], o que proporciona maior agilidade nas viagens e segurança.

Na Linha 10 os intervalos foram reduzidos para 5 minutos e a estação Brás opera como terminal. Para seguir viagem rumo à Estação da Luz, a opção é usar os trens do Expresso Leste, na Estação Brás, onde também há transferência gratuita para a Linha 3-Vermelha do Metrô. Vale lembrar que na Linha 2-Verde, também há integração na estação Tamanduateí, o que permite ao usuário alcançar outros pontos de conexões da malha metroferroviária.

Cabe ressaltar que a Estação Luz é um patrimônio histórico da cidade, restringindo a realização de transformações em sua arquitetura original.

12 comentários:

  1. Resumindo as obras foram uma farsa afinal queriam tirar a linha 10 da Luz e nós vamos ter que utilizar o MALDITO E LOTADO EXPRESSO LESTE.
    Gestão péssima esta da CPTM.
    O negócio é tentar arrumar emprego na região do ABC,porque fazer este trajeto nesses moldes sem chance e colocam a culpa na tal da linha amarela,é irônico é como se a estação da Luz diminuisse o volume de pessoas com o trem terminando no Brás.
    E as mesmas pessoas tem que se acotovelar se machucar e aguentar agressões verbais por causa desta maldita mudança.
    Tomara que cada pessoa que se machucar possa fazer um B.O e denunciar a CPTM no ministério público afinal os covardes Mario Bandeira e Jurandir Fernandes não andam de trem em horário de pico,por isso tomam este tipo de decisão......Malditos,a minha resposta será as urnas pois daqui para frente vou anular meu voto e acho o mais correto.

    ResponderExcluir
  2. CONCORDO PLENAMENTE, ESTES SAFADOS TEM Q VOLTAREM ATRAS E REVER ESSA SITUAÇÃO Q NOS COLOCARAM. NAO TEM CONDIÇOES PEGAR ESSE ESXPRESSO LESTE LOTADO. TEMOS Q PROTESTAR. VOLTEM COM A LINHA 10 TURQUESA COMO ERA ANTES!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. ESTOU REVOLTADO COM ESSA CPTM DE MERDA!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Concordo a Linha 10 no minimo poderia ir ate LUZ nos horarios de pico e nos horarios de baixa demanda ir ate o Bras

    ResponderExcluir
  5. Qualquer pessoa minimamente consciente e sã entende que essa manobra da linha 10 é um erro. E ainda enganaram a população dizendo que as obras no trecho Brás-Luz iriam acabar em breve. Programa "Expansão SP" praticando a exclusão da estação de uma importante linha ferroviária. Em qualquer lugar do mundo, a supressão de estações é justificativa para protestos e indignação. Aqui, não pode ser diferente! Temos que nos mobilizar!

    ResponderExcluir
  6. Todo esse blablablá de "segurança" é uma mentira, todo mundo sabe disso. É apenas uma desculpa para "justificar" o terminal da linha 10 na Estação Brás.

    ResponderExcluir
  7. "patrimônio histórico da cidade"... eu pergunto... o que causaria benefício maior para a população? Ampliar a estação promovendo uma maior capacidade eliminando o problema de superlotação em todas as plataformas de modo a atender com mais segurança todos os passageiros e melhorar o transporte coletivo ou manter uma estação com formato original só pra ser "bonitinho" restringindo a sua funcionalidade? Sejam sinceros...

    ResponderExcluir
  8. ESTA HISTÓRIA DE PATRIMÔNIO E LINHA AMARELA DO METRÔ É CONVERSA FIADA DA CPTM PARA TENTAR JUSTIFICAR UMA DECISÃO INFUNDADA.
    PENSEM O SEGUINTE,OS USUARIOS DA LINHA 10 QUE DESCEM NA LUZ PELA MANHÃ UTILIZAM AS ESCADAS QUE DÃO ACESSO AS GALERIAS SAINDO PELA RUA MAUÁ POIS QUASE A TOTALIDADE DESTES USUÁRIOS ASSIM COMO EU TRABALHA NA REGIÃO DO BOM RETIRO E SANTA EFIGENIA.
    PORTANTO NÃO USAM O METRÔ NEM NA IDA NEM NA VOLTA,É APENAS UMA JUSTIFICATIVA ESFARRAPADA PARA DIZER O PORQUE TOMOU ESTA DECISÃO RIDICULA.
    TEM A ESTAÇÃO JULIO PRESTES PERTO DA LUZ,PQ NÃO PENSAM EM ALGUMA SOLUÇÃO COM RELAÇÃO A OUTRAS LINHAS QUE PASSAM POR LÁ,POR FORA DA GARE,SOLUÇÃO EXISTE MAS VAI TENTAR CONVENCER O ENGENHEIRO BURRO,O PRESIDENTE DA COMPANHIA BURRO E O SECRETÁRIO DE TRANSPORTES TAMBÉM BURRO.
    SÃO UM BANDO DE INCOPETENTES FALAM EM EXPANSÃO MAS TIRANDO UMA ESTAÇÃO DE NÓS......

    ResponderExcluir
  9. Antigamente, para sair aqui do ABC com destino à região da Paulista era necessário ir até o centro (Luz) e fazer duas baldeações (L1 e L2) para chegar ao destino. Era um pouco incômodo, mas era a única opção.

    Agora que estação Tamanduateí da L2 foi inaugurada, o acesso à Paulista ficou muito fácil. Mas com a interrupção do serviço da L10 até a Luz, o acesso ao centro ficou um pouco mais complicado. Não seria tão complicado assim se a L11 e a L2 pudessem comportar a demanda, mas não é o que está ocorrendo.

    Parece para mim que a ideia de fazer o ponto final da L10 no Brás era antiga, mas a CPTM só a colocou em prática após a inauguração da estação Tamanduateí. Aliás, em termos de demanda, não teria sido mais inteligente ter construído a baldeação dentre a L2 e a L10 em São Caetano? Parece que a única grande demanda da Tamanduateí é o Shopping Central Plaza; é um tipo de estação onde todo mundo faz transferência, mas que ninguém desce para a rua.

    ResponderExcluir
  10. Por favor ajudem com o movimento. Hoje teremos manifestação no Brás, e quarta nos reuniremos no CCO do Brás.

    http://luznoabcja.tk/2012/01/08/calendario-do-movimento-luznoabcja-segunda-semana-de-janeiro-de-2012/

    E deixo aqui registrado meu agradecimento a cada um que ajudou, a quem se mobilizou para que nossa voz ñ fosse ignorada. É graças a cada um de vcs q hj temos a possibilidade de diálogo com a CPTM, afim de mostrar nossa insatisfação, e tb alternativas a essa péssima ideia que foi retirar a estação Luz da linha 10.

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores