segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Linha 9-Esmeralda deverá ir até a estação Lapa

Trem série 7500 - Estação Presidente Altino - Linha 9-Esmeralda
Por Diego Silva

Caros leitores, em breve teremos mudanças na Linha 9-Esmeralda. A linha mais 'querida' da CPTM deverá ter alterações significativas, aproximando ainda mais os usuários do centro de São Paulo. A criação de um trem expresso e a inversão da linha são as duas principais mudanças que iremos tratar nessa postagem.

No mapa, a Linha 9 ganharia uma curva para a Lapa. A linha atual seria expressa.
Linha 9-Esmeralda na Lapa
O plano de levar essa linha até a estação Lapa vem de pouco tempo. Há mais ou menos três anos, a CPTM rascunhou o projeto de inverter a curva da Linha 9, com o intuito de levar os usuários da zona sul e adjacências até o centro de São Paulo. Atualmente, o trajeto é realizado entre Grajaú e Osasco, passando pela estação Pinheiros (interligada à Linha 4-Amarela do Metrô). Nessa nova proposta, a viagem sairia do Ceasa, fazendo uma curva aberta para a direita, alcançando as estações Imperatriz Leopoldina, Domingos de Morais e o terminal Lapa. Porém, ainda existe a necessidade de fazer uma estação Lapa integrada, pois atualmente existem duas estações Lapa (Linhas 7-Rubi e 8-Diamante). Mas há de se considerar que o plano abrange aquela ideia mirabolante do prefeito Gilberto Kassab, de rebaixar as linhas entre Brás e Lapa, para construir uma avenida no trecho...
Enquanto isso, um trem expresso foi noticiado tempos atrás na mídia, ligando Pinheiros à Barueri em 25 minutos. Esse novo serviço iria suprir a atual demanda que segue entre as estações Presidente Altino e Osasco, parando ainda em Carapicuíba e terminando em Barueri.

Extensão para Varginha
Já está nos planos da CPTM levar o trem de volta para Varginha. Em entregas de trens, o governador Geraldo Alckmin e o secretário Jurandir Fernandes já confirmaram o retorno, além da construção de duas estações após Grajaú: Mendes e Varginha. Com isso, espera-se um acréscimo de mais 111 mil usuários na Linha 9-Esmeralda. O custo estimado para a obra gira em torno de R$ 250 milhões, para construção das duas estações e de 4,5 km de vias.

Trem série 2070 - Estação Autódromo - Linha 9-Esmeralda
Aquisição de 21 novos trens
A CPTM está adquirindo vinte e um novos trens para a Linha 9-Esmeralda. Essa nova frota vem para suprir a demanda que está sendo conquistada nessa linha, além de já ser uma nova oferta para quando os novos projetos estiverem em operação. O processo licitatório ainda está em fase de financiamento, ou seja, a CPTM está buscando recursos para a compra desses novos trens. A meta é que em 2016, já estejam todos por aqui, em plena operação.

Mais integração
Com a chegada da Linha 9 na Lapa, teremos um melhor acesso de quem mora no extremo sul de São Paulo para a capital. Se tudo se concretizar, o trem partirá de Varginha, alcançando Grajaú (onde há um terminal rodoviário), passando por Santo Amaro (integração com a Linha 5-Lilás do Metrô), Pinheiros (integração com a Linha 4-Amarela do Metrô e com o Expresso Oeste-Sul), Imperatriz Leopoldina e Domingos de Morais (acesso à Linha 8-Diamante), estação terminal Lapa (acesso as linhas 7-Rubi e 8-Diamante). Os intervalos praticados deverão ser os mesmos de hoje, ou seja, trem passando a cada cinco minutos, em média.

30 comentários:

  1. A idéia de levar a linha até a Lapa é questionável porque quem utiliza a linha 9-Esmeralda vindo da zona sul e vai em direção ao centro vai continuar utilizando a linha 4-Amarela do Metrô... ficaria sem efeito e prejudicaria vários usuários da região oeste que fazem a integração tanto em Osasco ou em Presidente Altino com a linha 8-Diamante!!!

    A parte boa desse projeto é levar o trem até Varginha, de preferência integrando ao terminal da SPtrans que atende vários usuários da região de Parelheiros, bairro distante 42 km do centro de São Paulo!!!

