segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Linha 10 no Brás: Grupo irá realizar manifestação na estação Brás hoje

Trens da Linha 10 estão fazendo terminal na estação Brás
Fonte: Movimento Luz no ABC
Texto: Diego Silva

Um grupo de usuários está reunido em prol de levar a Linha 10-Turquesa de volta para a estação Luz. De acordo com informações, o movimento foi iniciado pelas redes sociais, motivados pela alteração operacional que a CPTM realizou nesta linha, alterando seu terminal para a estação Brás.
O Blog CPTM em Foco noticiou toda a decisão da Companhia na alteração, explicando os reais motivos da mudança, desde a redução de intervalo até o embarque com mais segurança e maior oferta de lugares. Ainda assim, grande parte dos usuários que utilizam os trens e que necessitam chegar até a Estação Luz ainda reclamam, demonstrando a necessidade da Linha 10 chegar até a estação Luz.

A manifestação do grupo Luz no ABC será realizada hoje, na estação Brás, nos bloqueios da Rua Rangel Pestana (entrada principal da estação Brás), à partir das 17h. Para o dia 11 (próxima quarta-feira), a CPTM marcou reunião com os líderes do grupo, para maior esclarecimento das mudanças, além de tentarem entrar em comum acordo sobre a possibilidade de levar a Linha 10 de volta para a Estação Luz. Se você, leitor e usuário, quiser participar da manifestação, acesse o site do Movimento Luz no ABC e veja como participar.

Movimento Luz no ABC: http://luznoabcja.tk/

13 comentários:

  1. Eu gostei da Linha 10 partindo do Brás, menas muvuca e facilidade de embarque eu achei viu... Pegar ali no bras em horário de pico, e na luz, tem uma grande diferença... bem melhor no brás, que fique no brás! Mas uma sugestão, já que muita gente precisava descer na luz, que o desembarque fosse feito na plataforma onde se embarca pra RGS já que a maioria tem PREGUIÇA de subir escadas rolantes...

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  2. Para quem desce na estação Brás está ótimo mesmo.
    Agora, para quem tem que descer na Luz e pegar a Linha 11 Coral sempre superlotada é outra história.

    O problema não é a Linha 10 para no Brás, o problema é que a Linha 11 está SUPERLOTADA, empurraram quase toda a linha 10 para lá, sem resolver o problema da superlotação antes.

    Na hora de ir para a Luz é uma história, na hora de voltar para o Brás é outra história.

    Enfrentar a cavalaria e, em grande parte, o povo sem educação da linha 11 é insatisfação diária, mas de certa forma não de todo culpa deles. Com a Luz em um estado de movimentação precária que É, aquele estação deveria virar museu e construirem outra estação (improvavel) para a demanda dos próximos 5, 10, 15 anos e não para a demanda atual.

    O que dá a entender é que a CPTM está correndo atrás do próprio rabo.

    Quanto a preguiça de escada rolante, concordo, as pessoas pensam que a escada é parante e não rolante. SUBAM A DROGA DA ESCADA ROLANTE E ANDEM, AQUILO NÃO É OBSERVATÓRIO TURISTICO PARA FICAR ADMIRANDO A PAISAGEM!.

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  3. APOSTO Q ESSE PRIMEIRO USUARIO AI DESCE NO BRAS...
    PRA ELE ESTA BOM ASSIM NEH!!!! AGORA EU QUERA VER ELE TRABALHAR NO CENTRO E DEPENDER DE IR ATE A LUZ PEGANDO ESSAS PORCARIAS LOTADO TODOS OS DIAS (LINHA CORAL) E TEM MAIS "MENAS" NAO EXISTE!!!!
    VOLTEM COM A LINHA 10 ATE A LUZ CARAMBA!!!!!

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  4. Sou usuário da linha 11, tinha inveja do conforto da linha 10 quando ia para Luz, sempre mais vazia que a nossa. Nossa linha não comporta tanta gente. Temos a linha 12, que sempre teve o Brás como terminal, eles já precisam da 11. Aí fica difícil você colocar gente da 10 e 12 junto com a 11. Qualquer atraso ou problema causa transtornos aos usuários. Além da linha 11 já ser lotada, sofremos com a baldeação eterna em Guaianazes, bem pior que o que se vê no Brás hoje. Mas é outra história. Enfim, devolvam à linha 10 para Luz, conforme prometido com as obras...

