terça-feira, 17 de janeiro de 2012

CPTM não comunicou com clareza sobre a mudança de terminal da Linha 10-Turquesa


Por Diego Silva

Um dos temas mais polêmicos do ano passado, a mudança de terminal da Linha 10-Turquesa para a estação Brás ainda causa revolta nos usuários. No final do mês de julho de 2011, a CPTM distribuiu folhetos iguais à reprodução acima, informando sobre a execução das obras para troca de AMV's na Luz. Na explicação acima, é possível observar ''Portanto, os trens da Linha 10-Turquesa partirão da Estação Brás''. Ou seja, a CPTM já antecipava que a ideia era mesmo modificar o terminal.

Mas o que acontece, caros leitores e usuários, é que a comunicação não foi feita da maneira correta. Quem leu esse folheto, imaginou que aconteceria a obra e em dois meses aproximadamente, os trens da Linha 10-Turquesa iriam retornar para a estação Luz, fato que não se concretizou. Esse erro de comunicação causou todo esse problema e revolta nos usuários, que ainda hoje se sentem enganados. Se a intenção de passar para o usuário que algo seria feito em seu benefício fosse feita de maneira correta, muitas reclamações poderiam ter sido evitadas.

Um exemplo de tentar subir as escadas na estação Luz, para embarque na Linha 7
Observando a situação com um olhar mais logístico, a CPTM fez um trabalho muito interessante, que foi oferecer um embarque e desembarque melhor para seus usuários. Quem pega trem nos horários de pico na Luz e no Brás sabe a dificuldade que é entrar ou sair do trem. Na Luz, em especial, era praticamente impossível sair e entrar do trem da Linha 7-Rubi. A plataforma central é tomada por milhares de usuários que desembarcarvam, além dos usuários que iriam embarcar. No pico da tarde, era absolutamente impossível embarcar com segurança. Você, leitor que usa essa linha, era literalmente empurrado para dentro do trem, querendo entrar ou não.

Sobre a estratégia da CPTM, há de se considerar que foi uma grande jogada. Os trens da Linha 7-Rubi fazendo a virada e entrando na estação vazios, oferecendo um maior número de lugares para os usuários é excelente. Semelhante ao que já acontecia no Expresso Leste, isso eliminou de uma vez por todas as viagens negativas (vir embarcado da estação seguinte, para garantir seu lugar na viagem de volta). Na Linha 10, na estação Brás, também temos essa possibilidade. Apesar dos usuários reclamarem para os trens voltarem até Luz, a possibilidade de embarque e desembarque está muito melhor.

Trens da Linha 7 realizam desembarque e embarque em duas plataformas na Luz
O blog 'CPTM em Foco' atendeu várias dúvidas dos usuários que estão insatisfeitos com a mudança, sendo que a principal reclamação é a extrema lotação do Expresso Leste. Uma boa dica para os usuários da Linha 10-Turquesa que vão até a estação Luz, utilizando esse serviço: não utilizem os últimos carros do Expresso Leste. Procurem embarcar nos carros da frente, distribuindo melhor a demanda. Todos os usuários se concentram nos três últimos carros, o que causa lotação extrema. Procure ir até a ponta da plataforma, embarcando nos primeiros carros. Atendam os avisos sonoros, sobre 'embarcar na área da plataforma que estiver mais livre'. Procurem vocês mesmos melhorar o seu embarque.

25 comentários:

  1. Também concordo que o embarque ficou melhor tanto na linha 7-Rubi quanto na linha 10-Turquesa até porque a estação da Luz possui apenas 4 plataformas, mas poderiam alterar o modelo operacional e utilizarem a estação Barra Funda como terminal devido a existência de plataformas sem utilização, desafogando assim a linha 3-Vermelha do Metrô e deixando a Luz como passagem para as linhas 10 e 11 da CPTM...

    ResponderExcluir
  2. Não uso a L10 para opinar se ficou melhor ou pior o terminal no Brás, mas eu, como usuário da L7, gostei da mudança, o embarque melhorou muito na Luz, e o desembarque também. Muitos não gostaram, mas concordo com você Diego, foi uma grande jogada de logística da CPTM.