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  2. Juliano, a ideia é ótima. Os usuários que vem da Zona Sul ao centro, ficarão 'divididos' entre a Linha 4-Amarela, e a continuação da Linha 9-Esmeralda. Quanto aos usuários que fazem integração em Osasco ou em Altino, tem a opção da Linha 8-Diamante, até as estações Imperatriz Leopoldina, Domingos de Moraes e Lapa, para utilizar a Linha 9-Esmeralda. A ida da Linha 9 até Varginha é formidável, a final, os usuários precisam que a CPTM chegue lá, além da integração ao terminal.

    E vale lembrar, que a Estação Lapa, futuramente, terá como terminal a Linha 20-Rosa, que irá a Moema. E é uma opção para quem utiliza a Linha 9 e é um usuário das Estações Osasco e Presidente Altino. Pois, na Linha 20-Rosa, teremos na Estação Faria Lima, acesso a Linha 4-Amarela. Com a ida a Pinheiros na mesma linha, para a Linha 9, seria mais uma opção para os usuários.

    De modo que isso será fundamental para o avanço do transporte público Paulista, assim como a ida da Linha 4-Amarela ao Taboão da Serra, e a Guarulhos, da Linha 5-Lilás a Itapecerica da Serra e a Celso Garcia, a Linha 2-Verde a Vila Clarice, e a Fernão Dias e da Linha 1-Azul ao Jaçanã, e a São Caetano. É isso, expansões como essas são simplesmente fundamentais. Boa tarde, e fiquem com Deus!!!

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  3. Tudo muito lindo, muito bom, mas acho que a cptm deve esquecer
    esta ideia por enquanto, falo isso pois tem muita promessa ainda a ser cumprida, e isso ao meu modo e mais uma promessa vazia , e se realmente for intencao da cptm fazer isso, primeiro termine o que esta em andamento, que por sinal esta tudo atrasado, e depois se fale nesta possibilidade de levar trem para outros lugares.

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  4. Sim Arquiteto, mas vale lembrar que a Linha 9-Esmeralda até Varginha, além de ser outra promessa, é mais do que uma necessidade.

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  5. Se a linha 9 for ate a lapa,entao no trecho da leopoldina ate a lapa ela usaria os mesmo trilhos da linha 8?seila nao fikaria uma coisa meio confusa,sem falar no intervalo,pq sinceramente n tem espaço para fazer um novo trilho paralelo a linha 8 para a linha 9,como tbm n teria cm fazer um trilho paralelo ao da linha 9 de ceasa a pinheiros para este expresso.seila a cptm n tem mais oq inventar,se fosse fazer alguma coisa de boa na minha opiniao seria a extensao das linhas,linha 7 ate campinas,retomada das obras da linha 8 para q a mesma volte a chegar ate amador bueno,linha 9 ate varginha e quem sabe ate evangelista de souza como era beeeeeeeeeeem antigamente...linha 10 até paranapiacaba(seria interessante inclusive para turismo,pois pegar akele busao que passa de hora em hora pra ir pra paranapiacaba e foooooooda viu)e linha 11 até cesar de souza.a cptm deveria expandir seus horizontes.pq sinceramente,quem vai pro centro vai descer na estaçao pinheiros e ir pro centro pela linha 4 amarela mew,axo este projeto meio inviavel...mais sobre os 21 novos trens prala,axo mto interessante pq assim a CPTM devolve os nossos 20 novos trens que qdo xegarem a linha 7 vao ta só o pó,ja bem zuadinhos e vandalizados para rodar aki e tirar de uma vez por todas esses 1100 que ja deu oq tinha q dar...

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    1. Esse projeto depende do projeto de enterramento de vias Lapa - Brás.

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    2. Gouki SF3

      Isso não questão de demanda, mesmo porque o objetivo da CPTM não é dá lucro, sim facilitar a vida da população, os trens deveriam sim retornar para Paranapiacaba porque sempre teve muitas pessoas que usavam esses trens, o motivo da desativação desse trecho foi apenas para privilegiar a MRS e a empresa de "ônibus" que operar em Paranapiacaba.

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  6. Nada disso Tarciso. De acordo com pessoas da CPTM, ouvi boatos de que os 7000 serão repartidos entre as Linhas 9, 11 e 12. E no próximo lote, de 55 trens de 8 carros, a Linha 7-Rubi receberá novos trens. Além da recuperação, e modernização da frota 1700. Isto é, até as já baixadas. De modo, que seriam mais ou menos de 23 a 25 trens, como novos. Isso é, além dos 1700, a Linha 7-Rubi receberá novos trens, mas não os 7000. Eles, já tem outros rumos.