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  5. Por que em vez da estação Luz, não ir direto para a Barra Funda, como era a alguns anos? Ou melhor, tanto a linha 11 e a 10 terem como terminal a Barra Funda?

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  6. No comentário do amigo acima, imagino que para isso teria que deixar a linha 7 parar na Barra Funda. Não seria má ideia, visto que acessar o metrô por lá é um pouco mais fácil que no Brás e ainda o pessoal da linha 7 teria duas opções para irem de trem até o Centro. Existem rumores de que a linha 11 iria para lá.

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  7. Imagine então se a linha 7 Rubi tivesse continuado no Brás ai que seria um formigueiro humano no caso da linha 10 foi mais ou menos o que aconteceu com a linha 7 que saiu do Brás e está até os dias de hoje na Luz mas no caso dos usuarios da linha 10 parar no Brás e pegar o Expresso Leste que já vem super lotado ai fica um pouco complicado piorou na volta eu acho que a linha 10 tem que voltar sim pra Luz.

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  8. André, nem sempre é preguiça. Há pessoas com mobilidade reduzida. Claro, todos sabemos que a maioria que fica parada poderia mtooo bem andar normalmente. Só que oq realmente complica é quem ñ deixa o lado esquerdo livre. Sabe, ngm é obrigado a ñ parar nas escadas rolantes - só a ViaQuatro recomenda isso. Mas quem ñ esta com pressa tem o dever de deixar o lado esquerdo livre.

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  9. O Leandro disse acima porque não estender as linhas 10 e 11 até a Barra Funda, e assim deixar as linhas 7 e 8 como terminal também na Barra Funda... eu, como usuário dos trens desde antes da fundação da CPTM acho perfeitamente viável, uma vez que na Barra Funda existem várias plataformas sem utilização e ainda assim ajudaria a desafogar a linha 3 do metrô, já que viria até o centro teria as opções das linhas 10 e 11 e vice versa, ou seja, iria aliviar a estação Brás da linha 3 no pico da manhã, onde talvez aconteça os maiores atos de selvageria para entrar num vagão de trem no Brasil.

    Na Barra Funda você integraria mais o transporte ferroviário, alivia a estação da Luz que, como patrimônio histórico não permite uma reforma ou ampliação, desativa a estação Júlio Prestes e ganharia em eficiência operacional...

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  10. O problema é que a CPTM acredita não ser viavel essa alternativa (linhas 7,8, 10 e 11 fazendo final na Barra funda) sem ao menos fazer um teste operacional por alguns dias para ver como fica na prática.

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  11. Prezados, eu acredito que integrar tudo em Palmeiras-Barra Funda seria bom. Mas o desenho da estação não ajuda para isso. O mezanino mais parece um labirinto, o que dificulta um pouco integrar tudo. Se fosse um piso único, seria muito mais interessante.
    A Linha 10 pode ficar tanto no Brás quanto na Luz, não existe necessidade de levar ela pra Palmeiras-Barra Funda, pois as linhas 7 e 8, além da 11 que vai chegar, já estão ali.

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  12. Linha 8 não tem como ir até a luz, não há espaço fisico para isso. Já qto a Barra funda, nada que uma ampla reforma e readequação do seu mezanino, além de instalarem mais acessos não resolvam, já que ela não é tombada então dá para mexer nela. Inclusive já está previsto a reforma dela, resta saber qdo vão começar as obras.

    Porém para a CPTM é mto mais facil jogar a demanda toda para o metrô, que já está saturadissimo, principalmente a linha 3.

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  13. Sem contar que luz não foi projetada para ser terminal de mais de 2 linhas. Levar a linha 8 até a Luz é uma afronta, pois se o motivo pela retirada da linha 10 da Luz foi exatamente para não saturar mais a Estação da Luz, então não há necessidade de mandar a 8 para lá que só vai ajudar a jogar mais demanda numa estação que já está saturada.

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