    ResponderExcluir
  3. Mas qual é a utilidade de trocar os AMV's entre Luz e Bras se atualmente este trecho é usado apenas para manobras? Isso é disperdício de investimentos na rede da CPTM, não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caio, a intenção de trocar os AMV's era para agilizar as manobras dos trens na estação Luz, tanto da Linha 7 quanto da Linha 10. Os antigos AMV's eram de padrão AREMA, que permitiam transposição em velocidade reduzida. Os novos, de padrão UIC, são iguais ao do Metrô, permitindo transposição de via em velocidade alta. A intenção foi boa, mas na prática, não adiantou muito.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Fábio Pinho

      Sou totalmente contra a sua posição em relação a este blog. Desde o lançamento, jamais tive qualquer intenção de enganar ou confundir os leitores e usuários da CPTM. Sempre fiz esse trabalho com o máximo de dedicação, baseado em informações verdadeiras. Essa postagem apenas levantou uma hipótese.

      Se o blog fosse algo enganador, como o senhor está sugerindo, jamais teríamos ganhado tantos seguidores, ganhado um prêmio como um dos blogs mais importantes do Brasil, não teríamos o reconhecimento da CPTM pelo serviço prestado.

      Se o senhor quer jogar o público contra o meu blog, o faça. Veremos que tem mais credibilidade. Reclame, com razão, com o Ricardo Guimarães (do Blog Diário da CPTM), mas não venha querer colocar falsas acusações aqui no 'CPTM em Foco'.

      Excluir
    2. Acredito que este BLOG esteja equivocado quanto à sua posição.
      A CPTM desde o início deixou MUITO BEM CLARO que a mudança seria apenas TEMPORÁRIA, conforme pode ser lido no PRÓPRIO SITE da CPTM, na notícia abaixo:

      http://www.cptm.sp.gov.br/e_noticias/webnoticias/one_news.asp?IDNews=7696

      Portanto, pode até ser que a intenção inicial seja a de manter a estação inicial no Brás, mas isso não foi comunicado ao público, seja de maneira inadequada ou não...

      Excluir
  5. O SENHOR FÁBIO TEM RAZÃO, QUANDO DIVULGARAM AS OBRAS ESTAVA BEM CLARO QUE SERIA UMA INTERRUPÇÃO TEMPORÁRIA, INCLUSIVE NO PANFLETO ENTREGUE PARA OS USUÁRIOS FALAVA EM 60 DIAS, ATÉ QAUNDO ESTES 60 DIAS FORAM COMPLETADOS, JA HAVIAM COMENTÁRIOS DE USUÁRIOS QUE OS TRENS NÃO VOLTARIAM MAIS PARA A ESTAÇÃO DA LUZ, MEU IRMÃO E OUTROS AMIGOS MEUS LIGARAM NO 0800 DA CPTM PARA SABER DA VERACIDADE DISSO, E LÁ INFORMAVAM QUE NÃO TINHA NADA A RESPEITO DISSO, O PRAZO DOS 60 DIAS NÃO TINHA SIDO SUFICIENTES PARA O TÉRMINO DAS OBRAS, MAS QUE OS TRNES VOLTARIAM PARA A LUZ, DEPOIS DE PASSADO TODO ESTE TEMPO, É QUE NOS INFORMARAM QUE A DECISÃO ERA MESMO OS TRENS PARAREM NA ESTAÇÃO DO BRÁS. SINTO MUITO, MAS ME SENTI ENGANADA, POIS A PROPAGANDA FEITA NÃO ERA ESSA, E SIM UMA OBRA TEMPORÁRIA E QUE O EMBARQUE E DESEMBARQUE DA LINHA 10 CONTINUARIA SENDO A ESTAÇÃO DA LUZ. SERÁ QUE O PESSOAL NÃO TÁ VENDO A DIFICULDADE DE EMBARCAR NAQUELE TREM DA ZONA LESTE??? AQUILO TÁ O FIM DO MUNDO, NUNCA NÓS USUÁRIOS DA LINHA 10 HAVÍAMOS PASSADO POR TAMANHA GUERRILHA PARA ENTRAR EM UM TREM, TÁ MUITO DIFICIL E DEMORADO O NOSSO EMBARQUE. ESTA SITUAÇÃO PRECISA SER MUDADA E URGENTE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandrinha, desde o princípio estamos procurando informações para passar à vocês que nos acompanham. Também utilizo a Linha 10, passo pela mesma dificuldade de embarcar no Brás, bem cedo. No começo, esperávamos pelos 60 dias de obras, prazo que foi aproximado com as obras dos AMV's sentido Francisco Morato. Estou acompanhando a evolução dos problemas no embarque e desembarque dos usuários no Brás.