    Além disso, o projeto vem a ser viável, para além de tudo, desafogar a Linha 4. Além disso, concordo com você. Acredito que essa extensão da Linha 9-Esmeralda para Evangelista, da Linha 10-Turquesa para Paranapiacaba, Linha 11-Coral até Cezar, Linha 12-Safira até Arujá, Linha 7-Rubi até Salto. Linha 8-Diamante até Itu, Linha 4-Amarela até Taboão e a Guarulhos, Linha 5-Lilás, até Itapecerica e a Bresser-Moóca, Linha 1-Azul, a Jaçanã, e a Santo André (Paralelo a Metra), Linha 2-Verde, a Vila Clarice e a Celso Garcia. Além da torna dos trens regionais no interior. Sem dúvidas, a CPTM tem mais do que necessidade de ampliar os horizontes. Isso é mais que certo.

    Sobre os 7000, eles não voltarão, e não estarão mesmo lá essas coisas...Sobre os 1100, tenho que admitir, que ele, pode até merecer uma reforma, mas tem bons e duradouros anos de vida, e precisa ser aposentado. Todavia, acho que a CPTM, poderia fazer algo especial com esses trens. As unidades baixadas, que os carros fossem para o Expresso Turístico. E que uma unidade (Mais especialmente, a composição 1107 da frotas) permanecesse, até completar o centenário. Que rodasse só aos Domingos, nos horários de menor movimentação, não faria mal. Mas com isso, além da CPTM dar uma aula espiritual, conservaria o maior patrimônio histórico que possui: os Milzinhos...

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    1. Ñada a ver. Linha 9 não irá até Evangelista de Souza pq é AREA DE MANANCIAL.

      Linha 10 não vai voltar a paranapiacaba pq não tem demanda para isso. mal tem demanda entre Maua e Rio grande da Serra, quiça paranapiacaba. Esquece.

      Informações de funcionários nada mais são que RADIO PEÃO!

      além disso, com os 36 8000 + 9 9000 entregues ainda nesse ano, vão sobrar os 2070, 3000 e parte dos 7000 que hoje estão na linha 8. A demanda da linha 7 não será a mesma daqui a 1 ou 2 anos. Logo, não tem como esperar a entrega dos 55 novos trens para só então receberem trens novos. A quantidade de trens disponiveis da 7 já não supre adequadamente a demanda, tendo que recorrer a loops operacionais, imagina daqui a 2 anos qdo a demanda estiver maior.

      Então cuidado ao afirmar com tanta certeza absoluta que os 7000 não voltarão para a 7 ou a mesma não irá mais receber nenhum 7000.

      A Linha 9 indo até Lapa não irá desafogar a linha 4 pq será necessário fazer baldeação para quem quiser chegar a Barra funda e as linhas 3 e 7,além da volta enorme e inutil. Com a linha 4, a pessoa já tem acesso direto as linhas 3 e 7.

      Essa extensão só será util qdo houver a intermodalidade com a unificação das 2 lapas, linha 6 passando por lá e chegando até São Joaquim.

      Ainda há de se considerar que a atual administração é falha, omissa, e a dupla Alckmin/Jurandir já tem um histórico de conservadorismo e visão limitada, com foco mais no metrô do que na CPTM, diferente da dupla Serra/Portella que via o sistema metroferroviário como um só e deu atenção a todas as linhas.

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    2. Completando: Então entre falar e fazer, existe um abismo enorme....

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    3. vc defende tanto o Serra que nem pra prefeito de Sampa ele ganhou e se o Serra fosse tão do bem assim ele tinha ganhado pra presidente em 2010 e não saí derrotado pra Prefeito de Sampa em 2012 a dupla Serra/Portella gastou dinheiro mais com propaganda de Expansão SP do que com obras e outra o Serra em 2006 garantiu que até em 2010 o Expresso Leste iria até Suzano. 2010 chegou e nada de Expresso Leste até Suzano alguns vai até Guaianazes e outros até Estudantes agora ja a dupla Alckmin/Jurandir ta investindo mais em obras só na L11 Coral trecho Guaianazes Estudantes estão em obras para a extensão do Expresso Leste e ja tem trens da série 9000 no patio Presidente Altino aguardando a inauguração e fazendo de tudo para que o Governo Estadual não caia nas mãos do PT agora se o Metrô e a CPTM depender de Serra/portella o governo Estadual cai nas mãos do PT assim como aconteceu com a PMSP e Governo Federal