      Excluir
    2. Então Diego, se vc tbm faz uso dessa linha, não é possível que você concorde com a situação de embarque e desembarque que temos de enfrentar todos os dias. Das 18h até as 19h, aquele trem da zona Leste é um "empacotamento à vácuo" de passageiros, além de que o pessoal daquela linha é "muito do sem educação", é um empurrando mais que o outro, só faltam se estapear, e os que querem sentar, quando veem que não existe mais bancos vazios ficam parados na plataforma em frente a porta do trem e impossibilitam os passageiros que ainda poderiam entrar "apertados", sendo que aqueles funcionários que são para auxiliarem no embarquem, ficam só olhando, pois eles não podem fazer nada com aquela multidão de gente querendo entrar ao mesmo tempo. E para piorar ainda mais, a nossa viagem ficou mais longa, pois eu que vou para a Barra Funda acabo fazendo 2 baldeações em 2 estações seguidas, o percurso que levaria do Brás até a Barra Funda, que seria de aproximadamente 12 minutos eu agora levo em média meia hora, e não vem me falar para pegar o metrô, pois ele é pior ainda que o trem (em termos de lotação) além de ter que andar aquele trecho todo até a plataforma do metrô que é muito longo. Desculpe, mas não posso ficar "de acordo" com uma situação que só fez piorar o meu meio de transporte, para vc ter idéia comecei a trabalhar na Barra Funda em 1992, naquela época eu levava de Ribeirão Pires atér a Barra Funda exatos 56 minutos, hoje eu levo 1:30h, a diferença é grande, vc não acha???

      Excluir
  6. ---

    Gente para de chorar.

    Quando a linha 11 ter o ponto final para a Barra Funda.

    TALVEZ

    A linha 10 volta para Luz.

    ---

    Fora que quando tiver o EXPRESSO ABC.

    AE É CERTEZA QUE ELA TERMINARÁ NO BRAS.

    Onde vão colocar linha expressa na luz?

    ---

    Não adianta ficar chorando.

    Porque ou o EXPRESSO ABC, ou a linha 10.

    VÃO TER PONTO FINAL NO BRAS.

    Ou seja no final, fica tudo na mesma.

    ---

    ResponderExcluir
  7. É claro que no panfleto, a CPTM tomou alguns cuidados, como por exemplo ñ escrever e nem deixar subentendido que a linha voltaria a Luz. Mas creio que ela fez isso mais por precaução doq por já planejar remover a linha. Pq em outras mídias, ela deixava claro q era temporário, e q depois de 3 meses tudo voltaria ao normal. Aliás, o dia previsto praq as obras fossem concluídas, "coincidentemente" era na msm semana da inauguração da estação Luz da linha 4. O governo queria a maior visibilidade possível para a nova obra, que é descaradamente usada para promover a imagem do governo. E fazia parte dos planos ter a linha 10 na Luz qdoo a linha 4 estivesse lá, mas as obras atrasaram.

    E DASFEG, pfv, isso já é trollar. Se é contra a Linha 10 na Luz, exiba argumentos, quem sabe vc tenha algum argumento mais forte doq os da CPTM. Desse jeito vc ñ colabora para a evolução da discussão. Exiba idéias, xingar só te tira a razão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, João Eduardo. A Companhia tomou alguns cuidados sobre o retorno da L10 para a estação Luz. O que eu ainda não entendi foi o seguinte: a assessoria disse que iria superlotar a estação se a L10 voltasse. Mas os usuários não continuam indo para lá, pelo Expresso Leste? Dá na mesma, manter ou tirar a linha, o fluxo de usuários será o mesmo...

      Excluir
  8. A única possibilidade de redução, é no caso dos usuários que utilizavam a Luz para acessar outras linhas. Mas quem precisa descer na Luz, ainda vai até lá, isso ñ mudou.

    ResponderExcluir
  9. ---

    Quando a linha 10 ia até a luz,

    Os carros iam praticamente vazios do Brás até a Luz.

    NOS HORÁRIOS DE PICO.

    ---

    Com a abertura da Estação Tamanduateí NO RAMAL DA LINHA 10.

    São 2 possíblidades de acessar o metrô.

    Tamanduateí e Brás.

    ---

    Dá mais trabalho fazer a baldiação?

    Dá.

    Mas os usuários da linha 12 que termina no Brás, fazem e não reclamam.

    ---

    Devido a violência no desembarque da Luz/ e embarque da linha 7 na mesma plataforma.

    Devido haver poucas escadas para descer e subir ao mesmo tempo(quando tinha a linha 10).

    Passageiros empurrados, brigas com socos, violência extrema, demora para acessar as escadas TODOS SANTOS DIAS.

    ---

    Fora a lotação para acessar o metrô/linha amarela nos corredores estreitos da Luz.

    Com tempos que demoravam até 40 minutos para se chegar ao metrô.

    ---

    Decisão acertadissima da CPTM de deixar o trem no Bras.

    Democracia é isso.

    O interesses de todos acima do interesse de poucos.

    ---

    ResponderExcluir
  10. Primeiramente, se não sabe de algo não fale. Os trens da linha 10 não chegavam vazios, pois estava neles, todo santo dia.

    Os usuários da linha 12 tb podem fazer a transferência em Tatuapé. Já nos só temos a estação Brás para tal. Claro que o ideal seria todas as linhas passarem pelas 3 principais estações (Brás, Luz e Barra Funda) mas essa atitude mostra que não é isso que o governo deseja. O projeto Nova Luz é tão surreal, que por mais que os politicos tenham boa vontade, dificilmente ele sairá do papel

    ResponderExcluir
  11. Sabemos que o embarque na linha 7 antigamente era dificil. Para nos tb era. Já cansei de dizer q desse ponto de vista a decisão foi mais dq certa. Mas e se fosse o contrário? Se tivessem removido a linha 7? Vc n ficaria contente. E eu tb n, msm sendo beneficiado. Isso e pensar no próximo. Por mais q fosse dificil, a manutenção de ambas as linhas e vital, e a remoção de uma é preguissa de se pensar em outra solução. Tá ai o metrô q so cresce - lentamente, mas cresce.

    ResponderExcluir
  12. Infelizmente, não dá para acreditar em mais nada no que os dirigentes da CPTM falam. Não acredito que o expresso leste irá até a Barra Funda, assim como não acredito que haverá a expansão da linha 8 até o Amador Bueno. Aliás, porque os trens 8000 não estão circulando? Não foi prometido que que eles iriam circular no começo do ano? Já é dia 19 e nada...
    É uma pena que a CPTM esteja tomando esse rumo, pois eu estava começando a acreditar que as coisas iriam se acertar, mas...

    ResponderExcluir
  13. Por fim, pesquise o significado de democracia. Os usuarios tiveram a oportunidade de opinar sobre a decisão? Sejam eles de qualquer linha? Democracia é isso, o povo tomando decisões. E oq se viu n foi isso. Foi meia duzia de engravatados brincando de monopoly com a CPTM. E tem gente que ainda gosta de ser manipulado...

    ResponderExcluir
  14. joao andrade de ribeirao pires ola pessoal voceis viram a reportagem no SPTV 1 EDIÇAO DO DIA 19/01/12 , o gerente de operaçoes da cptm SR. FRANCISCO acha que o pessoal do ABC e´para fazer turismo nas linhas do METRO para chegar ate a estaçao LUZ , FALAR PRO USUARIO DESCER NA ESTAÇAO TAMANDUATEI E FAZER BALDEAÇOES ATE CHEGAR NA LUZ ou descer no BRAS pegar o expresso leste ou o metro voce chegaria mais rapido ate a LUZ.Vale lembrar pro SR. FRANCISCO quando a R.F.F.S.A ,entregou a DIVISAO DE SUBURBIOS PARA O ESTADO TOMAR CONTA a linha 10 sempre passou pela LUZ e os trens da ZONA LESTE O FINAL SEMPRE FOI NO BRAS .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns senhor João Andrade! Até que fim estou vendo uma pessoa falando aquilo que eu tbm presencio todos os dias,e gostei da respsota que o senhor deu em: FAZER TURISMO NAS LINHAS DO METRÔ, pois eu tbm acho que é isso mesmo que eles querem que todos nos façamos, o que era para ser mais rápido, se tornou muito mais demorado e cansativo para nós!!!Vamos continuar demonstrando a nossa insatisfação, pois como o senhor memso ja disse, a linha 10 sempre passou pela estação da luz e temos que conquistar isso novamente!!!