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  7. Caro diego fernando,e os 4 unidades que estao na linha 7 hoje? e sobre esses 55 que estao prometidos para chegar...vc axa mesmo q a linha 7 vai receber trens novos? e capaz de eles SEEEEEEEEEEE esses 55 chegarem,pegar os 7000 que ja estaram beeeeeeeem usados e ai sim mandar pra linha 7 e os novos 55 trens que seram as novas meninas dos olhos da cptm espalhar no lugar dos 7000 nas linhas 9,11 e 12,afinal ´na linha 7 só roda o resto neh...alias vc tem alguma informaçao sobre os 8000? sera que vao esperar eles completar 1 ano parado pra botar pra operar na linha 8?aff,alias sobre a linha 12 em aruja,realmente mto interessante hein,

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  8. alias andei lendo que a CAF esta pensando em multar a CPTM por nao querer receber os 8000,pq em hortolandia tem um monte de 8000 a rodo la esperando pra ir pra altino,mais como altino ja tem uns 8 unidades do 8000 e mais um monte de trens,trens 2070,3000,5000,5500,7000,7500 alem dos trens quebrados que nao rodam mais a mto tempo,entre outros ferro velhos que nao rodam a mtos anos,trens da RFFSA.FEPASA e etc... e nao cabe mais,sem falar que dos 6 unidades que ja estao prontas pra rodar e ainda n iniciaram operaçao,e a CPTM n tem como receber mais trens da serie 8000 em altino,a CAF foi obrigada a PARAR a produçao dos 8000,e a CPTM nao inicia a operação deles,DIEGO FERNANDO ou DIEGO SILVA,gostaria de saber oqq ta acontecendo com esta serie e PORQUE de a CPTM nao entrar logo estes trens pra operaçao,depois de praticamente 5 meses da chegada do primeiro,estranho,gostaria de estar nos bastidores pra saber mais informaçoes.

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    1. Os 8000 não foram liberados pq não houve a assinatura de um documento pela CAF que garanta a CPTM que os trens estão aptos para operar com passageiros. Se a CPTM colocar esse trem para rodar sem essa importante assinatura e der pepino, o preju ficará com a CPTM.

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    2. nossa mais fala serio pq essa p... desse documento demora taaaaaaaaaaaaaaaaaaanto pra chegar mew deus

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    3. a CAF tem que levantar as mãos pro céu e beijar os pés da cptm... multar??? era só o que me faltava.

      esse mundo está perdido mesmo.

      CAF, volta pra espanha e leva esse monte de trem feito nas coxas e esse bando de espanhol que estão trazendo pra cá!

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  9. Tarciso, simplesmente, a CPTM justifica dizendo que são testes. Mas veja, os trens da série 8000, não são muito diferentes do 7000 e do 7500. De modo que não precisaria de tantos testes. De acordo com Bandeira, o primeiro operaria comercialmente a partir do fim de Dezembro. Agora não sei o que ocorre, se nem em testes os vejo mais. Muitos dizem que, é pela nova sinalização. Que o 8000 possui apenas o fabuloso CBTC, e a Linha 8-Diamante ainda não contava com a nova sinalização. Porém fiquei sabendo, de que até os 5000, estão operando somente com o CBTC. De modo que não tem mais desculpas, esses trens tem que operar. Já não bastava o atraso, e agora, isso. Mas em fim, mais dias, menos dias de Altino eles sairão. E operarão na Linha 8-Diamante.

    E sobre os 8000, que estão fazendo fila em Hortolândia, acho que poderiam ir até o pátio de Roosevelt, da Luz, Lapa, Belém, TAT, para que esperassem a boa vontade de Bandeira de libera-los, mas em fim, algum dia eles saem. Espero eu, que seja próximo...

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    1. Diego, os trens da série 8000 são outro projeto. Novo projeto = novos testes, tudo do zero. Não é a mesma coisa, embora pareça, os 8000 estão vindo com uma atualização tecnologica que não são presentes nos 7000 além de estarem vindo somente com o CBTC. Para isso algumas unidades estão recebendo os equipamentos de ATC dos carros intermediários dos 7000 e 7500 para que possam operar na linha 8 sem precisar esperar a nova sinalização.

      Os 5000 não estão operando com o CBTC. Apenas 1 unidade possue o equipamento apenas para testes. Não há como operar com CBTC numa linha com ATC. Isso não existe.

      E ademais, não existe vontade real do Bandeira em acelerar isso, pois ele é só mais um funcionário publico colocado lá por indicação politica e está apenas preocupado com o salario em sua conta no final do mês. Não confie em promessas feitas por esse sujeito, pois ele já comandou a CPTM antes e não fez nada. Nem dar as caras ele dá, é um covarde!

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    2. 8000 é PPP, a CAF que se vire.

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  10. Essa do 7000 não voltar deve ser papo desse pessoal que trabalha e é desinformado... Talvez seja verdade, mas quem pode confirma é Diego Silva...

    Eu não duvido nada, de ter outra renovação de frota da linha 9, quando esses novos trem chegarem, e nem me admiraria... A linha preferida da CPTM e a mais mimada...

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    1. Não acredite em papo de funcionário, principalmente se for maquinista pq é tudo radio peão.

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  11. Sabe Wagner, isso ai dos 7000 não voltarem, é coisa que até funcionários da CPTM dizem. Quem pode confirmar, é o Diego Silva, mas acredito, que esse boato, tem tudo para ser confirmado. E essa nova renovação acontecerá mesmo. Até por que , a Linha indo em uma ponta a Lapa, e na outra a Varginha, precisa mesmo de mais trens. Claro, que esses não precisam ser novos, acredito que os 7000 dariam conta.

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    1. A linha 9 não irá até a Lapa tão cedo, pq depende do projeto de enterramento de vias e também do projeto de unificação das 2 lapas, que prevê a construção de uma unica estação lapa com tamanho e vias adequadas para ser uma estação de integração.

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    2. A prioridade agora é a modernização e adequação da Estação Osasco que receberá uma nova plataforma para a linha 9.

      C

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  12. Não é bem assim. A nova plataforma de Osasco, é para a utilização do Expresso Oeste-Sul. Enquanto que a Linha 8-Diamante, futuramente, utilizará a plataforma que hoje é a da Linha 9, e a atual destinatária a Júlio Prestes.

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  13. E ainda bem que essa desgraça do Gilberto Kassab vai sair no final do ano e pelo visto não vai deixar saudades porque ele conseguiu ser o pior prefeito que São Paulo já teve. Já essa idéia de girico de construir túneis entre Brás e Lapa e fazer uma avenida em cima, podem esquecer que jamais sairá do papel porque além de muito caro é inviável. Os custos seriam enorme fora logística necessária para manter as linhas funcionando durante a construção. Lembram-se do transtorno que foi a reforma da estação da Luz, tiveram que deixar somente uma via para passagem dos trens?

    O que tem de fazer a juntar os trilhos das Linhas 7 e 8 para liberar aqueles terrenos que estão no meio. Construir uma nova estação Agua Branca e reformar e transformar a estação Lapa da Linha 8 num terminal intermodal aos moldes da Barra Funda e abandonar demolir a velha Lapa da EFSJ, se fizessem isso já ajudaria e muito no desenvolvimento daquela região. Poderiam também atender uma velha reivindicação dos moradores do bairro que é esticar a linha 3 do metrô até a Lapa. Ou pelo menos até a Agua Branca como previa o projeto original.

    Sobre levar a Linha 9 até Lapa não é uma má idéia, o problema que tem trechos com espaço para duas vias, teria de fazer varias desapropriações e readequação nesses lugares, e com a Linha 4 não chega ser uma prioridade.

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    1. kassab é prefeito, CPTM é do governo do estado. te ensinaram a diferença entre prefeitura e governo do estado????

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    2. Tomas, a ideia veio do Kassab sim e o dinheiro inclusive viria de um mega empreendimento na Barra Funda mesmo.

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  14. linha 9 até a lapa foi a maior bobagem que ouvi.

    a CPTM precisa primeiro reformar toda sua estrutura (via permanente, rede aerea, subestaçoes, estaçoes, sinalizaçao) para depois pensar em ampliar alguma coisa.

    melhorar a segurança, acabar com a terceirizaçao e começar a ser uma empresa séria de verdade.

    linha 9 até a lapa? expresso oeste-sul? expresso nada - lugar nenhum? esquece.

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  15. Eu espero ansiosamente a chegada e reestreia dos serviços da CPTM, ao Varginha, e para melhorar mais, podia também chegar até Parelheiros, mas sei que isso é pra outra época.
    Quando sera que começam as obras de expansão Linha 9 esmeralda até Varginha ?

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