      Excluir
  15. Mas ai que tá. De certa forma entendo a CPTM, pois para lidar com situações como essa se deve ter muito jogo de cintura, e as decisões dela tentam atender a demanda, ou pelo menos se espera.

    É sabido que a demanda do Expresso é muito grande, e por isso a expansão dessa linha é importante. Quanto menos baldeações os usuários de linhas superlotadas forem obrigados a fazer, melhor. Por isso se espera uma significativa melhora quando o Expresso atingir a estação Barra Funda. Melhora que com certeza se refletirá em outras linhas do sistema.

    O problema é que todos pagam a mesma passagem, e merecem o mesmo tratamento. E não é isso que se vê.

    Tudo bem, não há infraestrutura, espaço físico e frota para tal. Desculpas para não oferecer um serviço de qualidade tem de monte. O problema é empurrar esse problema, e não se fazer nada a respeito. Se nada for feito a longo prazo, as coisas continuaram a piorar. A demanda cresce muito, e as medidas tomadas pela CPTM se mostram apenas paliativas. O Expresso já não suporta sua própria demanda, e ainda tem que levar os usuários da linha 10 e 12.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei de sua resposta senhor João Eduardo! Precisamos de pessoas como o senhor para demonstramos o quanto estamos sendo desconsiderados, pois como o senhor falou, se o trem da zona leste não suporta nem mesmo a sua própria demanda, como é que vai entrar mais passageiros de outras linhas???

      Excluir
  16. Realmente além de todos esses problemas que todo mundo fala (atraso de trens, falta de escadas, má segurança, lixo espalhado pelos trilhos) a CPTM não sabe se comunicar, talvez pouco saiba, com seus usuários. Para vocês terem uma ideia, enviei uma reclamação para a ouvidoria uma vez pedindo explicações a respeito do atraso do trem na Estação Barra Funda às 10 da noite (L7) e eles me explicaram que era devido a um raio que havia caído de manhã na L8. Achei um absurdo e enviei outra reclamação a respeito disso. Foi então que a CPTM me ligou para falar sobre esse problema (umas duas semanas depois) para dizer que aquela resposta fora enviada por engano. Ou seja, a comunicação entre CPTM e usuários é muito falha e acho que se ela quiser ter credibilidade poderia começar com a comunicação com o usuário, dessa forma o usuário poderia ver que a empresa se importa. Foi o que aconteceu. O funcionário que me ligou explicou toda a situação, pediu desculpas e me incentivou a continuar usando a ouvidoria. Confesso que mesmo passando nervoso com as falhas de CPTM e criticando-a duramente através da ouvidoria me surpreendi com essa ligação. Mas, de qualquer forma, a comunicação ainda é falha.

    ResponderExcluir
  17. Por que ao invés de prejudicar e atrasar milhares de pessoas do ABC que precisam ir até a Luz diariamente, com essa desculpa de que foi para melhorar o embarque e desembarque da linha 7, a CPTM simplesmente não melhora outros pontos que prejudicam muito mais o embarque como o constante atraso de trens, a pouca frequência de trens circulando, a baixa velocidade e etc... ?

    Tenho vergonha da CPTM. Sou de Santo André, há alguns meses uns amigos estrangeiros estavam em casa e tive a péssima ideia de ir de trem até são paulo, achando que no final de semana a situação seria um pouco melhor do que no dia a dia (pois vou e volto de trem do trabalho e da faculdade). Que arrependimento. Me senti envergonhado pelos trens e pela demora. O serviço é péssimo, em todos os sentidos. Acredito que não haja uma única qualidade da CPTM a relevar. Se há alguma, ela passa despercebida frente à todos os absurdos problemas que vemos no dia a dia dos trens. Me sinto assaltado toda vez que passo meu bilhete pelas catracas da CPTM.

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores